Diagnóstico e Planejamento Institucional com Foco em Saúde

Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental

Ementa
A construção social do saber sobre a saúde e a doença. Panorama sobre métodos qualitativos e quantitativos de pesquisas na área da saúde. A formação do psicólogo para atuação em instituições de saúde. Instrumentos para levantamento de informação: modelos de entrevistas, pesquisa participante, grupos focais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos. Modelos de análise e interpretação dos dados qualitativos. Construção do projeto de intervenção. Comunicação institucional e redação de um projeto de intervenção em saúde mental, o qual deve atender demandas atuais de grupos específicos e minoritários, em diferentes contextos institucionais.
Bibliografia
BANDEIRA, H. M. M. Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa: descrição, explicação ou interpretação. Educação e Filosofia, Uberlândia, V.36, n. 77, p11141-1166, maio/ago.
GORENSTEIN, C. Instrumentos de Avaliação em Saúde Mental. (2016). Porto Alegre: Artmed.
KAMERS, M. Desafios atuais das práticas em hospitais e nas instituições de saúde. (2016). São Paulo: Editora Escuta.
KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Formação e atuação do psicólogo para o tratamento em saúde e em organizações de atendimento à saúde. Interação em Psicologia, v. 5, n. 1, 2001. ISSN 1981-8076. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3319/2663.
REY, G.F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. (2010) Tradução: Mareei Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Centage Learning.
SILVA, R.C. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. (2002). São Paulo: Vetor Editora.
SPINK, M. J. Psicologia social e saúde: prática, saberes e sentidos. (2011). Petrópolis: Vozes.
TAQUETTE, S. R. Análise de Dados de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Investigação Qualitativa em Saúde. Investigación Cualitativa em Salud. Volume 2.
TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. (2003) 2. ed. Petrópolis: Vozes.