Laboratório de Produção e Meio Ambiente

LINHA DO TEMPO

A origem
1992 - O fundador do grupo de pesquisa, Prof. Biagio F. Giannetti, inicia suas atividades de docência na Universidade Paulista trabalhando sob a coordenação do Prof. Milton Caetano Ferreroni.
As primeiras pesquisas são realizadas no laboratório de pesquisa do Prof. Tibor Rabóczkay (IQ-USP) em eletroquímica ambiental, com apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Paulista (Programa Individual de Pesquisa para Docentes). As professoras Cecilia M. V. B. Almeida e Silvia H. Bonilla iniciam suas atividades de pesquisa como colaboradoras.

1995 - O grupo de pesquisa é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq (agência do Ministério da Ciência e Tecnologia para fomento da pesquisa científica, tecnológica e formação de recursos humanos para a pesquisa no Brasil). Os pesquisadores cadastrados são o Prof. Biagio F. Giannetti (líder do grupo) e as professoras Cecilia M. V. B. Almeida e Silvia H. Bonilla. Inicialmente o grupo de pesquisa tinha a denominação de ‘Físico-Química Teórica e Aplicada’, com a intensificação das pesquisas em meio ambiente o grupo de pesquisa muda a sua denominação para ‘Produção e Meio Ambiente’.

A instalação
1997 - O laboratório é instalado no novo andar construído no prédio Luís Góis I, Complexo do Campus Indianópolis, sendo destinada uma área de 250 m2. Inicialmente recebe o nome de LaFTA (Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada), posteriormente o nome muda para LaProMA (Laboratório de Produção e Meio Ambiente). As professoras Cecilia M. V. B. Almeida e Silvia H. Bonilla são contratadas e iniciam suas atividades de pesquisa no laboratório.
Os recursos de instalação são provenientes do projeto no 95/09333-2 (1997-2002, Programa Jovens Pesquisadores) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista.

O início das atividades de pesquisa em Produção e Meio Ambiente
1997 - O líder do grupo de pesquisa inicia suas atividades de orientação no recém formado Mestrado em Engenharia de Produção em Engenharia de Produção. São desenvolvidas pesquisas relacionadas a materiais e meio ambiente, estudos da estabilidade de metais em ambientes corrosivos, desenvolvimento de materiais úteis para a geração de energia mais limpa e exploração de uso industrial de ganga mineral. Nos anos subseqüentes as pesquisadoras Cecilia M. V. B. Almeida e Silvia H. Bonilla são incorporadas como docentes do Mestrado em Engenharia de Produção em Engenharia de Produção.
1998 - O Mestrado em Engenharia de Produção é recomendado pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, fundação do Mistério da Educação) e o laboratório de pesquisa começa a integrar os Relatórios CAPES como infra-estrutura de apoio.
São administradas as primeiras disciplinas em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial. A experiência adquirida e o material organizado permitiu a elaboração do primeiro livro em língua portuguesa sobre Ecologia Industrial.

1999 - O livro dos Professores Enzo Tiezzi e Nadia Marchettini ‘Che cos'e lo sviluppo sostenibile?: le basi scientifiche della sostenibilita e i guasti del pensiero único’ e posteriormente o livro do Prof. Howard T. Odum ‘Environmental Accounting: Emergy and environmental decision making’ são seminais para as pesquisas implantadas em Produção e Meio Ambiente que tratam de Indicadores de Sustentabilidade.

A inauguração oficial
1999 - A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prof. Francisco Romeu Landi, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Profa Marília Ancona-Lopez, Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Fábio Romeu de Carvalho, Vice-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças, por outras autoridades da Universidade e colegas acadêmicos.

A consolidação
1999 - O primeiro mestrando, que desenvolveu seu trabalho integralmente no laboratório de pesquisa, defende a sua dissertação. As primeiras defesas tratam de pesquisas relacionadas a materiais e meio ambiente (estabilidade de metais em ambientes corrosivos).
2001 - O primeiro artigo abordando a produção e o meio ambiente é publicado em periódico de circulação nacional.
2002 - Os pesquisadores do LaProMA tornam-se sócios fundadores da Mesa Paulista de Produção Mais Limpa durante a Primeira Semana Paulista de Produção Mais Limpa.
2003 - A primeira defesa de mestrado em Produção Mais Limpa aplicada a uma indústria de porte médio é finalizada.
O grupo de pesquisa implanta a área de concentração em Produção e Meio Ambiente e a linha de pesquisa em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial no Mestrado em Engenharia de Produção.

A expansão
2004 - A primeira publicação no periódico mais importante sobre Produção Mais Limpa, o Journal of Cleaner Production, abordando um caso de estudo de prospecção tecnológica para implantação da Ecologia Industrial no Brasil.
2005 - A Universidade Paulista e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção são signatários da Declaração Internacional de Produção Mais Limpa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
2006 - O livro ‘Ecologia Industrial: Conceitos, Ferramentas e Aplicações’ é publicado pela editora Blücher.
2007 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção obtém recomendação pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, fundação do Mistério da Educação) em nível de Doutorado.

A internacionalização
2007 - O Prof. Biagio Giannetti idealiza e organiza, juntamente com seu grupo de pesquisa, o ‘First International Workshop on Advances in Cleaner Production’. O evento contou com a participação de 111 instituições acadêmicas e teve 75 trabalhos apresentados.
Os pesquisadores do grupo são convidados pelo Editor Chefe do Journal of Cleaner Production, o Prof. Donald Huisingh, a fazerem parte do Conselho Editorial (Editorial Board) da renomada revista científica. Outro convite feito pelo Prof. Huisingh foi a publicação de um número especial na revista científica, que reunisse os melhores trabalhos apresentados durante o ‘First International Workshop on Advances in Cleaner Production’.
O Diretor Executivo da National Pollution Prevention Roundtable dos EUA, Jeffrey Burke, concede o título de associados aos pesquisadores do grupo.
2008 - Dois alunos de doutorado realizam o ‘Third European Advanced Course on Emergy and Complex Systems’ realizado na Universidade de Bolonha (Itália).
2009 - Comitiva formada por um professor e três alunos (dois alunos de doutorado e um aluno de mestrado) do grupo de pesquisa realizam atividades acadêmicas na universidade de Xangai Jiao Tong (China).
O grupo de pesquisa organiza o ‘Second Workshop International on Advances in Cleaner Production’ e novamente os pesquisadores do grupo são convidados pelo Editor Chefe, Prof. Donald Huisingh, do Journal of Cleaner Production a serem editores de número especial.
Os professores do grupo de pesquisa passam a integrar o corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Industrial na Especialização em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora (México).
Em maio de 2009, o grupo de pesquisa do LaProMA organiza o ‘Second International Workshop on Advances in Cleaner Production’. No evento, foram apresentados 92 trabalhos acadêmicos. A qualidade dos trabalhos apresentados resultou no convite, por parte do Journal of Cleaner Production, para a edição de um número especial do periódico contendo trabalhos apresentados no 2º Workshop.
2010 - O Journal of Cleaner Production publica o número especial “The roles of cleaner production in the sustainable development of modern societies” contendo os melhores trabalhos do ‘First Workshop International on Advances in Cleaner Production’.
2011 - É organizado, no campus Indianópolis da Universidade Paulista, o ‘Third International Workshop on Advances in Cleaner Production’. Mais uma vez, devida à qualidade dos 144 trabalhos acadêmicos apresentados, a revista científica Journal of Cleaner Production convidou os pesquisadores do grupo para a edição de um terceiro número especial.
Os pesquisadores do LaProMA editam o livro ‘Advances in Cleaner Production, Volume 01’. O livro reúne trabalhos de pesquisadores atuantes no campo de Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial. O livro é publicado pela editora americana NOVA Publishers.
Prof. Biagio Giannetti foi nomeado membro do Comitê de Pegada Ecológica do Global Footprtint Network, organização internacional que utiliza a Pegada Ecológica no auxílio à tomada de decisão no que se diz respeito à Produção Mais Limpa.
2012 - A Professora Cecília Almeida tornou-se Editora de Conteúdo (Subject Editor) da revista científica Journal of Cleaner Production.
O LaProMA recebeu os Professores Visitantes Luís Velázquez, Nora Munguía e Andrea Zavala da Universidade de Sonora (UNISON) no México e o Professor Donald Huisingh da Universidade do Tennessee-EUA.
2013 - O Journal of Cleaner Production publica o segundo e o terceiro números especiais, respectivamente intitulados “Key elements, stages and tools for a sustainable world” e “Cleaner Production initiatives and challenges for a sustainable world”, com os melhores trabalhos apresentados no 2° e 3° Workshops.
Mais uma edição do ‘International Workshop on Advances in Cleaner Production’ é organizada pelos pesquisadores do LaProMA. A quarta edição do evento, assim como a segunda e a terceira edições, apresenta notável crescimento em relação às edições anteriores. Novamente, a qualidade dos 166 trabalhos apresentados chama a atenção do Journal of Cleaner Production e o Editor-Chefe, Prof. Donald Huisingh, convida os pesquisadores do LaProMA a realizarem um quarto número especial na revista.
O Prof. Biagio Giannetti tornou-se Editor Associado da revista científica Journal of Environmental Accounting and Management.
O LaProMA recebeu, como Professor Visitante, o professor Sergio Ulgiati da Universidade Partênope de Nápoles-Itália.
2014 - Os Professores Sara Parkin (Forum para o Futuro – Reino Unido) e Federico Pulselli (Universidade de Siena – Itália), foram recebidos pelo LaProMA, na condição de Professores Visitantes.
2015 - O quarto número especial “Integrating Cleaner Production into Sustainability Strategies”, contendo os melhores trabalhos do quarto workshop é publicado pelo Journal of Cleaner Production.
Os pesquisadores do LaProMA organizam o ‘Fifth International Workshop on Advances in Cleaner Production’. No evento foram apresentados 176 trabalhos acadêmicos. Mais uma vez, os pesquisadores foram convidados pelo Journal of Cleaner Production para a realização de um número especial, contendo os melhores trabalhos apresentados no evento.
Uma nova área de concentração, intitulada ‘Sustentabilidade em Sistemas de Produção’, foi inserida dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Esta área de concentração foi criada pelos pesquisadores do LaProMA e tem como coordenador o Prof. Biagio Giannetti.
O Prof. Biagio Giannetti participou do Fórum dos Presidentes das Universidades do BRICS. O evento, sediado na Universidade Normal de Pequim (China), contou com a presença dos líderes e representantes das principais universidades dos países constituintes do bloco político – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Durante o evento a UNIP, representada pelo Prof. Biagio Giannetti, firmou-se signatária no “Beijing Consensus”. Também durante o evento, o Prof. Biagio Giannetti ministrou palestra sobre as diferenças entre os conceitos de ‘Produção Limpa’ e ‘Produção Mais Limpa’ e discursou no encerramento do Forum.
2016 - A Prof. Cecília Almeida foi promovida a Editora Executiva (Executive Editor) da Revista Journal of Cleaner Production.
2017 - O quinto número especial “Cleaner Production Towards a Sustainable Transition”, contendo os melhores trabalhos do quinto workshop é publicado pelo Journal of Cleaner Production.
Os pesquisadores do LaProMA organizam o ‘Sixth International Workshop on Advances in Cleaner Production’. No evento foram apresentados 149 trabalhos acadêmicos. Mais uma vez, os pesquisadores foram convidados pelo Journal of Cleaner Production para a realização de um sexto número especial, contendo os melhores trabalhos apresentados no evento.
O LaProMA recebeu o Professor Visitante Paul Sutton da Universidade de Denver (EUA). O Prof. Paul Sutton ofereceu um workshop, intitulado "Mudanças para os Valores Globais dos Serviços do Ecossistema: Uma Falha de Mercado?" e concedeu uma entrevista para a Revista Meio Ambiente Industrial & Sustentabilidade.
2018 - Os pesquisadores do LaProMA organizaram, juntamente com a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN) e a Universidad de La Costa (Colômbia) o ‘Seventh International Workshop on Advances in Cleaner Production’. O evento, que ocorreu nos dias 21 e 22 de junho de 2018 em Barranquilla-Colômbia, teve 99 trabalhos acadêmicos apresentados. A convite do Journal of Cleaner Production um sétimo número especial, contendo os melhores trabalhos realizados no evento, será elaborado. Além do Journal of Cleaner Productiom, as revistas científicas Journal of Environmental Accounting and Management e INGE CUC também publicarão números especiais contendotrabalhos do ‘Seventh International Workshop on Advances in Cleaner Production’.
2019 - O ‘International Workshop on Advances in Cleaner Production’ será realizado em conjunto com a Universidade Normal de Pequim (China) e a Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN). O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro de 2019, em Sanya, na China.
A ‘International Society for the Advancement of Emergy Research (ISAER)’, sociedade científica dedicada ao avanço da teoria e aplicações relacionadas aos conceitos de Howard Odum, classificou os professores Biagio Giannetti, Cecília Almeida e Feni Agostinho, entre os líderes de produção científica no ano de 2018. A pesquisa levou em conta as publicações em periódicos, de circulação internacional, com política editorial de qualidade, que continham a palavra eMergy no título, resumo ou palavras-chave.