Campus São José do Rio Preto promove Jornada do Curso de Pedagogia

Entre os dias 28 e 30 de agosto, ocorreu a Jornada do Curso de Pedagogia do campus São José do Rio Preto. Com o tema Estudos das tendências pedagógicas, o evento foi idealizado pelos professores Patricia Saes e Adalberto Pinheiro e contou com palestrantes renomados da área.

Os participantes foram recepcionados com um coquetel no hall do teatro da Universidade, onde puderam também apreciar exposições de trabalhos e interagir com a oficina de criatividade, que propôs a confecção de lápis personalizados.

Na presença de toda a comissão organizadora, composta por alunos do segundo ano e pelo corpo docente, a diretora do campus e coordenadora do curso de Pedagogia, Simone Azevedo Buchala, abriu o evento agradecendo a todos os presentes e envolvidos. Na sequência, foi ministrada a palestra Profissionalidade da docência numa perspectiva ontológica: o desafio na contemporaneidade, com a professora Maria Eliza Brefere Arnoni, que atua na área de Educação da UNESP.

No segundo dia da Jornada, os alunos do terceiro ano do curso de Pedagogia cantaram uma paródia da música Trem bala, da Ana Vilela. Nesta noite, as palestras proferidas foram Autismo, legislação e atendimento nas redes pública e privada de ensino de São José do Rio Preto, com a orientadora pedagógica e de educação inclusiva de escolas particulares, Arlete Jane Ferreira; e Reflexão sobre o autismo, com a professora da rede pública e privada Ana Thereza Verona Cafagni.

No último dia, os alunos do segundo ano do curso encenaram uma peça de teatro sobre o tema da Jornada. A palestra da noite foi ministrada por Natucia Cristina Cunto Tadei, fundadora da Escola de Educação Infantil Luz da Vida, onde atua como diretora, formadora e consultora familiar. Egressa do curso de Pedagogia da UNIP, a palestrante abordou o tema Pedagogia participativa para a infância: caminhos possíveis e necessários. No encerramento, as cerimonialistas entregaram brindes para os organizadores e palestrantes, expressando gratidão pela oportunidade de ampliação do conhecimento.

O evento foi aberto aos familiares, convidados, egressos, professores e alunos de todos os semestres do curso de Pedagogia, contribuindo, assim, para a formação profissional e pessoal dos futuros pedagogos.