História (Licenciatura)

PRESENCIAL

A modalidade Presencial é aquela em que, pelo menos, 60% da carga horária são ministrados presencialmente no campus, com intenso relacionamento entre os alunos e os professores, permitindo maior convivência no mundo universitário.

FLEX

A modalidade FLEX é uma flexibilização do EAD, com um percentual da carga horária ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

A modalidade Digital (ou EAD) é a modalidade em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Renovação de Reconhecimento Portaria n. 913 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018.

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
EaD História (Licenciatura) 2017 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso de História (Licenciatura)

O curso de História da UNIP contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano. 

O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, ao estudo e à interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, bem como seus significados e desdobramentos.

Em essência, o historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade e ampliando, assim, a compreensão da condição humana.

Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato, dando-lhe autenticidade e analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo. Faça sua inscrição no curso de História (Licenciatura) EAD da UNIP!

2. Atividades Principais

  • Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas
  • Ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
  • Prestar assessoria a museus, editoras e produtoras de vídeo e TV
  • Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais
  • Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil
  • Pesquisar a história de empresas e instituições, apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial)

3. Mercado de Trabalho

A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em história econômica e social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).

Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.

O profissional formado nessa habilitação pela UNIP, além de cursar as disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe propicia um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.

4. Duração

3 anos

5. Coordenador

  • Modalidade Digital (EAD): Vinícius Carneiro de Albuquerque

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.

Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

Arraste para o lado, para visualizar a tabela completa.

Curso Nome Titulação Regime Curso de Graduação Curso Maior Titulação
HISTÓRIA ADILSON SILVA OLIVEIRA MESTRE T I LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA ALEXANDRE CREMONINI FURNIEL MESTRE T I CIÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS COMUNICAÇÃO E CULTURA
HISTÓRIA AMARILIS TUDELLA NANIAS MESTRE T P SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL (PRÁTICA PROFISSIONAL E POLÍTICA SOCIAL)
HISTÓRIA ANA CLÁUDIA DOS SANTOS CAMARGO ESPECIALISTA T P PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA (EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES DA AUDIOCOMUNICAÇÃO / MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO SEGUNDO GRAU) TRADUÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ENSINO DE LIBRAS
HISTÓRIA ANA LUCIA MACHADO DA SILVA MESTRE T P LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA ANDRÉA DA SILVA ROSA DOUTOR T P PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA (ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARA EXERCÍCIO NAS ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS / MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DE 2º GRAU) EDUCAÇÃO (PRÁTICAS EDUCATIVAS E RELAÇÕES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR)
HISTÓRIA ANGÉLICA LUCIÁ CARLINI DOUTOR T I DIREITO DIREITO POLÍTICO E ECONÔMICO / EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
HISTÓRIA BRUNO CESAR DOS SANTOS MESTRE T I LETRAS (PORTUGUÊS/LINGUÍSTICA) COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA
HISTÓRIA CAMILA CRISTINA SOUZA LIMA DOUTOR T I HISTÓRIA ARQUITETURA E URBANISMO (HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO)
HISTÓRIA CHRISTIANE MÁZUR LAURICELLA DOUTOR T I ENGENHARIA QUÍMICA ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS
HISTÓRIA DANIELA MENEZES DA SILVA DOS SANTOS MESTRE T I ADMINISTRAÇÃO (MARKETING) COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DÁVIUS DA COSTA RIBEIRO SAMPAIO MESTRE T I COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
HISTÓRIA DEBORAH GOMES DE PAULA DOUTOR T P LETRAS - PORTUGUÊS LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA ELAINE NUNES DE ANDRADE MESTRE T I PEDAGOGIA (SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS / MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU / ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS) EDUCAÇÃO (DIDÁTICA)
HISTÓRIA ENZO FIORELLI VASQUES MESTRE T I DIREITO EDUCAÇÃO SÓCIO-COMUNITÁRIA
HISTÓRIA GLAUBER ORMUNDO DIAS MARTINS MESTRE T I CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS SOCIAIS (ANTROPOLOGIA)
HISTÓRIA GUSTAVO APARECIDO DO NASCIMENTO MESTRE T P PSICOLOGIA EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CULTURA, MEMÓRIA E TEMPO PRESENTE)
HISTÓRIA IVETE MARIA SOARES RAMIREZ RAMIREZ MESTRE T I CIÊNCIAS SOCIAIS COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA)
HISTÓRIA IVY JUDENSNAIDER MESTRE T I MATEMÁTICA / CIÊNCIAS ECONÔMICAS HISTÓRIA DA CIÊNCIA
HISTÓRIA JANAÍNA CARNEIRO SANTIAGO DA SILVA MESTRE HORISTA HISTÓRIA CIÊNCIAS - HISTÓRIA ECONÔMICA
HISTÓRIA LEILA DUTRA RODRIGUES MESTRE HORISTA DIREITO / HISTÓRIA COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA
HISTÓRIA LÉRIDA GHERARDINI MALAGUETA MARCONDES DE MELLO MESTRE HORISTA ADMINISTRAÇÃO (COMÉRCIO EXTERIOR) COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA
HISTÓRIA MAGALI FERNANDES MESTRE T I HISTÓRIA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA MARCOS ANTONIO FÁVARO MARTINS DOUTOR T P GEOGRAFIA CIÊNCIAS - INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
HISTÓRIA MARIO DESTRO MONTEIRO MESTRE T P EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
HISTÓRIA MAURICIO FELIPPE MANZALLI MESTRE T I CIÊNCIAS ECONÔMICAS ECONOMIA POLÍTICA
HISTÓRIA MILTON GABRIEL JUNIOR DOUTOR T P LETRAS - PORTUGUÊS LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA MIREILI LÚCIA DE SANT ANNA MESTRE T I PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA (MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU / ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS) EDUCAÇÃO
HISTÓRIA RAQUEL MAIA BOKUMS MESTRE T I LETRAS - PORTUGUÊS / EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA - BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO
HISTÓRIA RENATO BULCÃO DE MORAES DOUTOR T I FILOSOFIA EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
HISTÓRIA RODRIGO TOLEDO DOUTOR T I PSICOLOGIA EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
HISTÓRIA RONALD SCLAVI ESPECIALISTA T P COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (COMUNICAÇÃO SOCIAL)
HISTÓRIA SELMA DOS SANTOS ROFINO MESTRE HORISTA HISTÓRIA HISTÓRIA (HISTÓRIA SOCIAL)
HISTÓRIA SIMONE DIAS DA SILVA MESTRE T I PEDAGOGIA (MAGISTÉRIO DOS QUATRO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARA EXERCÍCIO NAS ESCOLAS DE 1º E 2º GRAUS / MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DE 2º GRAU) ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
HISTÓRIA SUELI APARECIDA MARTINS BARBERIO ESPECIALISTA T I COMUNICAÇÃO SOCIAL (RELAÇÕES PÚBLICAS) / PEDAGOGIA (ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1.º E 2.º GRAUS) PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL / FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
HISTÓRIA TAIZ MARIA CALDAS GONÇALVES DE OLIVEIRA MESTRE T I LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS LINGÜÍSTICA (TEORIAS E PRÁTICAS DISCURSIVAS: LEITURA E ESCRITA)
HISTÓRIA TANIA SANDRONI DOUTOR T I COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) LETRAS (TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA)
HISTÓRIA VINÍCIUS CARNEIRO DE ALBUQUERQUE MESTRE T I HISTÓRIA CIÊNCIAS - HISTÓRIA SOCIAL
HISTÓRIA WALKIRIA DE OLIVEIRA RIGOLON DOUTOR T I PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA (MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL / MAGISTÉRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL) EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO)
HISTÓRIA WANDERLEI SERGIO DA SILVA DOUTOR T I GEOGRAFIA GEOCIÊNCIAS (GEOCIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE)

Grade Curricular

Digital (EAD)

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 200
ATUAÇÃO JUNTO AO IDOSO (OPTATIVA) 20
CIÊNCIAS SOCIAIS 30
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 30
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (OPTATIVA) 20
DIDÁTICA ESPECÍFICA 30
DIDÁTICA GERAL 30
DIREITOS HUMANOS 30
DITADURA MILITAR E NOVA REPÚBLICA 60
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 30
ELEMENTOS DE ECONOMIA 60
ESTÁGIO CURRICULAR 400
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 30
ESTUDOS DISCIPLINARES 80
GEOPOLÍTICA, REGIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO 60
HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL 60
HISTÓRIA DA ÁFRICA 30
HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL 30
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA 60
HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE 60
HISTÓRIA DA GLOBALIZAÇÃO 30
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA 60
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO 60
HISTÓRIA E IMAGEM 30
HISTÓRIA INTEGRADA 30
HISTÓRIA INTERDISCIPLINAR 30
HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA 60
HISTÓRIA SOCIAL DA ARTE 60
HISTORIOGRAFIA DO BRASIL 60
HISTORIOGRAFIA GERAL 60
HOMEM E SOCIEDADE 30
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 30
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20
INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL 30
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 30
MARKETING PESSOAL (OPTATIVA) 20
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 30
MÉTODOS DE PESQUISA 30
PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E MUSEUS 30
PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO 30
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 30
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA 30
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO 30
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES 30
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS 30
PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO 30
PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR 400
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 30
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRODESCENDÊNCIA (OPTATIVA) 20
REPÚBLICA NOVA E REPÚBLICA LIBERAL 60
REPÚBLICA VELHA 60
TEORIA DA HISTÓRIA 60
TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL - HISTÓRIA 30
TRABALHO DE CURSO 20

Carga horária total: 2.910 horas

Localidades

Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.

ou