Pesquisas Financiadas pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Ciências Humanas - Corpo Docente - Concluídas
2023
ARAÚJO, Viviane. Patrícia. Colloca. Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil: uma análise crítica. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2023. 108 p.
Curso: Pedagogia
RIBEIRO, Ronilda. Iyakemi. O conceito de temperamento à luz de saberes tradicionais e de suas implicações religiosas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 63 p.
Curso: Psicologia
2022
BENZONI, Paulo. Eduardo. Intervenção psicossocial, com foco no estresse, em trabalhadores acommetidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 41 p.
Curso: Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental
MACHADO JÚNIOR, Celso. O desenvolvimento sustentável das cidades apoiado nas tecnologias de informação e comunicação. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 23 p.
Curso: Administração
2021
SIQUEIRA, Valéria. Aparecida. de Souza. A BNCC e os livros didáticos: uma articulação necessária para o pleno desenvolvimento da competência leitora no ciclo de alfabetização. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2021. 67 p.
Curso: Pedagogia
2020
BENZONI, Paulo. Eduardo. Normatização de um instrumento para identificação de fontes de estresse: Inventário de estressores. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 69 p.
Curso: Psicologia
CARVALHO, João. Eduardo. Coin de. Estudo sobre as representações sociais de escola e educação entre educadores, professores, crianças e famílias de comunidades de baixa renda das zonas norte e sul de São Paulo. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 12 p.
Curso: Psicologia
FERNANDES, Vladimir. A formação ética na escola pública: Realizações e desafios. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 70 p.
Curso: Pedagogia
NASCIMENTO, Vanda. Lúcia. Vitoriano do. Psicologia, promoção da saúde e interdisciplinaridade: Um estudo sobre cotidiano, práticas sociais e atenção psicossocial a pessoas em reabilitação bucomaxilofacial. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 31 p.
Curso: Psicologia
RIBEIRO, Ronilda. Iyakemi. Ensino religioso na escola laica: realidade, desafios e pesperctivas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 107 p.
Curso: Psicologia
2018
ARAUJO, Viviane. Patrícia. Colloca. Currículo oculto nos dias de hoje: revelado ou ainda velado?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 172 p.
Curso: Pedagogia
MILLAN, Marília. Pereira. Bueno. Relacionamentos amorosos na contemporaneidade: Quais são as expectativas das mulheres?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 67 p.
Curso: Psicologia
RIBEIRO, Ronilda. Diálogo da psicologia com o saber tradicional africano no conselho regional de psicologia de são paulo e sua continuidade em outros coletivos. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 47 p.
Curso: Psicologia
VARANDA, Cristina. Andrade. Nível de qualidade de vida e habilidades metacognitivas como estratégias de gerenciamento de vida entre servidores públicos municipais. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 129 p.
Curso: Psicologia
2017
CARVALHO, João. Eduardo. Coin de. Estudo sobre as representações sociais de escola e educação entre educadores, professores, crianças e adolescentes de comunidades das zonas norte e oeste de são paulo. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2017. 103 p.
Curso: Psicologia
2016
BENZONI, Paulo Eduardo. Estudo de fatores psicossociais e estresse em trabalhadores afastados do trabalho por motivo de saúde: um levantamento com trabalhadores dos setores público e privado. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2016. 148 p.
Curso: Psicologia
MILLAN, Marília Pereira Bueno. Relacionamentos amorosos na contemporaneidade: o que os homens esperam das parceiras?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2016. 164 p.
Curso: Psicologia
2015
ARAUJO, Viviane Patrícia Colloca. Revistando os conteúdos escolares de história á luz do multiculturalismo crítico. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 121 p.
Curso: Pedagogia
FERNANDES, Vladimir. Ética, cidadania e educação: Reflexões filosófico-pedagógicas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 92 p.
Curso: Pedagogia
LOPES, José Passos. As representações sociais e análise semiótico-psicanalítica de alunos de pedagogia a respeito da educação matemática. Santos, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 131 p.
Curso: Pedagogia
RIBEIRO, Ronilda. Varandas e vizinhanças. Desafios ao diálogo entre religiões brasileiras de matrizes africanas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 114 p.
Curso: Psicologia
2014
CARVALHO, João Eduardo Coin. Estudo sobre a representação e a incidência do aborto provocado em uma comunidade do complexo da funerária (São Paulo). São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2014. 149 p.
Curso: Psicologia
MILLAN, Marília Pereira Bueno. Relacionamentos afetivo-sexuais: o que os homens esperam das mulheres no cenário contemporâneo . São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2014. 91 p.
Curso: Psicologia
2013
BENZONI, Paulo Eduardo. A terapia cognitiva do stress crônico associado ao tratamento de pacientes com DORTs: Uma experiência com grupos terapêuticos de foco construtivista. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2013.
Curso: Psicologia
RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Diálogo: acolhida e dádiva em network de Educação-Saúde-Cultura. Um estudo no Parque Peruche (São Paulo). São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2013, 20 p.
Curso: Psicologia
2012
CARVALHO, João Eduardo Coin de. Práticas de saúde coletiva com jovens mães puérperas: investigação e intervenção através de visitas domiciliares (home visiting) . São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 108p.
Curso: Psicologia
REIS, Márcia Lopes. Estudo sobre o princípio e os mecanismos de accountability nas políticas de avaliação do ensino médio. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 40p.
Curso: Pedagogia
RIBEIRO, Ronilda. Aconselhamento em espaço oracular afrodiaspórico. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 23p.
Curso: Psicologia
2011
BARRETO, Kleber Duarte. Estética e po-ética no acompanhamento terapêutico: veredas rosianas. São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2011. 64p.
Curso: Psicologia
COSTA, Neusa Meirelles. Explorando o invisível pela fresta do cinema: formação social brasileira e subjetividade. São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2011. 224p.
Curso: Psicologia e Propaganda e Marketing
2010
PEIXOTO, Maria Angélica. As representações cotidianas do trabalho doméstico. Goiânia, Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2010. 34p.
Curso: Pedagogia
SILVA, Robson Santos da. WEB 2.0 um novo modo de ensinar e aprender. Manaus, Amazonas: Universidade Paulista - UNIP, 2010. 38p.
Curso: Pedagogia
2009
CARVALHO, João Eduardo Coin de. Psicologia e saúde coletiva: as consequências da exclusão e do sofrimento social para as ações de saúde entre jovens mães de uma comunidade de baixa renda. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 101 p.
Curso: Psicologia
LONGO, Cristiano da Silveira. História, memória e imagens dos 35 anos do Curso de Psicologia das Faculdades Objetivo/Universidade Paulista na cidade de São Paulo. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 106p.
Curso: Psicologia
REIS, Márcia Lopes. Políticas de avaliação do ensino superior e a cultura avaliativa. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 62p.
Curso: Pedagogia
RIBEIRO, Ronilda. Batuque on line. Religiões de Matriz Africana no Ciberespaço. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 32p.
Curso: Psicologia
XAVIER, Maria Giovanna Machado. A linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito: o discurso bíblico na recuperação de dependentes químicos. Goiânia, Goiás: Universidade paulista - UNIP, 2009. 114p.
2008
PEIXOTO, Maria Angélica. Universidade, movimento estudantil e trajetórias individuais. Goiânia, Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 36 p.
Curso: Pedagogia
RAMOS, Conrado. A administração de modelos identitários para crianças através dos comerciais de televisão. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 57 p.
Curso: Psicologia
RIBEIRO, Mônica Cintrão França. Psicogênese do desenho infantil: apresentação de indicadores para análise. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 37 p.
Curso: Psicologia e Pedagogia
SILVA, Robson Santos da. Educação básica a distância: concepções pedagógicas e tecnologias de comunicação para a universalização do Ensino Médio regular em áreas de fronteiras da Amazônia. Manaus, Amazonas: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 50 p.
Curso: Pedagogia
2007
CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Criação e formação: a fenomenologia das oficinas de criatividade revisitada. São Paulo: UNIP, 2007. 20 p.
Curso: Psicologia
PEIXOTO, Maria Angélica. A violência na literatura brasileira contemporânea. Goiás: UNIP, 2007. 26 p.
Curso: Pedagogia
RIBEIRO, Ronilda. Canto negro no ciberespaço tecnologias de informação e comunicação no ensino de africanismos e africanidades brasileiras. São Paulo: UNIp. 2007. 18 p.
Curso: Psicologia
SILVA, André Vasconcelos. Comprometimento organizacional: reflexões sobre a produção nacional. Goiás: UNIP, 2007. 29 p.
Curso: Psicologia
SILVA, Robson Santos. O uso do e-learning para a efetivação de cursos superiores a distância e para apoio ao ensino presencial na região Amazônica. Amazonias: UNIP, 2007. 29 p.
Curso: Pedagogia
XAVIER, Maria Giovanna Machado. A Linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito; o discurso bíblico e o sintoma psicótico. Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2007. 68 p.
Curso: Pedagogia
2006
CARONE, Iray. A recepção de Theodor W. Adorno na Franca. São Paulo: UNIP, 2006. 80 p.
Curso: Psicologia
LIMA, Marta Célia Monterio Bezerra. Estratégias argumentativas dos causos da terceira idade. Manaus: UNIP, 2006. 22 p.
Curso: Psicologia
SILVA, André Vasconcelos da. O exercício da docência: as repercussões na saúde psíquica dos professores de ensino especial . Goiânia: UNIP, 2006. 31 p.
Curso: Psicologia
2005
CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Oficinas de criatividade na formação de jovens para ação comunitária . São Paulo: UNIP, 2005. 71 p.
Curso: Psicologia
FELIPE, Maria Giovanna Machado Xavier. A linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito normal e do patológico . Goiânia: UNIP, 2005. 45 p.
Curso: Psicologia
LAIZ, Jaime Esteban. O aluno universitário: a prática social e um estímulo à busca do conhecimento. Brasília: UNIP, 2005. 27 p.
Curso: Pedagogia
PEIXOTO, Maria Angélica . A formação da Sociologia no Brasil. Goiânia: UNIP, 2005. 38 p.
Curso: Pedagogia
RAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli. A melhoria na qualidade de vida em estudantes que ingressam na universidade após os 45 anos de idade. Brasília: UNIP, 2005. 31 p.
Curso: Pedagogia
SILVA, Robson Santos da. A ação do pedagogo na gestão de universidades corporativas em empresas da zona franca de Manaus . Manaus: UNIP, 2005. 24 p.
Curso: Pedagogia
SOUZA, Wagno Oliveira de. Pós-modernidade e educação: os desafios da cultura. Goiânia: UNIP, 2005. 27 p.
Curso: Pedagogia
2004
CARONE, Iray. Metáfora e psicologia: uma ligação perigosa? São Paulo: UNIP, 2004. 61 p.
Curso: Psicologia
MANN, Silmara do Carmo Soares. Raízes do divórcio: um estudo da estrutura vincular do casal. Manaus: UNIP, 2004. 50 p.
Curso: Psicologia
RODRIGUES, Lauriene Nakai. Criação de roteiro natural - Circuito de áreas naturais protegidas e não protegidas. Manaus : UNIP, 2004. 39 p.
Curso: Turismo
2003
CARVALHO, Analice de Sousa Arruda Vinhal de. A Interação entre casamento e profissão entre casais de dupla carreira. Goiânia: UNIP, 2003. 18 p.
Curso: Psicologia
CUPERTINO, Christina M. B. Arte, Psicologia e Educação: tendência e possibilidades. São Paulo: UNIP, 2003. 45 p.
Curso: Psicologia
FELIPE, Maria Giovanna Machado Xavier. A leitura e a escrita na constituição do sujeito. Goiânia: UNIP, 2003. 75 p.
Curso: Psicologia
FREITAS, Joanneliese de Lucas. Ressignificação existencial: o sentir-se doente e a experiência de quase morte. Brasília: UNIP, 2003. 34 p.
Curso: Psicologia
LAIZ, Jaime Esteban. O papel do futuro educador numa sociedade em processo de estratificação social. Brasília: UNIP, 2003. 30 p.
Curso: Pedagogia
SILVA, André Vasconcelos da. Condições de experimentação inferencial para investigação dos eventos privados: efeito do reforçamento de formulação de regras. Goiânia: UNIP, 2003. 36 p.
Curso: Psicologia
SOUZA, Wagno Oliveira de. Pedagogia: aspectos míticos e racionais no processo de dessacralização do Ethos ocidental. Goiânia : UNIP, 2003. 27 p.
Curso: Pedagogia
2002
CARONE, Iray. Teoria crítica e pesquisa empírica na psicologia. São Paulo: UNIP, 2002. 117 p.
Curso: Psicologia
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. A relação pedagógica no imaginário de alunos superdotados. São Paulo: UNIP, 2002. 162 p.
Curso: Pedagogia
2001
CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Indicação de professores na identificação de superdotados. São Paulo: UNIP, 2001. 18 p.
Curso: Psicologia
WAJNMAM, Solange. Moda, tecnologia contemporâneas e novas formas de cognição. São Paulo: UNIP, 2001. 77 p.
Curso: Moda
2000
CARONE, Iray. A psicologia tem paradigmas? São Paulo: UNIP, 2000. 56 p.
Curso: Psicologia
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. O imaginário da superlotação: um estudo das representações de professores da escola fundamental e média. São Paulo: UNIP, 2000. 78 p.
Curso: Pedagogia
1999
ATLAS, Ione. Psicoterapias, modo de usar. São Paulo: UNIP, 1999. 347 p.
Curso: Psicologia
BAPTISTA, Makilim Nunes. Stress acadêmico e sintomas de depressão em universitários. São Paulo: UNIP, 1999. 22 p.
Curso: Psicologia
BLUM, Vera Lúcia. A relação entre desejo e pensamento no projeto para uma psicologia científica de Freud. São Paulo: UNIP, 1999. 36 p.
Curso: Psicologia
CUPERTINO, Christina M. B. Inventário para identificação precoce de alunos superdotados. São Paulo: UNIP, 1999. 17 p.
Curso: Psicologia
FERREIRA, Ricardo Franklin. A história de João: identidade como metamorfose. São Paulo: UNIP, 1999. 249 p.
Curso: Psicologia
MALAMAN, Betisa. Estatística em psicologia: relações e aplicações. São Paulo: UNIP, 1999. 81 p.
Curso: Psicologia
TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Imaginário e ideário no discurso pedagógico de Anísio Teixeira e Paulo Freire (um ensaio de mitanálise). São Paulo: UNIP, 1999. 89 p.
Curso: Pedagogia
1998
ATLAS, Ione. Terapias. São Paulo: UNIP, 1998.
Curso: Psicologia
BARBOSA, Melania Bier. Análise da relação entre a demanda para serviços de psicologia na região de Cachoeirinha e Tremembé, e os atendimentos realizados na clínica-escola Cantareira. São Paulo: UNIP, 1998. 31 p.
Curso: Psicologia
BARRETO, Kleber Duarte. Acompanhamento terapêutico. São Paulo: UNIP, 1998. 56 p.
Curso: Psicologia
CUPERTINO, Christina M. B. Pesquisa de recursos educacionais complementares da educação regular para crianças de favela. São Paulo: UNIP, 1998.
Curso: Psicologia
GUELLER, Adela Judith Stoppel de. Sobre (a) temporalidade. São Paulo: UNIP, 1998. 44 p.
Curso: Psicologia
MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. Marinho. Moda: conhecimento científico, trajetória acadêmica e demanda profissional. Uma análise do curso de Moda/UNIP em suas inter-relações com o mercado a cultura e a estrutura universitária. São Paulo: UNIP, 1998. 19 p.
Curso: Moda
SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Sobre a constituição da subjetividade moderna. São Paulo: UNIP, 1998. 72 p.
Curso: Psicologia
1997
CASTRO, Nyvea Cristina Bandeira de. Psicanálise: espaço de articulação para uma leitura dos discursos correntes nas universidades. São Paulo: UNIP, 1997. 25 p.
Curso: Psicologia
RIBAS, João Baptista Cintra. Vai um Mentex, moço? É pra me ajudar: um estudo sobre pessoas portadoras de deficiências que ganham a vida vendendo dropes e chicletes nos semáforos de São Paulo. São Paulo: UNIP, 1997. 55 p.
Curso: Psicologia
1996
ANSARAH, Marília Gomes dos Reis; DENCKER, Ada de Freitas Maneti; KAMEL, Najla Mahnoud. Mercado de trabalho e cursos de comunicação em São Paulo. São Paulo: UNIP, 1996. 120 p.
Curso: Turismo
BETTOI, Waldir. Aspectos da interação de algumas condições de ensino presentes em uma disciplina introdutória do curso de formação de psicólogos com as concepções de expectativas de seus alunos. São Paulo: UNIP, 1996. 57 p.
Curso: Psicologia
BROMBERG, Maria Helena p. F. O psicólogo diante da terminalidade. São Paulo: UNIP, 1996. 44 p.
Curso: Psicologia
GHIRINGHELLO, Lucia. Projeto de divulgação do conhecimento psicológico: descrição de uma experiência. São Paulo: UNIP, 1996. 15 p.
Curso: Psicologia
SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Elementos para uma história da psicologia. São Paulo: UNIP, 1996. 106 p.
Curso: Psicologia
1995
FERREIRA, Ricardo Franklin. O Militante religioso e a modernidade. São Paulo: UNIP, 1995. 105 p.
Curso: Psicologia
NOVAES, Paulo de Tarso. O trabalho de Jung enquanto psicanalista. São Paulo: UNIP, 1995. 116 p.
Curso: Psicologia