Professor da Pós-Graduação em Comunicação lança livro em parceria com de Madrid
Os professores Antonio Adami, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, e Manuel Fernández-Sande, diretor responsável pelo Departamento de Jornalismo IV, da Faculdade de Ciências da Informação da Universidad Complutense Madrid (UCM), publicaram o livro 100 anos do rádio Brasil-Espanha e as revistas radiofônicas. Publicada pela Atena Editora, no formato digital (eBook), é possível realizar o download gratuito da obra.
O livro será oficialmente lançado em fevereiro de 2024, quando da visita do professor Fernández-Sande ao Brasil. Uma apresentação prévia já foi realizada para os grupos de pesquisa Mídia, Cultura e Memória da UNIP e Análisis de la Información Periodística y la Divulgación Cultural y Científica en los Medios da UCM.
O objetivo da obra é analisar o nascimento e a evolução do rádio a partir dos anos 1920, tanto no Brasil quanto na Espanha, destacando o papel crucial das revistas de rádio nesse processo.
O rádio nasceu oficialmente em 1922 no Brasil e em 1924 na Espanha, com experiências similares. Os países passaram por momentos políticos parecidos, extremamente conturbados, que culminaram na Revolução Constitucionalista (1932) e na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), com o fechamento de rádios por Getúlio Vargas (Brasil) e Franco (na Espanha). Em ambos, as rádios foram vetores de crescimento das revistas que, por sua vez, foram vetores de crescimento das rádios. Por isso as revistas foram tão importantes. O livro possui muitas imagens de capas e páginas de revistas originais do Brasil e da Espanha dos anos 1920 a 1950.
O trabalho é resultado de onze anos de intercâmbio entre os dois grupos de pesquisa e foi criado um site para uma maior integração de pesquisas intergrupos internacionais: www.radiobrasilespanha.com.br.