O Programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista (PPGCOM-UNIP) concentra-se na subárea de Cultura Midiática, com foco na investigação dos processos comunicacionais contemporâneos e suas implicações nas dinâmicas sociais e culturais.
O objetivo central é constituir um ambiente propício à produção de conhecimento crítico e inovador sobre as relações entre comunicação, cultura e sociedade, analisando como tecnologias interativas, narrativas midiáticas e estratégias simbólicas contribuem para a configuração de hegemonias culturais, práticas de consumo, identidades sociais e formas de organização social, dentre outros fenômenos e à formação de pesquisadores de alto nível capazes de contribuir para o desenvolvimento do país a partir de suas áreas de atuação, seja no contexto acadêmico ou de outros setores.
Para tanto, procuramos articular pesquisa, ensino e extensão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas e com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIP, valorizando a interdisciplinaridade, a inclusão social e a ética na pesquisa.
Para tanto, incentivamos o ingresso de docentes e discentes em redes de pesquisa nacionais e internacionais, investindo na formação de pesquisadores comprometidos com o impacto social das investigações desenvolvidas e na produção de conhecimento relevante para os campos acadêmico e profissional.
Público-alvo
Profissionais graduados em comunicação social, ciências sociais, humanidades e áreas afins, interessados em aprofundar estudos sobre processos comunicacionais contemporâneos, cultura midiática, tecnologias interativas e suas implicações sociais, culturais e simbólicas.
Mestrado
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 88/2002, de 18 de março de 2002, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 2.530, de 04 de setembro de 2002, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 153/2002, de 17 de julho de 2002. Homologado pela Portaria Ministerial de número 901, de 04 de setembro de 2024, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 422, de 03 de julho de 2024, conforme publicação no Diário Oficial da União de 06 de setembro de 2024, Seção 1 - ISSN 1677-7042, págs. 38 e 39.
Doutorado
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAAI/CGAA/DA/CAPES de número 015-10/2012, de 01 de março de 2012, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 11, de 04 de janeiro de 2013, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 313/2012. Homologado pela Portaria Ministerial de número 901, de 04 de setembro de 2024, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 422, de 03 de julho de 2024, conforme publicação no Diário Oficial da União de 06 de setembro de 2024, Seção 1 - ISSN 1677-7042, págs. 38 e 39.
Missão
Constituir-se em um centro de geração e difusão do saber, articulando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética. O PPGCOM-UNIP visa à formação de cidadãos qualificados, aptos a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de sua região de influência e com o avanço do conhecimento científico na área da Comunicação, conforme a missão institucional da UNIP e os eixos do Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação (2018–2027).
Visão
Manter um ambiente acadêmico que favoreça o desenvolvimento de pesquisas de excelência, comprometidas com a compreensão crítica dos processos comunicacionais e com o crescimento da área da Comunicação. O Programa busca formar pesquisadores de alto nível, habilitados ao reconhecimento da complexidade dos fenômenos culturais e sociais mediados pela comunicação e pela mídia, com capacidade para propor soluções originais aos problemas investigados, contribuindo com abordagens teóricas e metodológicas inovadoras.
A visão do Programa inclui ainda o fortalecimento da inserção nacional e internacional por meio da constituição de redes colaborativas de pesquisa, da participação ativa em fóruns científicos, da publicação em periódicos qualificados e da promoção de ações vinculadas à cidadania, à memória social e à inclusão, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Valores
O PPGCOM-UNIP adota como valores organizacionais:
- Ética na pesquisa e na formação;
- Inclusão e respeito à diversidade;
- Inovação e criatividade na produção científica;
- Responsabilidade social e impacto público da pesquisa;
- Transparência e compromisso institucional;
- Solidariedade e cooperação nacional e internacional.
Reitora: Sandra Rejane Gomes Miessa
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu: Vera Lúcia Carlos Maia
Coordenação: Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
Colegiado do Programa: Prof. Dr. Mauricio Ribeiro da Silva (presidente), Profa. Dra. Barbara Heller, Profa. Dra. Carla Montuori, Profa. Dra. Malena Segura Contrera, Paula Garcia (representante dos alunos) e Jorge da Hora de Jesus (representante dos egressos)
Secretária do Programa: Christina Rodrigues
Telefone: +55 11 5586-4180
E-mail: pgcomunicacao@unip.br
Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista (PPGCOM-UNIP) iniciou suas atividades com o curso de Mestrado em 1997, passando a ofertar também o curso de Doutorado a partir de 2012.
Desde sua fundação, tem obtido resultados positivos nos processos de avaliação promovidos pela CAPES, mantendo trajetória de crescimento contínuo na qualificação da formação acadêmica de seus alunos, da produção intelectual e da inserção científica nacional e internacional.
Com estas características, o Programa consolidou-se como um espaço de excelência voltado à investigação dos processos comunicacionais na sociedade contemporânea, com ênfase nas dinâmicas da cultura midiática. As pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes articulam abordagens teóricas e metodológicas interdisciplinares, refletindo o compromisso com a produção de conhecimento crítico e socialmente relevante.
Na Área de Comunicação e Informação o Programa tem se destacado a partir dos resultados das pesquisas realizadas por professores e alunos e pelo objetivo de contribuir para a solução de problemas relevantes que envolvem aspectos relacionados ao campo na sociedade contemporânea, seja com as pesquisas e suas respectivas produções científicas, seja com a atuação em projetos e atividades junto à sociedade e ao poder público.
Durante o quadriênio 2021-2024, o Programa fortaleceu sua política de planejamento estratégico, ampliou parcerias nacionais e internacionais, e qualificou sua produção intelectual, com destaque para o crescimento de artigos publicados em periódicos de estrato A e a participação em redes de pesquisa financiadas por agências de fomento, evidenciando sua solidez acadêmica e da consistência de sua proposta formativa.
A inserção do PPGCOM-UNIP no cenário científico nacional e internacional também se expressa na participação ativa de seus docentes em associações da área, como COMPÓS, Intercom, Socine, ABCiber e IASPM-AL, assumindo funções de destaque em Grupos de Trabalho e cargos de direção. Além disso, tem logrado resultados relevantes de intercâmbio docente e discente com instituições estrangeiras tais como Universidade Complutense de Madrid (Espanha), a Universidade do Porto (Portugal), Universidade de Cagliari (Itália), Universidade de Sidney (Austrália), Universidade de Salzburg (Áustria) e outras.
Objetivos do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (PPGCOM-UNIP) tem como finalidade constituir um ambiente acadêmico comprometido com a produção de conhecimento crítico, ético e inovador sobre os processos comunicacionais na sociedade contemporânea. Estruturado na área de concentração Comunicação e Cultura Midiática, o Programa desenvolve ações que integram ensino, pesquisa e extensão com o propósito de formar pesquisadores e profissionais de alto nível, aptos a compreender, intervir e transformar a realidade social por meio da investigação científica.
Princípios Estratégicos
A atuação do PPGCOM-UNIP está orientada por quatro princípios estratégicos:
- Compreensão crítica da cultura midiática: promoção de pesquisas voltadas à análise dos processos socioculturais comunicacionais e suas implicações na construção de sentidos, hegemonias simbólicas e práticas sociais;
- Qualificação teórica e metodológica: incentivo à produção científica original, com impacto social e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), valorizando abordagens interdisciplinares e comprometidas com a ética na pesquisa;
- Reconhecimento e inserção institucional: ampliação da visibilidade do Programa por meio da publicação de resultados em periódicos qualificados, organização de eventos acadêmicos e inserção em redes de cooperação científica;
- Formação científica e profissional: fortalecimento da formação de discentes para atuação tanto na academia quanto em ambientes profissionais, estimulando sua inserção em espaços de pesquisa, ensino e mercado.
Objetivos Gerais
- Desenvolver pesquisas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento sobre os processos comunicacionais na cultura contemporânea;
- Formar pesquisadores de excelência, capazes de compreender a complexidade dos fenômenos sociais, culturais e simbólicos mediados pela comunicação;
- Fortalecer a interação com pesquisadores e instituições acadêmicas, por meio da constituição de redes colaborativas de produção e divulgação científica;
- Contribuir com a sociedade ao fomentar investigações com potencial de impacto social, político e cultural, em consonância com os ODS.
Objetivos Específicos
- Formar quadros qualificados para atuação em cursos de graduação e pós-graduação, bem como em ambientes não acadêmicos que demandem pensamento crítico e reflexivo sobre os processos comunicacionais;
- Estimular a publicação dos resultados das pesquisas em veículos qualificados, assegurando sua difusão junto à comunidade científica e à sociedade;
- Ampliar o intercâmbio com pesquisadores nacionais e internacionais, promovendo a cooperação acadêmica e a internacionalização do Programa;
- Integrar estudantes de graduação às atividades de pesquisa do PPG, por meio de ações de iniciação científica vinculadas aos projetos em andamento.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática
A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, denominada Comunicação e Cultura Midiática, estrutura-se em torno da investigação dos processos comunicacionais contemporâneos e de seus efeitos na organização simbólica, social e cultural da sociedade. Compreendendo a midiatização como fenômeno estruturante da cultura globalizada, a área busca analisar criticamente a produção, a circulação e o consumo de bens simbólicos mediados por tecnologias interativas, discursos midiáticos e práticas culturais que remodelam continuamente os imaginários sociais, as identidades e as formas de sociabilidade.
Sua ementa propõe "investigar a produção, distribuição e consumo de bens simbólicos no contexto da cultura globalizada, marcada pela intensa midiatização e pela interatividade tecnológica. A partir da compreensão dos processos comunicacionais contemporâneos, busca-se analisar as transformações culturais e sociais promovidas pela mídia, abordando suas implicações no imaginário social, nas relações de poder e hegemonia, nas práticas de consumo, nas formas de trabalho, na política, nas identidades culturais e na organização social".
No atual ciclo avaliativo, a área de concentração foi fortalecida por diretrizes estratégicas que orientaram o planejamento do PPGCOM-UNIP a partir de quatro princípios fundamentais:
- Produção de pesquisas voltadas à compreensão dos processos socioculturais midiáticos e suas implicações na construção de sentidos e hegemonias simbólicas;
- Qualificação teórica e metodológica das investigações, com ênfase na inovação e no impacto social, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- Ampliação da visibilidade do Programa por meio de publicações qualificadas e inserção em redes colaborativas nacionais e internacionais;
- Fortalecimento da formação de pesquisadores comprometidos com a ética, a diversidade, a inclusão e a inserção no mercado e na academia.
A articulação com a Missão Institucional da UNIP e com os eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Pós-graduação (2018–2027) — geração de conhecimento com benefícios sociais e econômicos e promoção da integração da universidade com a comunidade — orienta a inserção da área de concentração no contexto mais amplo da produção científica e na atuação pública do Programa.
O alinhamento entre a área de concentração, os projetos de pesquisa e as atividades de extensão fortalece a coesão da proposta acadêmica. Essa coesão se expressa tanto na produção de artigos científicos, dissertações e teses quanto no desenvolvimento de produtos e tecnologias sociais voltadas à literacia midiática, à atuação em ambientes prisionais, à contribuição para com grupos socialmente vulneráveis como sujeitos a processos de intolerância religiosa, a formas de ocupação artística do espaço urbano, na cultura de plataforma entre outros, reafirmando o compromisso do Programa com a relevância social da pesquisa e com a formação crítica e cidadã.
Autoavaliação e CPA
A autoavaliação no PPGCOM-UNIP constitui um processo permanente, sistemático e participativo, concebido como ferramenta estratégica para a qualificação da formação acadêmica, o aperfeiçoamento da gestão do Programa e o fortalecimento da cultura avaliativa entre docentes, discentes e egressos.
Objetivos
A autoavaliação tem por finalidade:
- Identificar potencialidades, fragilidades e oportunidades de melhoria;
- Subsidiar a tomada de decisões e o redirecionamento de ações estratégicas;
- Acompanhar a coerência entre os objetivos do Programa, os resultados alcançados e as exigências do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG);
- Contribuir para o aprimoramento das políticas de formação, produção científica e inserção social do PPG;
- Ampliar o grau de participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios e na construção de metas coletivas.
Métodos e Instrumentos
O processo de autoavaliação é conduzido com base em métodos quantitativos e qualitativos, utilizando fontes documentais institucionais, indicadores acadêmicos e a escuta ativa da comunidade. Entre os instrumentos utilizados, destacam-se:
- Aplicação de formulários eletrônicos com perguntas fechadas e abertas a docentes, discentes e egressos;
- Levantamento e análise de dados oriundos da Plataforma Sucupira, dos relatórios de produção intelectual e das atas do Colegiado;
- Avaliação da aderência entre os projetos docentes e discentes com as linhas de pesquisa;
- Monitoramento das ações acadêmicas e dos resultados das atividades de formação e orientação;
- Avalição de impactos sociais e acadêmicos decorrentes das atividades de pesquisa e formação.
Os dados são sistematizados em relatórios que compõem o ciclo avaliativo do Programa e servem de base para o planejamento das ações subsequentes.
Critérios de Avaliação
A autoavaliação do PPGCOM-UNIP observa critérios que abrangem múltiplas dimensões do funcionamento do Programa, entre elas:
- Qualidade da produção docente, discente e de egressos;
- Adequação da formação à missão institucional e aos objetivos do PPG;
- Coerência entre projetos de pesquisa, linhas e área de concentração;
- Inserção dos egressos no meio acadêmico e no mercado de trabalho;
- Impacto social, cultural e científico das pesquisas desenvolvidas;
- Eficiência administrativa e condições de infraestrutura.
Responsáveis pelo Processo
A responsabilidade pela condução do processo de autoavaliação é compartilhada entre o Colegiado e a Coordenação do Programa e a Comissão de Planejamento e Avaliação (CPA).
Cabe à CPA organizar os instrumentos, consolidar os dados, redigir os relatórios e propor encaminhamentos, sempre em diálogo com os demais atores institucionais.
A autoavaliação articula-se, ainda, com os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação da UNIP, cujos resultados setoriais são encaminhados aos Programas de Pós-Graduação e considerados como insumos no aprimoramento das ações do PPG.
Comissão de Planejamento e Avaliação (CPA)
Desde o ciclo 2017-2020, o PPG conta com uma Comissão de Planejamento e Avaliação própria, instituída com o propósito de ampliar a participação da comunidade acadêmica e consolidar a cultura avaliativa. A partir de 2021, a CPA passou a exercer também funções de planejamento, promovendo ações estratégicas e monitorando os resultados alcançados.
A CPA é composta pela coordenação do Programa, três docentes do Núcleo Docente Permanente (NDP), dois representantes discentes (mestrado e doutorado) e um representantes egressos. Seu papel é analisar criticamente os resultados de formação, produção científica e impacto social, além de formular proposições organizadas por grau de prioridade (alta, média e baixa), com base em dados institucionais e instrumentos próprios de avaliação.
A comissão atua sob a lógica do ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar, Agir), e tem como base documental:
- Ficha de Avaliação CAPES e Relatórios Quadrienais;
- Atas do Colegiado do Programa;
- Pareceres de avaliação de projetos de pesquisa docente;
- Dados da Plataforma Sucupira sobre produção docente, discente e de egressos;
- Formulários de pesquisa aplicados a docentes, discentes e egressos;
- Relatórios de avaliação institucional da UNIP;
- Outros documentos.
Composição Atual da CPA
A Comissão de Planejamento e Avaliação do PPGCOM-UNIP é atualmente composta por:
- Coordenação: Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
- Docentes do NDP: Prof. Dr. Vander Casaqui, Profa. Dra. Laura Loguercio Cánepa e Profa. Dra. Clarice Greco Alves
- Representantes Discentes: Fátima Lucia Mauleon (mestranda) e Adrianne Fonseca (doutoranda)
- Representante Egressos: Sandra Vieira Maia
Documentos:
- Regulamento da CPA
- Relatório - Síntese Avaliação
Planejamento Estratégico
O PPGCOM-UNIP compreende que a constituição de um planejamento com visão de curto, médio e longo prazos é fundamental para garantir resultados sustentáveis e coerentes com as transformações da sociedade e da área da Comunicação. Iniciado no quadriênio 2017–2020, o processo de planejamento estratégico tornou-se parte estruturante da gestão do Programa, e desde então vem sendo continuamente aprimorado, tanto em seus métodos quanto nas iniciativas que o compõem. A atuação do Programa, nesse sentido, é orientada por processos permanentes de avaliação e planejamento, articulando objetivos institucionais, metas acadêmicas e demandas sociais emergentes.
Princípios e Objetivos Estratégicos
A visão estratégica do Programa parte do entendimento de que os fenômenos comunicacionais contemporâneos exigem abordagens colaborativas e a constituição de redes de pesquisa capazes de responder com profundidade e agilidade às questões complexas que envolvem comunicação, cultura e sociedade. Assim, o PPG busca formar pesquisadores capazes de:
- Identificar problemas sociais vinculados à sua área de expertise;
- Desenvolver investigações em colaboração com outros pesquisadores e instituições;
- Divulgar resultados com potencial de impactar políticas públicas e práticas sociais.
A partir dessa visão, o PPG definiu como objetivos estratégicos:
- Incrementar, em médio e longo prazos, a capacidade do Programa em lidar com objetos complexos associados às transformações culturais mediadas pela comunicação e pela midiatização;
- Fomentar, no curto prazo, a formação e participação em redes nacionais e internacionais de pesquisa, envolvendo ativamente docentes e discentes;
- Ofertar, em curto e médio prazos, formação teórica e metodológica sólida, voltada à atuação em redes de colaboração, à docência e ao mercado de trabalho;
- Ampliar a visibilidade das pesquisas realizadas, promovendo sua difusão para além do meio acadêmico, alcançando públicos como formuladores de políticas públicas e agentes sociais.
Relatório:
- Relatório sintético de avaliação e llanejamento estratégico 2025
Credenciamento Docente
Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Docentes
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (PPGCOM-UNIP) adota, de forma sistematizada, procedimentos de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes, com o propósito de garantir a qualificação acadêmica, a coerência com a proposta formativa e a efetiva contribuição dos docentes para os objetivos estratégicos do Programa.
Diretrizes e Critérios Avaliativos
O processo de avaliação do corpo docente ocorre em ciclos quadrienais, coincidentes com as avaliações de permanência dos Programas realizadas pela CAPES. No interior desses ciclos, são realizadas atividades anuais e bienais de monitoramento e análise, com o duplo propósito de permitir aos docentes a avaliação contínua de seu próprio desempenho e de instruir, com base em dados objetivos e critérios previamente estabelecidos, os processos de recredenciamento e descredenciamento.
A avaliação segue critérios definidos pelo Colegiado do Programa, em consonância com as orientações da área de avaliação da CAPES, considerando os seguintes eixos:
- Atuação na formação discente: englobando a oferta regular de disciplinas, a orientação de dissertações, teses e projetos de iniciação científica, a participação em bancas e a integração às atividades pedagógicas e de pesquisa do Programa.
- Produção intelectual qualificada: observando-se a publicação de artigos em periódicos indexados e qualificados, a autoria de livros e capítulos, a participação em projetos de pesquisa, a obtenção e financiamentos por agências de fomento e a inserção em redes de colaboração científica, nacionais e internacionais.
- Engajamento institucional: aferido por meio da atuação em comissões internas, colegiados, grupos de pesquisa, coordenação de eventos científicos e representações junto a associações da área ou agências de fomento.
- Trajetória acadêmica e qualificação: análise da inserção acadêmica e social do docente, destacando-se bolsas de produtividade científica e outros indicadores de reconhecimento acadêmico.
Credenciamento
O credenciamento de novos docentes ocorre mediante processo seletivo público, autorizado pelo Colegiado e amplamente divulgado por meio dos canais institucionais. A seleção considera a aderência à área de concentração, a vinculação às linhas de pesquisa, a produção intelectual recente e a compatibilidade com os eixos estratégicos do Programa.
Recredenciamento e Descredenciamento
O recredenciamento é realizado com base na análise do desempenho do docente considerando-se as Diretrizes e Critérios Avaliativos do Programa. O descredenciamento pode ocorrer por solicitação do próprio docente, por afastamento prolongado das atividades do Programa ou por deliberação do Colegiado e da Vice-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, quando constatado o não cumprimento das exigências acadêmicas e institucionais previstas.
As decisões são subsidiadas por dados extraídos da Plataforma Sucupira, pareceres sobre projetos de pesquisa, atas do Colegiado, relatórios internos e demais documentos institucionais relevantes.
Finalidade e Impacto
A gestão criteriosa e periódica do quadro docente tem possibilitado ao PPGCOM-UNIP manter uma equipe acadêmica coesa, qualificada e alinhada às demandas contemporâneas da área da Comunicação, contribuindo decisivamente para a excelência da formação discente e para o fortalecimento da produção científica com relevância social.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP dispõe de uma infraestrutura ampla, confortável e continuamente atualizada para garantir o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alinhada às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Universidade mantém um plano sistemático de manutenção e modernização de equipamentos e ambientes, respondendo de forma ágil às demandas do Colegiado do Programa.
Instalações Físicas e Recursos Tecnológicos
O PPGCOM-UNIP conta com ambientes acessíveis e climatizados, com recursos tecnológicos compatíveis com as exigências da formação acadêmica avançada:
- Salas de aula e seminários: equipadas com computadores, data show, telas, rede Wi-Fi de alta velocidade e estrutura para videoconferência;
- Sala de estudos discentes: com 20 computadores, impressora, scanner, mesas de estudo e suporte técnico permanente;
- Laboratório de informática: equipado com computadores e softwares especializados para mapeamento de redes e análise de dados qualitativos (Atlas TI, UCINET, Iramuteq, Gephi;
- Gabinetes docentes individuais: com mobiliário completo, internet de alta velocidade, impressoras em rede e climatização;
- Salas para qualificações e defesas: dois ambientes equipados para reuniões presenciais e remotas, com recursos multimídia e conectividade avançada;
- Sala de reuniões para grupos de pesquisa: espaço compartilhado com estrutura para reuniões presenciais e uso de equipamentos móveis de projeção;
- Secretaria de Pós-Graduação: com equipe administrativa dedicada ao atendimento de docentes e discentes, sendo um profissional com dedicação exclusiva ao PPGCOM;
- Auditórios: três auditórios no campus com capacidade para 50, 150 e 600 pessoas, todos equipados para eventos híbridos. Eventos maiores podem ser realizados em outros campi com capacidade de até 2.000 participantes.
Biblioteca e Bases de Dados
A biblioteca do campus conta com área de 1.311m², salas de estudo em grupo e individual, terminais de consulta e acesso digital a um acervo físico de 1.720.314 exemplares, sendo 106.403 na unidade do PPG e 31.129 voltados especificamente para a área de Ciências Humanas e Comunicação.
Estão disponíveis serviços como COMUT, SCAD, capacitação de usuários, elaboração de fichas catalográficas e normalização de trabalhos. A rede de bibliotecas é integrada por sistema online, funcionando 24h por dia em todos os campi.
A Universidade também garante acesso remoto via CAFe a bases nacionais e internacionais de dados, como Scopus, Web of Science, Science Direct, Springer Link, SAGE Journals, EBSCO, Gale Academic OneFile, entre outras. Além disso, docentes e discentes têm acesso à Biblioteca Virtual Pearson, ao Portal Minha Biblioteca e à plataforma GEDWeb, com acesso a normas técnicas brasileiras e internacionais.
Recursos Digitais e Apoio à Pesquisa
Desde 2020, o Programa conta com acesso integral ao pacote Microsoft Office 365, incluindo OneDrive, MS Teams, MS Forms e outros recursos de produtividade e gestão de projetos. A verificação de plágio é assegurada pelo uso do sistema SafeAssign, disponível para docentes em todas as etapas do processo de avaliação de trabalhos.
O PPG também é atendido por infraestrutura e programas de apoio institucional à pesquisa:
- Programa de Auxílio à Participação em Reuniões Científicas: com reembolso de despesas para docentes e discentes;
- Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP): suporte à submissão de projetos, relatórios e gestão de parcerias;
- Programa de Apoio à Publicação de Artigos: ressarcimento de custos de processamento em periódicos qualificados.
(a) GP MÍDIA, CULTURA E MEMÓRIA
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7119738647047923
Prof. Dr. Antônio Adami (Linha 1)
Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes (Linha 1)
Profa. Genira Chagas Correia (PPGCS PUC-SP) - Colaboradora
Prof. Dr. Manuel Fernandes Sande (Universidade Complutense de Madri) – Colaborador estrangeiro
Desde seu início, o GP Mídia, Cultura e Memória têm buscado constituir relações com investigadores de outras instituições nacionais e internacionais. Nesse sentido, desenvolveu parceria com a Universidade de Taubaté, em um projeto conjunto intitulado “Memória radiofônica do Vale do Paraíba” (2002-2004); desenvolveu o I, II e III Intergrupos de Pesquisa (2003, 2005 e 2009) (FAPESP e CAPES); organizou IX Lusocom (2011) (FAPESP e CAPES) e o livro “Lusofonia e Interculturalidade”. Possui intercâmbio com o GP “Publirádio”, da Universidad Autònoma de Barcelona desde 2009, com Prof. Dr. Armand Balsebre e, desde 2012, com a Universidad Complutense de Madrid – UCM, resultando no livro “Panorama da comunicação e dos meios Brasil-Espanha (2012). Nos anos de 2012, 2014-2015-2016, recebeu Prof. Dr. Manuel Ángel Fernández Sande, para pesquisas conjuntas e realização de seminários. Em 2017, Prof. Sande, Prof. Adami e Prof. Eduardo Vicente realizaram evento sobre rádio e memória, com apoio do CNPq, da USP e da UNIP, na ECA-USP. Prof. Antônio Adami é membro do GP “Análisis de la divulgación cultural y científica de los medios de comunicación” e professor visitante do Programa de Doctorado em Comunicação da UCM.
(b) GP NARRATIVAS DA MEMÓRIA: REPRESENTAÇÕES, IDENTIDADES E CULTURA
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6094035374051304
Profa. Dra. Barbara Heller (Linha 2)
Profa. Dra. Carla Reis Longhi (Linha 2)
Prof. Dr. Gustavo Souza da Silva (Linha 1)
Prof. Dr. Márcio Orlando Seligmann-Silva (UNICAMP) - Colaborador
Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo (PPGCOM USCS) - Colaboradora
O Grupo de Pesquisa, criado em 2018, tem entre suas prioridades a discussão teórica do binômio lembrar/esquecer e narrativas de memória materializadas em livros e outros suportes, nos quais é possível vislumbrar as disputas em torno das representações e das identidades dos testemunhos. Em 2020, os interesses do Grupo voltaram-se às narrativas de histórias de vida de mulheres emprisionadas, uma vez que passou a participar de rodas de leitura na Prisão Feminina da Capital (PFC), na cidade de São Paulo, visando a remição de pena por leitura. A cada encontro, notamos que as custodiadas, motivadas pelos textos literários, acionavam suas memórias e as associavam com as personagens e com suas tramas. Com o advento da pandemia em março de 2020, os encontros presenciais na PFC foram substituídos por reuniões remotas entre os pesquisadores para leitura de textos teóricos, bem como de proposta de trabalhos alternativos para as detentas.
(c) GP CULTURAS URBANAS, MÚSICA E COMUNICAÇÃO
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9490735872694485
Profa. Dra. Simone Luci Pereira (Linha 2)
Prof. Dr. Thiago Soares (UFPB) – Colaborador
Profa. Dra. Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM) – Colaboradora
Profa. Dra. Lucimara Rett (UFRJ) – Colaboradora
Profa. Dra. Paula Maria Guerra Tavares (Universidade do Porto - Colaboradora
O GP reúne pesquisadores do Programa e pesquisadores associados (nacionais e internacionais) que desenvolvem trabalhos em torno da interface culturas urbanas, comunicação, música, cidades e culturas juvenis. As cidades vêm revelando cada vez mais sua face comunicacional e compreender as dinâmicas urbanas na atualidade implica interpretar os espaços e territórios perpassados pelos fluxos de comunicação e informação. O tema da “comunicação urbana” é algo relevante para ser estudado nas culturas midiáticas e informacionais contemporâneas. Entende-se Comunicação aqui não vinculada exclusivamente aos meios de comunicação (ainda que estes sejam também importantes na compreensão das culturas urbanas), mas pensada como processo de trocas materiais e simbólicas, (des)encontros, dinâmicas de interculturalidade e negociação sociocultural, expressando e construindo as relações entre os sujeitos. Tem-se como objetivo compreender as múltiplas configurações da comunicação urbana e o papel das práticas musicais e artísticas nas formas do viver urbano. A ementa contempla, além do tema da comunicação urbana e práticas musicais e midiáticas, uma preocupação reflexiva em relação aos usos, apropriações, territorialidades e ocupações das urbes pelos sujeitos em lógicas não lineares que mesclam negociações, táticas e estratégias e nas quais o corpo, as identidades e as maneiras de cartografar a cidade assumem protagonismo. Para além dos discursos tecno-científicos sobre as cidades (mercadológicos, urbanísticos, etc.), interessa-nos interpretar o urbano e seus usos pelos sujeitos, em que as práticas cotidianas permitem entrever bifurcações e outros trajetos materiais e simbólicos ligados aos afetos e às dimensões sensíveis das experiências. Nestas, as práticas musicais-midiáticas assumem um papel importante na medida em que se associam às lógicas ligadas ao entretenimento, formação de identidades e territorialidades, práticas de consumo, estetizações, sentidos políticos.
(d) GP MÍDIA E ESTUDOS DO IMAGINÁRIO
Profa. Dra. Malena Segura Contrera (UNIP)
Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva (UNIP)
Profa. Dra. Ana Taís Portanova Martins (UFRGS)
O grupo tem como foco as pesquisas entre Comunicação, Mídia e Imaginário, desdobrando esses temas por meios das investigações entre Imaginário e Imagem, Imaginário e Ideologia, Mídia e Imaginário religioso, Mídia e intolerância, Comunicação e Vínculo, Imaginário e mito, Mídia e produção imaginária de grupos sociais. Tem realizado desde sua criação vários eventos nacionais e internacionais, com a participação recorrente de pesquisadores internacionais (Universidade de Valência, Universidade Livre de Berlin, Universidade de Viena, e outras) e parcerias de pesquisa nacionais (PUC/SP, Cásper Líbero, UEL, UFRGS, UFPR) e internacionais (Universidad de Valência). Possui atualmente uma parceria bem ativa com o Grupo de Pesquisa Imaginalis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem se desdobrado em seminários conjuntos, intercâmbio de alunos nas disciplinas, publicações conjuntas e participação em congressos da área. O eixo temático de afinidade entre os grupos é o estudo das correntes e dos temas relacionados ao Imaginário e sua presença e papel nos meios de comunicação contemporâneos, bem como os desdobramentos simbólicos e ideológicos desse fenômeno. Os membros do grupo têm participado ativamente dos principais fóruns e congressos da área, tanto na apresentação de trabalhos, como em cargos de gestão e direção, evidenciando o engajamento dos pesquisadores do grupo com as atividades e pesquisas da área. Também a produção bibliográfica dos participantes do grupo pode ser destacada como relevante.