Sobre o Programa

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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Mestrado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005 de 21 de março de 2005, e reconhecido pela Portaria Ministerial de número 2.642 de 27 de julho de 2005, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 163/2005 de 08 de junho de 2005. Homologado pela Portaria Ministerial de número 609 de 14 de março de 2019, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 487/2018 de 09 de agosto de 2018, conforme publicação no Diário Oficial da União de 18 de março de 2019, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 63 e 66.

Doutorado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 194ª Reunião, que aconteceu no período de 11 a 15 de maio de 2020. Reconhecido pela Portaria Ministerial de número 576 de 07 de julho de 2020, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 350/2020 de 30 de junho de 2020, conforme publicação no Diário Oficial da União de 09 de julho de 2020, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 130.

O Programa

O objetivo geral do Programa é aperfeiçoar a formação de pessoal em nível stricto sensu, capacitando-os para pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento adquirido na área de Administração, em geral, e na área de concentração do programa (Redes Organizacionais), em particular, atendendo às demandas do país e da sociedade como um todo. Ao buscar isto, o PPGA pretende, por um lado, suprir demanda de pesquisadores egressos ou procedentes de outras instituições que buscam aprofundar suas reflexões teóricas, metodológicas e/ou empíricas sobre Redes Organizacionais, e atender, por outro, às necessidades de desenvolvimento dos programas da Pós-graduação Stricto Sensu da UNIP.

Público-alvo

Profissionais formados na área de Administração ou em outras áreas (engenharia, psicologia, comunicação, direito, dentre outras), cujo interesse seja na pesquisa de assuntos relacionados com Administração, Gestão e Organizações.

O Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista iniciou suas atividades em 1997, sendo recomendado pela CAPES em 2005. Na época, sob área de concentração intitulada “Estratégia e seus Formatos Organizacionais”, o propósito era analisar e estudar as estratégias e as redes organizacionais em suas várias dimensões. Ao mesmo tempo, ao contribuir com o conhecimento e o aprimoramento da gestão, no programa foram desenvolvidos debates, pesquisas e proposições de teorias e modelos às associações, ONGs e governos. Duas linhas de pesquisa eram constituídas: “Estratégia Organizacional” e “Gestão em Redes de Negócios”.

A linha de pesquisa “Estratégia Organizacional” tratava da conciliação entre ambiente externo e recursos internos, e investigava o modo como as organizações enfrentavam e respondiam às situações confrontadas. Os projetos de pesquisa eram agrupados em três temas centrais, todos alinhados às divisões reconhecidas pelo SMS - Strategic Management Society - e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). A linha de pesquisa “Gestão em Redes de Negócios” analisava, criticava e ampliava os conceitos de redes. Desenvolvia metodologias para identificar, acompanhar e avaliar os processos e o desempenho das redes em suas várias manifestações. Os projetos de pesquisa, alinhados às divisões de Redes reconhecidas pela literatura internacional e alicerçadas em trabalhos de autores clássicos, tais como Economic Action And Social Structure: The Problem Of Embeddedness de Granovetter (1985), Networks and Organizations Structure, Form, and Action de Nohria & Eccles (1992) e A Sociedade em Rede de Castells (2005), eram agrupados nos temas de Abordagem Social e Abordagem Econômica em Redes de Negócios.

Ao longo do tempo, respeitando a dinâmica da Pós-Graduação de adaptar-se ao surgimento de novas áreas de conhecimento e metodologias que expressavam o Estado da Arte e seguindo as recomendações da Comissão de Área da CAPES, houve a necessidade de atualizar a Área de Concentração e as linhas de pesquisa do Programa. Em 2015, o Programa iniciou uma fase de transição, consolidada no quadriênio 2017-2020 com a proposição de nova Área de Concentração e linhas de pesquisa. A Área de Concentração passou-se a denominar “Redes Organizacionais” e sob ela, duas linhas foram instituídas: “Estratégias e Operações em Redes” e “Abordagens Sociais nas Redes”.

A linha de pesquisa “Estratégias e Operações em Redes” pressupõe que as redes são arranjos de organizações que possuem como objetivo diminuir os custos e a dependência de recursos das empresas. Dessa forma, tanto a rede quanto cada organização que a compõem podem ser objeto de estudo. Dentro dessa abordagem, encontram-se os estudos de estratégias, cadeias, clusters e operações nas redes.

A linha de pesquisa “Abordagens Sociais nas Redes”, por sua vez, compreende que cada organização ou conjunto de organizações, independentemente de seu objetivo e/ou natureza, contém uma teia (rede) de relações sociais que dirige, influencia e determina as ações, as estratégias, as decisões e os comportamentos dos atores. Mudanças nessa teia alteram os processos, a governança e os resultados organizacionais. Os estudos nessa área buscam correspondências entre as relações sociais e outras variáveis da rede, tais como estratégia, inovação, práticas de produção, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e resultados.

Desde a alteração da área de concentração, o Programa realiza eventos e atividades que o consolidam em sua Área de Concentração. Evidências encontram-se, por exemplo, na liderança de temas em congressos nacionais e internacionais. Além disso, com o propósito de contribuir para a formação de pessoal qualificado em regiões carentes do país, o Programa iniciou, em setembro de 2019, uma turma de mestrado interinstitucional – MINTER – em parceria com a Associação Educacional de Rondônia – UNESC, na cidade de Cacoal, em Rondônia. O MINTER, homologado pela CAPES em agosto de 2019, e finalizado em 2022, contou com turma de 9 (nove) alunos regulares. Em maio de 2020, o PPGA teve seu doutorado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Alguns números que ilustram a evolução do Programa são:

  • 2013: realizadas 6 bancas de Qualificação e 6 de defesa da Dissertação;
  • 2014: realizadas 7 bancas de Qualificação e 9 de defesa da Dissertação;
  • 2015: realizadas 12 bancas de Qualificação e 5 de defesa da Dissertação;
  • 2016: realizadas 32 bancas de Qualificação e 27 de defesa da Dissertação;
  • 2017: realizadas 14 bancas de Qualificação e 18 de defesa da Dissertação;
  • 2018: realizadas 15 bancas de Qualificação e 14 de defesa da Dissertação;
  • 2020: realizadas 19 bancas de Qualificação e 08 de defesa da Dissertação;
  • 2021: realizadas 14 bancas de Qualificação e 25 de defesa da Dissertação;
  • 2022: realizadas 05 bancas de Qualificação e 08 de defesa da Dissertação;
  • 2023: realizadas 10 bancas de Qualificação e 07 de defesa da Dissertação, além de realizadas 05 bancas de Qualificação e 01 de tese do doutorado
  • 2024: realizadas 05 bancas de Qualificação e 08 de defesa da Dissertação, além de realizadas 05 bancas de Qualificação e 03 de tese do doutorado

A missão do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Paulista é promover a difusão do conhecimento nas áreas de Administração e Redes Organizacionais, formando cidadãos qualificados e aptos a contribuir para o desenvolvimento do país. Essa formação ocorre por meio do aperfeiçoamento discente nos níveis de mestrado e doutorado, com atividades de pesquisa alinhadas às demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho. O Programa pauta-se no respeito à diversidade e na promoção da solidariedade, da inclusão, dos valores humanos e da ética.

Objetivo geral do Programa

Formar profissionais capazes de contribuir para a pesquisa, análise, produção e aplicação do conhecimento na área de Administração, em geral, e, especificamente, na área de concentração do Programa: Redes Organizacionais. Ao perseguir esse objetivo, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) busca, por um lado, atender à demanda de pesquisadores egressos ou oriundos de outras instituições que desejam aprofundar suas reflexões teóricas, metodológicas e/ou empíricas sobre Redes Organizacionais; e, por outro, contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Paulista – UNIP.

Objetivos específicos para o Programa

  1. Qualificar docentes, principalmente da área de Administração, para que aprimorem o conteúdo de suas disciplinas e as possibilidades de sua didática.
  2. Desenvolver pesquisadores aptos a contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na área de Administração, principalmente para os temas que envolvem redes organizacionais e seus desdobramentos sociais, estratégicos e operacionais.
  3. Formar lideranças acadêmicas que contribuam com políticas científicas, tecnológicas e de qualificação profissional.
  4. Promover a integração da UNIP com a comunidade local, a partir das pesquisas realizadas no Programa, endossando a instituição como referência para o desenvolvimento de políticas relacionadas ao desenvolvimento das redes organizacionais;
  5. Qualificar profissionais, principalmente gestores e proprietários de empresas, para que tenham visão crítica e ferramentas práticas para o desenvolvimento de negócios e de suas relações com outros atores, tais como instituições públicas, privadas e do terceiro setor. 

Área de concentração: Redes organizacionais

O Programa busca analisar, criticar e expandir os conceitos de redes organizacionais, desenvolvendo teorias e metodologias capazes de identificar, acompanhar e avaliar o desempenho das redes em suas diversas manifestações. Essas redes podem ser investigadas a partir de distintos níveis de análise. Quando se considera o objeto da análise, a literatura aponta, entre outras possibilidades, para a observação da organização isolada, das díades e das cadeias, como forma de compreender as redes das quais fazem parte, bem como a rede em sua totalidade.
No plano teórico, a literatura sobre redes organizacionais destaca duas abordagens principais: (1) Social e (2) Econômica. Essas abordagens fundamentam as duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação: “Estratégias e Operações em Redes” e “Abordagens Sociais nas Redes”, evidenciando a forte aderência entre a área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa.

Linha 1: Estratégias e Operações em Redes

Esta linha de pesquisa considera os aspectos econômicos e competitivos das redes de negócios, concentrando-se em projetos que reforçam essas especialidades entre seus pesquisadores. Está estruturada em dois eixos temáticos principais: i) Estratégia em Redes e ii) Operações em Redes.
O eixo Estratégia em Redes abrange os principais aspectos competitivos relacionados às redes de negócios, com destaque para estudos sobre estratégias de internacionalização, empreendedorismo em redes de franquias e competitividade empresarial em redes organizacionais. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas sobre:
Competitividade de empresas inseridas em redes de negócios;
Estratégias de internacionalização em redes de franquias;
Estratégia e empreendedorismo em redes de franquias.

O eixo Operações em Redes contempla pesquisas voltadas às relações interorganizacionais, considerando trocas físicas, informacionais, tecnológicas e financeiras em ambientes como Cadeias Globais de Valor, Redes de Suprimentos, Clusters de Negócios e Arranjos Produtivos Locais. As pesquisas desenvolvidas neste eixo abrangem temas como:

  • Competitividade em clusters;
  • Desenvolvimento de competências operacionais em redes de suprimentos;
  • Instrumentos de governança em redes de suprimentos;
  • Desempenho organizacional;
  • Gestão de projetos;
  • Redes interorganizacionais: natureza evolucionária e competitividade.

Linha 2: Redes, Organizações e Sociedade

Esta linha de pesquisa parte do pressuposto de que toda rede, independentemente de seu objetivo e natureza, é composta por uma teia de relações sociais que influencia, direciona e condiciona as ações, os processos, as estratégias, as decisões e os comportamentos dos atores envolvidos. Mudanças nessa teia de relações impactam diretamente a governança, os processos e os resultados das redes organizacionais.

Os estudos desenvolvidos nessa linha buscam compreender as correspondências entre as relações sociais e outras variáveis das redes, como estratégia, inovação, práticas produtivas, governança, conteúdo, estrutura, dinâmica e desempenho.

Atualmente, a linha abrange pesquisas sobre os seguintes temas:

  • Aprendizagem, capital social e estrutura de governança em redes intraorganizacionais;
  • Influência das relações sociais no desenvolvimento, difusão e comercialização de inovações, tecnologias e produtos em redes de inovação;
  • Institucionalismo e neo-institucionalismo nos estudos de práticas em redes organizacionais, com ênfase em políticas públicas;
  • Redes sociais, imersão e capital social, e suas interfaces com diferentes formas de empreendedorismo e perfis de empreendedores;
  • Relações de confiança, comprometimento e poder, e suas conexões com temas clássicos da Administração.

Todos os projetos de pesquisa conduzidos por docentes do PPGA-UNIP estão relacionados à área de concentração, ao objetivo e ao contexto de atuação do programa. Alguns dos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes e conduzidos recentemente são:

  1. A GOVERNANÇA CONSTRUÍDA LOCALMENTE COMO EIXO ORGANIZADOR NA FORMAÇÃO DE REDES (ERNESTO MICHELANGELO GIGLIO)]
  2. CAPITAL SOCIAL, REDES E EMPREENDEDORISMO (VICTOR SILVA CORRÊA)
  3. DIFUSÃO DA CULTURA DE SAFETY ENTRE EMPRESAS DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM DE SOCIAL NETWORK ANALYSIS (MARCIO CARDOSO MACHADO)
  4. EMPREENDEDORISMO INICIAL: A INFLUÊNCIA DA IMERSÃO EM RECIPROCIDADE E REDISTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMENTOS ENTRE 3 E 42 MESES DO ESTADO DE SÃO PAULO. (VICTOR SILVA CORRÊA)
  5. ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE OPERAM NAS REDES DE NEGÓCIO E NAS DA INDÚSTRIA 4.0 POR MEIO DO CAC-REDES (JOSÉ CELSO CONTADOR)
  6. GESTÃO DE OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS EM REDES DE EMPRESAS
  7. INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL APLICADA NA MELHORIA DA PERFORMANCE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS (ANA BEATRIZ LOPES DE SOUSA JABBOUR)
  8. SMARTER - SMART TECHNOLOGIES EM REDES ORGANIZACIONAIS (MAURO VIVALDINI)
  9. SUPPLY CHAIN FINANCE (INVENTORY FINANCE) (MAURO VIVALDINI)

O planejamento estratégico é realizado de forma estruturada desde 2013, e está vinculado ao planejamento estratégico da Pós-graduação e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da própria UNIP. Revisitado anualmente, o planejamento do PPG é atualizado de maneira intensiva a cada ciclo avaliativo quadrienal.

Entre os objetivos e metas estipulados pelo PPGA-UNIP, estão iniciativas que estimulam os docentes do programa à publicação de artigos, apoiados pela instituição. Ao mesmo tempo, estipula metas associadas à participação dos docentes nos eventos científicos da área.

Além disso, visa compromissos de formação, produção e demais impactos do PPG, e se vincula à missão e aos objetivos geral e estratégicos do PPGA-UNIP. Este esforço de alinhamento visa dar consistência e unidade de propósito aos resultados almejados. Revisitado anualmente, o planejamento do PPG é atualizado de maneira intensiva a cada ciclo avaliativo quadrienal, denotando a maturidade da sistemática de planejamento, em contínua evolução.

A Universidade Paulista conta com uma eficiente infraestrutura administrativa, oferecendo total apoio para revisão e organização didática, acompanhamento dos prazos de depósito de dissertações e teses, além de outras atividades administrativas. A UNIP também dispõe de uma estrutura de laboratórios de pesquisa que dá suporte às atividades da pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado.

No Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP, os alunos e a comunidade acadêmica local têm acesso a laboratórios de informática, incluindo o mais recente, criado em 2024: o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Administração (LEPq). Esse espaço conta com infraestrutura adequada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos, atendendo alunos, professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNIP, nos níveis de mestrado e doutorado. Com o objetivo de ampliar a inserção e o impacto sociais e culturais do PPGA, o LEPq também oferece suporte à comunidade local, permitindo que estudantes do ensino fundamental, médio e superior utilizem seus equipamentos e recursos.

Os recursos oferecidos incluem:

  • Computadores com acesso à internet, bases internacionais de artigos científicos e dados, além de softwares especializados, como:
    • Análise de dados (SPSS para análise estatística, NVIVO para análise qualitativa, SmartPLS para modelagem de equações estruturais, e UCINET para análise de redes);
    • Gestão de referências bibliográficas;
  • Materiais de consumo (papel, tinta, entre outros).
  • Materiais permanentes (mobiliário, equipamentos e instrumentos diversos).

Entre os objetivos do LEPq destacam-se:

  • Proporcionar, prioritariamente, a realização de aulas de reforço, monitoria, reuniões de orientação, pesquisas acadêmicas e outras atividades relacionadas;
  • Apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa vinculados aos cursos de mestrado e doutorado em Administração;
  • Atender à comunidade, sem comprometer ou impedir a realização das atividades pedagógicas;
  • Executar as atividades previstas em parcerias e/ou convênios firmados pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UNIP) com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, visando à melhoria contínua das atividades de ensino e pesquisa.

Informações complementares sobre o LEPq estão disponíveis na página dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade Paulista, através do link unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/laboratorios/extensao_pesquisa_administracao_lepq.aspx.

Além do LEPq, a UNIP disponibiliza um laboratório de informática adicional para alunos e docentes, equipado com 20 microcomputadores, uma impressora e suporte técnico. Todos os computadores possuem acesso a bancos de dados e editores de texto.

Os laboratórios de informática, assim como as salas de alunos e de professores, estão equipados com computadores interligados à rede de informática da UNIP, com acesso à internet de alta velocidade (incluindo rede wireless), correio eletrônico e à rede da biblioteca, permitindo o acesso integral ao acervo bibliográfico da universidade.

Ademais, a UNIP disponibiliza para o PPGA-UNIP:

  1. Salas para aulas teóricas e seminários: climatizadas, equipadas com microcomputadores, projetores multimídia, DVDs, telas, mesas e cadeiras.
  2. Salas para qualificações e defesas: duas salas climatizadas, com projetores multimídia, microcomputadores, telas, cadeiras estofadas e mesa de cinco lugares destinada à banca examinadora.
  3. Sala de alunos e sala de professores: ambas climatizadas, equipadas com mesas, cadeiras, microcomputadores conectados à internet de alta velocidade (incluindo rede wireless), scanner e impressora.
  4. Auditórios: localizados no prédio da Pós-Graduação, possuem capacidades para 50, 150 e 600 lugares, contando com infraestrutura completa para cursos e eventos.
  5. Secretaria de Pós-Graduação: oferece suporte aos alunos e professores do programa.
  6. Biblioteca: A Biblioteca Indianópolis dispõe de equipe especializada, infraestrutura acessível e áreas para estudo individual e em grupo. Possui computadores com acesso à internet para pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais, além de um acervo diversificado de livros, periódicos e multimeios. Todas as bibliotecas da UNIP são interligadas on-line, permitindo amplo acesso a serviços e recursos 24 horas por dia. A UNIP investe continuamente na expansão do acervo, que atualmente conta com 1.720.314 exemplares. Além disso, a universidade disponibiliza acesso a bases de dados online por meio do Portal CAPES e integra a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), garantindo acesso a bases como Web of Science, Scopus, Emerald e Taylor and Francis.

Reitora: Sandra Rejane Gomes Miessa
Vice-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Profa. Dra. Marina da Camino Ancona Lopez Soligo
Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu: Vera Lúcia Carlos Maia
Coordenação: Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Victor Silva Corrêa
Secretaria: Aline Nascimento
Telefone: +55 11 5586-4040
E-mail: pgadministracao@unip.br

A Comissão de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação é um órgão interno dos Programas de Pós-Graduação, responsável por coordenar e conduzir os processos de autoavaliação, com o objetivo de promover a melhoria contínua da formação discente, da produção acadêmica e do impacto social do programa.

Alinhado às diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Autoavaliação da CAPES e à Comissão Própria de Avaliação (CPA) institucional, a autoavaliação do PPGA da UNIP foi concebida como um processo contínuo e formativo, que permite a identificação de seus pontos fortes e desafios, oriente seu planejamento estratégico e promova ajustes que assegurem maior qualidade e relevância acadêmica e social. Seus principais pontos estão descritos no regulamento interno do programa e fundamentam-se nos seguintes princípios fundamentais:

  1. Alinhamento da política de autoavaliação do PPGA com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI institucional;
  2. Constituição de uma comissão composta pelo coordenador, professores, discentes e técnico, para coordenação do processo de autoavaliação;
  3. Coleta de dados junto aos pós-graduandos por meio de diferentes instrumentos e métodos, tais como: grupos focais, entrevistas, questionários, reuniões, debates e oficinas;
  4. Utilização, no processo de autoavaliação, dos dados coletados junto aos pós-graduandos, dos resultados das avaliações quadrienais, assim como os dados da monitoria da qualidade do Programa e de seu processo de formação;
  5. Observação e identificação das fragilidades, potencialidades, desafios estratégicos, melhorias e desenvolvimentos futuros;
  6. Elaboração de relatórios parciais do processo de autoavaliação implementado, destacando especialmente potencialidades e fragilidades evidenciadas, bem como o elenco de possíveis ações futuras;
  7. Implementação, a partir dos resultados obtidos, de um plano de ação para o aperfeiçoamento da gestão dos resultados do Programa;
  8. Dar publicidade à esta política a partir da sua divulgação no site do Programa, na internet.

Inserção em redes sociais e mídias de comunicação

O Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Paulista (Mestrado e Doutorado) está nas mídias sociais. O PPGA-UNIP possui uma página no LinkedIn, em que divulga as principais realizações dos docentes, discentes e egressos do programa. O acesso se encontra disponível através do link: https://www.linkedin.com/company/ppg-administra%C3%A7%C3%A3o-unip/posts/?feedView=all