Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[15/04/2019 - Aluno da UNIP Santos conquista sexto lugar no primeiro torneio “Hackathon dos Portos” ]]> Por Roberta Abrahao

Hackathon inédito foi realizado no Porto de Santos, litoral de São Paulo, para encontrar soluções inovadoras para o setor portuário brasileiro. Cada time tinha três minutos para apresentar suas ideias

Lucas Prieto de Senna, aluno do terceiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIP Santos, conquistou o sexto lugar no primeiro “Hackathon dos Portos”, realizado no campus Santos da Universidade, dias 6 e 7 de abril.

Por 30 horas, o estudante e equipe participaram de uma megamaratona que reuniu inúmeros desenvolvedores em busca de soluções para o setor portuário no país.

O evento inédito reuniu 30 equipes, cada uma com quatro integrantes de diversas regiões do Brasil como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Desenvolvedores, designers e profissionais da área de programação participaram da disputa. As equipes tinham três minutos para apresentar suas ideias.

O grupo de Lucas, Praticool, desenvolveu um projeto de mesmo nome e fez exatamente o proposto: apresentou aos jurados uma plataforma que visava melhorar a eficiência do porto, reduzir o tempo de espera entre uma embarcação e outra, além de evitar a ociosidade dos colaboradores.

A competição, organizada pela Brasil Terminal Portuário – BTP, com apoio da UNIP e da IBM, disponibilizou antecipadamente as regras. O objetivo principal da maratona foi o do desenvolvimento de ferramentas digitais (programas, aplicativos etc.), criativas e inovadoras, em prol do melhor funcionamento do Porto, do transporte de mercadorias e que conferisse gestão eficaz voltada às pessoas.

“Utilizando inteligência artificial, ensinamos o algoritmo a entender os dados históricos que nos foi apresentado. Com isso, conseguimos analisar e dar uma base mais correta e segura da chegada do navio com uma pequena taxa de erro, que varia de segundos até 3 horas. Com isso, conseguimos otimizar tempo e reduzir custos extras. Disponibilizamos também cursos obrigatórios e não obrigatórios para que os colaboradores pudessem, durante o período de espera das embarcações, ganhar conhecimento”, afirma Senna.

Todos os projetos apresentados, inclusive os não premiados, passaram por avaliação dos jurados para serem implantados e também ficam disponíveis ao mercado. “As ideias apresentadas podem ser implementadas no terminal organizador do evento, assim como serem distribuídas pelo setor. Mais do que ganhar, participar de um evento como este, em que universitários e profissionais do setor se reúnem para desenvolver inovações, é muito gratificante.” 

]]>
DATA15/04/2019
<![CDATA[15/04/2019 - Curso de Design Gráfico de São José dos Campos firma parceria com Parque Tecnológico ]]> Por Janaina do Carmo Lourenço e Natália Ap. Soares

O curso de Design Gráfico da UNIP do campus São José dos Campos firmou parceria com o projeto Nexus, do Parque Tecnológico São José dos Campos, para o desenvolvimento de logomarcas e materiais gráficos para startups (empresas em fase inicial).

A parceria foi negociada pela coordenadora auxiliar do curso, professora Janaina do Carmo Lourenço, com o intuito de melhorar a imagem das startups e possibilitar aos alunos um conhecimento real do mercado de trabalho, além de visar futuros estágios.

A primeira reunião entre os alunos e as startups ocorreu no dia 10 de abril, no auditório do campus. O encontro foi organizado pela professora Natália Soares, que irá orientar os alunos, contando ainda com a colaboração professor Matheus Riemma Nerosky. Na ocasião, as startups apresentaram suas empresas e projetos, em uma dinâmica divertida e muito instrutiva. Representando o Parque Tecnológico, a gestora de Empreendedorismo e Inovação, Leticia Rico, também compareceu à reunião e ressaltou que aquele era o começo de uma rica e duradoura parceria.

 

]]>
DATA15/04/2019
<![CDATA[13/04/2019 - A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de março de 2019 ]]> Por pos

Data da defesa: 01/03/2019

Autor: Luciana Antunes

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: A pauliceia radiofônica não contada

Resumo: A presente dissertação trata da diacronia radiofônica no estado de São Paulo. O trabalho pressupõe o mapeamento e a análise das emissoras de rádio que foram fundadas nas décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950, na capital, interior e litoral do estado, com o intuito de contribuir e ampliar os estudos já existentes em uma pesquisa temática específica na área de Ciências Sociais Aplicadas, nos campos de história da mídia, memória, cultura e sociedade. Buscamos compreender a importância e a evolução deste meio e, para isso, partimos da hipótese de que a memória do meio rádio não tem sido documentada conforme sua importância. Esta dissertação visa preencher lacunas no que diz respeito ao registro da história e memória das rádios ainda não documentadas. Objetivamos o levantamento das emissoras de rádio do estado e, a partir daí, a busca pelas emissoras nos períodos estudados. Nesse sentido, pretendemos entender como ocorreram os processos de abertura e evolução dessas rádios. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os responsáveis pelas rádios, além do levantamento de documentação, pesquisas em acervos e relatos de experiências de pessoas ligadas às emissoras. Este trabalho relata, além da história das rádios, o papel destas no que se refere à cultura, memória, entretenimento, costumes, política, esportes, entre outros aspectos da sociedade paulista e brasileira.

 

Data da defesa: 01/03/2019

Autor: Renato César de Souza Teixeira

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Patrimônio cultural radiofônico paulista

Resumo: A pesquisa trata de patrimônio cultural, dando ênfase ao desenvolvimento da rádio em São Paulo. Desde os primeiros anos de seu surgimento, a rádio teve papel marcante na política, na educação e na cultura, tendo sido o interlocutor de acontecimentos que entraram para a história de São Paulo, do Brasil e do mundo. Deixou inúmeras memórias, que a história oral nos conta e perspectivas que ainda irão nos retratar. Seguiu sendo peça chave na comunicação de São Paulo, tendo tido papel de grande relevância na Revolução de 1932, entre tantos outros acontecimentos históricos do estado, bem como na revelação de nomes como Osvaldo Moles e Adoniran Barbosa, entre tantos outros artistas e também jornalistas. A sua presença na memória da cidade e do estado faz com que os registros feitos por meio da rádio mereçam a salvaguarda devida, com status de patrimônio cultural. A abordagem desta pesquisa demonstra a necessidade de cuidado que se deve ter com essa história patrimonial em São Paulo e tudo que com ela esteja diretamente relacionado, o que consideramos como Patrimônio Cultural Radiofônico de São Paulo. Por meio da análise de conceitos e teorias sobre oralidade, memória e patrimônio, juntamente com entrevistas realizadas com pessoas ligadas à sua história, queremos deixar mais evidente a importância desse meio na formação cultural de São Paulo.

 

Data da defesa: 08/03/2019

Autor: Maria Eugenia Zanata Milleo

Orientador: Profa. Dra. Cintia Helena Coury Saraceni

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana sobre lesões de cárie em dentina induzida em modelo animal

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da PDT na redução microbiana de lesões de cárie em dentina, induzidas em modelo animal. Foram utilizados 2 ratos, 1 fêmea e 1 macho, Wistar (Rattus novergicus) adultos, com 6 a 9 semanas de vida, que foram preparados para reprodução. Após o desmame (n total=12), os filhotes foram separados da mãe e procedeu-se ao processo de indução de cárie, iniciado pela inoculação de S. Mutans por meio de SWAB na cavidade oral dos animais. A inoculação foi realizada por 3 dias consecutivos e, 5 dias após esse período, novas coletas da cavidade oral foram realizadas a fim de se constatar a presença da bactéria, por meio de PCR-real time. Uma vez comprovada, iniciou-se dieta cariogênica com ração 56% de sacarose na ração e água com 10% de sacarose ad libitum, por 4 semanas. Após esse período, foi realizada a atribuição dos escores de cárie nos molares inferiores, segundo ICDAS, por dois examinadores devidamente calibrados (KAPPA = 0,85). Com a constatação de comprometimento da dentina, foi realizada cavitação de 1 mm de profundidade, com ponta diamantada 1011, em alta rotação, a fim de servir de nicho para a aplicação do corante e do PDT. Os animais foram, então, divididos aleatoriamente em dois grupos (n=6), segundo o tratamento realizado: grupo corante: azul de metileno gel em concentração 100 mg/L, por cinco minutos; grupo PDT: azul de metileno, 100 mg/L, por 5 minutos, seguido de irradiação com laser de baixa intensidade, 660 nm – 40 mw – 60 J/cm² - 1 min – 0,04 cm². Coletas de tecido dental foram realizadas pré e pós-tratamentos por meio de SWAB, para análise em PCR-real time. Após o término do experimento, os animais foram eutanasiados e as mandíbulas, extraídas para análise em MEV dos molares. Utilizou-se o modelo estatístico de equações estimadas generalizadas (GEE). Os resultados demonstraram que, independentemente do tratamento, houve uma redução significativa de S. Mutans ao longo do tempo, com redução duas vezes maior para o grupo PDT (p<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a terapia fotodinâmica foi eficaz na redução microbiana das lesões de cárie em dentina produzidas em modelo animal, podendo ser um tratamento adjuvante para essas lesões.

 

Data da defesa: 08/03/2019

Autor: Rodolfo Georgevich Neto

Orientador: Prof. Dr. Élcio Magdalena Giovani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Associação entre HPV 16 e 18 em pacientes HIV/Aids - Estudo de caso controle com diagnósticos em mucosa oral confirmado via Biologia Molecular (PCR)

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as relações entre as infecções do papilomavírus humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Após o diagnóstico clínico de manifestações em mucosa oral passíveis de contaminação pelo HPV em pacientes HIV/AIDS (G I) e em pacientes não sabidamente HIV (G II), realizou-se biópsias para os exames histológico e de biologia molecular (Reação em Cadeia da Polimerase – PCR), a fim de confirmar a presença do HPV e dos seus subtipos com potencial oncogênico (16 e 18). Foram atendidos 43 pacientes e coletadas 49 amostras de lesões. Quarenta e sete amostras apresentaram alterações histopatológicas compatíveis com presença de HPV no exame anatomopatológico. Vinte e sete amostras foram processadas na análise biomolecular (PCR). Sessenta e três por cento das lesões com DNA de HPV foram diagnosticadas em pacientes HIV/AIDS. Os resultados indicam uma associação positiva entre HPV e HIV (p=0,025; teste qui-quadrado de Pearson), sendo a infecção por HPV um fator de risco para infecção pelo HIV (OR = 8,68). Entre as amostras nas quais o HPV foi confirmado, 82% apresentavam os subtipos 16 e 18. Desse modo, pode-se concluir que as infecções por HPV representam um risco de transformação maligna. Os pacientes com diagnóstico de contaminação por HPV devem ser monitorados para um possível diagnóstico precoce de alterações malignas das lesões e investigados quanto à presença de comorbidades imunossupressoras como o HIV. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 11/03/2019

Autor: Sylvestre Luiz Thomaz Gonçalves Netto

Orientador: Profa. Dra. Malena Segura Contrera

Programa: Doutorado em Comunicação

Título: Mediações comunicativas de empatia e resiliência no senso de pertencimento dos imigrantes bolivianos de São Paulo

Resumo: O objetivo desta tese é apresentar os modos de vida que conformam e performam os bolivianos imigrantes na cidade de São Paulo. Contempla o papel das práticas geradoras de pertencimento neste grupo, condição necessária para que fiquem e não retornem à sua pátria. O papel da cultura é um tema abordado ao longo do texto por ser um elemento de ligação entre a terra natal e o novo lugar e por promover miscigenações e hibridações na capital paulista. Nesse recorte, a Praça Kantuta, reduto dos bolivianos na cidade, mereceu atenção especial por ser o local de maior visibilidade desse grupo. A mimese ganha papel de destaque no decorrer da tese, na medida em que participa na atuação social e nos deslocamentos urbanos desse contingente. As tradições nativas revividas na metrópole paulistana foram cartografadas e, para tanto, foram utilizados estudos exploratórios de caráter observacional. Sendo os estudos da comunicação o elemento balizador da tese, rádios, jornais, blogs e demais meios foram pesquisados, compondo o quadro comunicacional desses bolivianos. Conceitos e práticas de empatia e de resiliência compõem o texto e foram trabalhados sob a perspectiva da comunicação. A tese foi teoricamente alicerçada em teóricos das áreas de antropologia, sociologia e cultura, como Claude Lévi-Strauss, Christoph Wulf, Edgar Morin e Octavio Ianni; da comunicação, Norval Baitello Jr, Malena Contrera, Jésus Martin-Barbero, Néstor Canclini e Eugênio Trivinho; e da empatia e resiliência, Frans de Waal e Boris Cyrulnik, entre outros.

 

Data da defesa: 12/03/2019

Autor: Wellington Dias de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Renato Telles

Programa: Mestrado em Administração

Título: Relação entre governança, cultura local e competitividade de clusters de negócios

Resumo: A pesquisa tem o propósito de investigar a relação entre os constructos governança, cultura local e competitividade num ambiente de clusters de negócios, especificamente, a relação de componentes da governança e da cultura local com fatores determinantes da competitividade desse tipo de redes. Optou-se pelo uso do constructo desempenho como proxy de competitividade. A investigação se orientou pela busca na literatura de conceitos consistentes para serem verificados em campo por meio de variáveis relacionadas e, para isso, estabeleceu-se uma abordagem exploratória e descritiva com uso de métodos quantitativos para identificar possíveis associações entre variáveis testadas. Sob a perspectiva dos constructos selecionados, o uso da estatística descritiva e análise de correlação possibilitou caracterizar os clusters objeto do estudo – as regiões produtoras de queijo minas artesanal – e verificar a presença de associação entre variáveis. Os resultados sugerem associações significantes da governança e da cultura local com a competitividade dos clusters de negócios estudados. Indicações de associações positivas com a competitividade foram observadas para todos os componentes de governança avaliados, considerando os seus aspectos formais e informais. Para a cultura local, identificou-se correlações positivas em três componentes associados às características culturais de conservadorismo, coletivismo e distância do poder. Entendeu-se que foram alcançados os objetivos propostos e foram feitas contribuições para o avanço no conhecimento das abordagens de clusters de negócios.

 

Data da defesa: 12/03/2019

Autor: Anacleta Rodrigues Lima

Orientador: Prof. Dr. Roberto Bazanini

Programa: Mestrado em Administração

Título: O impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e desempenho operacional em redes de cooperação

Resumo: A dissertação tem como objetivo identificar o impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e desempenho operacional em um ambiente no formato de rede de cooperação em forma de aliança estratégica. As redes de cooperação são uma nova forma de organização em que ocorre a interação entre duas ou mais empresas, por meio da qual elas trocam e transferem informações, tecnologia, inovação, podendo ocorrer em diversos ambientes, tais como empresas públicas, privadas, universidades e organizações não governamentais. O objeto de estudo da dissertação é uma parceria entre a Universidade Federal de São Paulo e empresas privadas. Em um primeiro momento, foi realizada uma análise bibliométrica contendo os constructos competências e operacionais: competência de inovação, competência de melhoria contínua, competência de capacidade de resposta, competência de cooperação, competência de reconfiguração operacional, competência de customização e desempenho operacional. Em um segundo momento, foram testadas hipóteses do campo teórico, relacionando os constructos estudados para fins de verificar se o embeddedness é um antecessor nas relações entre competências operacionais, bem como se tais competências promovem um melhor desempenho operacional. Essas hipóteses foram testadas por meio da aplicação prática de um questionário aplicado às empresas que mantêm parceria com a universidade federal em questão. O questionário incluiu 27 questões, de 01 a 05, validadas por autores internacionais na escala Likert, com variação de 1 a 5, para comprovar se os resultados confirmam os estudos teóricos por meio da seguinte indagação: “Qual o impacto do embeddedness na relação entre competências operacionais e o desempenho operacional?” Iniciando a análise dos resultados da entrevista com o setor investigado onde ocorrem as parcerias formais, foi possível identificar que muitas empresas não buscam parcerias com as universidades em função de os trâmites formais serem burocráticos e demorados, havendo casos em que a demora para celebrar a parceria pode chegar a dois anos. Em um segundo momento, por meio da análise descritiva da empresa, foi possível identificar que a maioria das empresas que estabelecem parcerias com a universidade é da área da saúde, de grande porte, consolidadas no mercado e que renovam suas parcerias com a universidade. O questionário aplicado mostrou-se confiável em função do Alfa de Contax identificado. Os resultados estatísticos ainda apresentaram que as hipóteses foram confirmadas e o embeddedness é um aspecto que antecede as relações entre competências operacionais e desempenho operacional. O embeddedness reforça a relação entre as competências operacionais e promovem um melhor desempenho operacional, sendo que este último obteve como resultado os indicadores qualidade de inovação. Este trabalho teve como contribuição, em termos gerenciais, mostrar  que as parcerias entre universidade e empresa são válidas tendo em vista que, no setor de operações das empresas, são desenvolvidas competências operacionais que melhoram o desempenho. Sugere-se que este estudo seja replicado, já que a Universidade Federal de São Paulo está em processo de expansão e, em um período de médio e longo prazo, outras parcerias poderão ser realizadas nas novas unidades acadêmicas, sendo uma delas localizada próximo de um parque tecnológico, o que pode atrair outros formatos de empresas, como, por exemplo, startups. Outro fator que merece destaque para avanços de novos estudos é a descentralização burocrática das parcerias, que anteriormente ficavam centralizadas no campus da reitoria; agora, cada parceria tem início em cada unidade acadêmica, o que aproxima mais o pesquisador, a universidade e a empresa. 

    

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Bruna Neves da Silva Atzei

Orientador: Profa. Dra. Cristina Lúcia Feijó Ortolani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Análise das disfunções orofaciais em adolescentes e sua relação com os aspectos socioeconômicos

Resumo: As atividades complexas do sistema nervoso central e neuromuscular resultam na função orofacial do indivíduo, função de extrema importância tanto no crescimento e desenvolvimento quanto na fase adulta. A motricidade orofacial é uma área voltada para pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca, face e pescoço. A função orofacial é essencial para a interação social em termos de comunicação verbal, emocional, expressão facial e estética. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, os países em desenvolvimento com nível socioeconômico baixo apresentam alta prevalência de má oclusão e cárie dentária. A triagem de prevalência de disfunção orofacial no planejamento de serviços de saúde ajudaria a detectar áreas que necessitam de cuidados e atenção adicional. O objetivo dessa pesquisa foi analisar se existe correlação entre disfunção orofacial e padrão socioeconômico. Por meio de um estudo transversal observacional qualitativo, 380 crianças foram avaliadas com o instrumento The Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S) e com a aplicação do questionário socioeconômico da ABEP. A ausência de correlação entre disfunções orofaciais e classificação socioeconômica nos faz concluir que é essencial atenção adicional dos cirurgiões-dentistas, tanto nos serviços públicos como nos privados. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Ingrid Franco Delgado

Orientador: Profa. Dra. Cristina Lúcia Feijó Ortolani

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Índice de necessidade de tratamento ortodôntico e o impacto na qualidade de vida em diferentes classes sociais

Resumo: Aspectos como saúde oral, qualidade de vida e estética estão intimamente ligados e adquirem funções cada vez mais importantes na sociedade. Sugere-se que a presença de má oclusão possa afetar a qualidade de vida, em especial a de crianças e adolescentes, que são mais suscetíveis a esse tema, podendo levar ao desenvolvimento de alterações psicossociais nos mesmos. Percebeu-se, dessa maneira, a necessidade de uma avaliação individual, objetiva e criteriosa das necessidades de tratamento, principalmente para os sistemas públicos de saúde, de forma a categorizar, de acordo com a severidade, e priorizar os tratamentos com maiores impactos negativos na qualidade de vida do indivíduo. Foi realizado um estudo transversal observacional com 386 pessoas, com idade entre 11 e 14 anos, com o objetivo de verificar se a severidade da má oclusão tem impacto na qualidade de vida do indivíduo, usando o Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (INTO) e o questionário de qualidade de vida Child Perception Questionnaire (CPQ11-14). Além disso, outro objetivo consistiu em verificar, ainda, se esses resultados variam em diferentes classes sociais, por meio da aplicação de questionário socioeconômico. Os resultados mostraram que a severidade da má oclusão trouxe maior impacto negativo na qualidade de vida dos participantes, independentemente de sua classe social. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 20/03/2019

Autor: Heitor Feitoza Marinho Neto

Orientador: Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: Otimização dos recursos financeiros e ambientais de empresas: proposta de custeio baseado em atividades modificado

Resumo: Usualmente, stakeholders avaliam o desempenho econômico da empresa de acordo com informações sobre custo de produção, lucro e receita bruta, em que a técnica de gestão mais considerada é o custeio baseado em atividades (CBA). Dessa maneira, decisões sobre aumento ou diminuição na quantidade produzida, no “mix” de produtos, na abertura ou fechamento de empresas, na abertura de capital para atrair investidores, entre outros, são baseados quase que exclusivamente sobre indicadores de desempenho econômico. Porém, as empresas vêm sendo cada vez mais pressionadas por governos e consumidores a terem uma visão mais holística de seu sistema de produção, no qual aspectos sociais e ambientais também passam a receber importância nas decisões. Um grande avanço nesse sentido são os objetivos de desenvolvimento sustentável, tais como estabelecidos pela ONU e, mais especificamente, pelos relatórios de sustentabilidade do Global Reporting Initiative (GRI). Mesmo reconhecendo a importância da sustentabilidade, dificilmente as empresas deixarão de considerar o CBA como suporte às suas decisões. Desse modo, uma alternativa seria a inclusão de aspectos de sustentabilidade dentro do já aceito e utilizado CBA. Nesse sentido, o trabalho objetiva propor um CBA modificado que também inclua aspectos ambientais e que dê suporte a decisões em busca de maior sustentabilidade. Para isso, o modelo conceitual de sustentabilidade “entrada-estado-saída” (input-state-output, ISO) é considerado para dar suporte às três diferentes abordagens de CBA consideradas (emergia, econômico e ambiental). Diferentes direcionadores são considerados na alocação dos custos de acordo com os diferentes CBA, especificamente, fluxos de emergia para o CBAemergia, econômicos para o CBA$ e emissões de CO2 para o CBAemissões. A programação por metas é utilizada para estabelecer restrições de lucro e capacidade produtiva em cada CBA e obter uma solução satisfatória do “mix” de produtos. Finalmente, o CBA sustentável é proposto pela união dos três CBA e o “mix” sustentável de produtos é obtido. Para melhor entendimento, esse procedimento é aplicado em um estudo de caso de produção de engrenagens mecânicas. Os resultados mostram que os diferentes CBA aplicados individualmente indicam diferentes “mix” de produtos, o que era esperado uma vez que diferentes direcionadores para alocação de custos são considerados. Enquanto o CBA$ indica um “mix” para maximizar o lucro, os CBA emergia e emissões indicam um “mix” que minimize a demanda por emergia e as emissões de CO2, respectivamente. Finalmente, a união das três perspectivas resultou um “mix” chamado sustentável, que deveria ser considerado para apoiar decisões em busca de maior sustentabilidade nos sistemas de produção.

 

Data da defesa: 21/03/2019

Autor: Vanessa Haguihara Luchesi

Orientador: Profa. Dra. Suzana Peres Pimentel

Programa: Doutorado em Odontologia

Título: Efeito da terapia fotodinâmica em bolsas residuais de dentes unirradiculares em pacientes com periodontite agressiva generalizada: ensaio clínico randomizado controlado

Resumo: O estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação única de terapia fotodinâmica (PDT) no tratamento de bolsas residuais em dentes unirradiculares de pacientes com periodontite agressiva generalizada (PAG). Um ensaio clínico controlado duplo-cego, randomizado e boca dividida foi conduzido em indivíduos com PAG em terapia periodontal de suporte que apresentassem pelo menos quatro bolsas residuais, uma em cada arco [profundidade da bolsa de sondagem (PS) ≥ 5 mm com sangramento à sondagem (SS)] em dentes unirradiculares. Os sítios selecionados foram designados para receber: (1) PDT - terapia fotodinâmica; (2) RAR + PDT – raspagem e alisamento radicular + PDT; (3) RAR; e (4) TC – terapia cirúrgica. Os parâmetros clínicos, microbiológicos e imunoinflamatórios foram avaliados no início do estudo (baseline) 3, 6 e 12 meses após as terapias. Os parâmetros clínicos melhoraram significativamente após todas as terapias (p <0,05), exceto a TC, que não reduziu o NICR (p <0,05) e apresentou maiores valores de PMG ao longo do tempo, comparado ao baseline (p <0,05). A TC apresentou maior NICR que a RAR no tempo de 3 meses (p> 0,05). As análises microbiológicas não demonstraram diferenças entre os grupos (p> 0,05). PDT (como monoterapia ou associada a RAR) modulou positivamente os níveis de IL-10 aos 6 meses de acompanhamento em comparação com o grupo RAR (p <0,05). A associação de PDT e RAR também aumentou os níveis de IL-4 no período de 12 meses em comparação com PDT isolada e RAR (p <0,05). Além disso, a PDT reduziu os níveis de TNF-α e IL-6 aos 12 meses em comparação com a TC (p <0,05). Pode-se concluir que a PDT, como monoterapia ou adjuvante ao debridamento mecânico, não demonstrou benefícios clínicos adicionais para bolsas residuais em dentes unirradiculares de pacientes com PAG. No entanto, a PDT como monoterapia pode ser empregada como uma abordagem terapêutica alternativa e não invasiva para o tratamento de bolsas residuais em pacientes com PAG, com efeito modulador em importantes níveis de citocinas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Data da defesa: 25/03/2019

Autor: André Luiz Dal Bello

Orientador: Profa. Dra. Clarice Greco Alves

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: As performances do jogador no ambiente digital: fandom, games e identidade

Resumo: A presente pesquisa versa sobre os conceitos de identidade e cultura participativa no ambiente digital por meio do fandom. O objeto principal de estudo são as identidades gamers tecidas a partir da interação de jogadores de jogos digitais em comunidades virtuais, como as plataformas digitais de transmissão e compartilhamento de vídeos. Jogadores produzem textos que nutrem a identidade gamer que, para fins da pesquisa, chamamos de performances de jogador-produtor – aquele que transmite suas gameplays (jogabilidade e todas as experiências que o jogador tem durante a interação com o sistema de um jogo) em plataformas digitais – e jogador-espectador – aquele que interage na comunidade virtual por meio do consumo de materiais produzidos sobre a e na subcultura dos games. Para tanto, em um primeiro momento, o trabalho apresenta as primeiras reflexões acerca das necessidades inerentes do ser humano de jogar e seus desdobramentos como subcultura dos jogos digitais presente na rotina dos jogadores. Em seguida, busca analisar o percurso histórico evolutivo dos consoles de videogame e do design de games para compreender como se estabeleceu, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, uma proximidade entre os jogadores e os jogos eletrônicos e, a partir da incorporação da internet e modernização dos consoles, o surgimento de novas formas de interação entre diferentes tipos de jogadores. Na sequência, estuda os conceitos de identidade e identidade estigmatizada para compreender como a produção e o consumo de conteúdos do fandom impactam a performance dos jogadores nos ambientes digitais e a constituição de suas identidades. Um segundo momento do trabalho apresenta a pesquisa empírica, com questionário nas redes e entrevista informal para traçar um perfil da percepção desses jogadores em relação à produção e consumo de conteúdos, bem como a constituição de uma identidade mediante essas interações. O quadro teórico abrange estudos sobre os jogos por autores como Huizinga (1993) e Caillois (2017); estudos sobre estrutura e design de games por McGnigal (2012), Rogers (2013), Schell (2008), Juul (2009) e Csíkszentmihaíyi (1991); as intenções em jogar por Bartle (1996) e os tipos de jogadores apresentados por Salen e Zimmerman (2012); os conceitos de identidade por Goffman (1989), Hall (2000), Woodward (2000) e Silva (2000), assim como o conceito de identidade estigmatizada por Goffman (1980); e estudo de fãs por Hills (2002; 2015), Booth (2010), Pearson (2010), Jenkins (1992; 2006) e Ribeiro (2016). Como resultado da metodologia de pesquisa aplicada (revisão bibliográfica, questionários e entrevistas qualitativas com os jogadores atuantes nos ambientes digitais), conclui-se que as falas dos jogadores demonstram uma mescla de concepções acerca das performances (compreendida como um conjunto de práticas) que cada tipo de jogador exerce dentro e fora dos ambientes digitais, contribuindo para uma reflexão sobre as práticas da identidade de jogador de jogos digitais na atualidade. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

 

Data da defesa: 25/03/2019

Autor: Jonas Pereira da Silva

Orientador: Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs

Programa: Mestrado em Engenharia de Produção

Título: Automatização da classificação baseada na lógica paraconsistente de condições de estresse de suínos a partir da mineração de dados sobre sua vocalização

Resumo: A carne suína é a proteína mais consumida no âmbito mundial, e o Brasil é considerado o quarto maior produtor e exportador dessa carne. Para atender às demandas do mercado, ocorre aumento de produção de suinocultura, com maior quantidade de animais por área, ocasionando estresse nos porcos. O estresse pode aumentar a predisposição a doenças, as quais elevam o custo da criação do produto e a taxa de mortalidade, desfavorecendo a competitividade no mercado. Assim, o bem-estar do animal torna-se fundamental, sendo necessário o acompanhamento dos animais desde seu nascimento, porém, o registro de dados é escasso. A vocalização é uma ferramenta útil para identificação de situações de estresse em suínos e, com o objetivo geral de automatizar a classificação de condições de estresse de um indivíduo suíno com base em sua vocalização, o objetivo específico é desenvolver um software para classificar o tipo de estresse de um indivíduo suíno de acordo com padrões sonoros dos animais submetidos a situações de estresse. Como método, parte-se dos dados de Cordeiro (2012), cuja pesquisa de campo abrange o levantamento do estresse suíno no próprio local de criação do animal, gravação da vocalização dos suínos e, como resultado, identificação de cada suíno e do tipo de estresse. A pesquisadora montou um banco de dados, disponibilizando tanto as gravações quanto os diversos resultados de identificação. Esse banco de dados passa a servir como base para a criação do software por meio de técnicas de Mineração de Dados (MD) e da aplicação da Lógica Paraconsistente Evidencial E. Como resultado da aplicação e análise dos dados, o software criado permite automatização da classificação do tipo de estresse dos suínos em mais de 70% de acerto.

 

]]>
DATA13/04/2019
<![CDATA[11/04/2019 - Vice-reitor da UNIP ministra palestra no CIEE ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 11 de abril, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo, o vice-reitor da UNIP, professor Fábio Romeu de Carvalho, ministrou a palestra Um panorama do Ensino Superior no Brasil.

Em seu discurso, o professor apontou dados objetivos sobre a situação do Ensino Superior público e privado no Brasil, além de apresentar, com clareza, os procedimentos e resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior.

Na ocasião, Fábio Romeu foi homenageado pelo CIEE por sua valiosa contribuição ao ensino, à pesquisa e ao setor de estágios da Instituição.

Para prestigiar o evento, estiveram presentes a coordenadora geral do curso de Letras da UNIP, Roseli Gimenes, e a coordenadora do curso de Pedagogia do campus Paraíso, Jusmari do Carmo Gumiero. Também participaram membros do CIEE, da Academia Paulista de Educação, convidados, professores de diversos cursos e estudantes.

]]>
DATA11/04/2019
<![CDATA[11/04/2019 - Cursos de Enfermagem e Nutrição participam de evento de qualidade de vida no SESC Santo Amaro ]]> Por Professora Tais M. L. Fortes

No dia 6 de abril, alunos e supervisores dos cursos de Enfermagem e Nutrição do campus Chácara Santo Antônio participaram do INSPIRA – Ações para uma Vida Saudável, realizado no SESC Santo Amaro. A proposta do evento foi promover a qualidade de vida com cuidados e práticas pensadas sobre saúde.

O curso de Enfermagem realizou aferição da pressão arterial e glicemia sanguínea, bem como orientações e encaminhamentos quando necessário. Além de 20 alunos da graduação, participaram também os supervisores Thalita Serrano, Thais Silva, Wilson Gomes e Melania Borges e a professora Tais Fortes.

Os alunos do curso de Nutrição, por sua vez, fizeram avaliação nutricional e prestaram orientações e informações sobre alimentação adequada. O grupo contou com 10 estudantes e com as supervisoras Edilene Godoy Vazi e Karina Nascimento, além da professora Alessandra Lucca.

]]>
DATA11/04/2019
<![CDATA[10/04/2019 - Campus Araraquara participa da quarta edição do Farm Games ]]> Por Prof. Mário Sígoli

No dia 7 de abril, em Araraquara, SP, ocorreu o Farm Games que, em sua quarta edição, reuniu mais de 200 atletas e praticantes de crossfit, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fitness. Na ocasião, os alunos do curso de Educação Física do campus Araraquara participaram na organização do evento como staffs.

Foram três provas disputadas em trios, envolvendo exercícios de levantamento de peso, saltos, corridas e exercícios ginásticos. Equipes de toda a região prestigiaram o evento, que contou com a estrutura de uma chácara com 5 mil m² de área verde. O campus Araraquara forneceu materiais para os kits dos atletas e brindes para as premiações.

Mais de 300 espectadores agitaram o dia, proporcionando uma experiência de muita aprendizagem para os alunos, que puderam interagir com o público e com os membros da arbitragem.

 

]]>
DATA10/04/2019
<![CDATA[08/04/2019 - Professora doutora em Arquitetura da UNIP conquista primeiro lugar em renomado prêmio na Espanha ]]> Por Roberta Abrahao

Estudo sobre ocupação na Avenida Paulista (SP) rende à professora doutora Renata Priore Lima, da Universidade Paulista – UNIP, a primeira colocação pela melhor tese de doutorado em urbanismo entre outras 48 defendidas em 25 universidades de dez diferentes países europeus

 

A professora de Arquitetura e Urbanismo da UNIP Renata Priore Lima recebeu, em março deste ano, em Barcelona, o prêmio “Manuel de Solà-Morales de Urbanismo”, expoente da arquitetura espanhola. Promovido pelo Laboratório de Urbanismo de Barcelona (LUB), do qual Solà-Morales foi fundador, e pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), o concurso elege, a cada dois anos, as melhores teses de doutorado em urbanismo desenvolvidas em universidades da Europa.

Para a atual edição, foram consideradas 49 teses elaboradas entre 2016 e 2017, representando 25 universidades de dez diferentes países europeus. Após avaliação, sete finalistas apresentaram suas ideias para uma banca de jurados. Como vencedora, a professora da UNIP, representando a UPC, onde defendeu o doutorado, terá seu trabalho publicado em livro trilíngue: português, inglês e espanhol.

O projeto apresentado pela professora da UNIP aplicou ciências sociais aos processos contemporâneos de conformação da cidade de São Paulo, em especial a Avenida Paulista. O trabalho demonstra a evolução de distintos tipos de centralidade ao longo do tempo, com enfoque na ocupação dos espaços de uso comum, como a rua, as calçadas e as áreas abertas nos térreos dos edifícios da mais famosa avenida da cidade.

“O objetivo foi discutir e definir os conceitos de espaço coletivo e de centralidade linear, tanto na literatura urbana do Brasil como na da Europa, buscando reconhecer a construção destas ideias em diferentes contextos. O projeto também procurou compreender o processo histórico evolutivo da Paulista e explicar, do ponto de vista morfológico, de que maneira a rede de espaços coletivos se adapta ao processo de transformação da avenida em eixo articulador da estrutura e da vida urbana da metrópole. Além disso, procurou identificar estratégias de projeto urbano utilizadas no eixo que possam ser utilizadas em outras áreas da cidade ou em contextos análogos”, explica Renata Priore.

Os alunos da UNIP também se beneficiarão da notoriedade e importância do projeto, uma vez que o conhecimento desenvolvido está totalmente relacionado com o conteúdo que a professora ministra nas disciplinas de Projeto Urbano, Trabalho de Curso e Seminário de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Contemporâneo. “É interessante porque discuto processos da cidade atual e novas abordagens para o tema das centralidades urbanas e espaços de uso coletivo, assim como soluções de projeto”, complementa.

A banca examinadora foi presidida pelo arquiteto e designer urbano Marcel Smets, professor de Urbanismo da Universidade de Leuven (Bélgica). O comitê avaliador foi composto pelo arquiteto Matthew Carmona, professor de Planejamento e Projeto Urbano da Bartlett School of Planning da London Global University (Reino Unido), pela arquiteta Montserrat Nogués, representante de Arquia Foundation (Espanha), e por José González-Cebrián Tello, arquiteto e professor de Urbanismo da Escuela de Arquitectura de La Coruña (Espanha).

Durante a entrega do prêmio, Marcel Smets elogiou o projeto ganhador: “O trabalho feito por Renata Priore Lima nos faz refletir sobre os conceitos de centralidade e de espaço coletivo em uma metrópole como São Paulo”. A cerimônia de premiação foi encerrada por Joan Busquets, professor da Harvard Graduate School of Design e membro do comitê organizador do prêmio.

 

Sobre Renata Priore Lima

Renata Priore Lima é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP, desde 2005. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestre em Teoria e História da Cidade pela EESC-USP São Carlos (2007) e doutora em Urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha (2016), com título reconhecido pela FAU-USP (2018).

 

]]>
DATA08/04/2019
<![CDATA[04/04/2019 - Alunos de Iniciação Científica do curso de Biomedicina do campus Bauru publicam livros digitais ]]> Por Pós

Em fevereiro de 2019, foram lançados dois livros digitais referentes a projetos de Iniciação Científica de alunos de Biomedicina do campus Bauru. O primeiro, intitulado Imunologia – Volume 1: interferons, é de autoria da estudante Giovana Roberto Salado, do terceiro ano do curso. Para elaborar a obra, Giovana Salado contou com a orientação dos professores Renato Massaharu Hassunuma e Michele Janegitz Acorci-Valério, bem como das coordenadoras do curso de Biomedicina do referido campus, Patrícia Carvalho Garcia e Sandra Heloísa Nunes Messias (coordenadora geral). O livro contou ainda a participação dos biomédicos André Luiz Ventura Sávio e Talita Mendes Oliveira Ventura, alunos egressos da Biomedicina do campus Bauru, como membros do Conselho Editorial. O e-book encontra-se disponível para download gratuito.

Intitulado Doença de Alzheimer: o papel da acetilcolinesterase e seus inibidores, o outro livro é de autoria do aluno Eduardo Marques Raboni, também do terceiro ano. Eduardo foi orientado pelo professor Renato Massaharu Hassunuma, pela biomédica e ex-aluna do curso Letícia Graziela Costa Santos de Mattos e também pelas coordenadoras Patrícia Carvalho Garcia e Sandra Heloísa Nunes Messias. No seu caso, o Conselho Editorial contou com a participação dos biomédicos Camilla Reginatto de Pierri e Antonio Camilo da Silva Filho, ambos doutorandos pela Universidade Federal do Paraná. O e-book encontra-se igualmente disponível para download gratuito.

]]>
DATA04/04/2019
<![CDATA[03/04/2019 - Coordenadora auxiliar do curso de Enfermagem fala sobre a situação das vacinas no Brasil ]]> Por Depto de Comunicação

No dia 28 de março, a professora e coordenadora auxiliar do curso de Enfermagem do campus Norte, Paula de Sousa e Castro, participou do programa Duas na Tri, que vai ao ar semanalmente às quintas-feiras na Rádio Trianon AM 740, apresentado por Silvia Vinhas e Malu Mota. Na entrevista, a professora falou sobre a situação das vacinas no Brasil.

O Brasil sempre foi considerado referência em termos de calendário de vacinação. O Programa Nacional de Imunizações é um dos maiores do mundo, oferecendo 45 diferentes imunobiológicos para toda a população, de qualquer faixa etária. Contudo, desde 2017, tem havido uma queda na cobertura vacinal entre crianças e adultos, tendo sido registrado, por exemplo, até dezembro de 2018, mais de 10 mil casos de sarampo, doença que se encontrava erradicada no país. Por esse motivo, o Brasil pode perder o certificado de erradicação da doença concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016.

Segundo Paula de Sousa, de 2000 a 2016, foram registrados poucos casos importados (contraídos fora do local) e nenhum caso autóctone (de origem local) da doença, isto é, “estávamos desde 2000 sem casos de sarampo acontecidos no Brasil”, fazendo com que a OMS considerasse a doença erradicada no país. Ainda de acordo com a professora, essa volta significativa e recente da doença pode ter explicação no próprio sucesso do programa de vacinação: como as gerações mais novas não vivenciaram casos graves da doença, para elas, o sarampo praticamente nunca existiu e, com o tempo, os pais foram deixando de se vacinar e de vacinar seus filhos. É como se tivéssemos ficado “reféns do nosso próprio sucesso”, concluiu, em tom de alerta para esta e outras doenças, a coordenadora da UNIP.  

Veja a entrevista completa.

]]>
DATA03/04/2019
<![CDATA[01/04/2019 - Campus São José do Rio Preto participa de Feira de Profissões ]]> Por Caroline Beatriz

Alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Estética & Cosmética e Nutrição, do campus São José do Rio Preto, participaram da Feira de Profissões do Colégio Albert Sabin (Coopec), realizada no dia 27 de março. O evento ocorre anualmente e é uma oportunidade para os estudantes do Ensino Médio tirarem dúvidas e conhecer os cursos de seu maior interesse.

Além de prestar orientações sobre os cursos, os graduandos, supervisionados pela professora Lidimara Quintino e pelos técnicos de laboratório Aline Fernanda Chessa, Lívia Cazelloto e Marcos Antônio Ribeiro, fizeram aferição de pressão arterial, testes de glicemia, tipagem sanguínea, pesagem e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Foram prestados aproximadamente 80 atendimentos durante toda a manhã.

Estiveram presentes também os professores Pedro Antônio Domingues, do curso de Administração, e Leandro Brito, do curso de Comunicação Social/Jornalismo, esclarecendo dúvidas sobre as áreas em que atuam. No final da feira, os estudantes do colégio receberam um kit de divulgação e o Manual do Vestibular da UNIP.

]]>
DATA01/04/2019
<![CDATA[01/04/2019 - Curso de Fisioterapia participa de Semana da Saúde no Novo Shopping Ribeirão Preto ]]> Por Guilherme Bertolino

De 1 a 7 de abril, no Novo Shopping Ribeirão Preto, foi realizada a Semana da Saúde, em uma parceria entre o Novo Shopping, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto e outras instituições. A ação teve como objetivo promover a saúde por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama e/ou ginecológico.

Os alunos do curso de Fisioterapia do campus Ribeirão Preto participaram realizando avaliação postural e orientações ergonômicas. No último dia, o aluno Matheus Xavier, do sétimo semestre, ministrou a palestra Abordagem fisioterapêutica no pós-operatório de câncer de mama e orientações de atividades de vida diária.

O evento teve enfoque multidisciplinar, contando com a atuação de médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e fisioterapeutas.

]]>
DATA01/04/2019
<![CDATA[30/03/2019 - Alunos de Propaganda e Marketing do campus Pinheiros visitam parque gráfico do SENAI ]]> Por Profº Luis Felipe

Os alunos de Propaganda e Marketing do campus Pinheiros tiveram a oportunidade de visitar um dos parques gráficos mais conceituados e completos da América Latina, localizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Theobaldo De Nigris, no Bairro da Mooca, no município de São Paulo. A unidade Theobaldo De Nigris é considerada a maior escola de artes gráficas da América Latina.

O centro tecnológico ocupa uma área construída de 16.000 m2 e é o único no mundo a cobrir todas as etapas da cadeia de produção gráfica, desde a fabricação da celulose até o acabamento e a restauração de documentos em papel. Na ocasião, além da aproximação com o mercado de trabalho, os alunos conheceram na prática todos os processos de execução de um projeto gráfico.

A visita ocorreu no dia 30 de março, com acompanhamento do professor e coordenador do curso no campus Pinheiros, Luis Felipe Cunha, e dos professores do SENAI, que explicaram sobre todos os departamentos e processos de fluxo de trabalho. Foi apresentada ainda a história das artes gráficas, com aparatos tipográficos inventados por Johannes Gutenberg, alemão que desenvolveu o sistema mecânico de tipos móveis que deu início à revolução da imprensa, em meados de 1439.

 “A visita ao SENAI de Artes Gráficas proporcionou uma visão geral do fluxo de impressão, reforçando a importância da qualidade da fotografia no produto impresso final. Esse evento agrega valor às disciplinas do primeiro ano no curso”, destacou o professor Marcos Rosa, que ministra aulas de Fotografia e acompanhou os alunos no registro do evento.

Os alunos também conheceram as novas tecnologias do mercado gráfico com o advento da automação de processos, em cada um dos setores da produção gráfica: pré-impressão, impressão e acabamento. Para Kauany Brandão, aluna do curso que participou da visita, a experiência enriqueceu muito o conhecimento aprendido na sala de aula: “Acompanhamos como é, na prática, o processo gráfico, com explicações de ótimos profissionais da área. Além disso, ganhamos alguns brindes produzidos durante a visita, como embalagens, projetos promocionais e editoriais, que serviram como exemplos do que foi apresentado.”

Um dos brindes foi um material didático com infográfico explicando todo o fluxo de uma produção gráfica, que servirá como complemento à disciplina Composição e Projeto Gráfico, do curso de Propaganda e Marketing.

]]>
DATA30/03/2019
<![CDATA[29/03/2019 - UNIP será sede de congresso e simpósio sobre o apoio da escola a estudantes em tratamento de saúde ]]> Por emails

De 10 a 12 de abril, o campus Indianópolis sediará o Quarto Congresso do Estado de São Paulo no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde e o Primeiro Simpósio Internacional de Pedagogia Hospitalar. As duas atividades são voltadas aos docentes e educadores que trabalham com alunos em tratamento de saúde.

Confira a programação completa do evento:

Quarta-feira
10/04/19
Quinta-feira
11/04/19
Sexta-feira
12/04/19

07h30-08h30
· Credenciamento
· Informações

08h30-09h30
· Mesa de abertura

“Autoridades políticas, institucionais e internacionais”

09h30-10h30
· Pedagogia Hospitalar

Convidados estrangeiros

Mediadora: Dra. Léa Chuster Albertoni - SPDM - Brasil

· Atividade Cultural

10h30-11h00
· Intervalo

11h00-11h45 
· Mesa-Redonda

“Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber”

Dra. Carolina Meneses Gaya -Projeto Cuca Legal
Dr. Gustavo Estanislau -  Projeto Cuca Legal

Mediador: Prof. Roberto França - Pará

11h45-12h45
· Mesa-Redonda

“Práticas dos Professores das Classes Hospitalares da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo”

Mediadora: Profa. Maria Isabel de Faria 
Diretoria de Ensino Centro Sul - SEESP

12h45-14h00
· Mostra de Trabalhos de Alunos da Educação Básica sobre Educação

12h45-14h00
· Almoço

14h00-17h00
· Minicurso 1 (Sala 202)

“Contação de Histórias” (EFAP/CRE Mario Covas)

 

· Minicurso 2 (Sala 207)

“Matemática e Competências Socioemocionais” 
Profa. Arlete Almeida - Diretoria de Ensino Sul 1 - SEESP

· Minicurso 3 (Sala 209)

“O aluno do século XXI”
Profa. Ana Carmagnani  

 

· Minicurso 4 (sala 213)

“A construção das Relações Afetivas no Processo de Ensino e de Aprendizagem”
Profa. Alzira Held 
Profa. Sandra Rabaça 
Profa. Vania Soares

 

· Minicurso 5 (sala 219)

“Projetos Interativos do Hospital Infantil Darcy Vargas e Cervantes Solidário”

· Minicurso 6 (sala 220)

“Workshop Interativo sobre o Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva”
Lic. Jenny Gonzalez

07h30-08h30
· Informações

08h30-09h30
· 
Conferência

“Perspectivas Conceptuales i Metodológicas para la Práctica Professional y la Investigación em Pedagogía Hospitalaria”

Profa. Dra. María Cruz Molina Garuz - Universidade de Barcelona - Espanha

Mediadora: Profa. Dra. Leliane Moreira - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil

09h30-10h30
· Mesa-Redonda

“Diferentes Perspectivas de Trabalho com Escolares em Tratamento de Saúde”

Dra. Silvia Nigro - Santa Casa de Misericórdia - SP
Profa. Dra. Eliane Aguiar - USP
Prof. Dr. Gerson Heindrich da Silva - UNISA

Mediadora: Profa. Dra. Terezinha Calil Pades

10h30-11h00
· Intervalo

11h00-11h45
· Mesa-Redonda

“As Classes Hospitalares na Espanha e nos Países da América Latina”

Prof. Dr. Sebastiá Verter - Illes Balears - Espanha 
Prof. MSc. Tomas Arredondo - Ministério da Educação - Chile

Mediadora: Lic. Jenny González - Colômbia

11h45-12h45
· 
Mesa-Redonda

“Práticas de Ensino, de Leitura e Escrita em Classes Hospitalares”

Prof. Dr. Rodnei Pereira - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil
Prof. Fabián Santibãez - Chile
Profa. Monserrat Perez - Chile

Mediadora: Profa. Dra. Valéria Batista - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil

12h45-14h00
· Mostra de Trabalhos de Alunos da Educação Básica sobre Educação

12h45-14h00
· Almoço

14h00-17h00
· Minicurso 7 (Sala 202)

“Emoções e Sentimentos do Profissional em Ambiente Hospitalar” 
Profa. Patricia Marques

· Minicurso 8 (Sala 207)

“Neurociências: habilidades socioemocionais e jogos” 
Grupo Educação Inédita

· Minicurso 9 (Sala 209)

“BNCC e as Competências Matemáticas”
Profa. Liane Poggetti

· Minicurso 10 (Sala 213)

“A Escrita como Processo de Elaboração de Lutos” 
Profa. Dra. Eliane Aguiar - USP

· Minicurso 11 (Sala 219)

“Brincadeira é Coisa Séria”
Equipe do Hospital Infantil Darcy Vargas e Cervantes Solidário

 

· Minicurso 12 (Sala 220)

“Workshop Interativo sobre o Uso da Tecnologia na Educação Inclusiva” 
Lic. Jenny Gonzalez

07h30-08h30
· Informações

08h30-09h30
· Mesa-Redonda

“Classes Hospitalares e seus Desafios para as Diferentes Dimensões da Gestão Educacional”

Mediadora: Profa. MSc. Sandra Rabaça
Diretoria de Ensino Centro Sul - SEESP

09h30-10h30
· Mesa-Redonda
“Competências Socioemocionais do Professor em Foco: a Classe Hospitalar”

Profa. Dra. Léa Chuster Albertoni - SPDM - Brasil 
Profa. MSc. Toya Lorch-Kampas
Profa. MSc. Alcione Marques

Mediador: Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil

10h30-11h00
· Intervalo

 

11h00-11h45
· Mesa-Redonda

“O Diálogo Família e Escola no Apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde”
Profa. Dra. Leliane Moreira - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil 
Profa. Dra. Marília Milan - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil

Mediadora: Profa. Dra. Mônica Cintrão França Ribeiro - Universidade Paulista (UNIP) - Brasil

 

11h45-12h45 
· Conferência de Encerramento

“Escola para Todos: qual o lugar dos estudantes em tratamento de saúde?”

Profa. Dra. Maria Tereza Eglér Mantoan - UNICAMP - Brasil

Mediadora: Profa. Dra. Léa Chuster Albertoni - SPDM - Brasil

· Atividade Cultural de Encerramento

]]>
DATA29/03/2019
<![CDATA[28/03/2019 - Curso de Design Gráfico do campus Marquês realiza visita ao CCBB ]]> Por Selma Rufino

Os alunos do curso de Design Gráfico do campus Marquês, sob orientação da professora e coordenadora do curso, Selma Rofino, fizeram uma visita técnica ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Trata-se de um importante instituto cultural do cenário brasileiro, situado no centro histórico de São Paulo.

Realizada no dia 28 de março, o objetivo da visita foi levar os estudantes à exposição Paul Klee: Equilíbrio Instável. A mostra reúne pela primeira vez na América Latina mais de 100 peças, entre pinturas, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista, possibilitando um contato intimista com a sua obra e a sua vida.

Segundo a coordenadora Selma Rofino, “além de uma pintura que transita entre diversos estilos, Klee também foi professor da Bauhaus, uma importante escola de artes que revolucionou o design moderno. Esse contato muito contribui para a formação dos nossos futuros profissionais de design.”

]]>
DATA28/03/2019
<![CDATA[27/03/2019 - Campus São José do Rio Preto participa da Quinta Caminhada, Manhã de Lazer e Igualdade ]]> Por Danilo Mesquita

O Centro do Desenvolvimento Humano de São José do Rio Preto promoveu, no dia 23 de março, a Quinta Caminhada Manhã de Lazer e Igualdade em lembrança do Dia Internacional da Síndrome de Down. Foi um dia de conscientização sobre a importância da inclusão, do bem-estar e da luta pelos direitos igualitários das pessoas com Down.

O campus São José do Rio Preto marcou presença no evento com a participação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia. Os alunos colaboraram com atendimentos na área da saúde, realizando aferição de pressão arterial, atividades para estimular a coordenação motora e atendimento pedagógico, com brincadeiras para despertar o raciocínio e incentivar a interação.

]]>
DATA27/03/2019
<![CDATA[25/03/2019 - Campus São José dos Campos e ITA firmam acordo de estágio na área de Psicologia e Serviço Social ]]> Por Enviado por email

O campus São José dos Campos e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio de sua Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) da Pró-Reitoria de Graduação (IG-ITA), formalizaram um acordo de cooperação de estágio nas áreas de Psicologia e Serviço Social.

O convênio, assinado pelo diretor da unidade e pelo reitor do ITA, no dia 13 de março, prevê a cooperação entre as duas Instituições na área de orientação educacional e de desenvolvimento de iniciativas para a permanência estudantil do corpo discente do ITA. Além disso, visa propiciar um ambiente escolar extremamente rico em aprendizagem como campo de estágio aos estudantes de Psicologia e de Serviço Social da UNIP.

A DAE pretende, em breve, divulgar as iniciativas implementadas e os resultados obtidos do desenvolvimento dessa parceria.

]]>
DATA25/03/2019