Neurodesenvolvimento e Aprendizagem - Fatores De Promoção e Cuidado Em Saúde Mental Na Infância e Adolescência

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
Neurodesenvolvimento, plasticidade cerebral e aprendizagem. Desenvolvimento das funções cognitivas e dos mecanismos cerebrais subjacentes. Principais transtornos do neurodesenvolvimento e suas relações com problemas de comportamento e aprendizagem. Fatores desenvolvimentais em relação aos fatores de promoção e cuidado nos contextos da saúde e educação. Instrumentos de avaliação. Atividades práticas de intervenção e pesquisa, com educadores e profissionais de saúde, a partir da identificação dos indicadores do neurodesenvolvimento. Ações afirmativas envolvendo a população infantil, no contexto da educação especial.
Bibliografia
BAXTER, A.J. et al. The epidemiology and gloal burden of autismo espectrum disorders. In: Psychological Medicine, P. 1-13, 2014. CD ROOM.
BAXTER, Amanda J. et al. The epidemiology and global burden of autism spectrum disorders. Psychological medicine, v. 45, n. 3, p. 601-613, 2015. https://doi.org/10.1017/S003329171400172X
COLÉ, P.; DUNCAN, L. G.; BLAYE, A. Cognitive flexibility predicts early reading skills. Frontiers in Psychology, v. 5, n. 565, p.1-8, jun. 2014.
DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, v. 64, p. 135-168, jan. 2013.
LANDERL, K. et al. Predictors of developmental dyslexia in European orthographies with varying complexity. Journal of Child Psychology Psychiatry, v. 54, n. 6, p. 686-694, jun. 2013.
LEZAK, M. D. et al. Neuropsychological Assessment. 5. ed. Oxford, 2012.
LURIA, A. Fundamentos de Neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.
ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. Transtorno da Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2015.
SALLES, J. F.; HAASE, V. G.; MALLOY-DINIZ, L. F. Neuropsicologia do desenvolvimento. São Paulo: Artmed, 2016.
TISSER, L. Avaliação neuropsicológica infantil. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2017.
WAGNER, F.; ROHDE, L. A.; TRENTINI, C. M. Neuropsicologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Modelos Neuropsicológicos e Resultados de Estudos Empíricos. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 21, n. 3, p. 573-582, set./ dez. 2016.