Universidade Paulista http://www.unip.br Últimas notícias pt-br Copyright Unip. Todos os direitos reservados. UNIP - Universidade Paulista http://www2.unip.br/img/layout/logo_unip_rss.gif http://www.unip.br 154 79 <![CDATA[12/11/2019 - Professores do PPGEP participam da Global Faculty Week na Lituânia ]]> Por Pós

Entre os dias 21 e 25 de outubro, os professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, João Gilberto Mendes dos Reis e José Benedito Sacomano, participaram da Global Faculty Week, promovida pela Kaunas University of Technology (KTU), em Kaunas, na Lituânia.

O evento reuniu 32 participantes de 16 países e teve fomento do Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários, o Erasmus+.

A Global Faculty Week foi organizada para promover maior contato entre os participantes para o desenvolvimento de parcerias, intercâmbio de estudantes e professores, formação de grupos de pesquisa e publicação conjunta de artigos científicos. Além disso, o evento fortaleceu o relacionamento entre a UNIP e a KTU, provendo uma aliança estratégica que contará com o intercâmbio de professores e alunos entre as duas instituições.

O professor João Gilberto ministrou uma palestra na Faculdade de Engenharia e Design sobre o papel da logística no agronegócio e nas cadeias agroalimentares, enquanto o professor Sacomano abordou o tema Indústria 4.0 em países em desenvolvimento, na Escola de Economia e Negócios. Foi uma oportunidade para os docentes da UNIP compartilharem com alunos e professores lituanos as pesquisas que vêm realizando no PPGEP.

A participação de ambos faz parte do acordo de cooperação entre as duas universidades gerido por meio da Área de Internacionalização Acadêmica da UNIP, dirigida pela doutora Laura Ancona Lopez Freire, também coordenadora institucional do Erasmus+ para a UNIP. O evento significou mais um passo para fortalecer o processo de internacionalização do PPGEP, na sua contínua ascensão no sistema de avaliação da CAPES. A internacionalização é uma oportunidade para a mobilidade de alunos, fundamental na formação de mestres e doutores. Segundo o coordenador do PPGEP, Oduvaldo Vendrametto, a internacionalização é essencial para o Programa e os resultados, tanto na pesquisa como na formação, demonstram-se imediatos.

O processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu é uma prioridade da UNIP e conta com o apoio de sua Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa, coordenada pela doutora Marina da Camino Ancona Lopez Soligo.

 

]]>
DATA12/11/2019
<![CDATA[06/11/2019 - Seminário de Engenharia de Produção ressalta a Segurança Alimentar Nutricional ]]> Por Pos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da UNIP promoveu o Oitavo Seminário de Engenharia de Produção, no dia 28 de outubro, no campus Indianópolis. Na ocasião, a palestra Políticas Públicas de Segurança Alimentar Nutricional (SAN) foi ministrada pela professora Luciana Melo Costa.

A palestrante explicou a legislação sobre o tema e apresentou o bem-sucedido Programa de Segurança Alimentar implantado em Itanhaém, litoral de São Paulo, que funciona desde 2007. O Programa inclui a agricultura familiar e dele participam comunidades indígenas e de mulheres agricultoras, que desenvolveram o plantio e uma feira de produtos orgânicos.

Segundo Luciana Costa, o sucesso do projeto decorre de pilares bem delineados, como transparência, rede de contatos e parceiras, além de uma gestão compartilhada. Como resultados, destacou, entre outros pontos, a inclusão da agricultura familiar e indígena nas compras institucionais da prefeitura local, o empoderamento da agricultura feminista, os impactos positivos na redução da poluição e melhorias para o meio ambiente.

]]>
DATA06/11/2019
<![CDATA[06/11/2019 - Professora da Pós-Graduação em Comunicação organiza o Primeiro Encontro Internacional Brasil-França ]]> Por pos

A professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e líder do Grupo de Pesquisa UNIP/CNPq Moda, Comunicação e Cultura, Solange Wajnman, organizou o Primeiro Encontro Internacional Brasil-França, que ocorreu no dia 28 de outubro, em celebração do acordo entre a UNIP e a Université Paul Valéry Montpellier. 

O evento teve como objetivo promover o intercâmbio acadêmico entre alunos e professores das duas universidades, bem como uma aproximação com o Museu Paulista, localizado no Bairro Ipiranga da cidade de São Paulo.

O eixo temático do Encontro foi o estudo da conexão entre objetos, cidades e comunicação. Pretendeu-se avaliar a relação entre a cultura material e as representações visuais e midiáticas que fazem parte do nosso cotidiano urbano.

O Primeiro Encontro Internacional Brasil-França contou com a presença dos professores doutores do Departamento de Sociologia da Université Paul Valéry, Fabio La Rocca e Philippe Joron, e da doutora, professora da USP e diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz de Lima.

]]>
DATA06/11/2019
<![CDATA[31/10/2019 - Aluno de Psicologia realiza intercâmbio no Uruguai e participa de Jornada de Psicologia na Argentina ]]> Por Pós

Em agosto de 2018, o aluno do curso de Psicologia do campus Bauru, José Augusto Santos de Oliveira, participou do processo seletivo da Universidade para concorrer à bolsa Ibero-Americana Santander Universidades, com apoio da área de Internacionalização Acadêmica da UNIP. O aluno contou com o incentivo do coordenador do curso de Psicologia na unidade, Ulisses Herrera Chaves.

Após ter sido selecionado, o país escolhido para a realização do intercâmbio foi o Uruguai, para onde José Augusto embarcou no segundo semestre de 2019. “Viver em Montevidéu e compartilhar a cultura com o povo do Uruguai tem sido uma experiência incrível. Meus estudos estão sendo realizados na Universidad de la República Uruguay (UdelaR), por meio de uma parceria com a UNIP”, conta o aluno.

O estudante tem ampliado seu aprendizado acadêmico e vivenciado a forma como os uruguaios abordam suas políticas públicas, com pautas diferenciadas de outros países da América Latina. “Estudo espanhol por meio do programa de ensino de línguas da UdelaR, aperfeiçoando o conhecimento do idioma na convivência cotidiana. Além disso, participo de um grupo de extensão de formação de tutores denominado Grupo Tutoria entre pares-territorialidad, o qual medeia o acesso e a permanência na universidade, garantindo sua democratização. Também compartilho com os uruguaios determinados conhecimentos estudados no Brasil, tais como o psicodiagnóstico interventivo fenomenológico existencial e os estudos sobre Paulo Freire.”

No intercâmbio, o aluno já teve a oportunidade de apresentar, na Jornada de Psicologia Social Comunitária, que ocorreu na Universidade de Buenos Aires – UBA (Argentina), um estudo de caso realizado por meio de uma análise biopsicossocial sobre a tragédia de Mariana, em Minas Gerais. O trabalho foi orientado pela professora da UNIP, Fernanda Antunes Alves Costa. “Em tempos de muitas tragédias ambientais no Brasil, fomos parabenizados pelo trabalho realizado e convidados pelo coordenador da jornada de Psicologia Social Comunitária, Eduardo Tissera, a retornar para futuros eventos na Universidad de Buenos Aires. Além disso, sigo compartilhando a experiência com professores e alunos na Universidad de la República”, relatou José Augusto.

]]>
DATA31/10/2019
<![CDATA[31/10/2019 - Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0 ]]> Por Pós

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0, nos dias 1º e 2 de outubro, no campus Indianópolis. 

O evento foi organizado pelos professores do Grupo de Pesquisa da UNIP/CNPq Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais, José Benedito Sacomano, Márcia Terra da Silva, Rodrigo Franco Gonçalves e Silvia Helena Bonilla, juntamente com o professor convidado Walter Cardoso Sátyro. Contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.

Na manhã do primeiro dia, a sessão de abertura foi composta pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina da Camino Ancona Lopez Soligo, pelo coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Oduvaldo Vendrametto, e pelo diretor-executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo Saraiva Delgado. Falando sobre o tema Industry 4.0 from ABIMAQ´s Vision, Delgado demonstrou excelente domínio tecnológico do assunto e apresentou um panorama completo da realidade atual do país em termos de inovação dos processos de produção nas indústrias.

No período da tarde, o presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Maurício Muramoto, proferiu a palestra Good German Practices for Industry 4.0, propiciando uma discussão científica interativa com a plateia, composta por professores, estudantes e profissionais da área.

No segundo dia, o diretor-geral da Kuka Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian, apresentou o tema World Advances and Challenges of Robotics in Brazil, provocando um debate sobre o uso de robôs colaborativos em empresas do Brasil e do mundo. À tarde, a palestra Rethinking Quality with Industry 4.0, proferida pelo CEO da Hexagon, Danilo Lapastini, trouxe uma reflexão, por sua vez, sobre o conceito de qualidade no âmbito da Indústria 4.0.

O Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0 foi um evento gratuito e aberto para a participação de professores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos nas áreas de inovação e novas tecnologias. 

]]>
DATA31/10/2019
<![CDATA[30/10/2019 - Aluno da Pós-Graduação em Engenharia de Produção retorna de período de estudos em Portugal ]]> Por Pós

O aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção da UNIP, Helton Raimundo Oliveira da Silva, orientando da professora Silvia Bonilla, retornou de um período de doutorado sanduíche realizado em Portugal, com bolsa fornecida pela CAPES.

Durante cinco meses, entre dezembro de 2018 e maio de 2019, o estudante ficou na Universidade do Porto, no Departamento de Sociologia, sob a tutela da professora Alexandra Lopes, tendo a oportunidade de pesquisar e cooperar com outros profissionais e estudiosos de diversas localidades.

Em seu estudo, Helton Oliveira pretende evidenciar, por meio de estatística, os fenômenos ligados aos efeitos da qualidade dos recursos hídricos nos indicadores socioeconômicos em cada estado do Brasil.

Para o doutorando, a estadia em Portugal não somente agregou conhecimento científico sobre os temas em foco, mas possibilitou também conhecimento diversificado em intercâmbio com outros países. “A possibilidade de conhecer outras culturas e organizações amplia a visão do estudante para todos os horizontes e não só o da pesquisa”, ressaltou.

 

]]>
DATA30/10/2019
<![CDATA[30/10/2019 - Grupo de Pesquisa da UNIP realiza evento sobre Drones ]]> Por Pós

O Grupo de Pesquisa Integração Agroindustrial da UNIP/CNPq, liderado pelo professor Rogério Carlos Traballi e integrado pelo professor Claudio Scheidt Guimarães, promoveu, no dia 30 de outubro, um evento que teve como foco o uso de Drones.

A palestra proferida no campus Cidade Universitária visou apresentar os benefícios da utilização de Drones (Dynamic Remotely Operated Navigation Equipment/Equipamento de Navegação Dinâmico Operado Remotamente) e o estágio atual dessa tecnologia nas melhores práticas de BIM (Building Information Modeling/Modelagem da Informação de Construção).

Ministrada pelos engenheiros Marcel Kater e Thiago Secomandi, a apresentação contou com a presença de coordenadores de cursos e professores das modalidades presencial e EaD da UNIP, que levantaram discussão sobre o uso de Drones em áreas específicas, além de dúvidas sobre o equipamento especificamente.

]]>
DATA30/10/2019
<![CDATA[28/10/2019 - Curso de Jornalismo realiza visita à Record TV Rio Preto ]]> Por Rafaela Costa Merighi

 

No dia 23 de outubro, os alunos do primeiro e do segundo ano do curso de Jornalismo do campus São José do Rio Preto realizaram uma visita técnica às dependências da Record TV Rio Preto.

Localizada às margens da Rodovia Washington Luís, em São José do Rio Preto, a emissora transmite sua programação para mais de 190 municípios e tem um público aproximado de 3,3 milhões de telespectadores. Fundada no ano de 1971, atualmente apresenta uma programação variada com jornalismo, novelas e programas de entretenimento. A Record TV Rio Preto também possui escritórios nas cidades de Araçatuba e Presidente Prudente.

A visita foi organizada e orientada pelo professor da disciplina de Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo, Eduardo Amaral Gurgel, e teve o acompanhamento do professor Leandro Brito. O grupo foi recebido pela diretora de jornalismo da emissora, Ana Rogéria Ribeiro, responsável pela visita monitorada.

Ana Ribeiro falou sobre sua trajetória profissional de quase 20 anos na área e, em seguida, levou os alunos para conhecer o antigo auditório, as ilhas de edição e switcher, a redação e os estúdios de gravação. Acompanhar o telejornal SP Record, apresentado ao vivo pela jornalista Suélen Silveira, foi o ponto alto da visita ao estúdio.

Por fim, houve um bate-papo na redação da Record TV, em que a diretora de jornalismo falou sobre as rotinas produtivas da equipe de telejornalismo da emissora e ressaltou a importância de atividades como a que realizaram para complementar a formação dos alunos e situá-los na realidade da profissão.

Para o orientador da visita, professor Eduardo Amaral, a receptividade da equipe da Record TV Rio Preto contribuiu para uma atividade bastante instrutiva e positiva.

]]>
DATA28/10/2019
<![CDATA[25/10/2019 - Professora da Pós-Graduação em Odontologia realiza palestra no Centro Odontológico da PM ]]> Por pos

No dia 25 de outubro, como parte das comemorações do Dia do Dentista, a coordenadora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP, Cintia Saraceni, ministrou uma aula no Centro Odontológico da Polícia Militar voltada para os cirurgiões-dentistas da corporação, com o intuito de atualizar os conhecimentos na área de Odontologia Restauradora.

Em uma explanação de quatro horas, a docente abordou temas sobre Reabilitação em Dentística por meio do uso de resinas compostas e cerâmicas e apresentou os novos materiais e técnicas disponíveis no tratamento das mais diversas situações clínicas relacionadas à Odontologia Restauradora.

]]>
DATA25/10/2019
<![CDATA[24/10/2019 - Campus São José do Rio Preto promove Jornada de Engenharia ]]> Por Rafaela Costa Merighi

Nos dias 21 e 22 de outubro, no campus São José do Rio Preto, ocorreu a Jornada de Engenharia dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica e Mecatrônica, do período noturno. O intuito do evento foi proporcionar aos alunos um conhecimento mais dinâmico e ampliado da área, contando com renomados profissionais que ministraram palestras e falaram sobre suas experiências no mercado de trabalho.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, André Luiz Alexandre de Paula, que agradeceu a presença de todos e apresentou a programação da Jornada. Na sequência, pronunciaram-se a diretora do campus, professora Simone Azevedo Buchala, seguida pela coordenadora de Engenharia Básica, Denise Marin. A coordenadora da Engenharia Mecânica, Adriana Caseiro, também esteve presente, assim como demais professores e alunos dos cursos.

Na primeira noite do evento, foi apresentada a palestra A ferramenta de análise CFD na indústria, com o engenheiro mestre em Engenharia Aeroespacial, Diogo Mendes. No segundo dia, o engenheiro eletricista e coordenador de orçamentos, Edinelson Braz, e o engenheiro de controle e automação e coordenador de projetos elétricos, Luiz Carlos Gaspar Júnior, ambos profissionais da empresa VR Painéis, falaram sobre Painéis elétricos.

Durante os dois dias da Jornada, foram arrecadados também alimentos não perecíveis que serão doados às instituições Centro Social Estoril e Creche Irmã Julieta.

 

 

]]>
DATA24/10/2019
<![CDATA[23/10/2019 - Campus São José do Rio Preto firma parceria com Centro Educacional de Equoterapia ]]> Por Danilo Mesquita

Os cursos de Psicologia e Fisioterapia do campus São José do Rio Preto firmaram parceria com o Centro Educacional de Formação e Atendimento de Equoterapia, para o desenvolvimento de atividades motoras, cognitivas, educacionais e sociais. Implantado por meio de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp) e o Centro de Equoterapia Jockey Club, o espaço foi inaugurado no dia 19 de outubro e nele serão oferecidas orientações às famílias e aos cuidadores responsáveis.

A equoterapia é um método terapêutico com abordagem multidisciplinar que inclui as áreas de saúde, educação e equitação, ajudando a estimular vários comportamentos e sentimentos, com foco no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. Com isso em vista, a coordenadora auxiliar do curso de Psicologia, Rosana Garcia, o coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Barboza, e a professora de Anatomia e Fisioterapia Neurofuncional, Edivandra Buzato Silva, buscaram a parceira com o Centro Educacional para que os alunos da UNIP possam realizar estágios a partir de 2020, adquirindo conhecimentos em contato com a prática de cada área aplicada.

As responsáveis pelo projeto são a fisioterapeuta, psicóloga e especialista em equoterapia, fisioterapia neurológica e Bobath, Adriana da Silva Ganança, e a psicopedagoga, especialista em neuroeducação e equoterapia e orientadora educacional na Faperp, Luciana Renata Zanin.

Com um método educacional especializado, o Centro Educacional de Formação e Atendimento de Equoterapia aplica a equoterapia por meio de programas personalizados e organizados de acordo com as necessidades e potencialidades do praticante, individualmente ou em grupo. Visa assim alcançar três principais objetivos:

- Reabilitação física e/ou mental: técnicas de intervenções terapêuticas e educacionais;

- Reintegração e integração sociofamiliar: técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas;

- Inserção e reinserção social: habilitar o praticante para o convívio social.

Estudos afirmam que vertentes da equoterapia podem ajudar alunos com dificuldades específicas e no comportamento indisciplinar escolar. O cavalo é um agente facilitador e promotor de ganhos físicos e psíquicos, podendo promover o desenvolvimento dos sentidos visuais, auditivos, vestibulares, táteis, proprioceptivos etc.

]]>
DATA23/10/2019
<![CDATA[23/10/2019 - Cursos de Biomedicina, Farmácia e Estética e Cosmética realizam a Jornada da Saúde ]]> Por Rafaela Costa Merighi

Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no campus São José do Rio Preto, ocorreu a Jornada da Saúde, promovida por alunos e docentes dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Estética e Cosmética. A cerimônia de abertura foi realizada pela diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, seguida de uma apresentação da Banda Regimentar da Polícia Militar.

O evento teve o apoio das coordenadoras locais do curso de Biomedicina, Marta Ester Mafei Moreira, do curso de Farmácia, Lya Bueno, e do curso de Estética e Cosmética, Marina Gobbe Mosquetta. A programação contou com a participação de professores dos cursos e palestrantes renomados do mercado de trabalho.

Nos dois dias da Jornada, foram ministradas as palestras:

- Humanização em Saúde, com a pedagoga, mestra em Educação Médica, com enfoque em Ciências da Saúde, e diretora técnica do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, Sônia Maria Olhas Gouvêa.

- A importância dos Conselhos Profissionais, roda de conversa com o representante do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Anderson Almeida, com a biomédica e esteta Jaqueline Gardena Marques e com o biomédico e membro do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), Marco Caparbo.

- Análise do perfil epidemiológico de sífilis nas gestantes e crianças em São José do Rio Preto, com a doutora em Microbiologia e professora da unidade Tatiana Elias.

- Ações contra a sífilis em gestantes na estratégia de saúde da família na cidade de Bady Bassitt, com os discentes do curso de Farmácia: Bruna Cellini, Cássia dos Anjos, Gustavo S. Carvalho, Kathleen de Paiva Oliveira, Kévya OLiveira, Lariana Galetti Maleiros, Maicon Mendes, Maria Eugênia Rodrigues e Matheus Vicente.

- Prevenção da sífilis para colaboradores da farmácia e do almoxarifado da Unimed Hospital São Domingos, da cidade de Catanduva, com a aluna do segundo semestre do curso de Farmácia, Danieli Regina Ribeiro.

- Infecção pelo vírus T: linfotrópico humano (HTLV), com a aluna do sexto semestre do curso de Biomedicina, Amanda Brianez Ziminiani.

]]>
DATA23/10/2019
<![CDATA[23/10/2019 - Alunos do curso de Farmácia visitam a indústria Ourofino Saúde Animal ]]> Por Profa. Maira Marques S. Perez

No dia 16 de outubro, alunos do curso de Farmácia do campus Araraquara, acompanhados pela professora Leda Robusti, visitaram a empresa de produtos veterinários Ourofino Saúde Animal, localizada na cidade de Cravinhos, SP.

Os alunos foram recebidos por Franciele Spadari e Mariana Vechiato, do setor de Comunicação e Relacionamento, que apresentaram a história da Ourofino, desde seu surgimento em 1987 até sua posição atual no mercado. Em seguida, a farmacêutica Daniela Jacoveto, coordenadora de TOP (Transferência e Otimização de Processos), explicou aos alunos as áreas de atuação da empresa e em quais delas o farmacêutico pode atuar.

Os alunos conheceram ainda as áreas de logística, controle de qualidade, tratamento de efluentes e, após devida paramentação, percorreram a área de produção de vacinas e produtos orais.

A visita foi organizada pela coordenadora do curso, Maira Perez, com o auxílio da professora Glaucia Braga.

 

]]>
DATA23/10/2019
<![CDATA[23/10/2019 - Coordenadoras e professor de Letras colaboram no e-book “A Educação a Distância no contexto atual” ]]> Por Roseli Gimenes

A coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, junto com a coordenadora do curso de Letras do campus Marquês, Simone Gonzalez, e o professor de Letras EaD Bruno César dos Santos, colaboraram no e-book A Educação a Distância no contexto atual: 50 temas EaD em 50 dias, organizado por Fernanda Furuno e publicado pela Editora Grupo A, em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e com o Guia EaD Brasil.

O lançamento da obra ocorreu no dia 23 de outubro, durante as atividades do Vigésimo Quinto Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Poços de Caldas, MG. O e-book, que reúne reflexões e experiências de diversos profissionais da EaD, é resultado de 50 dias de discussão entre educadores, em fóruns online, sobre os últimos 14 anos do projeto idealizado por Furuno e sobre as mudanças que ocorreram na Educação a Distância nesse período.

A obra está disponível para download gratuito.

]]>
DATA23/10/2019
<![CDATA[22/10/2019 - Filme de Sandra Kogut realizado com apoio cultural da UNIP tem estreia em São Paulo ]]> Por Silene Bastos

A Quadragésima Terceira Mostra Internacional de Cinema – São Paulo trouxe em sua programação a primeira exibição no Brasil do filme Três Verões, que ocorreu no dia 19 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo. Com apoio cultural da UNIP, o longa foi escrito e dirigido por Sandra Kogut e protagonizado por Regina Casé.

O lançamento do filme contou com a presença dos membros da diretoria geral da UNIP, Sandra Miessa, José Augusto Nasr e Jorge Brihy, além da diretora de Internacionalização Acadêmica da UNIP, Laura Ancona Lopez. “A UNIP sempre deu muita importância ao apoio à arte, sempre procurou contribuir com filmes, nós já fizemos com o Drauzio (Varella) Histórias do Rio Negro e também participamos ativamente na produção do filme Carandiru. Para nós é um prazer estar aqui, mais uma vez, em um filme que temos a certeza de que será um sucesso”, afirmou o professor Nasr.

Três verões, exibido primeiramente no Festival Internacional de Cinema de Toronto, traz a história de uma família que tem o seu patriarca preso por corrupção pela óptica da caseira da casa, vivida por Regina Casé. A trama se passa ao longo de três verões consecutivos (2015-2016-2017), sempre entre a semana do Natal e Ano-Novo, e retrata o impacto vivido pelos funcionários da família com a conturbada situação após a prisão do patrão. “Eu tinha vontade de falar desse momento do país, fizemos o filme no início de 2018 e agora, olhando para o longa, vendo o que veio depois, é muito interessante porque ele é um retrato de um momento muito crítico do Brasil”, conta Sandra Kogut, ressaltando ainda que a obra ganhou uma dimensão maior do que a esperada pela identificação com fatos reais em que o país se encontra.

Com a sala principal do teatro lotada e adaptada para projeção cinematográfica, a primeira exibição nacional contou com a presença da diretora e da protagonista do filme, além de outros atores do elenco, como Rogério Fróes e Gisele Fróes.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ocorre até o dia 30 de outubro, em diversos locais da cidade. Para mais informações, acesse o site do evento.

]]>
DATA22/10/2019
<![CDATA[22/10/2019 - Professor da UNIP realiza palestra em Congresso di Anatomia e Istologia na Itália ]]> Por Professora Laura Ancona

O professor Fábio César Prosdócimi participou, entre os dias 22 e 24 de setembro, do Septuagésimo Terceiro Congresso Nazionale di Anatomia e Istologia, organizado pela Società Italiana di Anatomia e Istologia (SIAI), em Nápoles, Itália.

Representando a UNIP, o professor palestrou sobre os temas Presence of a Bilateral Asymmetric Sternal Muscle Variation: A Case Report, em que destacou como uma correta análise anatômica da parede anterior do tórax pode evitar procedimentos inadequados; e Prevalence of Incisive Nerve Canal in Computed Tomography Analysis of Jaw, na qual descreveu a presença de estruturas anatômicas na região anterior da mandíbula. Os artigos de ambas as palestras foram submetidos à publicação.

Marcaram presença no evento os professores Stefania Montagnani (Università degli Studi di Napoli Federico II), Michele Papa (Università degli Studi di Napoli Federico II) e Gianpaolo Papaccio (Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli), além do presidente do Congresso, Giuseppe Pio Anastasi, professor da Università degli Studi di Messina e presidente da Società Italiana di Anatomia e Istologia, e do professor Raffaele De Caro, da Università degli Studi di Padova e presidente do Collegio dei Docenti di Anatomia Umana.

O professor Fábio César participou ainda da Sessão Administrativa do SIAI e das intensas atividades acadêmicas do evento.

 

]]>
DATA22/10/2019
<![CDATA[21/10/2019 - A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de setembro de 2019 ]]> Por Pós

Data da defesa: 27/09/2019

Autor: Márcio Roberto Bico

Orientador: Prof. Dr. Antonio Adami

Programa: Doutorado em Comunicação

Título: O sistema público de radiodifusão: legislação e responsabilidade social da Rádio Cultura FM e Rádio Cultura Brasil, da Fundação Padre Anchieta, no estado de São Paulo

 

Resumo: Esta pesquisa se insere coerentemente na área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP – “Comunicação e Cultura Midiática”, em sua linha de pesquisa “Configuração de produtos e processos na cultura midiática'. O fato de tratar de emissoras de rádio também está coerente com as pesquisas do orientador, pois nosso objetivo é analisar e discutir a relação entre a legislação que regulamenta a radiodifusão pública e o cumprimento da responsabilidade social no âmbito da grade de programação de duas emissoras de rádio educativas. Para tal, o estudo analisou as grades de programação da Rádio Cultura FM e da Rádio Cultura Brasil, ambas localizadas no estado de São Paulo e pertencentes à Fundação Padre Anchieta. Nossa pesquisa se pautou na legislação brasileira sobre as empresas públicas de comunicação, em como a Constituição Federal regulamenta o setor de radiodifusão. A pesquisa abordou conceitos como Comunicação Pública (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007), Rádio Pública (HERREROS, 1992; ESCUDERO, 1998; MIOLA, 2014), Legislação para Radiodifusão Pública (LEAL FILHO, 1997; CHAGAS, 2012; PINHEIRO, 2016), Cultura (BOURDIEU, 1987; ZUMTHOR, 1993; SANTAELLA, 2003), História do Rádio em São Paulo (ADAMI, 2014) e Opinião Pública (LIPPMANN, 2008; SÁ, 2012). Além disso, analisamos também a trajetória das emissoras educativas do Brasil, a partir das primeiras transmissões de rádio no país. Como metodologia trabalhamos com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os programas da Rádio Cultura FM e da Rádio Cultura Brasil foram transcritos e analisados com base nas cinco categorias deste autor: programas i) eruditos, ii) populares, iii) informativos e eruditos, iv) informativos e populares e v) políticos. Partimos da hipótese de que a Rádio Cultura FM e a Rádio Cultura Brasil cumprem parcialmente as prerrogativas legais estabelecidas para a radiodifusão educativa, com uma programação que privilegia conteúdos musicais que se alternam entre a cultura erudita e a cultura popular, tais como manifestações folclóricas, música regional e cultura imaterial.

]]>
DATA21/10/2019
<![CDATA[20/10/2019 - Coordenadoras de Letras participam do Vigésimo Quinto Congresso Internacional ABED ]]> Por Roseli Gimenes

A coordenadora geral do curso Letras, Roseli Gimenes, e a coordenadora do curso de Letras EaD, Cielo Festino, participaram do Vigésimo Quinto Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado de 20 a 24 de outubro, no Cenacon, em Poços de Caldas, MG.

Nesta edição do evento, que teve como tema Abordagens híbridas no ensino-aprendizagem na EaD, as coordenadoras apresentaram, no dia 22 de outubro, o trabalho científico Hibridismo tecnológico na educação: uma experiência com o uso de vídeos em dispositivos móveis.

No congresso, também esteve presente como ouvinte a professora do campus Jundiaí, Cristina Tischer.

]]>
DATA20/10/2019
<![CDATA[19/10/2019 - Professor de Letras lança antologia poética ]]> Por Roseli Gimenes

No dia 19 de outubro, na Livraria Giostri, ocorreu o lançamento da antologia poética De Haicais a muito mais, organizada pelo professor do curso de Letras Adílson Oliveira e publicada pela Editora Giostri. O evento contou com a participação dos mais de 50 autores reunidos com a proposta de fazer “um livro de literatura brasileira, em poesia e também em prosa”, segundo ressaltou o organizador.

Além de poemas dos professores Adílson Oliveira, Ana Lúcia Machado, Andréa Cotrim Silva e Simone de Almeida, a obra apresenta textos de vários alunos do curso de Letras dos campi Chácara Santo Antônio e Marquês. Também participaram as coordenadoras de Letras dos campi Chácara e Marquês, Lígia Menna e Simone Gonzalez, respectivamente, e a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes.

Na ocasião, no teatro da livraria, os poetas fizeram leituras de poemas e realizaram sessão de autógrafos. Marcaram presença ainda no evento, as professoras Márcia Selivon, Solange Gervai, Cielo Festino, Déborah Gomes e Edna Tarabori, e a coordenadora de Letras do campus Vergueiro, Joana Ormundo.

]]>
DATA19/10/2019
<![CDATA[18/10/2019 - Palestra para alunos do curso de Letras propõe debate crítico sobre direitos humanos e culturais ]]> Por Prof.ª Simone Camacho Gonzalez

No dia 18 de setembro, os alunos do curso de Letras do campus Marquês, juntamente com as professoras Andréa Cotrim, Edna Mercado e Márcia Selivon, assistiram à palestra do professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Junot Maia, intitulada Direitos Humanos e Culturais: entre os letramentos e a (in)disciplina.

Convidado pela professora Andréa Cotrim, Junot Maia é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisa sobre letramentos, práticas culturais e direitos humanos em contextos urbanos, levando em consideração as questões de apropriação e de usos das tecnologias digitais conectadas (TDICs) por parte dos moradores das periferias na busca por alternativas de participação cidadã e mobilização social. O professor também realiza pesquisa etnográfica e colaborativa em comunidades de grandes centros urbanos, como, por exemplo, no Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro.

Com esse rico e extenso repertório cultural e acadêmico, o palestrante discutiu com a plateia questões complexas que envolvem apropriação e exercício dos direitos humanos e culturais, bem como ações efetivas nas práticas pedagógicas, partindo de dados e exemplos empíricos de suas pesquisas.

A coordenadora auxiliar do curso, Simone Gonzalez, também acompanhou a palestra, que despertou o interesse de todos por tratar de assunto tão premente na sociedade atual. O tema de caráter transdisciplinar será levado para discussão em sala de aula, articulado às disciplinas do curso.

]]>
DATA18/10/2019
<![CDATA[18/10/2019 - Jornada de Fisioterapia promove ciclo de palestras e minicursos no campus São José do Rio Preto ]]> Por Danilo Mesquita

De 2 a 4 de outubro, ocorreu, no campus São José do Rio Preto, a Jornada de Fisioterapia. A cerimônia de abertura foi realizada pela diretora do campus, Simone Azevedo Buchala, e pelo coordenador do curso de Fisioterapia, Marcelo Adriano Barboza, acompanhados pelos alunos da comissão organizadora.

A programação contou com as palestras:

- Cuidados paliativos, com a fisioterapeuta Amanda Pacheco, com o psicólogo Eduardo Miyazaki e com a médica Anielli Pinheiro.

- Hemofilia, com o fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Hospitalar, Thiago Maia.

- Bioalinhamento e barras de access, com a fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Dermatofuncional, Ana Paula Santos Carneiro.

- Leis biológicas, com a fisioterapeuta Maísa Vieira Proni.

- Ondas de choque, com o fisioterapeuta Weber Almeida.

- Treinamento locomotor, com a fisioterapeuta experiente na área de fisioterapia com ênfase em neurologia adulto e infantil, Ana Paula Perroni Luchesi.

- Fisioterapeuta, qual o seu propósito?, com o fisioterapeuta Fabio Lourencin, que também realizou uma apresentação de Kung Fu.

- Traumatismo raquimedular, com o fisioterapeuta Juliano Pires.

- Pilates, preparo para o parto, com a fisioterapeuta Janaina Bertoque.

No período da tarde de todos os dias da Jornada, os alunos também tiveram a oportunidade de participar dos minicursos:

- Liberação miofascial terapêutica - Surgimento da acupuntura - Ciclos de energia Yin e Yang – Biotipologia - Zang Fu - Ciclo de elementos e as emoções, com o fisioterapeuta Tiago Lopes.

- Noções de meridianos e suas funções, com a fisioterapeuta Maísa Vieira Proni.

- Fisioterapia manipulativa nas disfunções da coluna vertebral, com ênfase em dor lombar e escoliose e osteopatia pediátrica, com o fisioterapeuta Felipe Agusto.

- Microagulhamento, com a fisioterapeuta Angelica Giardini.

- Mobilização precoce, com o fisioterapeuta Luri Dheloi.

- Liberação miofascial instrumental, com o fisioterapeuta Wallace Stefanini.

- Método pilates como recurso cinesioterápico em diferentes patologias, com a fisioterapeuta Nara Lucy.

- Lipo express modelata – massagem modeladora, com a fisioterapeuta Gislaine Dionísio.

A Jornada contou ainda com sorteio de brindes e coffee breaks oferecidos ao final das palestras.

]]>
DATA18/10/2019
<![CDATA[18/10/2019 - Alunos de Ciências Econômicas visitam a sede do Corecon-SP ]]> Por Diretoria

O Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP) recebeu em sua sede, no dia 2 de outubro, os alunos de diversos semestres do curso de Ciências Econômicas do campus Jundiaí. Os estudantes foram recebidos pelo presidente Luiz Barsi, que fez uma apresentação do Corecon e falou sobre as diversas atividades que o economista pode exercer no mercado de trabalho.

Por sua especialização, o presidente deu uma “aula” sobre o mercado financeiro, destacando o enorme potencial de empregabilidade que a atividade oferece aos futuros economistas. Barsi comentou ainda que, em breve, disponibilizará o vigésimo andar do prédio onde está localizada a sede do Corecon-SP, com equipamento de informática e mobiliário necessário, para que estudantes e economistas possam desenvolver atividades acadêmicas e profissionais gratuitamente.

O delegado de São José dos Campos, Guaraci Lima de Morais, que estava no dia em reunião no Conselho, também participou da recepção aos estudantes da UNIP.

 

 

]]>
DATA18/10/2019
<![CDATA[17/10/2019 - Campus Sorocaba realiza Jornada de Letras ]]> Por Coordenadora Profª Ivani Vecina

Entre os dias 23 e 25 de setembro, os alunos do terceiro e do quarto semestre do curso de Letras do campus Sorocaba organizaram a Jornada de Letras, intitulada Com Letras se escreve uma nova história. O símbolo escolhido para a divulgação do evento foi o Ouroboros, presente em diversas culturas, representando renovação, eternidade e ciclo da vida.

A programação contou com palestras, mesa-redonda e intervenções artísticas com a participação de alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Serviço Social, além de professores, familiares e amigos.

No primeiro dia, o vereador da cidade de São Paulo e professor universitário Eduardo Suplicy ministrou a palestra Caminhos para um Brasil mais justo – Educação no Brasil e renda básica de cidadania. Já no segundo dia, as professoras Natália Moreno e Andrea Catel apresentaram as palestras A influência da formação em Letras no mercado de trabalho e Educação Bilíngue – Alfabetização em Língua Inglesa, respectivamente. Ainda neste dia, o aluno do quarto semestre do curso de Letras Oziel Antune realizou uma apresentação musical e a aluna Stephanie Vieira Claro, também do quarto semestre, apresentou seu trabalho de Iniciação Científica.

Para o encerramento, foi realizada uma mesa-redonda com os tradutores André de Souza, Daniella Schmidt, Mariana Costa e Carlos Scalici, mediada pelo professor Ricardo José Orsi Sanctis. Logo após, houve uma apresentação da Banda Blucash.

]]>
DATA17/10/2019
<![CDATA[17/10/2019 - Campus Campinas realiza o Encontro de Letras 2019 ]]> Por Mônica Oliveira Santos

Nos dias 17, 18 e 21 de outubro, o curso de Letras do campus Campinas realizou o Encontro de Letras 2019. Organizado pela coordenadora Mônica Oliveira Santos, juntamente com o professor Adilson Donizeti Biazotto e uma comissão de alunos do terceiro ano do curso, o evento teve como tema A linguagem e seus caminhos – A arte de se comunicar através dos tempos.

A programação contou com oito palestras que abordaram questões como: comunicação, linguagens, tradução, Libras, sexualidade e linguagem, relevância do profissional de Letras, literatura canônica e literatura popular, especificidades da oralidade e da vocalidade em Guimarães Rosa, acontecimentos midiáticos e suas discursividades e processo de construção de um romance histórico.

Como novidade, o Encontro promoveu uma sessão de comunicação com alunos egressos, que compartilharam um pouco de seus percursos, conquistas e desafios profissionais e acadêmicos após a graduação em Letras. Outro ponto de destaque foram as apresentações de painéis com os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que estão em fase final de elaboração pelos estudantes do quarto ano de licenciatura e bacharelado.

O evento teve ainda apresentações culturais com alunos de todos os semestres do curso de Letras, envolvendo música, dança, teatro e poesia.

 

]]>
DATA17/10/2019
<![CDATA[16/10/2019 - Campus Paulista promove a Décima Terceira SECOM 2019 ]]> Por Fernanda

Entre os dias 16 e 18 de outubro, o campus Paulista realizou a Décima Terceira Semana da Comunicação Digital (SECOM). Já tradicional na unidade, o evento movimenta o meio acadêmico dos cursos de Comunicação Digital, Design Gráfico, Produção Audiovisual e Fotografia.

A semana contou com intensa programação com palestras, cursos e oficinas práticas, nas quais os alunos puderam desenvolver projetos, avaliar propostas e conhecer a rotina profissional dos convidados de cada área.

Youtubers famosos, como André Pateta, Sill Esteves, Laura Kibum, Amanda Pagliari e Rogério Vilela, marcaram presença discutindo sobre Como produzir conteúdo para o YouTube e turbinar as redes. No bate-papo, cada um falou sobre suas experiências e procedimentos para a produção e divulgação de seus canais, um nicho que vem ganhando cada vez mais visibilidade, adeptos e seguidores no mundo todo, movimentando um mercado milionário.

Com foco na profissão youtuber, alunos do quarto semestre do curso de Produção Audiovisual entraram para a equipe de Sill Esteves, após apresentar seus projetos. O estudante Vinicius Martins Leite da Silva emplacou um picht (apresentação direta e curta para vender uma ideia ou projeto) e garantiu sua vaga de assistente de produção. Já o aluno Fernando Martins de Araújo Paschoa conseguiu a vaga de editor da equipe.

O evento também contou com a participação do fotógrafo Marcelo Chello, que compartilhou suas experiências na profissão de fotojornalismo, falando sobre os equipamentos utilizados em fotos jornalísticas e sobre a importância da network para se conseguir um furo de reportagem ou uma foto de capa para um jornal de grande circulação.

A palestra Me formei e agora?, proferida pelo professor e especialista em desenvolvimento humano Jader Pires, abordou os cinco passos para se conquistar o primeiro emprego na área de formação, reforçando a importância da network, bem como também da adequação do currículo, da participação em grupo de estudos e pesquisa, do aprofundamento na área escolhida e da atualização profissional.

Para o professor responsável pelo evento, Ney Aluxan, “a SECOM complementa a formação dos alunos e possibilita o contato com profissionais renomados com o propósito de viabilizar uma consistente rede de contato, gerando inclusive situações de empregabilidade.”

Durante os três dias da SECOM, houve também uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes para o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM).

]]>
DATA16/10/2019
<![CDATA[15/10/2019 - Campus Tatuapé promove apresentação inédita no Brasil sobre tecnologia BIM ]]> Por Fernanda

No dia 5 de outubro, no campus Tatuapé, o gerente da empresa Leica Geosystems, Fábio Munhoz de Souza, o diretor da empresa Kater, Marcel Kater, e o empresário da Águia Engenharia, Marcelo Archanjo Dama, estiveram na unidade para demonstrar, na prática, como implementar a tecnologia BIM (Building Information Modelling) em projetos de Arquitetura e de Engenharia.

Durante a apresentação, ocorrida pela primeira vez no Brasil, os convidados também exibiram cases que já aplicaram na China, Cingapura e Estados Unidos, nos quais foram utilizados laser scanner, fotografia 360º e drones na gestão de obras.

No Brasil, o uso do BIM será obrigatório na elaboração de modelos da Arquitetura e da Engenharia a partir de janeiro de 2021, seguindo o Decreto Federal 9.377, de 17 de maio de 2018, que oficializa a Estratégia BIM BR com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão no Brasil.

A atividade foi organizada pelo professor do curso de Engenharia Civil e MBA, Claudio Scheidt Guimarães, que, pensando em preparar os profissionais do futuro, propiciou aos alunos da UNIP a experiência de conhecer esse conceito em um ambiente simulado, destacando a importância dessa nova tecnologia.

]]>
DATA15/10/2019
<![CDATA[15/10/2019 - Alunos do campus Sorocaba visitam a empresa CNH Industrial ]]> Por Prof. Richardson Luz

No dia 3 de outubro, os alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial e Administração, do campus Sorocaba, sob orientação do coordenador Richardson Luz e do professor Irapuan Gloria Junior, visitaram a empresa CNH Industrial, da cidade de Sorocaba.

A visita teve início com uma reunião de boas-vindas no auditório da empresa, na qual o guia plant tour Miguel Roberto França falou sobre a história da CNH e seus produtos, bem como apresentou o roteiro da visitação, que ocorreu das 9h às 13h. No tour pelas dependências da empresa, os alunos conheceram os sistemas de fabricação de colheitadeiras, dos componentes à pintura, passando pela montagem das peças, montagem final e os testes realizados. Foram demonstrados os processos e os softwares utilizados em cada etapa.

A segunda parte da visita foi no Centro de Distribuição (CD) de peças da empresa, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da área de logística, os processos realizados pelo setor, toda a parte de automação e alguns dos processos internos e suas importâncias.

Após a visita nas duas áreas, os alunos retornaram ao auditório, onde a supervisora de RH Mônica Benini falou sobre a importância da ligação entre empresa e instituições de ensino e os benefícios que uma visita técnica pode trazer, principalmente para os alunos que não conhecem uma multinacional.

Entre os alunos do grupo, o cadeirante André Luis de Oliveira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, não teve nenhum problema de acessibilidade durante o tour, o que demonstra a preocupação da UNIP e da CNH Indústria com a inclusão social da pessoa com deficiência física.

]]>
DATA15/10/2019