Programa de Pós-Graduação participa da Décima Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial
No dia 27 de agosto, no campus Indianópolis, pesquisadores de 23 instituições de ensino e pesquisa de sete estados do Brasil reuniram-se na décima edição da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial – Eclesiocom.
Direcionados pela temática central Comunicação, Religião e Cidades, os professores Edin Sued Abumansur, Luis Mauro de Sá Martino e Maurício Ribeiro da Silva ministraram, no período da manhã, três conferências. Na primeira, o doutor em Ciências Sociais e professor do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, Edin Sued Abumansur, provocou uma reflexão sobre as diversas definições de religião, a partir de uma visão sociológica, destacando a diferença entre a religião nas sociedades arcaicas e modernas.
Luis Mauro de Sá Martino, doutor em Ciências Sociais e professor do Programa de Mestrado em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, ministrou a segunda conferência do dia. Em sua fala, abordou questões sobre a midiatização e o pluralismo religioso na cidade. Para ele, a mídia potencializa a alteridade da religiosidade e a midiatização amplifica a presença da religião na sociedade.
A última conferência foi proferida pelo doutor em Comunicação e Semiótica, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, Maurício Ribeiro da Silva. O professor frisou que a cidade é um produto da história e um espaço no qual se relacionam os elementos do imaginário, inclusive no campo religioso.
Após o episódio, os mais de 60 participantes retomaram as atividades normais com a realização dos Grupos de Trabalho – GT. Neste ano, o evento contou com 53 pesquisas aprovadas. Foram organizados dez GTs, que abordaram em seus trabalhos Religião, Cidade e Espaço Público Midiatizado; Mídia e autoridades religiosas; Religião e Ciberespaço; Corpo, Gênero e Imaginário Midiático; Cristianismo Midiático I; Cristianismo Midiático II; Mídia e Diversidades Religiosas; Mídia, Religião e Política; Rito, consumo e espetáculo em tempos de midiatização, e Processos Comunicacionais e Religião.
A edição da Eclesiocom aconteceu graças à parceria celebrada entre a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, a Universidade Metodista de São Paulo e a Universidade Paulista (UNIP).
Segundo o professor da UNIP e coordenador local do evento, Jorge Miklos, a realização da Eclesiocom também foi uma oportunidade de consolidação das parcerias entre os Grupos de Pesquisa das duas universidades, além de dar maior visibilidade ao campo de pesquisa em Mídia e Religião, em franca expansão nas investigações em comunicação. 'Não é mais possível estudar comunicação no Brasil sem levar em conta o lugar da religião, bem como não é mais possível estudar religião sem levar em conta os processos comunicacionais que com ela interagem'.
Os anais com todos os trabalhos aprovados e apresentados estão disponíveis para consulta no site.