Autor(a): Marina dos Santos Franco
Orientador(a): Profa. Dra. Adriana da Rosa Amaral
Data da defesa: 19/02/2025
Este estudo analisa como a influência digital pode promover causas sociais, com foco no projeto “Faxina Mil Grau”, liderado pela influenciadora Ellen Mil Grau. A pesquisa fundamenta- se nos conceitos de cibercultura de Lévy (1997) e Lemos (2005), que discutem a transformação das interações humanas no ambiente digital, e nos estudos de Poell, Nieborg e van Dijck (2020) sobre a plataformização, que abordam as implicações culturais e econômicas das plataformas digitais. Complementam a análise as reflexões de Abidin (2016) e Karhawi (2020) sobre autenticidade e influência digital, e de Grohmann (2020) e Han (2018) acerca da uberização do trabalho e da sociedade da transparência. A metodologia utilizada é o estudo de caso, de acordo com Yin (2015), com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram analisados os dez vídeos de maior engajamento no Instagram de Ellen Mil Grau com foco nas estratégias narrativas, métricas de engajamento e comentários do público. Além disso, utilizamos a técnica de análise temática para identificar padrões nos conteúdos e entrevistamos a influenciadora para compreender sua percepção sobre o impacto de suas ações sociais. Os resultados apontam que a narrativa de Ellen, marcada por empatia e humor, amplia a visibilidade de causas sociais, mas também reforça a mercantilização do ambiente digital e a dependência de patrocínios. Portanto, este trabalho contribui para os debates sobre as dinâmicas de engajamento, autenticidade e monetização no mercado de influência digital, oferecendo reflexões sobre o potencial transformador e os limites das plataformas no contexto social contemporâneo.
Palavras-chave: Influência digital; plataformização; engajamento social; autenticidade; estudo de caso.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Autor(a): Fernando Antônio Rodrigues Neves
Orientador(a): Profa. Dra. Barbara Heller
Data da defesa: 21/03/2025
A pesquisa analisou o noticiário da Folha de São Paulo, embasada nos conceitos de memória, diluição do real, pós-verdade, pós-memória e noticiabilidade. Os autores que orientaram as análises foram Orlandi, Hirsch, Halbwachs, Pollack, Rivera, Seixas, Traquina, Peucer, Sousa, Silva, Bosi e Araujo. O trabalho identificou, nas matérias veiculadas, que o jornal foi opinativo, quando deveria manter-se informativo, deixando, portanto, de publicar o contraditório. Certos elementos identificados na construção dos textos indicam que seus autores partiram de ideias pré-concebidas, orientadas pela visão do antagonismo EUA X URSS, presente na Guerra Fria.
Essa orientação influenciou na maneira de eles interpretarem os fatos reais e deixou o leitor sem condições de tirar suas próprias conclusões a respeito dos acontecimentos. O trabalho também mostrou que a forma como o consenso é desenvolvido faz parte de uma estratégia de governo que atua a partir da manipulação de ideias, a fim de direcionar as opiniões da sociedade.
Palavras-chave: Guerra, jornalismo, memória, pós-verdade, pós-memória.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Configuração de Produtos e Processos na Cultura Midiática.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Memória.
Autor(a): Tânia dos Santos Jorge
Orientador(a): Profa. Dra. Clarice Greco Alves
Data da defesa: 28/04/2025
O objetivo geral desta dissertação é refletir sobre a noção de ‘cult ’ a partir de uma análise panorâmica da seção ‘filmes cult ’ no catálogo da plataforma digitla (streaming) MUBI em termos de gêneros e nacionalidade. Para alcançar este objetivo, a pesquisa busca encontrar, dentro da plataforma MUBI, a popularidade que move o nicho de apreciadores de filmes cult.
Palavras-chave: Filmes cult, Streamings, Plataformas Digitais, MUBI.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia, Cultura e Memória.
Autor(a): Camila Coronado Gonçalves
Orientador(a): Profa. Dra. Malena Segura Contrera
Data da defesa: 23/06/2025
A presente dissertação investiga a influência dos K-Dramas no imaginário da masculinidade entre espectadores brasileiros. Para tanto, analisou o tema da masculinidade no imaginário midiático, com foco nas produções audiovisuais seriadas coreanas (K-Dramas). Com base no imaginário arquetípico, teoria da mídia e da psicologia profunda, o estudo demonstrou que os K-Dramas não apenas entretêm, mas também moldam valores culturais e emocionais ao apresentarem estereótipos de masculinidade com características específicas que equilibram força, sensibilidade e empatia. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos para examinar a recepção dos K-Dramas no Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de uma enquete online, que reuniu 1.097 respostas (939 de mulheres). Esses dados foram analisados por meio de categorias temáticas e estatísticas específicas, derivadas da própria enquete, com o intuito de mapear e comparar as representações de masculinidade emergentes, que apontaram para o perfil de uma masculinidade contrastante com a predominante na cultura brasileira. A dissertação também abordou a popularização dos K-Dramas no Brasil e sua relação com a influência da Hallyu (onda coreana), evidenciando o papel das plataformas de streaming e das redes sociais na disseminação dessas produções. A pesquisa demonstrou que a audiência brasileira valoriza aspectos como romance, narrativa envolvente e a construção de personagens masculinos que desafiam estereótipos tradicionais. O estudo conclui que os K-Dramas desempenham um papel significativo na formação do imaginário social ao promover uma masculinidade mais emocionalmente acessível e colaborativa, abrindo espaço para debates sobre identidade e relações de gênero. Sugere-se que pesquisas futuras aprofundem o impacto dessas narrativas em diferentes grupos demográficos, bem como a interação entre o público e essas representações culturais
Palavras-chave: K-Dramas; Masculinidade; Imaginário; Arquétipos; Cultura pop.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Mídia e Estudos do Imaginário.
Autor(a): Silvio Cesar de Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes
Data da defesa: 25/06/2025
Os espaços de educação não formal desempenham um papel fundamental na sociedade, na disseminação e na promoção do conhecimento. Valendo-se de experimentos, laboratórios, instalações, recursos audiovisuais, dentre outras ferramentas pedagógicas que estes espaços possuem, os indivíduos podem explorar conceitos científicos, que estimulam o aprendizado e lhes proporcionam uma vivência única. Contudo, a crise provocada pela pandemia da covid-19 levou estes espaços a adaptar suas estratégias de comunicação para o âmbito virtual. Diante de uma sociedade midiatizada, baseada na atenção, este processo tornou-se um desafio. A presente pesquisa analisará a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, um espaço de educação não formal de Santo André (SP), visando a compreender, à luz das teorias de comunicação organizacional de Terra (2021), Martinuzzo (2014) e Lemos (2021), de que forma as estratégias de comunicação em ambientes digitais estão relacionadas aos conceitos da educação não formal e de que maneira contribuem para impactar seus públicos. A metodologia utilizada adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com foco em um estudo de caso, dividida em três etapas. A primeira tem como objetivo específico descrever as estratégias de comunicação da Sabina empreendidas em ambientes digitais. A segunda busca identificar as premissas da educação não formal nas estratégias de comunicação da Sabina, por meio da análise de conteúdo dos posts publicados em seu Instagram. Por fim, em um terceiro momento, almeja-se relacionar as estratégias de comunicação em ambientes digitais às premissas da educação não formal na atuação da Sabina, recorrendo à análise dos materiais e estratégias identificados. A pesquisa evidenciou uma relação significativa entre os produtos midiáticos, estratégias de comunicação organizacional e os âmbitos da educação não formal na disseminação e promoção do conhecimento científico e construção de visibilidade no ambiente digital.
Palavras-chave: Espaços de educação não formal; estratégias de comunicação em ambientes digitais; Sabina - Escola Parque do Conhecimento.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Autor(a): Lafaiete Martins
Orientador(a): Prof. Dr. Maurício Ribeiro da Silva
Data da defesa: 27/06/2025
A última década testemunhou a consolidação das plataformas digitais na comunicação, impactando diversas áreas, incluindo a médica. Diante da crescente preocupação com a conduta online de médicos e estudantes, associações e instituições têm buscado criar referenciais, mas observa-se um despreparo nas faculdades de medicina em preparar os alunos para o posicionamento profissional e a publicidade médica digital, apesar da importância crescente dessas habilidades no mercado de trabalho. Esta dissertação objetivou analisar as percepções dos estudantes de medicina em São Paulo sobre visibilidade nas plataformas digitais e publicidade médica, discutir a necessidade de referenciais de conduta e analisar documentos institucionais relevantes. Adotou-se um estudo descritivo transversal com abordagem quantitativa, utilizando um questionário online estruturado em cinco dimensões junto a estudantes de medicina em São Paulo. A pesquisa foi fundamentada em conceitos como regimes de visibilidade, plataformização, autenticidade e performance, além das regulamentações éticas da comunicação e publicidade médica, com base na Resolução CFM nº 2.336/2023.
Palavras-chave: Comunicação em Saúde. Visibilidade Digital. Publicidade Médica. Estudantes de Medicina. Marketing Médico.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Autor(a): Allen Margarita Hernandez de Moya El Hage
Orientador(a): Profa. Dra. Simone Luci Pereira
Data da defesa: 30/06/2025
Este trabalho apresenta o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e a Cozinha Ocupação 9 de Julho, discutindo como a produção de alimentos em uma cozinha coletiva e solidária pode funcionar como ferramenta comunicacional-urbana para potencializar a(r)tivismos e ampliar pautas políticas que vão mais além de reivindicações por moradia no centro da cidade de São Paulo. A pesquisa de campo, de inspiração etnográfica e orientada pela corpografia, envolveu imersões, vivências, entrevistas e o acompanhamento de agentes tanto presencialmente quanto por meio de plataformas digitais. Iniciamos o trabalho com um breve histórico das mobilizações pelo direito a viver no centro de São Paulo, com foco na atuação do MSTC na Ocupação 9 de Julho, que resiste à lógica hegemônica de expulsão dos mais vulneráveis para as bordas, reconfigurando o território por meio de outras lógicas do uso e do habitar. A seguir, analisamos mudanças estratégicas de atuação do Movimento, que deixou a ocupação forçada de imóveis vazios para adotar produção cultural, artística, culinária, política e ativista como estratégia de pressão política. Essa tática se materializa, sobretudo, nos eventos de domingo produzidos ao redor da Cozinha Ocupação 9 de Julho, em festas que operam como espaços de encontro, resistência e de consumo solidário-ativista, ao mesmo tempo que cativam novos aliados, fortalecem elos e capilarmente ampliam as pautas do MSTC. O estudo também explora as redes de interação e os afetos produzidos no território, bem como ambiências construídas na Ocupação, aspectos que contribuem para expressões a(r)tivistas e comunicacionais neste local em constante (des)(re)construção.
Palavras-chave: Comunicação urbana; Artivismo; Ativismo alimentar; Ocupações urbanas; Cozinha Ocupação 9 de Julho.
Área de Concentração: Comunicação e Cultura Midiática.
Linha de Pesquisa: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: UrbeSom - Grupo de Pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação.