Estudos de Audiência e Fãs

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa
Abordagens teóricas de audiência; Perspectivas históricas: da teoria hipodérmica aos Estudos Culturais; Teoria Crítica da Indústria Cultural; Estudos de Recepção dos Meios Audiovisuais; Perspectiva teórica das mediações; Público de massa e nichos de audiência; Modos de consumo transmidiáticos; novas formas de consumo: binge watching e TV social; Estudos de fãs; Ativismo e produtividade de Fãs; Audiência em rede.
Bibliografia
ANGELUCI, Alan César Belo. TV, segunda tela e o ecossistema de engajamento TV, second screen and the engagement ecosystem. Revista Ínterin. Curitiba, v. 19. n.1. p. 24-39, jan./jul. 2015. ISSN: 1980-5276.
BOOTH, Paul. Digital fandom. Nova Iorque: Peter Lang Publishing, 2010.
FECHINE, Yvana. Contracampo. TV Social: contribuição para a delimitação do conceito. Edição v. 36 número 1, 2017.
FISKE, John.  Reading the Popular. London: Routledge, 2011.
FREIRE FILHO, João. Das subculturas às Pós-subculturas juvenis: música, estilo, ativismo político. Contemporânea. Vol. 3. N.1, 2005. Pp. 138-166.
HILLS, Matt. O Fandom como Objeto e os Objetos do Fandom. Entrevista a Clarice Greco. MATRIZes. V. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100678.
JANOTTI JUNIOR, Jeder. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: PEREIRA DE SÁ, Simone; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Orgs) Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasilia: Compós, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JANOTTI JUNIOR, Jeder. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: PEREIRA DE SÁ, Simone; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Ferraz (Orgs) Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasilia: Compós, 2015.
LOBATO, Ramon. Rethinking international TV flows research in the age of Netflix. Television & New Media, v. 19, n. 3, p. 241-256, 2018.
LOTZ, Amanda. Portals: A Treatise on Internet-Distributed Television. University of Michigan, Michigan Library. 2017.
MATOS, Patrícia. De vergonha a orgulho: Consumo, capital simbólico e a ressignificação midiática da cultura nerd. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012.
MARTÍN-BARBERO. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
MASSAROLO, Carlos; MESQUISTA, Dario.  Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, vol 8., no 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21123.
MONTAÑO, Sonia. A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista FAMECOS. Vol. 24, n.2, 2017.
NEIRA, Elena. Streaming Wars: La nueva televisión. Barcelona: Libros Cúpula, 2020.
MONTAÑO, Sonia. A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista FAMECOS. Vol. 24, n.2, 2017.
RECUERO, Raquel. O Capital Social em Rede: Como as Redes Sociais na Internet estão Gerando Novas Formas de Capital Social. Contemporânea. Vol. 10, n.3, 2012.
RENÓ, Denis.  Youtube: o mediador da cultura popular no ciberespaço. en Revista Latina de Comunicación Social, 62, páginas 190 a 196. Recuperado em 12.08.2019.
PEARSON, Roberta. Observations on Cult Television. In: ABBOT, Stacey (Ed). The Cult TV book: from Star Trek to Dexter, new approaches to TV outside the box. New York: Soft Skull Press, 2010a.
PEREIRA DE SÁ, Simone. Somos todos fãs e haters. Revista Eco-Pós. v.19, n. 3, 2016.
REZENDE, Humberto de Campos; GOMIDE, João Victor Boechat. Maratonas de vídeo e a nova forma dominante de se consumir e produzir séries de televisão. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 3, n. 2, 2017, pp. 73 – 87. Disponível em: http://www.rlec.pt/index.php/rlec/article/view/178.
SILVERSTONE, Roger. Television and Everyday Life. London: Routledge, 1994.
WOLTON, Dominique. O Elogio do Grande Público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.