Dissertações Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção

Título: Análise das Contribuições do BIM (Building Information Modeling) para a Sustentabilidade

Autor(a): Anderson Franscisco Campos
Orientador(a): Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data: 26/03/2024

Resumo: Os avanços tecnológicos que o setor industrial apresenta são resultados das revoluções industriais dos últimos três séculos, tais avanços serviram de impulso para globalização, onde não há limites para a produção em massa. A construção civil é um setor relevante na sociedade, além do seu lado social e econômico, destaca-se a questão ambiental. Com muita ênfase aos impactos ambientais. Este setor no Brasil é considerado um segmento que mais descarta resíduos de forma incorreta ao meio ambiente, representando 31 milhões de toneladas de descarte por ano. Através de uma revisão da literatura cientifica de artigos acadêmicos, livros e periódicos, foram obtidas as informações para a fundamentação do trabalho em analisar o conceito BIM (Building Information Modeling) como uma forma de auxiliar o fortalecimento da sustentabilidade na construção civil no Brasil. Atualmente são desenvolvidas e adaptadas novas tecnologias, visando eliminação de erros, retrabalhos, desperdícios, redução de custos e redução de resíduos a serem descartados de forma incorreta. Sendo assim, o BIM é um desenvolvimento de alta relevância voltado para esse setor, esse conceito foi pensado para dar apoio aos profissionais da área por todo o ciclo de vida útil da edificação, desde o esboço do projeto até a fase de desmobilização. A partir desse relevante conceito é possível ter mais construções inteligentes e fortalecer a sustentabilidade na construção civil. Posteriormente, utilizou-se a matriz SWOT para identificar as fraquezas e ameaças no processo construtivo. A partir desta identificação, aplicou-se o conceito do diagrama de Ishikawa, para a identificar as causas que poderiam ser mitigadas para que o uso do BIM possa ser implementado como uma opção de construção sustentável no Brasil. Os resultados indicaram que a especialização dos profissionais nos vários níveis é uma causa importante a ser trabalhada. Outro ponto que se pode ressaltar é o alto custo da implementação do processo no país.

Palavras-chave: Modelagem 3D; Sustentabilidade; Construção Civil.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.

Título: Estudo da implementação de uma horta interdisciplinar aplicada em uma escola Estadual

Autor(a): Luana Lourenço
Orientador(a): Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data: 24/06/2024

Resumo: Este trabalho visa implementar uma horta interdisciplinar em uma escola estadual no município de Mauá/SP, para integrar o conhecimento de diversas disciplinas ao trabalhar a interdisciplinaridade e as atividades aplicadas, analisar o impacto pedagógico e humanístico, que pode proporcionar na comunidade escolar. O objetivo é promover a integração interdisciplinar, coletar os dados durante o processo e avaliar as contribuições obtidas no aprendizado e os impactos, que durante o processo de desenvolvimento reflete na comunidade escolar. As metodologias abordadas são a empírico, exploratória e estudo de caso, quando trabalhada no cenário de uma horta interdisciplinar, permite a observação, análise detalhada, entendimento do processo e interpretação de dados das atividades desenvolvidas. Espera-se que os resultados futuros apontem um aprendizado que fomente na prática, uma vivência, resultando no aprendizado interdisciplinar, integrando o conhecimento, o trabalho em equipe e os benefícios de uma alimentação saudável. 

Palavras-chave: Educação, Escola, Horta Pedagógica, Interdisciplinaridade.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.

Título: Desenvolvimento e implementação de um artefato orientado a próteses oculopalpebrais utilizando tecnologias digitais

Autor(a): Salvatore Binasco Lengua
Orientador(a): Prof. Dr. Marcelo Tsugio Okano
Data: 24/06/2024

Resumo: O trabalho propõe uma melhoria nas próteses oculopalpebrais aumentando o mimetismo por meio do desenvolvimento de um artefato, apoiado nas ferramentas digitais, que adicione movimentação. Sob a metodologia – Design Science Research – DSR, foram identificadas as necessidades e limitações do artefato, dividindo-o em 5 componentes: mecanismo ocular, algoritmo de processamento, sensor e suporte, protocolo de calibração e sistema embarcado. Foi desenvolvido um mecanismo de 37,2cm3 de acordo com a anatomia de um defeito facial de modelo; foi usado um sensor ótico montado em um suporte wearable; as imagens foram processadas usando morfologia matemática, resultando em uma precisão de 95.7% no reconhecimento da posição, 97.8% no piscar e 30ms de delay; e um protocolo de otimização foi feito utilizando inteligência artificial e algoritmo de otimização. Finalmente, o mecanismo cumpre com as limitações de tamanho e velocidade; e o processamento consegue captar os movimentos oculares com uma rapidez e precisão aceitáveis para cada pessoa.

Palavras-chave: Morfologia matemática; Prótese facial; Inteligência Artificial; Manufatura Aditiva; Industria 4.0.
Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Operação.
Linha de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais.