Efeitos do Brometo de Etídio no tronco Encefálico de Ratos Wistar Imunossuprimidos com Ciclosporin
Obra: Efeitos do Brometo de  Etídio no tronco Encefálico de Ratos Wistar Imunossuprimidos   com Ciclosporina
          Autores: Eduardo Fernandes Bondan,
          Maria Anere Lallo e
          Dominguita Luhers Graça
Resumo
A desmielinização primária é uma alteração comum num grande número de  estados patológicos de ocorrência natural no homem e nos animais. A  natureza do processo desmielinizante, bem como o desfecho após a perda  das bainhas de mielina, diferem em cada doença e em cada localização  dentro do sistema nervoso. Ainda que, na maioria das vezes, o processo  termine com o reparo mielínico completo no sistema nervoso periférico,  isso nem sempre ocorre no sistema nervoso central (SNC). 
          Com a finalidade de estudar a fisiopatologia do processo de  desmielinização-remielinização, numerosos modelos experimentais que  mimetizam as condições espontâneas foram desenvolvidos. Eles são  utilizados com o objetivo de permitir o conhecimento dos eventos  celulares envolvidos, bem como sugerir formas de intervenção  terapêutica com o potencial de estimular o reparo mielínico,  buscando-se encontrar respostas à constatação da limitada e incompleta  remielinização nas doenças desmielinizantes do SNC, notadamente na  esclerose múltipla.
          Neste contexto, a procura de terapias com atividade seletiva, que  interfiram mais especificamente com diferentes componentes e fases da  patogenia das doenças desmielinizantes ou induzam a remielinização,  esbarra na necessidade de uma melhor compreensão dos fenômenos  celulares relacionados com a manutenção da integridade e com o reparo  do tecido nervoso.
          A descrição do comportamento glial e das interações entre axônios e  células formadoras de mielina em condições de remielinização espontânea  ou experimentalmente modificada após dano mielínico pode fornecer  aproximações dos processos funcionais complexos necessários ao  restabelecimento das bainhas de mielina perdidas.
          O artigo descreve um estudo desenvolvido com o objetivo de investigar  morfologicamente os eventos celulares envolvidos em tentativa de  interferência farmacológica com o imunossupressor ciclosporina no  processo de remielinização no tronco encefálico de ratos Wistar  submetidos ao modelo experimental do Brometo de Etídio.
          Os resultados obtidos foram comparados com aqueles observados em  animais não tratados, de investigações anteriores, assim como com os  descritos em outros modelos de desmielinização experimental nos quais  foram empregadas diferentes drogas modificadoras das reações  imunológicas e/ou inflamatórias.