Ementa
Conceitos relativos ao Meio Ambiente, suas relações com o setor produtivo e sua influência para a competitividade das empresas modernas. Tipologias e perspectivas ambientalistas. Evolução histórica da preocupação ambiental: análise dos impactos decorrentes da produção industrial e as alternativas para mitigar tais impactos. Ferramentas e técnicas para a melhoria da competitividade ambiental das empresas e as possíveis estratégias a serem utilizadas para tal finalidade.
Bibliografia
DONAIRE, D. Gestão  ambiental na empresa. São Paulo:   Atlas, 1995.
          KINLAW, D.C. Empresa competitiva e ecológica. São Paulo: Makron Books,  1997.
          ODUM, H.T. Environmental  Accouting. Gainesville:  University of Florida, 1996.
          OTTMAN, J.A. Marketing Verde: desafios e  oportunidades para a nova era do Marketing. São Paulo: Makron Books, 1994.
          PORTER, M.;  MONTGOMERY, C.A. Estratégia: a busca  da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
          ROMM, J.J. Um passo além da Qualidade: como aumentar  seus lucros e produtividade através de uma administração ecológica. São Paulo:  Editora Futura, 1996.
          TIEZZI, E.;  MARCHETTINI, N. L'economia e il suo  rapporto com la natura. Che cos'è lo sviluppo sostenibile? - Le basi  scientifiche della sostenibilitá e i guasti del pensiero único. Roma: Donzelli  Editore, 1999.
          Artigos da  literatura especializada (Journal of Cleaner Production, International Journal  of Industrial Ecology, entre outros).