Revisão Sistemática e Metanálise

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP é nota 5 na CAPES
Siga o Programa nas redes sociais:
Ementa:
A disciplina é destinada a pesquisadores de nível doutorado que tenham interesse em aprimorar os conceitos metodológicos em pesquisa, com o objetivo de compreender e produzir pesquisas com o maior nível de evidência científica disponível. O curso visa capacitar e treinar os pesquisadores no desenvolvimento das etapas da Revisão Sistemática e Metanálise, por meio de aulas teóricas e práticas. Ao final do curso, os alunos deverão: Entender a necessidade de mensurar, discutir e concluir o efeito sumarizado de uma determinada dúvida clínica; Compreender os diferentes tipos de efeitos e diferenciar efeito clínico de diferença estatística significativa; Estruturar perguntas clínicas relevantes para a comunidade científica; Desenvolver estratégias de busca, selecionar artigos por meio de uma busca sistematizada e reprodutível; Analisar criticamente a qualidade da evidência disponível na literatura em diferentes bases de dados; Realizar a elegibilidade dos artigos, descrevendo os motivos de exclusão; Conduzir a metanálise, interpretar os resultados e avaliar a qualidade da revisão sistemática e metanálise gerada. O curso utilizará diferentes programas computacionais para apoiar o processo de aprendizado.
Bibliografia:
BORENSTEIN, M. Common mistakes in meta-analysis and how to avoid them. 1. ed. Biostat Inc, 2019.
BORENSTEIN, M.; HEDGES, L. V.; HIGGINS, J. P. T.; ROTHSTEIN, H. R. Introduction to meta-analysis. 1. ed. Wiley, 2011.
ELLIS, P. D. The essential guide to effect sizes: statistical power, meta-analysis and the interpretation of research results. 1. ed. Cambridge, 2010.
HIGGINS, J.; GREEN, S. Cochrane handbook for systematic review of interventions. 1. ed. Wiley, 2008.
HIGGINS, J.; THOMAS, J.; CHANDLER, J.; CUMPSTON, M.; LI, T.; PAGE, M.; WELCH, V. Cochrane handbook for systematic review of interventions. 2. ed. Wiley, 2019.
HONÓRIO, H. M.; SANTIAGO JR, J. F. Fundamentos das revisões sistemáticas em odontologia. 1. ed. São Paulo: Quintessence, 2018.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <www.crd.york.ac.uk/CRDWeb/HomePage.asp>.
SCHWARZER, G.; CARPENTER, J. R.; RÜCKER, G. Meta-analysis with R (Use R!). 1. ed. Springer, 2015.