Aluna do campus Bauru recebe menção honrosa no Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica UNIP

A pesquisa de Iniciação Científica da aluna Gláucia Balbino Costa, do quinto semestre do curso de Enfermagem do campus Bauru, orientada pelo professor, Armando dos Santos Trettene, recebeu menção honrosa pelo segundo lugar no Décimo Nono Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq, em São Paulo.

Intitulado Cirurgia ortognática: diagnósticos e intervenções de Enfermagem referentes ao pós-operatório imediato, o trabalho averigua o processo reabilitador de pacientes com fissura de lábio e/ou palato aos quais tenha sido indicada a realização de cirurgias de acordo com a complexidade anatômica da malformação, entre as quais, a cirurgia ortognática, que visa à correção da deformidade dentofacial. O objetivo da investigação foi identificar, assim, os principais diagnósticos e intervenções de Enfermagem no pós-operatório imediato em pacientes submetidos à ortognática.

Trata-se de um estudo analítico, retrospectivo e transversal, desenvolvido em um hospital público e terciário brasileiro. O grupo de amostra estudado constou de 194 pacientes e foram utilizadas as taxonomias da NANDA Internacional e da Nursing Intervention Classification - NIC. Identificar os diagnósticos e as intervenções de Enfermagem possibilitou traçar um perfil assistencial para essa clientela, favorecendo um cuidado integral, seguro e de qualidade, voltado às reais necessidades. Considerando-se a descentralização dos serviços de saúde com o atendimento em diferentes contextos, acredita-se que os conhecimentos firmados poderão nortear o processo de cuidar desses pacientes.