Teses Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Título: O Perfil do Consumidor e o Vestuário Sustentável na Região de Piripiri, Piauí

Autor(a): Rimena Canuto Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 30/04/2024

Resumo: Esta pesquisa visa contribuir para a compreensão do comportamento do consumidor de moda brasileiro, em especial, o consumidor do Estado do Piauí. A questão de pesquisa é baseada da seguinte forma: Como os consumidores escolhem e descartam suas roupas e o que é levado em consideração na compra? E se é viável a implementação da economia circular no processo produtivo dessa indústria. Na metodologia foi aplicado um questionário, na região de Piripiri-Piauí, tanto para o consumidor, quanto para o produtor, e os resultados foram analisados pela técnica de SWOT e AHP (Analytic Hierarchy Process). Uma abordagem multimétodo foi utilizada para analisar os atributos iniciais, aplicando estatística descritiva, análise de cluster e mineração de dados. Esta pesquisa obteve respostas valiosas dos participantes agrupados em quatro grupos. A idade e a renda anual foram mais críticas na determinação dos clusters, e também a viabilidade da implementação da economia circular no processo produtivo do vestuário. Aborda sobre conceitos e reflexões acerca da relação entre a confecção, a economia circular, o ecofashion e as características do consumo, com ênfase nos aspectos do consumidor. Esta avaliação do comportamento do consumidor em relação à sustentabilidade e à moda apresenta conhecimentos essenciais para compreender as relações entre as variáveis que afetam a compra e o descarte de roupas.

Palavras-chave: Iconsumo; sustentabilidade; economia circular.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.

Título: Proposta de modelo de tomada de decisão sobre alternativas mais sustentáveis de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos

Autor(a): Arno Pedro Clasen
Orientador(a): Prof. Dr. Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Data: 25/06/2024

Resumo: A desenfreada geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), causada pelo estilo de vida das pessoas, requer soluções tecnológicas para enfrentar esse problema atual e global. Como resposta, a legislação brasileira permitiu a formalização de consórcios intermunicipais para lidar com o manejo de resíduos sólidos, possibilitando aos municípios encontrar alternativas aos aterros sanitários, como as biorrefinarias de resíduos. O objetivo deste estudo é fornecer um método alternativo para subsidiar decisões orientadas à sustentabilidade sobre qual rota tecnológica implementar para o gerenciamento de RSU em municípios brasileiros. Este trabalho considera como estudo de caso uma biorrefinaria integrada e inovadora (B2I), que se diferencia de qualquer outra rota tecnológica existente na gestão de RSU como o aterro sanitário, a compostagem e tecnologias de transformação de resíduos em energia. Para quantificar a sustentabilidade da B2I, utiliza-se o modelo de sustentabilidade dos cinco setores (5SEnSU). A modelagem e simulação dos resultados é realizada considerando a distância de transporte e a composição do RSU como principais drivers influenciando na sustentabilidade dos sistemas de gestão de RSU. Focando apenas na planta de tratamento, os resultados mostram que a B2I possui melhor desempenho para o indicador sintético de sustentabilidade (SSIS de 0.53) comparado ao aterro sanitário (SSIS de 8.12), indicando que a B2I deveria ser preferida em comparação ao aterro sanitário. Considerando o transporte, os resultados da simulação mostram que para distâncias adicionais de transporte de até 18 mil km/dia, a B2I continua sendo a opção mais sustentável para gerenciar os RSU. Em relação à composição do RSU, a B2I mostrou ser a opção mais sustentável para qualquer combinação de orgânicos e inorgânicos misturados. Os resultados indicam que a B2I deveria ser priorizada em relação ao aterro sanitário em políticas públicas voltadas à gestão mais sustentável de RSU, permitindo o estabelecimento de consórcios entre municípios para sua implementação e operação. Este trabalho contribui de forma científica para os avanços no tema com informações técnicas sobre a B2I, e de forma prática apresentando um método alternativo para dar suporte a decisões em busca de sistemas de gestão de RSU mais sustentáveis.

Palavras-chave: Biorrefinaria Integrada e Inovadora; Aterro Sanitário; Sustentabilidade.
Área de Concentração: Sustentabilidade em Sistemas de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Produção e Meio Ambiente.

Título: Análise das Exportações Brasileiras do Agronegócio e sua Implicações Logísticas

Autor(a): Daniel Laurentino de Jesus Xavier
Orientador(a): Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis
Data: 25/06/2024

Resumo: O Brasil se tornou uma potência na produção e exportação de produtos do agronegócio nas últimas décadas. O setor representa atualmente cerca de um quarto de toda a riqueza produzida pelo país. Devido a esta importância econômica e à necessidade de se produzir alimento suficiente para suprir as necessidades atuais e futuras do mundo, se torna muito relevante os estudos sobre o setor. A presente tese de doutorado visa avançar no conhecimento sobre as exportações do agronegócio brasileiro e as implicações das operações logísticas, utilizando duas técnicas inferenciais: a Análise de Redes Sociais (SNA) e a Regressão Linear Multivariada (RLM). Neste contexto, foram produzidos quatro estudos: (I) O estudo das exportações de milho, soja e farelo de soja através do uso SNA; (II) A correlação entre o PIB dos países importadores e o volume de compras dos principais produtos do agronegócio brasileiro, usando a RLM; (III) Os diferentes custos para cada rota e modal empregado na logística da soja, usando a SNA; (IV) Os gargalos logísticos com base nos parceiros comerciais, usando o volume de carga de cada porto, também usando a SNA. Os estudos permitiram produzir diversas visões sobre as exportações do agronegócio brasileiro e suas implicações logísticas, permitindo uma visão integrada do setor, avançando no conhecimento sobre suas diversas condicionantes.

Palavras-chave: Agronegócio; Exportações; Logística; Análise de Redes Sociais; Regressão Linear Multivariada.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos.