A feira mística de São Paulo: ciência, magia e espiritualidade
Obra: A feira  mística de São Paulo: ciência, magia e espiritualidade
          Autor: Silas  Guerreiro
Resumo
A maior preocupação neste trabalho é procurar compreender como os  grupos mais harmônicos com a modernidade, participantes de um mínimo de  saber científico racional, articulam uma nova visão de mundo,  procurando integrar a racionalidade objetiva da ciência a uma  espiritualidade mística e intuitiva. 
          Alguns  autores denominam a nova espiritualidade com o termo Nova Era. A  Feira Mística de São Paulo faz parte desse universo que podemos chamar de mágico, místico ou  esotérico. É muito visível, hoje, o sucesso desse campo da  espiritualidade e do misticismo. Encontra-se entre essa parcela da  população uma grande insatisfação frente à ciência asséptica, fria e  determinista, que exclui os desejos e anseios da subjetividade. O  sujeito dos grandes centros urbanos vive seu cotidiano na tentativa de  união da ciência com uma nova forma de pensamento mágico.
          Procurando compreender estes novos fenômenos, percebo que as teorias  tradicionais da Antropologia não apresentam mais resultados satisfatórios. É preciso, então, lançar mão de novos modelos  explicativos, abrangendo novos paradigmas que revalorizem o imaginário  e a subjetividade.