Referatas em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP é nota 5 na CAPES
Siga o Programa nas redes sociais:

Ementa

Estudo preparatório para o pós-graduando realizar apresentações em público, de modo a desenvolver aptidões a serem usadas em futuras atividades de docência e em eventos acadêmicos (como apresentações em congressos científicos e concursos), desenvolvendo o espírito crítico, por meio de leitura e discussões aprofundadas de artigos científicos atuais e relevantes.

Cada aluno deverá apresentar individualmente (ou em duplas, a depender do tamanho da turma) artigos científicos que serão discutidos por todos os alunos. Os professores serão moderadores da discussão, de modo a serem propostas críticas, sugestões e pontos positivos e negativos do artigo apresentado. Ainda, os professores ensinarão sobre metodologia científica e farão um acompanhamento individualizado sobre o desempenho e evolução dos alunos.

Dinâmica: os alunos devem escolher individualmente dois artigos científicos indexados, em periódicos com conceito Qualis/CAPES A. Os artigos devem ter sido escritos na língua inglesa e publicados nos últimos dois anos (ano da aplicação da disciplina ou ano anterior). O conteúdo da publicação é livre, mas deve ter relação com as linhas de pesquisa do Programa e não pode ser autoral. O tema das apresentações e artigos deve convergir e ser definido no primeiro dia de aula. Cada aluno fará duas apresentações em dias diferentes. Cada apresentação deverá ser realizada em 30 minutos, sendo 15 minutos para público expert e outros 15 minutos para público leigo. O tempo será critério de avaliação, assim como a qualidade visual da apresentação, o domínio do aluno sobre o assunto e sua didática. Ao término de cada apresentação, inicia-se uma roda de discussão. Todos os alunos devem ter previamente lido o artigo apresentado e comprovar seu entendimento por meio de perguntas e discussões. A discussão também será utilizada como critério de avaliação.

Bibliografia

  • GASTEL, B.; DAY, R.A. How to write and publish a scientific paper. 8. ed. Santa Barbara: Greenwood, 2016
  • PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
  • SCHUSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR, O.N. Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap. Andover: Hyprtek.Com, Inc, 2014.
  • Artigos científicos de revistas indexadas dos últimos dois anos.