Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência – PIBID

Apresentação

A Universidade Paulista (UNIP), de acordo em com os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, dentre outros o de, “elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica”, apresenta a proposta do Projeto Institucional PIBID – 2024/2025, intitulado “O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIP E A EDUCAÇÃO BÁSICA: PROMOVENDO SABERES E PRÁTICAS DOCENTES” contando com a participação do curso de Pedagogia.

São 02 subprojetos que contemplam as áreas de Alfabetização e Pedagogia sendo que o subprojeto Pedagogia tem foco na Educação Especial Inclusiva. Com a proposição destes subprojetos, a UNIP apresenta sua proposta de formação inicial de futuros professores, que se realiza no âmbito universitário, e se complementa por meio da formação que acontece no exercício da docência em escolas de educação básica.

Objetivos

Objetivo Geral

Esta proposta tem como objetivo principal proporcionar formação dos estudantes de licenciatura em Pedagogia da UNIP articulada com o exercício da docência no âmbito de escolas de educação básica.

Objetivos específicos

a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, potencializando no bolsista de iniciação à docência a capacidade de identificar os problemas concernentes à prática educativa, utilizando o referencial teórico-metodológico disponível para compreender suas causas e consequências e propor alternativas de solução;
b) contribuir para a valorização do magistério, com uma formação sólida que subsidie a capacidade de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho;
c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Pedagogia da UNIP, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
d) inserir os licenciandos de Pedagogia no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
e) incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, conforme o preconizado na Resolução CNE/CP nº 4/2024;
g) contribuir para que os estudantes de Pedagogia se apropriem da cultura escolar, construída no magistério, por meio da reflexão sobre saberes, fazeres e peculiaridades do trabalho docente.

Histórico

As ações para a Institucionalização da Iniciação à Docência é fato no processo de formação docente da UNIP desde 2014. No período de 2014 a 2018, foi implementado o projeto “A integração universidade-escola e a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental”. Esse projeto do PIBID, no âmbito da UNIP, revelou-se como profícuo, possibilitando articular o que se aponta como sendo as três funções essenciais da universidade brasileira: as atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, integradas nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Pedagogia.

A implantação do Projeto PIBID/UNIP “A integração Universidade-Escola e a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental” teve um forte impacto na formação das alunas participantes do projeto, na medida em que, o PIBID configura-se como uma possibilidade frutífera de realização dos exercícios necessários à formação docente. Destaca-se que as bolsistas do projeto se tornaram, no decorrer do ano, mais seguras de si no que concerne à sua atuação como futuras professoras. Percebeu-se que essa nova postura está alicerçada no fato de que o PIBID possibilita uma formação em estreita articulação com as unidades escolares, ou seja, no local onde se realiza o trabalho pedagógico.

Processo Seletivo

Alteração início de atividades do PIBID UNIP

Com vistas a permitir a participação de bolsistas (alunos de Pedagogia) ingressantes de 2025 integrar o PIBID UNIP, o início de atividades do projeto foi alterado para o período de 06 a 20 de março de 2025, conforme calendário proposto pela Capes. Assim, teremos um novo edital de seleção de bolsistas em fevereiro, iniciaremos as atividades de planejamento em 06 de março de 2025 e nas escolas entre os dias 17 e 20 de março de 2025.

Processo seletivo de alunos(as)

Resultados

Editais

Processo seletivo de supervisores(as)

Resultados

Editais

Perguntas e Respostas PIBID 2025

Todos/as os/as estudantes do curso de Pedagogia, matriculados em qualquer semestre podem se inscrever no processo seletivo para serem bolsistas PIBID 2025.

Possuir disponibilidade de 10 HORAS SEMANAIS para se dedicar às atividades do PIBID, conforme carga horária mensal estabelecida em edital.

O projeto iniciará em janeiro de 2025.

Poderá ser bolsista do PIBID o estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, desde que o vínculo não seja com a IES responsável pela concessão da bolsa e nem com a Escola Parceira onde realiza as atividades do Projeto. Além disso, o emprego não pode interferir nas atividades do PIBID, que requer dedicação para atender às demandas do programa e à carga horária exigida.

O valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais, depositados diretamente pela CAPES na conta corrente do estudante bolsista. O valor é destinado ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.

Os bolsistas e supervisores devem comparecer às IES periodicamente, conforme estabelecido no cronograma de atividades do projeto. Essas visitas têm como finalidade a troca de experiências, a realização de formações contínuas e o acompanhamento das atividades desenvolvidas. Esse contato regular permite que os participantes compartilhem avanços, dificuldades e obtenham orientações alinhadas aos objetivos do PIBID, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática.

Sim, supervisores da escola acompanham os bolsistas para alinhar as atividades ao currículo escolar, conforme descrito no item “Das atribuições do/a supervisor/a”.

Sim, as instituições selecionadas (UNIP) devem obrigatoriamente organizar seminários de iniciação à docência como parte do cronograma do projeto. Esses eventos são fundamentais para que os estudantes bolsistas, coordenadores e supervisores possam compartilhar os resultados alcançados, além de dar visibilidade às boas práticas e monitorar o impacto do projeto na rede pública de educação básica e na formação dos professores.

Os seminários têm como principais objetivos: apresentar os resultados alcançados pelos bolsistas e instituições, destacar boas práticas desenvolvidas ao longo do projeto, realizar o acompanhamento e a avaliação contínua do projeto institucional e analisar o impacto das atividades na rede pública de educação básica e nos cursos de formação de professores da própria instituição.