Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Dissertações Defendidas - 1998

Título: Avaliação Comparativa “In Vivo” da Qualidade de Adaptação de Cones de Guta-Percha Estandardizados e Calibrosos à Região Apical Através da Sensação Táctil e Análise Radiográfica.
Autor(a): Camilla de Freitas Carvalho
Orientador(a): Abílio Albuquerque Maranhão de Moura
Data da defesa: 05/08/1998
Resumo: O tratamento endodôntico, no que concerne aos aspectos técnicos, têm como objetivo final a obturação tridimensional do canal radicular. Referindo-se ao vedamento da porção apical, independentemente da técnica empregada, fica evidente a necessidade da correta adaptação do cone mestre, impedindo desta forma, a infiltração de microorganismos e fluídos orgânicos na interface material obturador/parede do canal, mantendo, assim, as condições adequadas obtidas durante a fase de sanificação, condição ímpar para que o processo de cura seja alcançado.
Baseados nestes fatos, o propósito deste experimento foi avaliar, in vivo, o selamento apical frente aos testes táctil e radiográfico de cones de guta-percha estandardizados e de cones de guta-percha estandardizados, porém calibrados na régua calibradora para cones, marca Maillefer.
Após a coleta dos dados, pode-se verificar que tanto frente ao teste táctil como ao radiográfico, os cones de guta-percha estandardizados calibrados, adaptam-se melhor à região apical quando comparados aos estandardizados não calibrados. Os dados assim obtidos foram tabulados e após o teste Qui-Quadrado, observou-se diferença estatisticamente significante ao nível de1% (a=0,01).

Palavras-chave: Cones; Região Apical; Avaliação.
Área de Concentração: Endodontia
Linha de Pesquisa: Diagnóstico e Terapia Endodôntica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Diagnóstico e terapia em Endodontia.


Título: Evolução da Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida (Aids-Sida) na Clínica o Odontológica. O papel do Cirurgião Dentista. Mandibular em Maxilo-mandibular.
Autor(a): José A. Jam de Melo
Orientador(a): Nicolau Tortamano
Data da defesa: 27/08/1998
Resumo: O autor evidência nesta dissertação: 1) a evolução da infecção pelo HIV na clínica odontológica, mostrando a sua transmissão e evolução nos seus diferentes estágios; 2) a epidemiologia no mundo e no Brasil, em especial na clínica odontológica, o papel do cirurgião-dentista, discutindo os seus procedimentos, diante dos pacientes e suas manifestações bucais, como a sua própria biossegurança durante o trabalho.

Palavras-chave: Aids, SIDA, Síndrome, Cirurgião dentista.
Área de Concentração: Diagnóstico Bucal – Semiologia
Linha de Pesquisa: Esquemas Terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais; avaliação clínica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Esquemas terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais.


Título: Uso da Crioterapia no Tratamento dos Queratocistos Odontogênicos.
Autor(a): Eduardo Lerner
Orientador(a): Joaquim Raphael de Campos Cavalcanti
Data da defesa: 03/09/1998
Resumo: O Queratocisto é o terceiro mais insidioso cisto odontogênico da cavidade oral. Seu grande problema é a alta taxa de recidiva e os autores tentam justificá-Ia através de suas caraterísticas biológicas, tais como a alta atividade mitótica da cápsula cística, presença de cistos "filhotes" ou satélites e epitélio cístico fino e friável. Existe uma dificuldade muito grande de remoção completa da cápsula cística; portanto, há vários métodos de tratamento descritos, cada um com suas vantagens, contra-indicações, e taxas de recorrências. Os métodos de tratamento mais conhecidos são a enucleação com fechamento primário, tapizamento, refecção marsupualização, enucleação com posterior aplicação de agente esclerosante (solução de Carnoy), aplicação de solução de Carnoy previamente à enucleação, enucleação com posterior crioterapia complementar. A crioterapia é um método utilizado no tratamento complementar da loja cirúrgica, com o objetivo de eliminar qualquer resto da cápsula cística remanescente.

Palavras-chave: Queratocistos; Crioterapia; Tratamento.
Área de Concentração: Diagnóstico Bucal – Semiologia
Linha de Pesquisa: Esquemas Terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais; avaliação clínica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Esquemas terapêuticos preventivos e curativos Propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais.


Título: Contribuição ao Estudo dos Sistemas Adesivos Dentinários Utilizados Sob Restaurações de Resina Composta. Ênfase em Biocompatibilidade, Microinfiltração Marginal e Resistência Adesiva.
Autor(a): Wagner José Silva Ursi
Orientador(a): Jose Leonardo Simone
Data da defesa: 25/09/1998
Resumo: Desde o desenvolvimento da técnica do condicionamento ácido do esmalte (BUONOCORE, 1955), incessantes pesquisas têm surgido no meio odontológico, buscando alcançar uma adesão eficaz de materiais restauradores também com a estrutura dentinária. Os adesivos dentinários, hoje em sua quarta geração, apresentam resultados mais promissores em relação aos seus antecessores, uma vez que melhores resultados clínicos e laboratoriais têm sido alcançados. Porém, a adesão à dentina continua menos previsível e eficaz em relação ao esmalte, principalmente devido à variabilidade química e estrutural que o substrato apresenta. Segundo a grande maioria dos autores pesquisados, cavidades médias ou rasas, circundadas totalmente por esmalte condicionável por ácidos, dispensam a utilização de materiais protetores do complexo dentina-polpa, uma vez que a infiltração marginal nestes casos é evitada. Todavia, o condicionamento ácido em cavidades profundas ou mesmo sobre exposições pulpares, que tem sido amplamente divulgado, está longe de representar um consenso. Testes de resistência adesiva ao cisalhamento, que no passado eram utilizados como determinantes da capacidade de selamento de um agente, atualmente não apresentam tamanha confiabilidade, pois não existe comprovada relação entre estas características. Além disso, na maioria dos trabalhos pesquisados, os sistemas adesivos dentinários de 4 ª. geração fracassaram em conseguir um selamento hermético da restauração, em cavidades com paredes localizadas em dentina .

Palavras-chave: Adesivos; Resinas; Propriedades.
Área de Concentração: Diagnóstico Bucal – Semiologia
Linha de Pesquisa: Esquemas Terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais; avaliação clínica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Esquemas terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais.


Título: Atuação do Laser CO2 de Alta Potência Sobre o Esmalte Dental: Ablação de Cárie.
Autor(a): Leda Regina Fernandes Mugayar
Orientador(a): Luiz Octávio Coelho Guimarães
Data da defesa: 10/12/1998
Resumo: A utilização dos raios laser na Odontologia vem aproximadamente há 20 anos sendo pesquisada, buscando-se o desenvolvimento, num futuro próximo, das técnicas que viabilizam a execução dos diversos tratamentos odontológicos.
Atualmente, o objetivo básico dos estudos realizados é eleger a metodologia mais eficaz e de menores proporções danosas aos tecidos dentais e bucais.
Este estudo, por sua vez, visa avaliar a utilização de um protótipo comercial de um laser de CO2, super-pulsátil – Medical Optics Laser – único deste tipo, para a ablação de cárie no esmalte dental, em situações de higidez e desmineralização (artificial) desta superfície. Para tanto, utilizaram-se cortes histológicos de terceiros molares extraídos e não irrompidos.
Por ser um aparelho de alta potência, serão avaliados os parâmetros em que melhor se realiza a ablação em esmalte, determinando-se as condições de irradiação, denominadas “fluência” e “sport size”, que demonstram ser clinicamente relevantes para a remoção de tecido cariado.
Observou-se que a utilização do laser de CO2 super-pulsátil, em como satisfatória para a ablação de cárie em esmalte dental.

Palavras-chave: CO2; Esmalte; Cárie; Ablação.
Área de Concentração: Diagnóstico Bucal – Semiologia
Linha de Pesquisa: Esquemas Terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais; avaliação clínica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Aplicação do laser em odontologia


Título: Métodos de Selamento de Fístulas Buco-Sinusais Através de Retalhos.
Autor(a): Luiz Alberto Ballangio
Orientador(a): Marcos Vianna Gayotto
Data da defesa: 10/12/1998
Resumo: As exodontias são a maior causa do surgimento de uma comunicação buco-sinusal, que, se não tratada adequadamente, evolui para uma fístula buço-sinusal.
O tratamento imediato obtém melhores resultados quando da ocorrência de perfuração óssea. A fístula buço-sinusal denota um processo crônico; portanto requer cuidados por parte do cirurgião. O seio maxilar não pode apresentar processo infeccioso agudo, o que resultaria no fracasso do selamento destas fístulas, independentemente da técnica cirúrgica utilizada.
O retalho, segundo os autores, seja ele vestibular ou palatino, deve apresentar boa irrigação sanguínea e, uma vez posicionado em seu leito receptor, não pode haver tensão.
V árias técnicas de retalhos foram estudadas. Os autores apresentam suas indicações, mas cabe ao Cirurgião-Dentista, com seus conhecimentos, selecionar a técnica e o tipo de retalho em cada caso na solução desta patologia que é a fístula buço-sinusal.

Palavras-chave: Fístulas, Buco– sinusais, Retalhos.
Área de Concentração: Diagnóstico Bucal – Semiologia
Linha de Pesquisa:Esquemas Terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais; avaliação clínica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Esquemas terapêuticos preventivos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças bucais.


Título: Contribuição ao Estudo do Tratamento Cirúrgico das Discrepâncias Transversais Maxilares em Adultos.
Autor(a): Marcos Cesar Pitta
Orientador(a): Antonio Sylvio Nosé
Data da defesa: 15/12/1998
Resumo: A expansão maxilar rápida assistida cirurgicamente é uma técnica utilizada com a finalidade de aumentar o diâmetro transverso da maxila. Este procedimento é indicado para pacientes portadores de atresia maxilar, nos quais já tenha ocorrido a ossificação das suturas cranianas, sendo impossível a movimentação das lâminas palatinas através dos aparelhos ortopédicos convencionais. Através das osteotomias realizadas na maxila, torna-se possível a movimentação gradativa das lâminas palatinas por meio de um expansor ortopédico que é instalado na maxila.

Palavras-chave: Maxilares, Discrepâncias, Cirurgia.
Área de Concentração: Clínica Infantil – Ortodontia
Linha de Pesquisa:Alterações dentofaciais: diagnóstico, prevenção e tratamento.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estudos aplicados à Ortodontia - Ortopedia Facial.