Dúvidas frequentes sobre a Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Dúvidas frequentes sobre a Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para alunos dos cursos Presencial, Semipresencial e EAD
1. O que é a Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e qual o objetivo? 
          R: A Iniciação Científica e a Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação permitem o ingresso do aluno de  graduação no universo da pesquisa científica, a partir do aprendizado de  técnicas, procedimentos e processos próprios do saber científico.
2.Quando posso me inscrever  para os programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento  Tecnológico e Inovação da UNIP? 
          R:O período de inscrições de projetos ocorre de 1º  a 31 de março.
3. Qual a duração da pesquisa  de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação? 
          R: A vigência da pesquisa é de seis meses, renovada por mais seis meses se cumpridas as exigências do(a) orientador(a) e as normas do edital. .
4. Como faço para conseguir um(a) professor(a) orientador(a)?
          R:Alunos  dos cursos presenciais:  alunos dos cursos presenciais que não participaram da etapa de escolha do tema  e orientador deverão procurar um(a) professor(a) da UNIP, com o título de mestre  ou doutor, que possua conhecimentos na área em que pretende desenvolver a  pesquisa e solicitar sua orientação antes do encaminhamento do projeto para o  concurso. Os alunos que participaram da etapa de escolha do tema e  orientador e já possuem o contato do(a) professor(a) orientador(a), devem fazer  a inscrição no Concurso de IC/ITI pelo site da UNIP.
5. Posso ter um(a) professor(a) coorientador(a)?
          R: Sim, porém somente os professores dos Programas de Mestrado e Doutorado da UNIP podem coorientar as pesquisas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
6. A pesquisa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pode ser realizada em grupo?
          R: Não. Para os cursos presencias, a pesquisa deve ser desenvolvida em dupla. Para os cursos Semipresencial e EAD, a participação é individual.
7. O projeto precisa estar aprovado pelo Comitê de Ética para ser inscrito no concurso de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação?
          R: Não. O projeto deverá ser submetido à avaliação do Comitê de Ética somente após o resultado do concurso, se necessário. 
8.  Posso desenvolver a  pesquisa a partir de qual semestre?
          R: Você pode participar do Programa de IC/ITI estando matriculado(a) até o penúltimo ano do curso superior tradicional ou primeiro ano do curso tecnológico de curta duração.
9. Quem realiza a inscrição  para o concurso, o(a) aluno(a) ou o(a) orientador(a)? 
          R: O(a)  aluno(a) deve fazer a inscrição pelo site da UNIP, na Área do(a) Aluno(a). O(a)  orientador(a) validará a inscrição pelo Sistema de Controle Acadêmico Professor  On-line.
10. O que é necessário para a inscrição no Concurso de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação?
- Projeto de pesquisa com no máximo 20 páginas, em formato PDF;
- Os seis últimos dígitos do número funcional do(a) professor(a) orientador(a) (solicitar ao(à) professor(a));
- Histórico escolar do aluno, disponível na Secretaria On-line (não precisa ser postado, pois consta do sistema da UNIP);
- Link do currículo Lattes do(a) professor(a) orientador(a) deverá ser inserido pelo(a) professor(a) orientador(a) no Sistema de Controle Acadêmico Professor On-line no momento da validação do projeto.
11. Posso desenvolver a  mesma pesquisa por mais de 1 ano? 
          R: Para dar continuidade à pesquisa e participar novamente do Programa, você  deverá se inscrever no próximo concurso, como fez da primeira vez.
12. Como definir o tema  a ser pesquisado?
          R: O tema pode e deve ser definido em comum acordo entre o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a). 
13. Quantas horas de Atividades  Complementares posso conseguir com a Iniciação Científica e a Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação? 
          R: Ao(à) aluno(a) que cumprir as exigências e as atividades propostas pelo  Programa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e  Inovação, incluindo a apresentação final do trabalho, poderão ser atribuídas,  no mínimo, 50 horas de Atividades Complementares. 
14. Durante a pesquisa,  quais os documentos que preciso entregar? 
          R: Você deverá entregar relatórios semestral e final, certificado de aprovação da  pesquisa no Comitê de Ética (se houver), além de enviar o resumo e pôster para apresentação  no Encontro da Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico  e Inovação, se solicitado.
15. Se no decorrer da  pesquisa eu desistir, como devo proceder? 
          R: Você deverá solicitar o cancelamento da pesquisa e justificar o motivo da  desistência ao(à) orientador(a) e ao Setor de Pesquisa por e-mail. 
16. No final da pesquisa,  recebo um certificado de participação? 
          R: Ao final da pesquisa, o(a) aluno(a) pode solicitar o certificado de  participação ao Setor de Pesquisa pore-mail.
17. O que eu ganho com a  Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação? 
          R: A pesquisa de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico  e Inovação da UNIP proporciona ao(à) aluno(a) a inserção no meio científico, estimula a curiosidade por novos  conhecimentos, desenvolve a capacidade de solucionar problemas e de tomar  decisões, combina disciplina com criatividade, propicia o relacionamento  orientador-aluno, permite o entendimento protótipo de relações profissionais  futuras, facilita o ingresso em programas de internacionalização, mestrado e  doutorado.
18.  Quais os critérios de avaliação?  
          R: A Comissão Avaliadora  avalia o projeto levando em consideração a relevância científica do tema  escolhido; os objetivos e a justificativa da pesquisa; o método de abordagem do  problema da pesquisa; a adequação do projeto à Iniciação Científica e Iniciação  em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; o cronograma de desenvolvimento da  pesquisa e as referências bibliográficas, além da qualificação científica dos orientadores  e da avaliação do histórico escolar dos alunos. 
19. Posso trancar a  pesquisa e depois retornar de onde parei? 
          R: Não.
20. Posso submeter mais  de um projeto para participar do concurso? 
          R: Não. Cada aluno(a) poderá apresentar somente um projeto de pesquisa por  concurso. 
21. Posso trocar de orientador(a)  durante a pesquisa? 
          R: Não. A troca de orientador(a) é feita somente nos casos de afastamento ou  desligamento do(a) professor(a). Não cabe ao(à) aluno(a) solicitar a troca de  orientador(a).
22. Quem trabalha pode participar  do Programa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico  e Inovação da UNIP?
          R: Sim.
23. Mesmo com DP, eu  posso me inscrever na pesquisa? 
          R: A inscrição é permitida, mas a solicitação está sujeita à análise da Comissão  Avaliadora. 
24. Posso ser orientado(a)  por professor(a) de outra instituição?
          R: Não.
25. Posso ser orientado(a)  por professor(a) de outro campus da  UNIP?
          R: Sim. O modo de orientação (presencial ou remota) deverá ser discutido e acordado  entre aluno(a) e professor(a).
26. O(a) professor(a)  orientador(a) recebe pela orientação de Iniciação Científica e Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação?
          R: Ao(à) professor(a) orientador(a) serão pagas 7,5 horas/atividade por  semestre e por projeto de pesquisa orientado, desde que os relatórios  semestral e final e suas respectivas avaliações sejam entregues nas datas  estabelecidas pelo Calendário de Iniciação Científica e Iniciação em  Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 
27. Posso fazer dupla  com aluno(a) de outro campus da UNIP?
          R: Sim. As duplas devem ser formadas por alunos do mesmo  curso e podem ser formadas por alunos de turno/campus distintos, se for do ensino presencial. Para o Semipresencial e EAD, a participação é individual.
28. Posso fazer dupla  com aluno(a) de outro curso da UNIP?
          R: Não.
29. Posso apresentar meu  trabalho de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e  Inovação em congressos e eventos científicos?
          R: Sim. A publicação e a participação em eventos são importantes para a inclusão  dos alunos no universo científico.
30. Posso publicar meu  trabalho de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e  Inovação?
          R: Sim. O(a) aluno(a) poderá publicar o seu trabalho em revistas e periódicos, juntamente  com o(a) orientador(a) e todos os autores que participaram da elaboração do  artigo, além de citar o apoio da universidade.
31. Meu trabalho de  Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  vale como TCC?
          R: A informação deve ser  verificada com a coordenação do seu curso.