Redação universitária: um estudo linguístico-textual
Obra: Redação universitária:  um estudo linguístico-textual 
          Autor: Inez Sautchuk 
Resumo
Redações produzidas por alunos universitários mostram uma superfície  textual não só comprometida em nível linguístico, mas também em nível  de construção da própria textualidade dos enunciados. O fato interfere  diretamente na reconstrução do sentido pelo leitor, uma vez que é a  integridade dessa superfície que vai garantir que se atinja a coerência  global do texto. 
          Essa dificuldade ou impossibilidade de o leitor processar  semanticamente um texto está diretamente associada ao tipo e à  gravidade de ocorrências desorganizadoras do sentido desse texto. Os  defeitos de natureza exclusivamente gramatical (aqueles que constituem  “desvios” da norma culta) não são por si só, e como se crê  tradicionalmente, responsáveis pela má qualidade das redações  escolares. A base de uma “desorganização textual” é de natureza  sintática, uma vez que a realização linear de qualquer texto se faz  mediante a construção de suas frases. E são também de natureza  sintática os principais mecanismos responsáveis pela coesão textual,  cuja responsabilidade é a de oferecer pistas de leitura ao receptor do  texto.