Processo Seletivo - Vagas Remanescentes

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP tem conceito 5 na CAPES
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Ano Letivo de 2026 (Primeiro semestre)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2026. O período de inscrições é de 16 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026.

A inscrição será realizada somente on-line.

Inscrições para Mestrado

Inscrições para Doutorado

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
  2. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  3. Cópia do CPF;
  4. Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
  5. Cópia do histórico escolar do curso de mestrado (apenas para o doutorado);
  6. Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC;
  7. Cópia do diploma de mestrado de curso recomendado pela CAPES (apenas para o doutorado);
  8. Curriculum Lattes - CNPq - documentado (obrigatório);
  9. Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00(*);
  10. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
  11. Candidatos ao Doutorado, com título de Mestre obtido pela UNIP, deverão apresentar carta de aceite de orientação assinada pelo professor orientador (anexo 1) .

Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

  • Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
  • Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

Os candidatos que cursaram Graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil, para os candidatos a Mestrado.
  • Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pelo MEC, para os candidatos ao Doutorado.

(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental.

O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.

Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgveterinaria@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou que não cumpram rigorosamente as exigências deste edital.

Os dados pessoais fornecidos pelos candidatos serão utilizados exclusivamente para fins deste processo seletivo de ingresso no Programa, em conformidade com a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Ao se inscrever, o candidato declara ciência de que seu nome poderá ser divulgado em publicações oficiais e nas páginas do Programa, conforme o princípio da transparência previsto no art. 6º, inciso VI, da LGPD.

A seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental (Mestrado e Doutorado) compreende:

ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS (Eliminatória)
De 16 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.
A falta do Curriculum Lattes – CNPq anulará automaticamente a inscrição.

ETAPA II - EXAME DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I (on-line)
Dia 03 de fevereiro de 2026 (terça-feira), das 09 às 12 horas - Prova escrita e Prova de Proficiência.
1. Prova Escrita sobre Patologia Ambiental e Experimental
2. Prova de Proficiência em Inglês (mestrado) (*)
3. Prova de Proficiência em Inglês (obrigatório) e Espanhol (doutorado) (*)
4. Análise de Curriculum

(*) É permitido o uso do dicionário. Os candidatos ao Doutorado terão de apresentar, se for o caso, o certificado de uma língua estrangeira que não seja a do Mestrado.

ETAPA III – ENTREVISTAS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I E II
Dia 03 de fevereiro de 2026 (terça-feira), a partir das 17 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa III – Entrevista.
Dia 04 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), a partir das 9 horas – Entrevista (on-line).

IMPORTANTE:
1- A prova e entrevista serão realizadas por meio de videoconferência e de formulários on-line. Os links serão enviados por e-mail.
2- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado.
3- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
4- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

RESULTADO DA SELEÇÃO
>Dia 04 de fevereiro de 2026 (quarta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.

As matrículas definitivas deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria do Programa, nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2026, ocasião em que o candidato deverá:

  1. Apresentar os seguintes documentos originais:
    1. Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
    2. CPF;
    3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
    4. Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
    5. Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
    6. Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
    7. Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
    8. 2 fotografias 3x4 (recentes);
  2. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:

    1. Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)/Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
    2. Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.

    Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:

    1. Histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
    2. Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
  1. Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais;
  2. Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre;
  3. Retirar o boleto para pagamento da matrícula.

Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP
Rua Dr. Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo/SP - CEP 04026-002
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h30min às 12h e das 13h às 17h.
Secretária do Programa: Christina Rodrigues
Telefone: (011) 5586-4171

INÍCIO DAS AULAS
Dia 09 de fevereiro de 2026 (segunda-feira)
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O Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre letivo de 2026 estará está disponível na página do Programa, na seção >Candidato/Aluno/Egresso >Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES. https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/patologia/assets/download/patologia_edital_PROSUP_2026-1.pdf
Prazo para inscrição: até 30 de janeiro de 2026.

Observação: A inscrição para as bolsas PROSUP é independente da inscrição para o processo seletivo de ingresso no curso. Assim, a participação no processo seletivo do curso não implica, por si só, a inscrição na bolsa.
Em caráter excepcional — considerando o calendário reduzido do processo de vagas remanescentes — o candidato poderá efetuar a inscrição para a bolsa PROSUP no mesmo período em que realizar sua inscrição para o processo seletivo de ingresso no Programa.