- Ementa:
- Refletir sobre as relações de poder na esfera pública interconectada. Estudar a complexidade dos sistemas de comunicação e as representações das práticas político-culturais no ambiente midiático. Estudar os conceitos de cultura digital, ciberespaço, novas temporalidades e convergência midiático-tecnológica. Analisar as práticas políticas em processo de produção, circulação e consumo no ambiente digital.
- Bibliografia:
- BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
- BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
- BRAGA, Simone; SILVEIRA, Sérgio A.; PENTEADO, Claudia. Cultura, Política e Ativismo nas Redes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.
- FRAGOSO, Silvia; RECUERO, Raquel; AMARAL, Ana. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2016.
- FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 7. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
- FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
- GOHN, Maria da Glória. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.
- GERBAUDO, Paolo. Social media and populism: an elective affinity?. Media, Culture & Society, v. 40, n. 5, p. 745-753, 2018.
- MIGUEL, Lúcia Figueiredo. Consenso e conflito na democracia contemporânea. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
- SOARES, Flávia Barbosa; RECUERO, Raquel; ZAGO, Gabriel. Influencers in Polarized Political Networks on Twitter. In: Proceedings for the International Conference for Social Media and Society. Copenhagen, Denmark, 2018.
- SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
- SOLANO, Eduardo; ROCHA, Cristiano. As direitas nas redes e nas ruas: a crise política no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2019.