Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação
Linha 1 - Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Esta linha privilegia os inúmeros desafios em virtude das mudanças que vêm acontecendo na produção com inserção de novas tecnologias, processo de gestão, sistemas de comunicação e controle em redes produtivas.
Projeto de Pesquisa 1: Gestão da Produção e Inovação na Agricultura, Indústria e Serviços
Descrição: O projeto integrado agrega áreas de conhecimento multidisciplinar. A gestão permeia diversas dessas áreas com aspectos peculiares a cada uma, mantendo a fundamentação original em (1) logística, que trata do deslocamento de pessoas e cargas; (2) produção agrícola, que incorpora informações, meios e técnicas de produção, incluindo agricultura familiar e insegurança alimentar; (3) qualidade, como interface entre conhecimento e gestão; bem como (4) processo produtivo de sistemas de informação e artefatos, além das questões de (5) negócios e serviços digitais operados por empresas de diferentes portes, instituições de ensino públicas e privadas ou pessoas físicas; (6) gestão da inovação, que estabelece meios e métodos para gerar valor e concretizar ideias e projetos empreendedores na área de produção; e (7) Indústria 4.0 e suas derivações, transformação digital da produção e seus impactos na sociedade.
Membros: Ana Lucia Figueiredo Facin; Irenilza de Alencar Nääs; Giancarlo Medeiros Pereira, João Gilberto Mendes dos Reis; Marcelo Tsuguio Okano (responsável); Oduvaldo Vendrametto; Rodrigo Franco Gonçalves
Projeto de Pesquisa 2: Gestão e Inovação de Tecnologias e Mecanismos para a Redução da Insegurança Alimentar
Descrição: A insegurança alimentar no Brasil atingiu proporções em que todos os esforços da sociedade devem ser acionados no sentido de reduzi-la. A contribuição da pesquisa acadêmica deve se associar a esse esforço que é desafiador e multidisciplinar. A redução de custos da cadeia produtiva com aplicação de artefatos na logística, na compra, transporte, armazenamentos, distribuição e consumo. Tecnologias de controles para balancear o preparo dos alimentos em quantidade com a demanda, assim como as prescrições de variedade e qualidade em função dos nutrientes, adoção de sistemas racionais para aproveitamento e destinação de sobras e descartes ambientalmente correto de resíduos. Desenvolvimento de tecnologias e técnicas que deem amparo ao produtor familiar para facilitar seu cadastramento, participar das chamadas públicas do PNAE, PAA e bancos de alimentos, melhorando seus rendimentos e diversificando sua produção de alimentos.
Membros: Irenilza de Alencar Nääs; João Gilberto Mendes dos Reis; Marcelo Tsuguio Okano; Oduvaldo Vendrametto (responsável)
Projeto de Pesquisa 3: Transformação Digital e Gestão da Inovação na Produção de Bens e Serviços
Descrição: O projeto envolve o desenvolvimento de pesquisa e aplicações relacionadas à transformação digital e seus desdobramentos: a Indústria 4.0 ou manufatura avançada; a aplicação de tecnologias digitais em serviços e em agricultura; a inovação em modelos de negócios; o estudo das tecnologias emergentes, bem como a relação destas com a sociedade, economia e meio-ambiente.
Membros: Ana Lucia Figueiredo Facin; Marcelo Tsuguio Okano; Rodrigo Franco Gonçalves (responsável)
Linha 2 - Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção
A linha aborda um conjunto de técnicas computacionais e ferramentas matemáticas necessárias na busca de soluções de problemas de Engenharia, buscando traduzir matematicamente o raciocínio e análise para formular adequadamente suas soluções.
Projeto de Pesquisa 4: Aplicação de Lógicas não Clássicas, Modelagem Matemática, Teoria de Decisão e Simulação nas Cadeias Produtivas.
Descrição: O projeto utiliza logica não clássica, modelagem matemática, teoria de decisão e simulação nas cadeias produtivas para diversos processos de escala industrial, sujeitos a condições especiais que devem ser controladas, principalmente considerando os padrões internacionais de exportação.
Membros: Irenilza de Alencar Nääs (responsável); Jair Minoro Abe; João Gilberto Mendes dos Reis
Projeto de Pesquisa 5: Métodos Quantitativos, Computacionais e Tecnológicos
Descrição: O projeto trata da organização, análise, interpretação e apresentação de dados numéricos, com foco nos seguintes tópicos (1) Tecnologia de fabricação inteligente; (2) Insights tecnológicos essenciais para a fábrica inteligente; (3) Automação e Robótica; e (4) Inovação e a relação entre métodos computacionais e engenharia de produção, incluindo o estudo de Redes Neurais Artificiais; Algoritmos genéticos; Computação Evolutiva; Lógica Fuzzy, Lógica Paraconsistente, Aprendizado Profundo (Deep Learning) e técnicas de otimização para sistemas complexos.
Membros: Irenilza de Alencar Nääs; Jair Minoro Abe (responsável); João Gilberto Mendes dos Reis; Rodrigo Franco Gonçalves
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Linha 3 - Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Esta linha de pesquisa aborda a interface entre meio ambiente e setor produtivo, com foco nas relações que afetam a competitividade dos diferentes sistemas produtivos em suas diversas escalas. São discutidos, utilizados e/ou desenvolvidos conceitos e ferramentas quantitativas, sob a óptica da Produção Mais Limpa e da Economia Circular.
Projeto de Pesquisa 6: Economia Circular e Sustentabilidade para a Competitividade: Gestão Baseada em Valoração Sistêmica
Descrição: O projeto de pesquisa visa identificar e/ou propor ferramentas de gestão da produção baseada em valoração sistêmica e objetiva, utilizando-se dos mais importantes conceitos e ferramentas científicas com foco na sustentabilidade como pegada ecológica, contabilidade ambiental baseada em eMergia, análise do ciclo de vida, entre outros. Como objetivo final, busca-se a desejável e necessária transição para a uma economia circular em substituição à economia linear de extração, produção e descarte. Embora os conceitos de sustentabilidade e economia circular tenham origens e fundamentações diferentes, eles estão inter-relacionados e são considerados fundamentais para a viabilização de modelos de gestão baseados em valoração sistêmica, tornando os sistemas produtivos mais competitivos para um mercado cada vez mais consciente e exigente. Mercado de carbono, cidades inteligentes e sustentáveis, ecologia e simbiose industrial são temas discutidos neste projeto frente às exigências sociais, econômicas e ambientais de uma economia circular moderna.
Membros: Biagio Fernando Giannetti; Cecília Maria Villas Bôas de Almeida; Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Projeto de Pesquisa 7: Planejamento e Gestão em Busca de Cadeias de Produção Mais Sustentáveis: Processo, Produto, Consumo E Descarte
Descrição: O projeto ressalta a importância da integração entre cadeias de produção, o meio ambiente e a sociedade, avaliando de forma sistêmica o ciclo de vida de produtos e processos em busca da sustentabilidade. Incluem-se sistemas agropecuários e industriais avaliados sob uma abordagem ampla que inclui desde o design do produto, a origem das matérias primas, os processos de transformação, a entrega do produto final ao consumidor, até alternativas de gerenciamento de resíduos. Ferramentas de planejamento, gestão, e qualidade são consideradas, assim como outras que resultem em indicadores quantitativos para auxiliar em diagnósticos e tomadas de decisão em busca de sistemas de produção mais sustentáveis.
Membros: Biagio Fernando Giannetti; Cecília Maria Villas Bôas de Almeida; Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Infraestrutura:
A UNIP disponibiliza:
- Três salas para estudo e reuniões de projetos do prédio da Bacelar, salas completas de aulas teóricas e seminários para docentes e alunos;
- Três laboratórios de pesquisa com área de 347 m2 e com 32 microcomputadores;
- LaProma – Laboratório de Produção e Meio Ambiente;
- LabPPSoft – Laboratório de Pesquisa em Modelos e Ferramentas para Gestão da Informação;
- LAREPP – Laboratório de Redes de Empresas e Planejamento da Produção;
- Conjunto de softwares necessários às pesquisas e acesso às bibliotecas digitais por meio da rede mundial;
- Biblioteca Central com material bibliográfico classificado pela CDU e acesso a bases de dados nacionais e internacionais;
- Portais IEEE Xplore, Base de Dados EBSCO Host, Ged Web, Interscience, Science Direct e Scielo;
- Apoio Administrativo dado pela Secretaria aos alunos e professores do Programa.