CALDAS, Dario Giordano. O velho e o novo na moda masculina: O processo de difusão da inovação no segmento clássico. Dissertação de mestrado, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, USP, São Paulo, 1999

Banco de Teses

Resumo:

O masculino clássico é o segmento da moda que incorpora mais lentamente a inovação. Entre 1995 e 1997, houve um grande investimento por parte da indústria da moda (criadores, salões profissionais, mídia) no sentido de renovar o costume masculino e alimentar o consumo por substituição da silhueta em voga até o final dos anos 80 (paletós transpassados do tipo "jaquetão", de ombros largos) pela atual (paletós de abotoamento alto, silhueta mais natural). A pesquisa reconstrói a "genealogia" dessa tendência de moda, chamada "novo costume", desde as primeiras propostas dos criadores internacionais até atingir as marcas masculinas mais tradicionais e o mercado brasileiro, procurando descrever o processo de difusão da inovação na moda masculina clássica. Em oposição à "moda", definida pela fabricação acelerada e contínua da obsolescência programada, a roupa do homem caracteriza um "modo" de vestir, lugar de resistência à generalização do paradigma da mudança na sociedade contemporânea, apesar das tentativas de renovação.