A auto avaliação do programa foi organizada de forma a atender às metas e demandas da CAPES. Além disso, o sistema de autoavaliação utilizado pelo PPGEP está em consonância com o sistema de autoavaliação institucional, estabelecido pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, disponível em https://www.unip.br/universidade/cpa.aspx. As ações de mitigação ou aprimoramentos implantados consideraram o descrito no Planejamento Estratégico do Programa. As autoavaliações se dividiram em qualitativa, quantitativa, e quali-quantitativa.
Essa avaliação considerou as demandas da CAPES em relação ao atendimento às metas e ações definidas no Planejamento Estratégico, conforme análise SWOT. Essa análise foi construída e revisada coletivamente pelo corpo docente em reuniões de planejamento realizadas desde fevereiro de 2021. Os elementos: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, bem como as metas e ações estratégicas foram avaliados no início de cada ano do quadriênio em questão, em reuniões de planejamento realizadas uma semana antes do início das aulas com a presença de todos os professores. Com base nos demais itens da avaliação da CAPES, procedeu-se ao acompanhamento sistemático dos resultados acadêmicos dos candidatos que poderiam compor os destaques do programa.