Ano Letivo de 2025 (Primerio semestre)
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação comunica a abertura das inscrições para o processo seletivo de candidatos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, visando o preenchimento de vagas para o primeiro semestre do ano letivo de 2025. O período de inscrições é de 09 de setembro a 12 de novembro de 2024.
A inscrição será realizada somente on-line.
O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do CPF;
- Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação;
- Cópia frente e verso do(s) diploma(s) do(s) curso(s) de graduação, registrado, de curso reconhecido pelo MEC;
- Cópia frente e verso do diploma do curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado, para candidatos ao Doutorado;
- Curriculum vitae documentado (de preferência, Lattes);
- Pré-projeto no qual conste: proposta do tema, apresentação, objetivo e bibliografia, conforme modelo ANEXO I. (*) DOC;
- Taxa de inscrição no valor de R$ 45,00(**);
- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
- Cópia do Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
- Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa (http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras). Poderá ser aceito o protocolo de inscrição no exame.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestrado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
- Cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil;
- Cópia do histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado.
(*) O Pré-Projeto de Pesquisa deve trazer elementos relevantes para a Área de
Comunicação e/ou ser aderente ao escopo das pesquisas realizadas pelos docentes vinculados ao
Programa, conforme disposto no endereço: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/corpo_docente.aspx
O Pré-Projeto de Pesquisa apresentado no processo seletivo poderá sofrer
alterações caso o candidato venha a ser selecionado.
(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no
término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.
Em caso de qualquer problema relacionado à geração ou pagamento do boleto, recomenda-se entrar em contato diretamente com a Secretária do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação.
O valor da inscrição não será reembolsado caso o candidato não seja classificado para alguma etapa do processo seletivo.
Os candidatos deverão enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o
e-mail: pgcomunicacao@unip.br e aguardar a confirmação de
recebimento. Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais.
Em caso de aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus
originais apresentados no ato da matrícula.
Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.
INDICAÇÃO DE ORIENTADOR
Os candidatos que desejarem ingressar no Programa com um orientador previamente especificado deverão
mencionar essa escolha no campo apropriado do Pré-projeto de Pesquisa.
A indicação feita pelo candidato poderá ser aceita nos casos em que o orientador
indicado tenha vagas disponíveis para orientação. Por isso, é importante que o
tema do Pré-projeto de Pesquisa seja compatível com a linha de pesquisa do orientador
escolhido. Recomendamos, para tanto, a leitura dos textos disponíveis na Bibliografia
Específica Recomendada.
Caso o orientador indicado pelo candidato não tenha vagas disponíveis ou se não houver
manifestação no campo específico destinado a essa indicação, a
documentação do candidato será avaliada por docente(s) designado(s) pela
coordenação do Programa.
A seleção do Programa de Mestrado e Doutorado compreende:
Etapa I - Eliminatória
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o
envio da documentação completa no prazo estipulado.
A validação é feita por e-mail de confirmação enviado ao
candidato.
Etapa II - Apenas para os candidatos aprovados na Etapa I
Prova de Conhecimentos, Entrevista, Exame de proficiência em língua estrangeira e
análise do Projeto de Pesquisa
- Se necessário, algumas etapas do Processo Seletivo poderão ser realizadas remotamente por meio de videoconferência ou outra tecnologia de transmissão síncrona de som e imagem, desde que aprovada pelo Colegiado do Programa.
- Caso seja necessária a realização do Processo Seletivo de forma remota, as entrevistas e provas ocorrerão por meio de videoconferência. A Prova de Conhecimentos será aplicada via formulário eletrônico, e o(a) candidato(a) deverá permanecer em videoconferência com a câmera aberta durante toda a sua realização. A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira será realizada exclusivamente de forma presencial. Se necessário, poderá ser agendada para uma data posterior. Nesse caso, o(a) candidato(a) aprovado(a) nas demais etapas do Processo Seletivo poderá efetuar a matrícula normalmente, mas estará obrigado(a) a realizar a avaliação conforme o Regulamento do Programa. Os links para Provas e Entrevistas serão posteriormente enviados por e-mail pela Secretaria.
- O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo, mesmo que por motivo devidamente justificado, estará desclassificado.
- A aprovação no processo seletivo está sujeita à análise da Comissão de Seleção, que possui total autonomia para decidir sobre a aceitação ou não de qualquer candidato. Todas as decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, baseando-se nos critérios estabelecidos pelo edital e em seu julgamento criterioso. Portanto, não serão divulgadas as razões pelas quais os candidatos foram ou não selecionados.
- Os casos omissos neste edital serão resolvidos, em primeira instância, pelo Coordenador; em segunda instância, pelo Colegiado; e, por último, pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS
09 de setembro a 12 de novembro de 2024
A inscrição só será validada mediante o pagamento do boleto bancário e o
envio da documentação completa no prazo estipulado.
ETAPA II - EXAMES DE SELEÇÃO PARA OS CANDIDATOS APROVADOS NA ETAPA I
Dia 25 de novembro de 2024 (segunda-feira): Prova de Conhecimentos – 09 horas,
Proficiência em Língua Estrangeira - 11 horas
Dia 02 de dezembro de 2024 (segunda-feira): Entrevista - a partir das 09 horas
RESULTADO DA SELEÇÃO
16 de dezembro de 2024 (segunda-feira), a partir das 18 horas –
Divulgação dos aprovados
As matrículas deverão ser feitas pessoalmente na Secretaria do Programa no período de 06 a 17 de janeiro de 2025, ocasião em que o candidato deverá:
- Apresentar os seguintes documentos originais:
a) Carteira de Identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros;
b) CPF;
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Diploma do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, registrado;
e) Histórico Escolar do Curso de Graduação de curso reconhecido pelo MEC;
f) Diploma do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, registrado, para candidatos ao Doutorado;
g) Histórico Escolar do Curso de Mestrado em curso recomendado pela CAPES, para candidatos ao Doutorado;
h) 2 fotografias 3x4 (recentes).
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também:
i) Registro Nacional Migratório (RNM) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil;
j) Certificado do CELPE-BRAS de suficiência em língua portuguesa.
Os candidatos que cursaram graduação ou Mestreado em instituições estrangeiras deverão apresentar os seguintes documentos:
k) Histórico escolar e diploma do curso de graduação devidamente revalidado, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, desde que incorporados pelo Brasil.
l) Histórico escolar e do diploma de Mestrado, devidamente reconhecido por programa brasileiro reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao Doutorado. - Assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
- Fazer a escolha das disciplinas a serem cursadas no semestre.
- Retirar o boleto para pagamento da matrícula.
Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da UNIP
Rua Dr. Bacelar, 1212 – 4º andar – Vila Clementino
– São Paulo – SP
CEP 04026-002
Secretária do Programa: Christina Rodrigues
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 08 horas às 12 horas e das
13 horas às 17 horas.
INÍCIO DAS AULAS
Dia 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira).
O Programa de Comunicação disponibiliza bolsas PROSUP oferecidas pela CAPES. O Edital de Seleção para o primeiro semestre letivo de 2025 estará disponível na página do Programa, na seção >Candidato/Aluno/Egresso >Seleção de Bolsas PROSUP/CAPES.