- Ementa:
-
- A disciplina tem como objetivo capacitar os discentes para a realização de pesquisas empíricas em ambientes digitais, por meio da introdução e aplicação prática de metodologias contemporâneas de coleta, tratamento, visualização e interpretação de dados provenientes de redes sociais. Busca desenvolver competências para a compreensão e análise crítica das dinâmicas sociais mediadas por plataformas digitais, permitindo a formulação de recortes de pesquisa adequados e a aplicação de métodos específicos para mapear fenômenos que vão desde nichos temáticos até práticas discursivas em distintos contextos.
- Bibliografia:
- AGGARWAL, C. C. (ed.). Social Network Data Analytics. Boston: Springer, 2011.
- CHERVEN, Ken. Mastering Gephi networking visualization. Packt Publishing: Birmingham, 2013.
- FERNANDES, B. Metodologia de análise em representações sociais: Manual do Iramuteq incorporado. Lisboa: Chiado Books, 2019.
- FERNANDES, C. M.; DEMURU, P.; ANDRADE, M. E. S. Ideologia paralela: ideologia de gênero, conspiração e comentários no YouTube. Intexto, Porto Alegre, n. 57, p. 1-26, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/140249
- FERNANDES, C. M.; GOMES, V. B.; OLIVEIRA, L. A.; BOTELHO, M. A. Democracia sob ataque: narrativas de orquestração do golpe, em janeiro de 2023. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 29, n. 1, p. 70-86, 2025. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24991
- FRAGOSO, S.; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
- POLIVANOV, B.; ARAÚJO, W.; OLIVEIRA, C.; SILVA, T. (org.). Fluxos em redes sociotécnicas: das micronarrativas ao big data. São Paulo: Intercom, 2019.
- ROGERS, R. O fim do virtual: os métodos digitais. Lumina, Juiz de Fora, v. 10, n. 3, p. 1-34, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21353/11594
- SILVA, L. N. C.; FERRAR, D. G. Introdução à Mineração de Dados. São Paulo: Saraiva, 2016.
- SILVA, T.; STABILE, M. (org.). Monitoramento e pesquisa em mídias: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016.
- SILVA, T.; BUCKSTEGGE, J.; ZAGO, G. (org.). Estudando cultura e comunicação com mídias sociais. Salvador: Editora PPGCCC/UFBA, 2017.