Este trabalho avalia em que medida diversos sistemas de significação-língua, mundo fotografia colaboram para a construção do significado de fani, pano e vestuário em diula. A pesquisa etnografia revelou os aspectos técnicos relativos ao vestuário, o universo simbólico em que esta inserido e a pratica social que o dinamiza. Aborda-se, inicialmente, o conjunto do universo africano, os valores que permitem identificar uma africanidade. Simultaneamente, procura-se revelar, de forma diferenciada, como a sociedade mandenka atualiza esses valores e qual sua incidência no vestuário. A analise lingüistica dos termos que constituem o campo léxico-semântico de fani demonstra como o plano da expressão se articula ao plano do conteúdo e como a praxis se introduz, por meio de variantes-elementos que se acrescentam a matriz indicando: apreciação, destinação, hábitos sociais e aspectos magicos do traje. A imagem plástica oferecida pelo anuncio de nescafé, pela forca expressiva do sincretismo (linguagem verbal e linguagem plástica) apresenta uma leitura da transformacao do vestuario africano, nao enquanto forma, mas enquanto dimensão simbólica. A significação de fani aparece folclorizada no anúncio, que se utiliza do vestuário para criar uma ilusão de realidade de africanidade. A percepção diferenciada do significado de fani decorre das características inerente a cada forma de expressão.