Sobre EaD - Educação a Distância
A UNIVERSIDADE PAULISTA VAI ATÉ VOCÊ.
A Universidade Paulista – UNIP é uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior do País, e possui uma posição consolidada na Educação a Distância - EaD. Parte de um dos mais prestigiados grupos educacionais do Brasil, o OBJETIVO, conta com a tradição e a experiência de mais de 50 anos dedicados à oferta de educação de qualidade.
A UNIP EaD está, desde 2004, credenciada pelo MEC por meio da Portaria MEC 3.633/2004. Conta com mais de 900 polos de apoio presencial para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, beneficiando os alunos em todos os estados brasileiros.
São oferecidas duas opções de formato EaD, o Digital (EAD), com horários mais flexíveis onde o aluno pode acessar as aulas a qualquer momento e local, por meio de computadores, tablets ou celulares e o FLEX, formato que privilegia as dinâmicas acadêmicas presenciais com o aluno, com o objetivo de promover a flexibilidade, a interdisciplinaridade e a articulação entre teoria e prática. Fora isso, os alunos dos cursos de graduação da EaD contam com ambiente acadêmico repleto de ferramentas que potencializam a aprendizagem e suporte de uma tutoria altamente qualificada disponível 24 horas por dia e o diploma é o mesmo dos cursos presenciais.
Além disso, a UNIP EaD é reconhecida pelas empresas no Brasil como uma das mais respeitadas universidades do País. Isso garante ao aluno um reconhecimento de sua formação e capacidade de desenvolver com excelência sua profissão.
Venha você também fazer parte deste grupo.
Formatos dos Cursos
Os cursos da UNIP na modalidade de Educação a Distância (EaD) podem ser oferecidos por meio de diferentes metodologias e com uso de tecnologias variadas.
O conteúdo curricular é disponibilizado em plataforma digital.
A interação com a tutoria será efetivada via internet e/ou por outro meio de comunicação.
SEI – SISTEMA DE ENSINO INTERATIVO
SEI – Sistema de Ensino Interativo, privilegia o ensino no Ambiente Virtual de Aprendizagem, inclui momentos presenciais (trabalhos e avaliações).
SEPI-I – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO I
SEPI-I – Sistema de Ensino Presencial Interativo I – É realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e prevê um encontro semanal para teleaula e atividades interativas.
SEPI-II – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO II
SEPI-II – Sistema de Ensino Presencial Interativo II – É realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e prevê cerca de 6 horas semanais para atividades interativas presenciais.
SEMIPRESENCIAL EAD
Semipresencial EaD – Oferece atividades presenciais (máximo de 30%), como práticas, laboratórios e avaliações, privilegiando os momentos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (mínimo de 70%).
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
Neste ambiente de estudo, o aluno deverá responder a questionários, acessar fóruns, secretaria virtual, enviar e-mail para todos os tutores a distância, coordenadores, professores e ter acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição.
Certificação
- Diploma igual ao do presencial.
- Com cursos reconhecidos pelo MEC.
- TOP no mercado de trabalho (segundo Ranking Universitário Folha – RUF).
- Ranking internacional QS – A UNIP está entre as 20 universidades mais respeitadas por empregadores
Dúvidas Frequentes
É o sistema de Educação a Distância da UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA, uma instituição de ensino com mais de 30 anos de existência, com sede em São Paulo e atuação em todo o Brasil. Reconhecida pela excelência dos serviços que presta, a UNIP é uma das mais conceituadas instituições de ensino da atualidade.
Existe alguma lei que regulamenta a Educação a Distância?
Sim. A legislação brasileira sobre EaD é composta, além da constituição, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, resoluções, portarias e normas do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. No site do MEC poderão ser encontradas mais informações.
A UNIP está credenciada a oferecer cursos na modalidade EaD?
Sim. A UNIP está devidamente credenciada pelo MEC para ofertar cursos a distância, conforme as seguintes portarias: Cursos Superiores a Distância – Portaria Nº. 3.633, de 9 de novembro de 2004; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância – Portaria Nº. 3.475, de 22 de outubro de 2004.
Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de graduação da UNIP EaD?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (2º grau) está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de graduação.
Qual a exigência para participar do processo seletivo para os cursos de pós-graduação da UNIP EaD?
Qualquer pessoa que tenha concluído algum curso superior está apta a participar do processo seletivo para ingresso no curso de pós-graduação.
Como é o diploma dos alunos formados pela UNIP EaD?
Os alunos que concluírem os cursos da UNIP EaD receberão o mesmo diploma dos alunos formados em cursos presenciais.
Posso fazer Pós-Graduação depois de diplomado pela graduação da UNIP EaD?
Sim. O diploma de graduação da UNIP EaD tem a mesma validade de um curso presencial e possibilita fazer a Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
Em qual local a documentação de matrícula deverá ser entregue?
No polo em que o aluno está matriculado.
Quais os canais de atendimento ao aluno?
O aluno tem as seguintes opções de canais de atendimento:
• Atendimento no polo em que está matriculado;
• Atendimento por telefone: 0800-010-9000;
• Atendimento pelo Central de atendimento: Área do aluno
• Atendimento pela Secretaria Virtual: Área do aluno
• Bot (assistente virtual UNIP - Lucas): https://www.unip.br (parte inferior da página)
É o local onde o aluno realizará suas atividades de tutoria presencial, biblioteca, tele aulas, avaliação (provas, exames, etc.), receberá atendimento, entregará os documentos. No polo, o aluno poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contato com a Instituição.
O tutor é um profissional que atua sanando as dúvidas dos alunos, identificando suas dificuldades e mediando todo o processo de aprendizagem. Há dois tipos de tutores: tutor a distância, atende por telefone ou pela central de Atendimento, e tutor presencial, atende no polo em horários pré-determinados.
É uma ferramenta, disponível em seu polo de matrícula, que possibilita diálogos em tempo real. O chat é utilizado como ferramenta de suporte à aprendizagem a distância e é realizado conforme cronograma de seu curso.
É uma ferramenta, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilita discussões coletivas.
Onde as atividades presenciais serão realizadas?
Algumas atividades como palestras, aulas inaugurais e demais atividades programadas, entre elas as avaliações, são obrigatoriamente presenciais e serão realizadas no polo em que o aluno está matriculado, de acordo com data e horário previamente estabelecidos no calendário acadêmico.
Como será computada a frequência?
A frequência dos alunos será computada levando-se em consideração a presença nos encontros presenciais obrigatórios (quando houver) e a realização das atividades propostas no ambiente acadêmico. Para aprovação, além de obtenção da média final mínima, o aluno deve ter 75% de presença na disciplina.
Quando o aluno pode acessar o site para realizar as atividades e fazer os exercícios?
A qualquer hora, porém, obedecendo o cronograma estabelecido em seu calendário para a realização das atividades.
Como eu verifico o calendário das disciplinas que irei cursar?
O calendário das principais atividades das disciplinas está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para consultá-lo, o aluno deverá efetuar o login no AVA -> Conteúdos Acadêmicos -> Calendário Acadêmico (lateral direita) -> selecionar o país -> selecionar a turma desejada -> selecionar o curso.
Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
O AVA é o ambiente de estudo em que o aluno deverá responder a questionários, acessar fóruns, secretaria virtual, enviar chamados aos tutores e ter acesso a todos os serviços oferecidos pela instituição.
Para efetuar o login, o aluno deverá acessar o site https://www.unip.br e, na área do aluno, informar seu RA e senha.
No menu Informações Gerais, existe o vídeo Primeiros Passos – Explorando o AVA, orientando o aluno na utilização do ambiente virtual de aprendizagem.
Como entro em contato com o coordenador do meu curso?
Para entrar em contato com o coordenador do curso, o aluno deverá abrir uma solicitação através da Central de Atendimento: http://atendimento.unip.br/Alunos. A nova solicitação deverá ser aberta no item Pedagógico.
A Secretaria Virtual é um ambiente que permite acesso às informações acadêmicas e financeiras, solicitação e consulta de serviços. O aluno pode consultar uma apresentação sobre a Secretaria Virtual em: https://www.unip.br/aluno
As notas podem ser consultadas na Secretaria virtual, na Central de notas da área do aluno, no AVA e no ambiente de postagens acadêmicas.
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina e é avaliado por meio de verificações parciais e exames. Essa apuração envolve simultaneamente aspectos de frequência e aproveitamento escolar. A avaliação nas disciplinas será obtida por meio de provas ou outros, em conformidade com o respectivo plano de ensino.
Como são calculadas as médias?
Para verificar como as médias são calculadas, o aluno deverá acessar o Regimento Geral e o Manual de Informações Acadêmicas que está disponibilizado na Secretaria Virtual -> menu Principal.
O que são as Atividades Complementares?
Atividades complementares são atividades extracurriculares que possibilitam ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional. São obrigatórias para todos os cursos de graduação.
O estágio, quando obrigatório, deverá ser realizado em instituições conveniadas com a Universidade e sua carga horária varia de acordo com o curso.
Como imprimir os boletos para pagamento das mensalidades?
O aluno deve emitir o boleto mensalmente através da Secretaria Virtual (https://www.unip.br/aluno/) -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.
Quais os tipos de desconto e bolsas concedidos pela Universidade?
A UNIP concede descontos individualizados e a título de antecipação.
Também concede os seguintes tipos de descontos e bolsas (não cumulativos):
PROUNI
Bolsa do governo pré-selecionada pelo próprio PROUNI e classificada de acordo com a nota obtida no ENEM. Para candidatar-se ao PROUNI o candidato deve acessar a página https://www.unip.br/prouni para obter informações detalhadas. O estudante que tiver concessão da bolsa poderá acessar o Manual do Bolsista na página em https://www.unip.br/prouni.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Modalidade de bolsas da UNIP financiadas pelo CNPq, pelo banco Santander e pela própria UNIP.
CONVÊNIO EMPRESA
Modalidade de desconto graças à parcerias com mais 5 mil empresas conveniadas. Verifique no site https://www.unip.br/universidade/empresa_conveniada_relacao.aspx quais as empresas que têm convênio com a UNIP.
ATLÉTICA
Oferece bolsas aos atletas que participam das modalidades da FUPE – Federação Universitária Paulista de Esportes e JUBA – Jogos Universitários Brasileiros.
FUNCIONÁRIOS
Funcionário e dependentes de funcionários da ASSUPERO, após o período de experiência, conforme convenção coletiva de cada estado.
PROGRAMA DE DESCONTO ESPECIAL PELO ENEM
Programa que concede desconto nas mensalidades de ingressantes em 2017/2 pelo aproveitamento da nota do ENEM, nos cursos de graduação.
BOLSA EX-ALUNO
O estudante que é ex-aluno da UNIP poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: https://atendimento.unip.br/alunos.
BOLSA 2ª GRADUAÇÃO
O estudante que já cursou uma graduação em outra instituição de ensino poderá gozar de um desconto nas mensalidades de seu curso. Após efetivação da matrícula, deverá informar o setor Tesouraria, registrando um chamado na Central de Atendimento: https://atendimento.unip.br/alunos
Como faço para consultar o meu contrato?
Todos os contratos do aluno ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.
Os pagamentos podem ser realizados através de boleto bancário e cartão de crédito.
Como faço para negociar mensalidades em atraso?
Através da Secretaria Virtual o aluno poderá realizar um acordo para quitar mensalidades em atraso.
Maiores detalhes sobre a realização de acordos podem ser obtidos na Secretaria Virtual -> menu Principal -> Orientação Acordo Online.
Como saber os valores dos cursos?
Os valores podem ser consultados em https://www.unip.br/cursos
Os boletos de mensalidades são enviados via correio ou e-mail?
Não. Os boletos ficam disponíveis na Secretaria Virtual -> menu Financeiro -> Impressão de boletos.
Como faço para mudar de polo ou curso?
Após efetuar a matrícula, o aluno poderá requerer na Secretaria Virtual a reopção de curso/polo/metodologia. Os pedidos de transferência serão avaliados e poderão ser deferidos ou indeferidos de acordo com os critérios estabelecidos pela UNIP. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.
Como eu verifico os prazos de solicitação de serviços?
O aluno pode consultar o calendário dos prazos da Secretaria em: https://www.unip.br/aluno
Orientações quanto aos serviços disponíveis podem ser consultadas em: https://www.unip.br/aluno
Sim. O curso credencia o aluno a solicitar transferência para qualquer instituição, devendo sempre observar as exigências desta.
Como faço para conseguir bolsa PROUNI?
Os candidatos que desejam ingressar nos cursos da UNIP EaD por meio do Programa Universidade para Todos – Prouni – devem acessar a página https://www.unip.br/prouni
para obter informações detalhadas.Como faço para saber a regência do PROUNI?
O estudante que tiver a concessão da bolsa deverá acessar o Manual do Bolsista através da página https://www.unip.br/prouni
.Como faço para conseguir bolsa FIES?
A UNIP EaD não oferta financiamento estudantil por meio do programa FIES.
Como eu faço para voltar a estudar depois do trancamento de matrícula ou abandono do curso?
O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade via Secretaria Virtual, menu serviços, solicitando o serviço reabertura de matrícula, obedecendo os prazos estipulados pela secretaria. A solicitação é analisada pelo Coordenador do curso que indicará a série em que o aluno deverá ser matriculado. Se esta série não estiver sendo oferecida, o aluno deverá retornar no período letivo seguinte e fazer nova solicitação. O retorno aos estudos obrigará o aluno a cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando.
O aluno deverá acompanhar na Secretaria Virtual o deferimento de sua solicitação.
Como eu faço para voltar a estudar depois do cancelamento de matricula?
O aluno deverá prestar novo processo seletivo. Após a matrícula o aluno poderá solicitar dispensa de disciplinas já cursadas e aprovadas, se for o caso.
Como eu faço para obter a minha carteirinha escolar?
A carteirinha é emitida eletronicamente e fica disponível na área do aluno após a matrícula.
Posso usar as bibliotecas da instituição?
Sim, o aluno poderá realizar consultas nas bibliotecas da instituição, porém deverá portar a Carteirinha Escolar para se identificar na biblioteca desejada.
O que é uma disciplina de adaptação (AD)?
É a disciplina a ser cursada pelo aluno que ingressou por meio de transferência ou reabertura ou que teve sua grade curricular alterada. Essa disciplina é da série anterior a atual, porém que ainda não foi cursada pelo aluno.
O que são disciplinas de dependência (DP)?
É a disciplina que foi cursada, porém, o aluno foi reprovado.
O que é dispensa de disciplina?
O serviço de dispensa de disciplina destina-se a estudantes que cursaram disciplinas em outro curso superior e desejam dispensá-las do curso atual por aproveitamento de estudos, após analise do Coordenador do curso atual.
Como requisitar dispensa de disciplina?
O aluno que pretende solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente deverá fazê-lo via Secretaria Virtual. O aluno deve acompanhar, pelo site da UNIP EaD, os prazos de solicitação desse serviço.
Como são cobradas as disciplinas de dependência, adaptação e dispensas?
O contrato do aluno detalha as regras de cobrança das disciplinas de dependência, adaptação e dispensa. Todos os contratos ficam disponíveis para consulta na Secretaria Virtual.
Após o término do curso terei acesso aos conteúdos e ambiente virtual?
Não. O ambiente virtual e conteúdos ficam disponíveis para o aluno enquanto estiver regularmente matriculado.
Consigo acessar o ambiente acadêmico se estiver com a matrícula trancada?
Não. O ambiente acadêmico fica disponível apenas para alunos regularmente matriculados.
Preciso solicitar meu diploma quando concluir meu curso?
Não. O diploma será confeccionado e registrado após a colação de grau.
Preciso solicitar a colação de grau após o término do curso?
Não. A colação de grau será realizada automaticamente após o fechamento das médias no término do curso.