Autor(a): Samanta Benzi Meneghelli
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Paula Parada
Data: 07/12/2023
Resumo: A pandemia da COVID-19 afetou a experiência emocional e a práxis dos profissionais de Psicologia. Neste estudo, realizou-se uma investigação qualitativa exploratória-descritiva, sobre o atendimento on-line numa plataforma de saúde, com a participação de 20 psicológos(as) que trabalharam na instituição por pelo menos 6 meses. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico, análise documental e entrevista semiestruturada, analisados respectivamente pela estatística básica e a análise temática, sob o referencial psicanalítico. Os resultados constituíram três categorias principais, que se dividiram em 9 subategorias: 1) Trajetória profissional: construção da carreira e inserção no mercado de trabalho, com 3 subcategorias: Percurso da Formação; Início da atividade Prática; Impressões iniciais sobre a profissão e o mercado. Destacou-se a implicação dos desafios acadêmicos e emocionais na graduação, intensificados pela adaptação do atendimento on-line. A prática profissional revelou a interdependência entre formação e atuação, ressaltando possíveis lacunas do aprendizado e vulnerabilidades na profissão, que podem culminar em insatisfação, desmotivação e até desistência da carreira. 2) Experiências no contexto da pandemia da COVID-19: Impactos da COVID-19 e cuidados a saúde mental, com 1 subcategoria: Impactos da COVID-19 e cuidados a saúde mental. Foram identificados manifestações de medo em relação à contaminação, transmissão e impacto social, com predominância de ansiedade, humor depressivo e exaustão no trabalho, e dos recursos para o enfrentamento. 3) A prática clínica on-line durante o período pandêmico, com 5 subcategorias: Atuação on-line; Principais demandas dos pacientes; Limitações do atendimento; Impressões sobre a instituição/plataforma; (Re)invenção da clínica, cujos resultados apontaram a necessidade de refletir a prática clínica on-line, reconhecendo as suas particularidades, para construção de uma postura profissional com elementos que preserve a ética e a qualidade dos atendimentos, através da criatividade, flexibilidade e disponibilidade emocional do profissional. Diante disso, há a necessidade de trabalhos voltados à promoção de saúde mental e aprimoramento profissional destinados aos Psicólogos, a que nos propomos constituir um produto interventivo, um Minicurso de orientação para práticas on-line como espaço dialético e palco de transformações.
Palavras-chave: COVID-19; Teleterapia; Formação Profissional; Mercado de Trabalho; Manejo Psicológico.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental dos adultos em diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Autor(a): Roberto de Aguiar Junior
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Paula Parada
Data: 08/12/2023
Resumo: O fenômeno drogadição teve aumento representativo desde 2021 em todo o mundo. Por anos foram aplicados tratamentos conservadores alinhados ao modelo Hospitalocêntrico e o modelo Moral-Religioso. Entretanto, ressalta-se a defesa do Ministério da Saúde do Brasil sobre a oferta aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares, de serviços como acolhimento, atenção integral e estímulo à sua integração social e familiar. Nesse sentido, a resolução nº 101 lei 6.368/76 (ANVISA) veio contribuir com a implementação de modelos de trabalhos eficientes aos problemas psicossociais, destacando o uso da arte. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo investigar o uso de dinâmicas teatrais como técnicas de grupo para promoção de saúde mental, visando observar possíveis expressões emocionais e fenômenos psicológicos emergentes durante as práticas com os pacientes em tratamento de reabilitação química. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, que utilizou entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente, as quais foram gravadas e transcritas na íntegra. Também foram realizados 06 encontros grupais, nos quais houve aplicação de técnicas teatrais não-verbal, seguidas por um debate. Os encontros foram filmados e posteriormente transcritos integralmente. Os encontros grupais foram denominados como: 1. O despertar para o nascimento, 2. No descobrir pelo caminhar, 3. No encontro por seu andar, 4. Do anda à improvisação, 5. Na relação e 6. Ping-pong sem raquete. Os resultados das entrevistas foram analisados pelo modelo de análise temática, e, dos grupos sob à luz da Psicanálise. Sobre os resultados das entrevistas, destaca-se a identificação de 6 categorias temáticas: 1. Infância; 2. Adolescência; 3. Pensamentos e sentimentos; 4. História da drogadição; 5. Tratamentos e 6. Mente, corpo e autoimagem. Em suma, as entrevistadas relataram vivências traumáticas na infância, marcadas por perdas, violência doméstica e/ou negligência dos pais quanto aos cuidados básicos. Além disso, a maioria também relatou lembranças e convivência com o álcool e drogas desde o início da vida. Durante os grupos foi possível observar entre as participantes dificuldades de concentração, ficar em silêncio, constrangimento, tensão e ansiedade junto à realização das dinâmicas. Notou-se baixa capacidade criativa, rigidez e dificuldade de simbolização e improvisação. Durante os debates, as participantes ressaltaram que algumas sensações corporais/físicas proporcionadas pela dinâmica, despertaram incômodo e angústia. Relataram também, medo de errar e a emergência de fantasias infantis, cuja temática envolvia culpa e/ou perseguição. O surgimento de tais sentimentos e fantasias durante a dinâmica teatral, com a possibilidade de identificá-los e compartilhá-los verbalmente durante o debate, constituiu-se como um processo de possíveis ganhos terapêuticos. Enfim, o presente trabalho atendeu ao seu objetivo geral de investigar o uso de dinâmicas teatrais, focadas na expressão pelo corpo/movimento, como técnica de grupo para promoção de saúde mental.
Palavras-chave: Psicanálise, Arte, Promoção de saúde, Reabilitação.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental do adulto em diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.
Autor(a): Eleise Gálter Andreoli Lotito
Orientador(a): Profa. Dra. Caroline Francisca Eltink
Data: 18/12/2023
Resumo: A evasão escolar é um problema existente no Brasil e internacionalmente. Entende-se evasão como o desligamento do aluno de uma instituição na qual estava matriculado. Os objetivos gerais do estudo foram compreender os fatores que levaram alunos a se matricular no curso técnico em administração, e elaborar um programa de intervenção grupal para alunos matriculados em um curso técnico em administração, focando-se na escolha profissional dos participantes e na permanência ou não no curso. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, desenvolvido com 10 ex-alunos evadidos dos mesmos cursos e com um grupo de 11 alunos matriculados. Os dados obtidos por meio dos formulários e da análise dos encontros com o grupo de alunos permitiu construir 6 categorias de análise, 4 referentes aos alunos, as quais abordam as temáticas da escolha profissional, das expectativas de futuro profissional e à percepção do processo interventivo, e duas referentes aos dados obtidos por meio dos formulários enviados aos ex-alunos, abordando as temáticas: motivos das escolhas profissionais, perspectivas de futuro e motivos da evasão. A maioria dos alunos ingressou nos cursos buscando qualificação profissional para, futuramente, ingressar em cursos de nível superior (53%). A necessidade de trabalhar foi a principal causa de evasão (34%), sendo este um fator externo à instituição e que não pode ser controlado por ela. Entretanto, a falta de identificação com o curso também emergiu como causa da evasão, sendo este um fator interno à instituição, e que pode ser manejado. A intervenção grupal com os alunos matriculados mostrou-se eficaz, sendo que os participantes a avaliaram positivamente, destacando seu impacto no autoconhecimento e na reflexão sobre suas escolhas profissionais. Os resultados indicam que intervenções semelhantes podem ser aplicadas em outros cursos, com o objetivo de contribuir com a redução da emergência de fatores internos à instituição causadores da evasão, possibilitando o sucesso escolar dos alunos e sua qualificação profissional. Novos estudos precisam ser desenvolvidos aplicando-se a intervenção grupal desenvolvida neste estudo, objetivando-se confirmar ou refutar os resultados obtidos nesta pesquisa.
Palavras-chave: evasão escolar. adulto jovem. processos grupais. educação profissionalizante.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde Mental nos diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.
Autor(a): Ana Julia Murari de Amorim
Orientador(a): Profa. Dra. Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Data: 19/12/2023
Resumo: A viuvez vai além da perda física e do estado civil, a mulher passa por um processo de busca de sentido para a nova realidade. Objetivou-se analisar o desenho-estória-temático como recurso para compreender a situação de luto em viúvas por morte repentina do companheiro, desvelando os aspectos internos presentes na elaboração da perda. Para tanto, foi utilizada a metodologia clínico-qualitativa com estudos de casos múltiplos. Foram participantes seis viúvas entre 30 e 52 anos, com morte repentina dos companheiros nos últimos dois anos, e com filhos de 0 a 18 anos que não estivessem trabalhando. Utilizou-se como instrumentos: duas entrevistas semiestruturada, o desenho-estória-temático com uma sessão de devolutiva. Os resultados foram agrupados em categorias de análise, sendo elas: a primeira sobre o relacionamento amoroso e o luto, em que duas participantes viveram relacionamentos abusivos e, no momento da pesquisa, se encontravam em novos relacionamentos. A segunda foi sobre a maternidade no processo de viuvez, pois todas as participantes anularam o seu luto para cuidar da dor dos filhos, colocando-os como o centro de sua vida. A terceira categoria sobre rede de apoio após a morte, em que uma viúva não pôde contar com rede de apoio e duas delas puderam contar com os familiares e amigos inicialmente, mas tiveram a perda de outro familiar em um pequeno espaço de tempo e se tornaram o apoio da família. A quarta categoria foi sobre a reelaboração da perda após a realização do desenho-estória-temático e sua eficácia no processo de luto. Conclui-se que o desenho-estória foi um recurso terapêutico que contribuiu na elaboração do luto.
Palavras-chave: luto; viuvez; maternidade; relacionamento conjugal; técnicas psicológicas.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde Mental do adulto nos diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.
Autor(a): Geane Suzamar Novaes
Orientador(a): Profa. Dra. Ana Carolina Ferreira Castanho
Data: 20/12/2023
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-participante, qualitativa, cujo objetivo principal foi conhecer o acolhimento institucional na perspectiva de crianças e adolescentes de 8 a 12 anos de idade, em uma instituição municipal de acolhimento na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em Pesquisa CEP/CONEP e pelo comitê de ética da Secretaria da Assistência Social de uma cidade do interior de São Paulo. Foram realizadas sete oficinas, norteadas por questões reflexivas acerca da experiência do acolhimento institucional, vivenciadas pelos participantes; após as oficinas, foi realizada uma caracterização temática dos dados, que foram analisados sob o referencial da teoria ecológica de Urie Bronfrenbrenner. Foram encontradas duas categorias: a primeira denominada "A chegada", marcada pelo momento do acolhimento e as transições ecológicas envolvidas; e a segunda categoria "Processos", que apontou os sentimentos e movimentos que são evocados no processo de acolhimento institucional, nesta categoria, desenvolveram-se as subcategorias; Reinstitucionalização e vulnerabilidade, Cuidado e afeto, Ambiguidades, Aprisionamento, Saudade e solidão e Falta de esclarecimento traz insegurança. Conclui-se que as crianças e adolescentes, inseridas no contexto institucional em regime de acolhimento, passam por uma transição ecológica, de forma abrupta permeada por sentimentos ambivalentes, elas entendem o processo por que estão passando como necessário, frente a situações em que estavam vivendo, porém, reconhecem as dores que perpassam esta experiência.
Palavras-chave: Criança; adolescente; criança acolhida.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Autor(a): Maria Fernanda Pinheiro da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni
Data: 20/12/2023
Resumo: O estresse ocupacional tem sido uma grande preocupação, sobretudo entre os trabalhadores do setor de saúde, e a literatura indica a necessidade da atividade física para o seu gerenciamento. Objetivou-se analisar a eficácia de um programa estruturado de psicoeducação e atividades físicas recreativas para gerenciamento e controle do estresse ocupacional. Foram analisados dois casos nos quais o programa foi aplicado: UBS, com 12 participantes, e Hospital, com 29 participantes. Nos dois casos, realizou-se teste-reteste com o IPEEB - Inventário de Percepção de Estresse e Estressores de Benzoni e 6 encontros grupais de 60 minutos cada. Iniciou-se com uma palestra psicoeducativa sobre estresse e suas consequências, cinco encontros com atividades físicas recreativas, com alongamentos, jogos de interação e estimulação fisiológica, integrados com discussão de crenças identificadas na avaliação inicial. Os grupos naturalmente apresentaram dinâmicas diferentes, porém, com evolução na compreensão do estresse. Os resultados do teste-reteste, na soma dos dois casos, apresentaram diferenças significativas (p ≤ 0,05) pelo teste de Wilcoxon na percepção geral de estresse, cognições e comportamentos estressores, condições de relaxamentos e estressores sociais. Considerando cada um dos casos, observou-se redução considerável na percepção geral de estresse (Hospital 1,04 - 0,90 e UBS 0,96 - 0,92) dos estressores no ambiente de trabalho (Hospital 0,78 - 0,51 e UBS 1,08 - 0,92); estressores da carga de trabalho (Hospital 0,80 - 0,69); cognições e comportamentos estressores (Hospital 1,34 - 0,98); estressores da vida familiar (Hospital 1,21 - 1,05 e UBS 0,97 - 0,65), preocupação com a saúde física (Hospital 1,06 - 0,98 e UBS 1,00 - 0,86); nas condições de relaxamento (Hospital 1,34 - 1,16 e UBS 1,19 - 0,77) e estressores dos relacionamentos sociais (Hospital 0,54 - 0,38 e UBS 0,75 - 0,45). Observou-se alguns fatores que, devido a variáveis externas, apresentaram médias maiores no reteste, o que pode ter elevado a média geral e uma diferença não significativa no teste-reteste. Os resultados apontam para a eficácia do programa e a importância da interdisciplinaridade cognitivismo/educação física no gerenciamento e controle do estresse.
Palavras-chave: Estresse Ocupacional; Atividade física; Intervenção cognitiva.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental do adulto em diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.
Autor(a): Taís Elene Junqueira Neme
Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel
Data: 22/12/2023
Resumo: Dentre as diversas estratégias de atendimento a usuários de álcool e outras drogas utilizadas em todo o mundo, uma prática amplamente disseminada, mas subutilizada no Brasil, é o Acompanhamento Terapêutico em Grupo (ATG). Este estudo teve como objetivo aplicar e analisar a prática do Acompanhamento Terapêutico, considerando-o como um fator diferencial na melhoria da reabilitação e reinserção de usuários de álcool e outras drogas, analisando um grupo que passou por um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS ad), que atende pessoas com essa problemática, o qual faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde). Para compor a amostra de indivíduos a serem acompanhados, foi formado um grupo com 8 usuários que apresentavam demandas semelhantes relacionadas ao processo de ressocialização. Durante quatro meses, foram realizadas visitas a locais de lazer na cidade, centros comerciais, culturais, escolas, centros profissionais e outros locais, de acordo com o interesse, desejo e disponibilidade do grupo, totalizando 10 encontros semanais. O projeto foi inicialmente apresentado à equipe de trabalho do CAPS ad, que avaliou o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada usuário e forneceu indicações para a participação dos usuários no grupo. Foram indicadas pessoas que demonstravam necessidade de apoio na reabilitação e reinserção social e que estavam em condições físicas e emocionais para participarem. Com o objetivo de tornar a abordagem do ATG acessível a outras pessoas, a equipe foi treinada, orientada e supervisionada pela autora deste estudo e por sua orientadora. Isso garantiu a participação de um membro da equipe do CAPS ad e uma estagiária de psicologia para auxiliá-los nas atividades. O transporte dos usuários foi providenciado pela instituição envolvida. Após quatro meses de encontros, foi realizada uma atividade de encerramento, seguindo o modelo de Grupo Operativo, com a tarefa de avaliação do ATG pelos usuários acompanhados. Durante esse último encontro, os usuários expressaram suas opiniões, satisfações e preocupações em relação à experiência vivida. Os dados coletados nesse Grupo Operativo foram submetidos à análise de conteúdo temática para compreender qualitativamente os significados atribuídos ao ATG pelos usuários. Como complemento aos dados coletados, foram feitos registros em um Diário de Campo, integrando aspectos relevantes de cada encontro com a avaliação final realizada pelos usuários no Grupo Operativo.
Palavras-chave: SAcompanhamento Terapêutico; Grupos; CAPS ad; Tratamento; Usuários de drogas.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental do adulto em diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.
Autor(a): Carlos Jean Rodrigues Lopes
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Benzoni
Data: 22/12/2023
Resumo: O trabalho na área de segurança pública é notadamente insalubre e se configura entre as profissões mais estressantes. Objetivou-se desenvolver e testar um protocolo cognitivo, de gerenciamento do estresse, para aconselhamento psicológico de profissionais da segurança pública. A partir da literatura sobre aconselhamento psicológico e gerenciamento do estresse, desenvolveu-se um programa de seis encontros semanais de 50 minutos cada, estruturados a partir das necessidades identificadas em cada caso pelo IPEEB (Inventário de Percepção de Estresse e de Estressores de Benzoni). Utilizou-se a metodologia teste-reteste com o IPEEB para avaliação do processo. Realizou-se dois casos de mulheres (P1, 37 anos e P2, 30 anos), respectivamente de uma corporação da polícia municipal e polícia militar. No primeiro encontro, foi aplicado o IPEEB e realizada uma entrevista de anamnese focada na situação atual da participante. As duas participantes apresentaram no IPEEB uma alta percepção geral de estresse em comparação à média populacional (P1 = 3,52 e P2 = 1,90), o que estava, nos dois casos, se originando nas dificuldades conjugais devido a ciúmes por trabalharem junto a muitos homens e, também de dificuldades financeiras por que estavam passando. Durante os três encontros seguintes, foram trabalhados treino de resolução de problemas, treino de assertividade, estímulo aos autocuidados estéticos e o foco na melhora da autoestima. No quinto encontro, foi realizado um resgate dos conteúdos trabalhados, atrelando-os ao histórico pessoal de cada participante. No quinto encontro também, foi reaplicado o IPEEB e no sexto encontro uma devolutiva do processo todo, finalizando com orientações de prosseguimento ou não com psicoterapia. Os resultados do teste-reteste apontaram expressiva melhora na percepção geral de estresse das participantes (P1 = 1,17 e P2 = 0,55), melhora nos indicadores específicos de estressores e no estado geral de saúde biopsicossocial. Os resultados apontam para a eficácia de programas estruturados para gerenciamento do estresse e melhoria da qualidade de vida.
Palavras-chave: Estresse; Trabalho; Psicoterapia.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais.
Linha de Pesquisa: Saúde mental do adulto em diferentes contextos institucionais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Saúde Mental nos contextos institucionais.