Marketing

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
RIBEIRÃO PRETO Reconhecimento Portaria n. 652 de 10/12/2013 publicada em 11/12/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201404757 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Portaria n. 54 de 09/03/2016 publicada em 10/03/2016
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 79 de 04/02/2011 publicada em 08/02/2011
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 655 de 11/12/2013 publicada em 12/12/2013
GOIÂNIA Reconhecimento Portaria n. 54 de 09/03/2016 publicada em 10/03/2016
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 02/05 de 02/08/2005 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201404757 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Marketing 2015 3
Anchieta CST - Marketing 2015  
Araraquara CST - Marketing 2009 SC
Campinas CST - Marketing 2015 SC
Chácara Santo Antônio CST - Marketing 2015  
Indianópolis CST - Marketing 2015  
Jundiaí CST - Marketing 2015 SC
Manaus CST - Marketing 2015  
Marquês CST - Marketing 2015  
Norte CST - Marketing 2015  
Paulista CST - Marketing 2015  
Pinheiros CST - Marketing 2015  
Ribeirão Preto CST - Marketing 2012  
São José do Rio Preto CST - Marketing 2015  
São José dos Campos CST - Marketing 2009 3
Sorocaba CST - Marketing 2015 4
Tatuapé CST - Marketing 2015  

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.

2. Atividades Principais

  • Organizar pesquisas de mercado e elaborar estratégicas de prospecção e manutenção de clientes internos e externos;
  • identificar e formular estratégias e planos de marketing para os vários tipos de organizações;
  • identificar e analisar as diferentes estratégias do composto mercadológico, tais como: preço, praça ou ponto, produto ou serviço e promoção;
  • definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados pela concorrência;
  • planejar as formas de comercialização e comunicação;
  • gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias.

3. Mercado de Trabalho

  • Analista de Mercado e Estratégias de Negócios
  • Analista de Produtos e Serviços
  • Gerente de Marketing, Relacionamento e Comunicação
  • Gerente de Distribuição e Logística
  • Supervisor de Operações

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenadora

Andréa Marotti

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:

  • duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
  • uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi­derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-­vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2019

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Comportamento do Consumidor 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Desenvolvimento Sustentável 30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Distribuição e Trade Marketing 60
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Especializações do Marketing 30
Estatística Aplicada 30
Estratégia Competitiva 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas 60
Gestão de Comunicação e Midia 60
Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Digital e Redes Sociais 60
Marketing Internacional 60
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Planejamento Estratégico 60
Plano de Negócios 30
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Recursos Materiais e Patrimoniais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Técnicas de Informática 30

Carga Horária Total: 2.020 Horas-Aula (1.683 horas)

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