Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Didática do Ensino Superior

Ementa

Fundamentaçao teórica das habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos necessários para o desempenho adequado da funçao docente em nível superior. Análise crítica do papel da Didática na preparaçao e formaçao profissional do professor-educador. Desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino com vistas a melhoria do desempenho docente do professor universitário em sala de aula.

Bibliografia

Mizukami MGN. Ensino: as abordagens do processo. Sao Paulo: E.P.U; 2013. Gil AC. Didática do ensino superior. 1a ed. 8a reimp. Sao Paulo: Atlas; 2013. Libâneo JC. Didática. 2a ed. Sao Paulo: Cortez; 2013. Rios TA. Compreender e ensinar: por uma docencia da melhor qualidade. 8a ed. Sao Paulo: Cortez; 2013. Teodoro A, Vasconcelos ML. Ensinar e aprender no ensino superior. 3a ed. Sao Paulo: Cortez; 2013. Pimenta SG, Anastasiou LG. Docencia no ensino superior. 4a ed.1areimp. Sao Paulo: Cortez; 2012. Luckesi CC, et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17a ed. Sao Paulo: Cortez; 2012. Pimenta SG, Almeida MI. (Orgs.). Pedagogia universitária - caminhos para a formaçao de professores. Sao Paulo: Cortez; 2011. Masetto MT. Docencia na universidade. 10a ed. Campinas (SP): Papirus; 2009. Abdalla MFB. O senso prático de ser e estar na profissao. Sao Paulo: Cortez; 2006. Franco MAS. O lugar do professor na pesquisa educacional. Santos: Editora Universitária Leopoldianum; 2005. Anastasiou LGC , Alves LP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville (SC): Univille; 2003.