Pesquisas Financiadas pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Ciências Humanas - Corpo Docente - Concluídas

2023

ARAÚJO, Viviane. Patrícia. Colloca. Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil: uma análise crítica. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2023. 108 p.
Curso: Pedagogia

RIBEIRO, Ronilda. Iyakemi. O conceito de temperamento à luz de saberes tradicionais e de suas implicações religiosas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 63 p.
Curso: Psicologia

2022

BENZONI, Paulo. Eduardo. Intervenção psicossocial, com foco no estresse, em trabalhadores acommetidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 41 p.
Curso: Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

MACHADO JÚNIOR, Celso. O desenvolvimento sustentável das cidades apoiado nas tecnologias de informação e comunicação. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2022. 23 p.
Curso: Administração

2021

SIQUEIRA, Valéria. Aparecida. de Souza. A BNCC e os livros didáticos: uma articulação necessária para o pleno desenvolvimento da competência leitora no ciclo de alfabetização. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2021. 67 p.
Curso: Pedagogia

2020

BENZONI, Paulo. Eduardo. Normatização de um instrumento para identificação de fontes de estresse: Inventário de estressores. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 69 p.
Curso: Psicologia

CARVALHO, João. Eduardo. Coin de. Estudo sobre as representações sociais de escola e educação entre educadores, professores, crianças e famílias de comunidades de baixa renda das zonas norte e sul de São Paulo. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 12 p.
Curso: Psicologia

FERNANDES, Vladimir. A formação ética na escola pública: Realizações e desafios. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 70 p.
Curso: Pedagogia

NASCIMENTO, Vanda. Lúcia. Vitoriano do. Psicologia, promoção da saúde e interdisciplinaridade: Um estudo sobre cotidiano, práticas sociais e atenção psicossocial a pessoas em reabilitação bucomaxilofacial. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 31 p.
Curso: Psicologia

RIBEIRO, Ronilda. Iyakemi. Ensino religioso na escola laica: realidade, desafios e pesperctivas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2020. 107 p.
Curso: Psicologia

2018

ARAUJO, Viviane. Patrícia. Colloca. Currículo oculto nos dias de hoje: revelado ou ainda velado?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 172 p.
Curso: Pedagogia

MILLAN, Marília. Pereira. Bueno. Relacionamentos amorosos na contemporaneidade: Quais são as expectativas das mulheres?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 67 p.
Curso: Psicologia

RIBEIRO, Ronilda. Diálogo da psicologia com o saber tradicional africano no conselho regional de psicologia de são paulo e sua continuidade em outros coletivos. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 47 p.
Curso: Psicologia

VARANDA, Cristina. Andrade. Nível de qualidade de vida e habilidades metacognitivas como estratégias de gerenciamento de vida entre servidores públicos municipais. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2018. 129 p.
Curso: Psicologia

2017

CARVALHO, João. Eduardo. Coin de. Estudo sobre as representações sociais de escola e educação entre educadores, professores, crianças e adolescentes de comunidades das zonas norte e oeste de são paulo. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2017. 103 p.
Curso: Psicologia

2016

BENZONI, Paulo Eduardo. Estudo de fatores psicossociais e estresse em trabalhadores afastados do trabalho por motivo de saúde: um levantamento com trabalhadores dos setores público e privado. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2016. 148 p.
Curso: Psicologia

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Relacionamentos amorosos na contemporaneidade: o que os homens esperam das parceiras?. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2016. 164 p.
Curso: Psicologia

2015

ARAUJO, Viviane Patrícia Colloca. Revistando os conteúdos escolares de história á luz do multiculturalismo crítico. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 121 p.
Curso: Pedagogia

FERNANDES, Vladimir. Ética, cidadania e educação: Reflexões filosófico-pedagógicas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 92 p.
Curso: Pedagogia

LOPES, José Passos. As representações sociais e análise semiótico-psicanalítica de alunos de pedagogia a respeito da educação matemática. Santos, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 131 p.
Curso: Pedagogia

RIBEIRO, Ronilda. Varandas e vizinhanças. Desafios ao diálogo entre religiões brasileiras de matrizes africanas. São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2015. 114 p.
Curso: Psicologia

2014

CARVALHO, João Eduardo Coin. Estudo sobre a representação e a incidência do aborto provocado em uma comunidade do complexo da funerária (São Paulo). São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2014. 149 p.
Curso: Psicologia

MILLAN, Marília Pereira Bueno. Relacionamentos afetivo-sexuais: o que os homens esperam das mulheres no cenário contemporâneo . São Paulo, Brasil: Universidade Paulista - UNIP, 2014. 91 p.
Curso: Psicologia

2013

BENZONI, Paulo Eduardo. A terapia cognitiva do stress crônico associado ao tratamento de pacientes com DORTs: Uma experiência com grupos terapêuticos de foco construtivista. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2013.
Curso: Psicologia

RIBEIRO, Ronilda Iyakemi. Diálogo: acolhida e dádiva em network de Educação-Saúde-Cultura. Um estudo no Parque Peruche (São Paulo). São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2013, 20 p.
Curso: Psicologia

2012

CARVALHO, João Eduardo Coin de. Práticas de saúde coletiva com jovens mães puérperas: investigação e intervenção através de visitas domiciliares (home visiting) . São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 108p.
Curso: Psicologia

REIS, Márcia Lopes. Estudo sobre o princípio e os mecanismos de accountability nas políticas de avaliação do ensino médio. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 40p.
Curso: Pedagogia

RIBEIRO, Ronilda. Aconselhamento em espaço oracular afrodiaspórico. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2012. 23p.
Curso: Psicologia

2011

BARRETO, Kleber Duarte. Estética e po-ética no acompanhamento terapêutico: veredas rosianas. São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2011. 64p.
Curso: Psicologia

COSTA, Neusa Meirelles. Explorando o invisível pela fresta do cinema: formação social brasileira e subjetividade. São Paulo: Universidade Paulista – UNIP, 2011. 224p.
Curso: Psicologia e Propaganda e Marketing

2010

PEIXOTO, Maria Angélica. As representações cotidianas do trabalho doméstico. Goiânia, Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2010. 34p.
Curso: Pedagogia
SILVA, Robson Santos da. WEB 2.0 um novo modo de ensinar e aprender. Manaus, Amazonas: Universidade Paulista - UNIP, 2010. 38p.
Curso: Pedagogia

2009

CARVALHO, João Eduardo Coin de. Psicologia e saúde coletiva: as consequências da exclusão e do sofrimento social para as ações de saúde entre jovens mães de uma comunidade de baixa renda. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 101 p.
Curso: Psicologia

LONGO, Cristiano da Silveira. História, memória e imagens dos 35 anos do Curso de Psicologia das Faculdades Objetivo/Universidade Paulista na cidade de São Paulo. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 106p.
Curso: Psicologia

REIS, Márcia Lopes. Políticas de avaliação do ensino superior e a cultura avaliativa. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 62p.
Curso: Pedagogia

RIBEIRO, Ronilda. Batuque on line. Religiões de Matriz Africana no Ciberespaço. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2009. 32p.
Curso: Psicologia

XAVIER, Maria Giovanna Machado. A linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito: o discurso bíblico na recuperação de dependentes químicos. Goiânia, Goiás: Universidade paulista - UNIP, 2009. 114p.

2008

PEIXOTO, Maria Angélica. Universidade, movimento estudantil e trajetórias individuais. Goiânia, Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 36 p.
Curso: Pedagogia

RAMOS, Conrado. A administração de modelos identitários para crianças através dos comerciais de televisão. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 57 p.
Curso: Psicologia

RIBEIRO, Mônica Cintrão França. Psicogênese do desenho infantil: apresentação de indicadores para análise. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 37 p.
Curso: Psicologia e Pedagogia

SILVA, Robson Santos da. Educação básica a distância: concepções pedagógicas e tecnologias de comunicação para a universalização do Ensino Médio regular em áreas de fronteiras da Amazônia. Manaus, Amazonas: Universidade Paulista - UNIP, 2008. 50 p.
Curso: Pedagogia

2007

CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Criação e formação: a fenomenologia das oficinas de criatividade revisitada. São Paulo: UNIP, 2007. 20 p.
Curso: Psicologia

PEIXOTO, Maria Angélica. A violência na literatura brasileira contemporânea. Goiás: UNIP, 2007. 26 p.
Curso: Pedagogia

RIBEIRO, Ronilda. Canto negro no ciberespaço tecnologias de informação e comunicação no ensino de africanismos e africanidades brasileiras. São Paulo: UNIp. 2007. 18 p.
Curso: Psicologia

SILVA, André Vasconcelos. Comprometimento organizacional: reflexões sobre a produção nacional. Goiás: UNIP, 2007. 29 p.
Curso: Psicologia

SILVA, Robson Santos. O uso do e-learning para a efetivação de cursos superiores a distância e para apoio ao ensino presencial na região Amazônica. Amazonias: UNIP, 2007. 29 p.
Curso: Pedagogia

XAVIER, Maria Giovanna Machado. A Linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito; o discurso bíblico e o sintoma psicótico. Goiás: Universidade Paulista - UNIP, 2007. 68 p.
Curso: Pedagogia

2006

CARONE, Iray. A recepção de Theodor W. Adorno na Franca. São Paulo: UNIP, 2006. 80 p.
Curso: Psicologia

LIMA, Marta Célia Monterio Bezerra. Estratégias argumentativas dos causos da terceira idade. Manaus: UNIP, 2006. 22 p.
Curso: Psicologia

SILVA, André Vasconcelos da. O exercício da docência: as repercussões na saúde psíquica dos professores de ensino especial . Goiânia: UNIP, 2006. 31 p.
Curso: Psicologia

2005

CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Oficinas de criatividade na formação de jovens para ação comunitária . São Paulo: UNIP, 2005. 71 p.
Curso: Psicologia

FELIPE, Maria Giovanna Machado Xavier. A linguagem como processo simbólico na constituição do sujeito normal e do patológico . Goiânia: UNIP, 2005. 45 p.
Curso: Psicologia

LAIZ, Jaime Esteban. O aluno universitário: a prática social e um estímulo à busca do conhecimento. Brasília: UNIP, 2005. 27 p.
Curso: Pedagogia

PEIXOTO, Maria Angélica . A formação da Sociologia no Brasil. Goiânia: UNIP, 2005. 38 p.
Curso: Pedagogia

RAPOSO, Denise Maria dos Santos Paulinelli. A melhoria na qualidade de vida em estudantes que ingressam na universidade após os 45 anos de idade. Brasília: UNIP, 2005. 31 p.
Curso: Pedagogia

SILVA, Robson Santos da. A ação do pedagogo na gestão de universidades corporativas em empresas da zona franca de Manaus . Manaus: UNIP, 2005. 24 p.
Curso: Pedagogia

SOUZA, Wagno Oliveira de. Pós-modernidade e educação: os desafios da cultura. Goiânia: UNIP, 2005. 27 p.
Curso: Pedagogia

2004

CARONE, Iray. Metáfora e psicologia: uma ligação perigosa? São Paulo: UNIP, 2004. 61 p.
Curso: Psicologia

MANN, Silmara do Carmo Soares. Raízes do divórcio: um estudo da estrutura vincular do casal. Manaus: UNIP, 2004. 50 p.
Curso: Psicologia

RODRIGUES, Lauriene Nakai. Criação de roteiro natural - Circuito de áreas naturais protegidas e não protegidas. Manaus : UNIP, 2004. 39 p.
Curso: Turismo

2003

CARVALHO, Analice de Sousa Arruda Vinhal de. A Interação entre casamento e profissão entre casais de dupla carreira. Goiânia: UNIP, 2003. 18 p.
Curso: Psicologia

CUPERTINO, Christina M. B. Arte, Psicologia e Educação: tendência e possibilidades. São Paulo: UNIP, 2003. 45 p.
Curso: Psicologia

FELIPE, Maria Giovanna Machado Xavier. A leitura e a escrita na constituição do sujeito. Goiânia: UNIP, 2003. 75 p.
Curso: Psicologia

FREITAS, Joanneliese de Lucas. Ressignificação existencial: o sentir-se doente e a experiência de quase morte. Brasília: UNIP, 2003. 34 p.
Curso: Psicologia

LAIZ, Jaime Esteban. O papel do futuro educador numa sociedade em processo de estratificação social. Brasília: UNIP, 2003. 30 p.
Curso: Pedagogia

SILVA, André Vasconcelos da. Condições de experimentação inferencial para investigação dos eventos privados: efeito do reforçamento de formulação de regras. Goiânia: UNIP, 2003. 36 p.
Curso: Psicologia

SOUZA, Wagno Oliveira de. Pedagogia: aspectos míticos e racionais no processo de dessacralização do Ethos ocidental. Goiânia : UNIP, 2003. 27 p.
Curso: Pedagogia

2002

CARONE, Iray. Teoria crítica e pesquisa empírica na psicologia. São Paulo: UNIP, 2002. 117 p.
Curso: Psicologia

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. A relação pedagógica no imaginário de alunos superdotados. São Paulo: UNIP, 2002. 162 p.
Curso: Pedagogia

2001

CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Indicação de professores na identificação de superdotados. São Paulo: UNIP, 2001. 18 p.
Curso: Psicologia

WAJNMAM, Solange. Moda, tecnologia contemporâneas e novas formas de cognição. São Paulo: UNIP, 2001. 77 p.
Curso: Moda

2000

CARONE, Iray. A psicologia tem paradigmas? São Paulo: UNIP, 2000. 56 p.
Curso: Psicologia

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. O imaginário da superlotação: um estudo das representações de professores da escola fundamental e média. São Paulo: UNIP, 2000. 78 p.
Curso: Pedagogia

1999

ATLAS, Ione. Psicoterapias, modo de usar. São Paulo: UNIP, 1999. 347 p.
Curso: Psicologia

BAPTISTA, Makilim Nunes. Stress acadêmico e sintomas de depressão em universitários. São Paulo: UNIP, 1999. 22 p.
Curso: Psicologia

BLUM, Vera Lúcia. A relação entre desejo e pensamento no projeto para uma psicologia científica de Freud. São Paulo: UNIP, 1999. 36 p.
Curso: Psicologia

CUPERTINO, Christina M. B. Inventário para identificação precoce de alunos superdotados. São Paulo: UNIP, 1999. 17 p.
Curso: Psicologia

FERREIRA, Ricardo Franklin. A história de João: identidade como metamorfose. São Paulo: UNIP, 1999. 249 p.
Curso: Psicologia

MALAMAN, Betisa. Estatística em psicologia: relações e aplicações. São Paulo: UNIP, 1999. 81 p.
Curso: Psicologia

TEIXEIRA, Maria Cecília Sanchez. Imaginário e ideário no discurso pedagógico de Anísio Teixeira e Paulo Freire (um ensaio de mitanálise). São Paulo: UNIP, 1999. 89 p.
Curso: Pedagogia

1998

ATLAS, Ione. Terapias. São Paulo: UNIP, 1998.
Curso: Psicologia

BARBOSA, Melania Bier. Análise da relação entre a demanda para serviços de psicologia na região de Cachoeirinha e Tremembé, e os atendimentos realizados na clínica-escola Cantareira. São Paulo: UNIP, 1998. 31 p.
Curso: Psicologia

BARRETO, Kleber Duarte. Acompanhamento terapêutico. São Paulo: UNIP, 1998. 56 p.
Curso: Psicologia

CUPERTINO, Christina M. B. Pesquisa de recursos educacionais complementares da educação regular para crianças de favela. São Paulo: UNIP, 1998.
Curso: Psicologia

GUELLER, Adela Judith Stoppel de. Sobre (a) temporalidade. São Paulo: UNIP, 1998. 44 p.
Curso: Psicologia

MARINHO, Maria Gabriela S. M. C. Marinho. Moda: conhecimento científico, trajetória acadêmica e demanda profissional. Uma análise do curso de Moda/UNIP em suas inter-relações com o mercado a cultura e a estrutura universitária. São Paulo: UNIP, 1998. 19 p.
Curso: Moda

SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Sobre a constituição da subjetividade moderna. São Paulo: UNIP, 1998. 72 p.
Curso: Psicologia

1997

CASTRO, Nyvea Cristina Bandeira de. Psicanálise: espaço de articulação para uma leitura dos discursos correntes nas universidades. São Paulo: UNIP, 1997. 25 p.
Curso: Psicologia

RIBAS, João Baptista Cintra. Vai um Mentex, moço? É pra me ajudar: um estudo sobre pessoas portadoras de deficiências que ganham a vida vendendo dropes e chicletes nos semáforos de São Paulo. São Paulo: UNIP, 1997. 55 p.
Curso: Psicologia

1996

ANSARAH, Marília Gomes dos Reis; DENCKER, Ada de Freitas Maneti; KAMEL, Najla Mahnoud. Mercado de trabalho e cursos de comunicação em São Paulo. São Paulo: UNIP, 1996. 120 p.
Curso: Turismo

BETTOI, Waldir. Aspectos da interação de algumas condições de ensino presentes em uma disciplina introdutória do curso de formação de psicólogos com as concepções de expectativas de seus alunos. São Paulo: UNIP, 1996. 57 p.
Curso: Psicologia

BROMBERG, Maria Helena p. F. O psicólogo diante da terminalidade. São Paulo: UNIP, 1996. 44 p.
Curso: Psicologia

GHIRINGHELLO, Lucia. Projeto de divulgação do conhecimento psicológico: descrição de uma experiência. São Paulo: UNIP, 1996. 15 p.
Curso: Psicologia

SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Elementos para uma história da psicologia. São Paulo: UNIP, 1996. 106 p.
Curso: Psicologia

1995

FERREIRA, Ricardo Franklin. O Militante religioso e a modernidade. São Paulo: UNIP, 1995. 105 p.
Curso: Psicologia

NOVAES, Paulo de Tarso. O trabalho de Jung enquanto psicanalista. São Paulo: UNIP, 1995. 116 p.
Curso: Psicologia