Design Gráfico

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 190530/2 de 30/05/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
PARAÍSO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
RIBEIRÃO PRETO Reconhecimento Portaria n. 390 de 30/05/2018 publicada em 01/06/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
BAURU Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002  - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200910309 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002  - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906065 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002  - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200910310 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002  - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906073 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002  - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906076 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013

 

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Design Gráfico 2018 3
Anchieta CST - Design Gráfico 2018 2
Bauru CST - Design Gráfico 2018 SC
Brasília CST - Design Gráfico 2018 2
Campinas CST - Design Gráfico 2018 3
Chácara Santo Antônio CST - Design Gráfico 2018 3
Cidade Universitária CST - Design Gráfico 2015 SC
Jundiaí CST - Design Gráfico 2018 3
Marquês CST - Design Gráfico 2018 3
Norte CST - Design Gráfico 2018 3
Paraíso / Vergueiro CST - Design Gráfico 2018 2
Paulista CST - Design Gráfico 2018 3
Pinheiros CST - Design Gráfico 2018 4
Ribeirão Preto CST - Design Gráfico 2018 4
Santos CST - Design Gráfico 2018 3
São José do Rio Preto CST - Design Gráfico 2018 3
São José dos Campos CST - Design Gráfico 2018 3
Sorocaba CST - Design Gráfico 2018 3
Tatuapé CST - Design Gráfico 2018 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo desenvolver competências associadas à utilização de métodos e técnicas modernos no âmbito da Comunicação, formando profissionais capazes de atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais e empresas especializadas.

2. Atividades Principais

  • Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • criar e produzir, em diferentes mídias, peças gráficas e audiovisuais;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • adquirir visões sistêmicas de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
  • conhecer o setor produtivo relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias;
  • trabalhar na criação de layouts para impressos de diversas naturezas, tais como revistas, livros, cartazes, folders, jornais, outdoors e demais impressos em grandes formatos, utilizando-se dos recursos plásticos/expressivos tradicionais (desenho, pintura, colagem etc.), tanto quanto daqueles que empregam recursos próprios aos meios virtuais;
  • participar, como diagramador e arte-finalista, das tarefas que envolvem a pré-produção desses materiais, ou seja, diagramação e paginação de impressos, produção das imagens digitais a serem incorporadas e tratamento delas;
  • gerar e controlar a produção de arquivos para fotolito, em linguagem postscript, e avaliar a qualidade destes;
  • atuar como produtor gráfico, acompanhando os trabalhos de impressão e acabamento de impressos em geral;
  • criar marcas e logotipos, além de projetar e participar das tarefas de implantação relativas à criação de identidades visuais e estabelecer parâmetros para a utilização correta da marca, tais como especificações de aplicação de cor, dimensões e materiais de suporte;
  • atuar como ilustrador, produzindo desenhos e/ou infográficos.

3. Mercado de Trabalho

  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Empresas de Marketing
  • Agências de Comunicação Integrada: Jornalismo e Relações Públicas
  • Produtoras de Vídeo
  • Produtoras de Cinema
  • Empresas de Fotografia

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

I - Rendimento Escolar
A apuração do rendimento escolar é feita por disciplina, conforme as atividades curriculares, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.
Assim, o aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades programadas para a disciplina.

II - Critérios de Promoção
Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão feitas avaliações, assim distribuídas:
• duas Notas do Professor (NP1 e NP2) para as atividades curriculares, com peso 4 (quatro) cada uma, na composição da nota semestral de cada disciplina;
• uma nota referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), com peso 2 (dois) no cálculo da Média Semestral (MS) de cada disciplina. O aluno deverá entregar, obrigatoriamente, um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) por semestre e a sua avaliação poderá ser consi¬derada como parte da nota de uma ou mais disciplinas.

A Média Semestral (MS) será: MS = NP1 x 4 + PIM x 2 + NP2 x 4 / 10

I - se a MS for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II - se a MS for menor que 5,0 (cinco), o aluno será reprovado.
III - quando a MS for maior ou igual a 4,75 (quatro-¬vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MS será arredondada para 5,0 (cinco). O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas. Para estas disciplinas, a MS será calculada pela média aritmética simples entre NP1 e NP2.
d) o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
e) se a média final do PIM for inferior a 5,0 (cinco), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
f) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Atenção: A reprovação em uma ou mais disciplinas não impede o aluno de continuar seus estudos nos períodos seguintes.
Os casos omissos serão analisados por uma comissão especialmente indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CONSEPE.

III - Estudos Disciplinares
Os Estudos Disciplinares (ED) são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Paulista – UNIP, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos.
A carga horária dos ED é definida no projeto pedagógico de cada curso, considerando suas especificidades.
Os ED utilizam a resolução sistemática de exercícios, indutores do desenvolvimento das competências e habilidades para sua área de formação.
Os Estudos Disciplinares são desenvolvidos com recursos educacionais combinados do ensino presencial e da educação a distância, utilizando, entre outros, a plataforma de Tecnologia de Informação e Comunicação da UNIP.
A avaliação de desempenho dos alunos nos Estudos Disciplinares resultará da combinação do seu aproveitamento nas diferentes atividades.

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2020

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Computação Gráfica 3D 60
Composição e Projeto Visual 60
Computação Gráfica 60
Comunicação Aplicada 60
Comunicação e Design Editorial 60
Criação e Desenvolvimento de Embalagens 60
Design Audiovisual para WEB 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Fotografia 60
História da Arte 60
Inovações Digitais 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Manuais e Ilustrações Técnicas - Científicas 60
Metodologia Científica 60
Oficina de Textos 60
Planejamento Estratégico 60
Produção Gráfica 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sinalização e Mídia Exterior 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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