Campus Vergueiro promove palestra sobre Biologia Forense em comemoração do Dia do Biólogo

No dia 3 de setembro, em celebração do Dia do Biólogo, o campus Vergueiro recebeu o professor Ugo Osvaldo Frugoli, da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, para ministrar uma palestra sobre Biologia Forense aos alunos do curso de Ciências Biológicas.

Mestre e especialista em Odontologia Legal, atuando nas áreas de perícia criminal e medicina legista, Frugoli abordou o tema A Biologia e o perfilamento criminal. Segundo o palestrante, fatores biológicos, psicológicos e sociais, o chamado contexto biopsicossocial, são condicionantes para a formação do agente transgressor e a consumação de futuros delitos. É fundamental, portanto, a compreensão comportamental, pois todo criminoso tem uma história por trás de seus delitos, suas ações muitas vezes refletem traumas de seu passado, muito possivelmente de sua infância e/ou adolescência. “O comportamento do criminoso deve ser analisado como um todo, assim como as características do delito e a compreensão da vitimologia. Do mesmo modo, os relatórios policiais preliminares devem ser observados. Além da necrópsia, os exames e o levantamento técnico do local se tornam, por fim, ímpares para a conclusão de uma investigação”, ressaltou o especialista.

O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas do campus, Cristiane Furlaneto, juntamente com o professor Celso Machado.