O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP (PPGA-UNIP) tem consolidado ao longo dos anos sua contribuição para o ensino e a pesquisa em administração, com foco em Redes Organizacionais. O aperfeiçoamento da estrutura curricular, o crescimento da produção científica e os impactos na sociedade e no setor produtivo refletem a evolução do programa, ao mesmo tempo que mantêm coerência e alinhamento com os rumos da academia e das demandas do mercado.
Desde sua criação, o PPGA-UNIP tem demonstrado consistência em suas linhas de pesquisa, as quais foram revisadas e aprimoradas no quadriênio 2017-2020, consolidando-se em “Estratégias e Operações em Redes” e “Abordagens Sociais em Redes”. Esse aprimoramento garantiu maior aderência às necessidades de desenvolvimento científico e profissional para discentes e egressos, alavancando pesquisas que promovem inovação e aplicações práticas no setor público e privado. A presença de discentes de Universidades Federais, Institutos Federais, Forças Armadas, Sebrae e empresas privadas reforça o alinhamento das linhas de pesquisa às necessidades da sociedade.
Ao mesmo tempo, o PPGA-UNIP realizou, entre 2019 e 2022, um Mestrado Interinstitucional – Minter em Cacoal/RO, capacitando 9 mestres em administração na região. Além de ser um mecanismo de solidariedade, o Minter impactou na qualificação de docentes da região. O projeto foi realizado em parceria com Associação Educacional de Rondônia – UNESC. Levando em conta a falta de oportunidades de qualificação docente em Rondônia, o Minter na região gerou relevantes impactos sociais ao atender à demanda latente pela formação de quadros docentes mais qualificados, capazes de atuar na formação da população local. Tal iniciativa possibilitou, entre outros objetivos, a criação de novos cursos de graduação em Rondônia, ainda hoje prejudicado pela composição limitada dos quadros de professores dos cursos atualmente oferecidos. Ao mesmo tempo, compreende-se que as pesquisas realizadas trouxeram maior visibilidade nacional para os problemas locais, ensejando novas parcerias e soluções. Além disso, não é possível desprezar os impactos econômicos decorrentes da melhor qualificação das Universidades, Centros Universitários e Faculdades locais, os quais alavancam a atratividade de novos estudantes na medida em que os resultados das avaliações promovidas pelo INEP se apresentarem frutíferas. Com a qualificação dos professores, permitiu-se a diminuição dos custos financeiros que será promovido pelas próprias instituições locais.
Outro importante resultado de impacto foi a parceria do PPGA com a Universidade Federal de Rondônia. Nela, professores da linha de Abordagens Sociais em Redes em conjunto com pesquisadores da instituição rondoniense realizam estudo e auxiliam uma comunidade de pescadores denominada Colônia de Pescadores e Aquicultores de Candeias-Rondônia. Além dos aspectos acadêmicos da parceria, salienta-se a presença de objetivos sustentáveis e sociais, oferecendo aos atores da comunidade modos de gestão capazes de possibilitar seu desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, atentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, os professores se esforçam na seleção e condução de pesquisas que não apenas tenham clara conexão com a área de concentração e as linhas de pesquisa do programa, como incorporem também temas ligados ao tripé sustentabilidade-social-econômico. Entre elas, pode-se citar investigações associadas à gestão de cooperativas de reciclagem, inovação em pequenas empresas, impactos da tecnologia para microempreendedores, formas alternativas de vida coletiva (comunidades de prática), problemas e soluções da gestão da saúde suplementar, desenvolvimento de clusters (de vários campos, como agribusiness e eletrônica), entre outras.
O PPGA da UNIP também tem trajetória consolidada de contribuição à qualificação de servidores e professores da rede pública de diferentes estados. Desde 2013, o Programa de Mestrado em Administração da UNIP recebe como alunos de mestrado e doutorado do Instituto Federal do Mato Grosso. Isso permite qualificar acadêmicos para a região, disseminando a pesquisa, ao mesmo tempo que ampliando a inserção e visibilidade do PPG em outras regiões. Os discentes recebem formação que resultam em publicações e inserções internacionais.
A consistência das contribuições do PPGA também pode ser evidenciada pela quantidade e qualidade de sua produção acadêmica. Nos últimos anos, houve aumento significativo na publicação de artigos em periódicos qualificados, especialmente nos estratos A1 a A4. Além disso, o PPGA-UNIP tem fortalecido a formação de seus egressos, promovendo uma inserção qualificada no ensino superior e no mercado de trabalho, contribuindo para a capacitação de docentes e gestores com alta expertise acadêmica e profissional. Aderência à formação recebida evidenciada a partir de relato de casos de destaque de atuação dos egressos titulados”.
Como exemplo prático, o projeto "Estudo sobre relação entre capacidade inovativa e competitividade em organizações industriais em redes de suprimentos", conduzido pelo prof. Dr. Renato Telles, ilustra a integração entre abordagem social e desempenho das redes de suprimentos, contribuindo tanto para o avanço teórico quanto para o desenvolvimento empresarial.
Outro indicador da clareza e consistência das contribuições do PPG ao longo do tempo é a atualização curricular e a oferta de disciplinas alinhadas às demandas contemporâneas (e.g., Governança em Redes Organizacionais; Estratégias para gestão da sustentabilidade e das mudanças climáticas; Webinars internacionais: Gestão de Redes, Inovação, transformação digital e Desenvolvimento Sustentável; Empreendedorismo, Inovação e Redes, entre outras). A implementação do curso de doutorado, em 2021, fortaleceu ainda mais a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento, consolidando o programa como referência nacional na área de Redes Organizacionais. Um exemplo deste fortalecimento e produção do conhecimento pode ser representado pela publicação de um artigo no International Journal of Retail & Distribution Management, Qualis A1 e ABS 2, pelo Guilherme Juliani de Carvalho primeiro discente de doutorado do PPGA-UNIP.