Série apresentada por Drauzio Varella é lançada na internet com o apoio da UNIP

Na noite do dia 25 de junho, no CineSala em São Paulo, ocorreu o pré-lançamento da série Drauzio em Campo: Líbano e Jordânia, produzida pela Uzumaki Comunicação, em parceria com a MOV, produtora de vídeos do UOL, e com apoio da UNIP. A convite da organização internacional Médico sem Fronteiras (MSF), o cofundador do Grupo UNIP-Objetivo e médico oncologista, Drauzio Varella, acompanhou o trabalho dos profissionais que atendem os refugiados de guerra.

Dividida em três episódios – Refugiados, Sobreviventes e Reconstrução –, a série retrata as dificuldades encontradas pelos médicos do MSF em campos de refugiados no Líbano e na Jordânia, bem como o processo de tratamento de sobreviventes mutilados em bombardeios na Síria.

No evento, foi realizada a exibição da série para convidados e, em seguida, um debate sobre o processo de produção e execução do projeto e sobre o impacto e a importância de se ter um conteúdo de forma independente disponível na internet. A discussão foi mediada pela jornalista do UOL, Juliana Carpanez, e contou com a participação de Drauzio Varella, da diretora executiva do MSF no Brasil, Ana de Lemos, do diretor da série, Newman Costa, da diretora de fotografia da série, Gislaine Miyono, e do refugiado sírio Abdul Basit, que mora há 5 anos no Brasil.

Drauzio relatou que as características de ação do MSF nos campos de refugiados são completamente diferentes das que conheceu na África, por exemplo, onde os índices de doenças e epidemias são os maiores problemas. “Aqui vemos pessoas que migraram não fugindo da malária ou do ebola, elas saíram de áreas completamente destruídas em que perderam a casa, parentes e tudo que tinham”, observou, salientando ainda a importância do MSF nos campos por ser a única opção de atendimento médico para os refugiados.

A série está disponível na Plataforma MOV e no canal do UOL no YouTube.