Ano Letivo de 2025 (Primeiro semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas remanescentes para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do CPF;
- Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
- Cópia do histórico escolar do curso de mestrado (apenas para o doutorado);
- Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC;
- Cópia do diploma de mestrado de curso recomendado pela CAPES (apenas para o doutorado);
- Curriculum Lattes - CNPq - documentado (obrigatório);
- Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00(*);
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
- Candidatos ao Doutorado, com título de Mestre obtido pela UNIP, deverão apresentar carta de aceite de orientação assinada pelo professor orientador (anexo 1) DOC .
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram Graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil, para os candidatos a Mestrado.
- Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pelo MEC, para os candidatos ao Doutorado.
(*) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental.
O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail: pgveterinaria@unip.br e aguardar a confirmação de recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
A seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental (Mestrado e Doutorado) compreende:
ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS (Eliminatória)
De 26 de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado.
A falta do Curriculum Lattes – CNPq anulará automaticamente a inscrição. A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao candidato.
ETAPA II - EXAME DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I (on-line)
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), das 09 às 12 horas - Prova escrita e Prova de Proficiência.
- Prova Escrita sobre Patologia Ambiental e Experimental
- Prova de Proficiência em Inglês (mestrado) (*)
- Prova de Proficiência em Inglês (obrigatório) e Francês ou Espanhol (doutorado) (*)
- Análise de Curriculum
(*) É permitido o uso do dicionário. Os candidatos ao Doutorado terão de apresentar, se for o caso, o certificado de uma língua estrangeira que não seja a do Mestrado.
ETAPA III – ENTREVISTAS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NAS ETAPAS I E II
Dia 03 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), a partir das 17 horas – Divulgação dos candidatos aprovados para a Etapa III – Entrevista.
Dia 04 de fevereiro de 2025 (terça-feira), a partir das 9 horas – Entrevista (on-line).
IMPORTANTE:
1- A prova e entrevista serão realizadas por meio de videoconferência e de formulários on-line. Os links serão enviados por e-mail.
2- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado.
3- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
4- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
RESULTADO DA SELEÇÃO
Dia 05 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), a partir das 18 horas – Divulgação dos aprovados.
As matrículas deverão ser feitas, pessoalmente, na Secretaria do Programa, nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:
- Apresentar os seguintes documentos originais:
a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
b) CPF;
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
e) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
f) Diploma do Curso de Mestrado recomendado pela CAPES, registrado (apenas para Doutorado);
g) Histórico Escolar do Curso de Mestrado recomendado pela CAPES (apenas para Doutorado);
h) 2 fotografias 3x4 (recentes).
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
i) Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para candidatos estrangeiros;
j) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa, para os candidatos estrangeiros. Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
k) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil, para os candidatos ao Mestrado;
l) Histórico escolar e diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pelo MEC, para os candidatos ao Doutorado. - Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
- Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
- Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP
Rua Dr. Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino – São Paulo – SP
CEP 04026-002
Secretária do Programa: Cecília Matos
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h30min às 12 horas e das 14 às 17 horas.
INÍCIO DAS AULAS
Dia 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira)
O Programa de Pós-Graduação em Patologia Ambiental e Experimental disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre de 2025 pode ser acessado na página do Programa, na seção Candidato/Aluno/Egresso > Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES. Para mais detalhes, acesse o link: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/patologia/assets/download/patologia_edital_PROSUP_2025-1.pdf.