Autor(a): Izolina Margarida de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 10/06/2025
Resumo: A mobilidade nos centros urbanos tem sido vista como um grande desafio aos gestores municipais, estaduais e federais e muito tem se discutido internacionalmente acerca de como melhorar a sua infraestrutura, facilitar os deslocamentos e reduzir os impactos ambientais. O fato é que a cultura estabelecida da utilização de veículo automotor individual tem gerado graves consequências para a saúde humana como altos níveis de estresse e problemas respiratórios. Como alternativa a esses problemas atualmente tem se incentivado a adoção de mobilidade ativa sempre que possível. A mobilidade ativa consiste na adoção da caminhada e no uso da bicicleta para os deslocamentos. No entanto, a adoção da bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos significativos, como a carência de infraestrutura viária adequada, a ausência de instalações para higienização, falta de estacionamentos seguros e riscos de acidentes e roubos no percurso. Enquanto partes desses entraves se referem à ações do poder público e das empresas, as indústrias veem na eletricidade e nos benefícios da atividade física uma forma de convencer mais usuários a adotar a bicicleta como modo de transporte. Diante desse contexto, a presente tese tem como objetivo geral, identificar os fatores que favorecem o uso da bicicleta como veículo de mobilidade ativa e os desafios enfrentados pelos ciclistas nos centros urbanos considerando o cenário de São Paulo. Para atender ao objetivo geral, foram produzidos 4 artigos: (I) Comparação da cidade de São Paulo com as 10 cidades primeiro colocadas no Global Bicycle Cities Index - GBCI (2022) aplicando estatística descritiva; (II) análise dos padrões de ciclomobilidade das cidades melhores pontuadas no GBCI por continente utilizando SNA – Social Network Analysis; (III) Análise da infraestrutura ofertada para ciclistas em 5 capitais brasileiras utilizando dos software QGiz e correlação de Pearson; e (IV) Análise dos impactos socioeconômicos nos padrões mobilidade através do Cross Tabulation e Estatística Descritiva Bivariada. Os resultados produzidos pelos artigos somados a revisão bibliográfica sobre iniciativas internacionais de incentivo ao uso da bicicleta, permitiram uma visão ampla e profunda sobre os desafios apresentados pela mobilidade urbana por bicicletas na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Mobilidade Ativa; Uso da Bicicleta.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos.
Autor(a): Jaqueline Geisa Cunha Gomes
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano
Data: 10/06/2025
Resumo: As projeções da FAO indicam que a produção global de proteínas precisará crescer mais de 60% até 2050 para alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas. Nesse cenário, a cadeia de valor dos insetos comestíveis desponta como uma alternativa promissora, integrando soluções sustentáveis para a produção de proteína, com menor uso de terra, água e emissões de gases de efeito estufa. Esta tese tem como objetivo geral analisar a cadeia de valor dos insetos comestíveis no Brasil, investigando seu alinhamento com os princípios de sustentabilidade e ecoinovação por meio do desenvolvimento e avaliação de indicadores de desempenho. No Brasil, a cadeia encontra-se em processo de estruturação, impulsionada por iniciativas empresariais de pequeno porte, principalmente por microempreendedores individuais e microempresas. A produção concentra-se em espécies como Hermetia illucens e Tenebrio molitor, com foco em rações para animais de estimação, peixes e suínos, além de segmentos como fertilizantes. Os produtos são comercializados na forma viva, processada ou desidratada. Apesar de o consumo de insetos não ser proibido pela lei brasileira, a falta de regulamentação específica impossibilita a obtenção de licenças para empresas. Consequentemente, muitas operam de maneira informal ou restringem suas atividades a projetos de pesquisa. A metodologia da pesquisa combinou análise bibliométrica, revisão sistemática, estudo de caso múltiplo com uso de SWOT e Canvas e análise estatística por correlação de Spearman e Análise Fatorial Exploratória – AFE. Como principais achados, a análise dos casos brasileiros revelou gargalos estruturais relacionados ao baixo nível de financiamento, deficiência tecnológica, falta de mão de obra qualificada e desorganização na estrutura de fornecedores. Complementarmente, a análise estatística destacou cinco indicadores com alta centralidade e relevância para o desempenho da cadeia: qualidade das relações com fornecedores, segmentação de mercado, previsão de preços, vantagem competitiva e eficiência na conversão de insumos em produtos finais. Esses fatores apontam a necessidade de maior integração dos elos produtivos e fortalecimento institucional da cadeia.
Palavras-chave: Proteína alternativa, insetos comestíveis, cadeia de valor, ecoinovação, sustentabilidade, eficiência produtiva, indicadores de desempenho.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: GEDITAD, Grupo de Estudo e Desenvolvimento em Inovação, Tecnologias e Artefatos Digitais.
Autor(a): Wellington Aleixo da Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Giancarlo Medeiros Pereira
Data: 21/06/2025
Resumo: Esta tese analisa os desafios e oportunidades enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na oferta do curso de Gestão Portuária, considerando as modalidades presencial e E-learning, bem como o contexto das exigências impostas pela transformação digital no setor portuário. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa combina revisão bibliográfica, entrevistas com gestores acadêmicos e estudantes, além da aplicação de questionários com profissionais atuantes e discentes. Complementaram-se os procedimentos com a análise SWOT e o método Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados evidenciam lacunas entre a formação acadêmica e as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho, destacando-se questões como defasagem curricular, evasão discente e dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes. A digitalização dos portos não apenas transforma os processos operacionais, mas também impõe uma reestruturação nos modelos educacionais das IES. Como contribuição técnica, foi desenvolvido um e-book com diretrizes para a atualização curricular e o aprimoramento das estratégias pedagógicas no curso de Gestão Portuária, visando mitigar ameaças institucionais identificadas. A pesquisa reforça a articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 1, 4, 8 e 10, ao propor estratégias que favoreçam a inclusão social, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável. Inserida na linha de Engenharia de Produção, esta investigação oferece subsídios para aprimorar políticas educacionais, a gestão acadêmica e as práticas pedagógicas, visando atender de forma mais eficaz às transformações do mercado de trabalho portuário.
Palavras-chave: Requalificação Profissional; Gestão Portuária; Ensino Superior; E-learning; Capacidades Dinâmicas; Competências Técnicas e Comportamentais; Transformação Digital; Engenharia de Produção.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq:
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Autor(a): Denilson Luiz de Carvalho
Orientador(a): Profa. Dra. Cecília Maria Vilas Bôas de Almeida
Data: 25/06/2025
Resumo: A crescente geração de resíduos eletrônicos e o modelo linear de produção têm pressionado a exploração de recursos naturais e agravado os impactos ambientais associados à fabricação de dispositivos móveis. O presente estudo avalia como os reparos de smartphones podem contribuir para a economia circular, especialmente no que se refere à mitigação de impactos ambientais e à conservação de recursos naturais. Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica complementar e integrada da Síntese em Emergia (EmA) e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), aplicadas à comparação entre a produção de um novo smartphone e o reparo por substituição de display. A análise foi conduzida com base na unidade funcional de um smartphone, considerando inventários do banco de dados Ecoinvent 3.8, levantamentos setoriais e estudos científicos. A EmA foi utilizada para quantificar a emergia investida nos processos e avaliar sua eficiência. Um indicador em emergia denominado nrep (eficiência global do reparo) foi proposto e complementado com uma análise anualizada conforme diferentes cenários de vida útil. Os impactos ambientais foram estimados por meio de categorias como emissões de COâ‚‚ (GWP), toxicidade, uso da água, acidificação e ecotoxicidade. Os resultados indicam que o reparo apresenta desempenho ambiental superior à substituição do dispositivo, especialmente em cenários em que a vida útil é estendida em dois anos ou mais. Conclui-se que a integração entre EmA e ACV permite uma visão holística e consistente da sustentabilidade dos reparos, contribuindo com subsídios metodológicos e práticos para decisões orientadas aos princípios da economia circular.
Palavras-chave: Circularidade; Reparos de smartphones; Exploração de recursos naturais; Sustentabilidade ambiental; Impactos ambientais.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.
Autor(a): Francisco Bayardo Mayorquim Horta Barbosa
Orientador(a): Profa. Dra. Cecília Maria Villas Bôas de Almeida
Data: 13/08/2025
Resumo: Esta tese apresenta um novo framework para avaliar rotas logísticas de exportação, que integram dimensões ambientais, econômicas e operacionais. Tal framework combina indicadores tradicionais, como custos e tempo de viagem, com métricas ambientais que incluem emissões de CO2 e emergia – medida que quantifica a energia total investida no sistema – o que oferece uma avaliação abrangente das redes de transporte. Motivado pela necessidade de enfrentar os desafios de sustentabilidade no transporte, especialmente considerando a dependência histórica dos combustíveis fósseis e sua contribuição significativa para as emissões de CO2, este estudo alinha-se aos objetivos globais de desenvolvimento sustentável, incluindo os estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa ressalta que, embora fatores econômicos continuem a influenciar as decisões, a importância crescente dos indicadores ambientais e sociais é essencial para garantir a sustentabilidade no longo prazo. Para ilustrar a aplicabilidade do framework proposto, a avaliação foca em três rotas de exportação utilizadas predominantemente para o transporte de carne bovina do Mato Grosso do Sul, Brasil, até mercados da China, examinando as rotas com base em critérios, como emergia, custos de construção e operação, emissões de CO2 e tempo de viagem. Esta análise revela os trade-offs entre desempenho ambiental e eficiência operacional, bem como gera insights valiosos para formuladores de políticas e gerentes de logística. Utilizando um modelo de tomada de decisão multicritério, o framework integra os resultados de diversos indicadores. Apesar de uma rota poder se destacar em métricas ambientais, ela pode ser menos eficiente do ponto de vista econômico ou operacional, o que evidencia a necessidade de decisões equilibradas. Simulações de diferentes cenários logísticos indicam que a redistribuição equilibrada da carga entre as três rotas pode aprimorar a sustentabilidade geral. Isto defende estratégias de exportação diversificadas, em vez de concentrar todas as exportações em uma única rota. Portanto, o framework proposto representa uma contribuição significativa para a avaliação da logística de exportação, pois promove decisões informadas e equilibradas que enfrentam os desafios contemporâneos de sustentabilidade.
Palavras-chave: Framework para Tomada de Decisão; Rotas Logísticas de Exportação; Emergia; Emissões de CO2.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Linha de Pesquisa: Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.
Autor(a): Saulo Ferraz Junior
Orientador(a): Prof. Dr. Rodrigo Franco Gonçalves
Data: 19/11/2025
Resumo: Esta tese tem como objetivo construir um instrumento de diagnóstico dos fatores de prontidão à implementação da Qualidade 4.0, comparando o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) atual com os requisitos esperados da Qualidade 4.0 em organizações industriais. A ausência de ferramentas que avaliem o nível de preparo das organizações para a transição digital representa uma lacuna crítica analisada pelo trabalho. Trata-se de pesquisa qualitativa, com análise bibliométrica e revisão sistemática da literatura (SLR), o que resultou no Artigo 1, somadas à estratégia de Design Science Research (DSR) aplicada na construção e na validação de um artefato. Como resultado, desenvolveu-se um software que determina o grau de aderência aos requisitos esperados da Qualidade 4.0 e oferece aos gestores e às organizações industriais conhecimento para a melhor compreensão do conceito para o planejamento estratégico de ações de implementação da Qualidade 4.0. Foi explorado o conceito da Qualidade 4.0, identificando seus requisitos, desafios, benefícios e lacunas de pesquisa, além de discutir os desdobramentos da Indústria 5.0. Adicionalmente, propõem-se uma conceituação prática da Qualidade 4.0 e o uso original do conceito de targeted data (dados direcionados) no gerenciamento da qualidade, na mitigação da sobrecarga de informação decorrente da facilidade de coleta de dados digitais. Esses aspectos revelam a originalidade do estudo. Entretanto, esta pesquisa se limita às organizações industriais de grande porte. Para estudos futuros, sugere-se pesquisar empresas de médio e pequeno porte, a fim de avaliar o desempenho do artefato nessas situações. Constatou-se ausência de estudos longitudinais, cujos resultados poderiam revelar outras conclusões referentes ao estado da arte atual. A eventual necessidade de explorar o conceito da Qualidade 5.0 depende do desenvolvimento e do amadurecimento de uma base teórica que detalhe o conceito e o justifique.
Palavras-chave: Qualidade 4.0; Indústria 4.0; Indústria 5.0; Diagnóstico de Prontidão; Transformação Digital; Desafios e Benefícios; Sistema de Gestão da Qualidade.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes de Empresas e Planejamento da Produção