Dissertações Defendidas - 2025

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Título: Saúde mental e/ou a falta dela: impactos na coordenação pedagógica

Autor(a): Carla da Conceição de Souza
Orientador(a): Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink
Data: 23/06/2025

Resumo: Muito se tem dito a respeito de saúde mental e/ou da falta dela no âmbito escolar, mas ainda são poucos os trabalhos que investigam o tema saúde mental de coordenadores pedagógicos da Educação Básica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar quais fatores influenciam positiva e negativamente no processo da saúde mental do coordenador pedagógico no contexto educacional, do ponto de vista de coordenadores de escolas. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório, que contou com a participação de quatro coordenadores pedagógicos de escolas públicas do interior paulista. Os instrumentos de coleta utilizados foram um roteiro de entrevista semiestruturado e um Inventário de Percepção de Estresse e Estressores de Benzoni (IPEEB). Foram construídas quatro categorias de análise: 1 – Fatores que influenciam a saúde mental; 2 – Fonte dos Saberes; 3 – Habilidades e competências necessárias ao cargo de coordenador; 4 – Estratégias utilizadas pelos coordenadores para cuidar da saúde mental. Os resultados da pesquisa evidenciam a predominância feminina nos cargos de gestão educacional. Os coordenadores, para exercer seu trabalho, apoiam-se em três tipos de saberes: os pessoais, os provenientes da formação inicial e contínua e os da experiência profissional. Nas entrevistas, emergiram como aspectos que impactam negativamente a saúde mental dos coordenadores pedagógicos a sobrecarga de trabalho, a exigência de múltiplas funções, a ausência de suporte institucional e a cobrança por bons resultados. Complementarmente, a análise do IPEEB permitiu identificar que dois dos quatro coordenadores apresentam maiores índices de percepção de estresse nos domínios “estressores do ambiente de trabalho”, “estressores relativos à carga de trabalho”, “estressores das condições de saúde”, e “estressores dos relacionamentos sociais”. Apesar disso, nenhum participante apresentou índices muito acima da média populacional dos estudos desenvolvidos por Benzoni. Por outro lado, configuraram-se como recursos para o enfrentamento dos desafios cotidianos e dos estressores percebidos a adoção de estratégias de autocuidado, a formação continuada e as redes de apoio entre os pares. Os participantes relatam que gostariam que fossem implantados programas específicos voltados para a promoção de sua saúde mental e criados espaços formais de troca de experiências entre pares, que houvesse maior valorização do papel do coordenador pedagógico e implementação de medidas que garantam melhores condições de trabalho e salário. Em conclusão, o cuidado com a saúde mental dos coordenadores pedagógicos requer espaços de diálogo entre pares, melhorias nas condições de trabalho, investimentos em formação e valorização profissional. Os resultados deste estudo possibilitaram a elaboração do Guia para Profissionais da educação: cuidando da saúde mental em tempos de NR1, cujo objetivo é orientar e estimular reflexões para a construção de um ambiente escolar capaz de promover bem-estar a todos os profissionais da educação, incluindo diretores e coordenadores, além de contribuir com o cumprimento de alguns aspectos da NR-1, atualizada em 2024, com a inclusão da gestão de riscos psicossociais e a atenção às condições de trabalho na prevenção de agravos da saúde mental dos trabalhadores.

Palavras-chave: Saúde mental; Educação básica; Psicologia educacional; Estresse psicológico; Coordenação pedagógica.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais.
Projeto de Pesquisa: Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.