Manual do Candidato - São Paulo - Interior e Litoral
Universidade Paulista - UNIP

Veja a versão completa

Programa

Língua Portuguesa – Comunicação e Expressão

I – O exame visa avaliar no candidato:

  1. a capacidade para grafar corretamente as palavras da língua;
  2. a extensão do seu léxico (ativo e passivo);
  3. o conhecimento das normas da língua que possibilitam a construção de frases corretas e claras;
  4. a sensibilidade diante dos recursos estilísticos da língua que permitem uma expressão original mais significativa e agradável;
  5. o senso de ritmo lógico da frase;
  6. a capacidade de compreender as ideias de um texto e, analisando-as, chegar à síntese delas.

Quanto ao critério do que seja correto, o ponto de referência é a língua moderna do Brasil, em seu aspecto mais apurado (aquela de que são índices os grandes nomes da nossa literatura); e as questões, naturalmente, envolverão problemas relacionados com os itens da gramática normativa enumerados a seguir:

II – Espera-se do candidato conhecimento direto e razoavelmente aprofundado – dentro das limitações do seu grau de maturidade e de instrução – dos autores e obras mais representativas da literatura brasileira. Esse conhecimento, é evidente, não será o da obra completa de cada autor, nem mesmo dos exponenciais, mas, sim, o das obras mais divulgadas no Ensino Médio. Enfim, a literatura brasileira será vista como organicamente vinculada à realidade social e à realidade humana do candidato.

III – A literatura portuguesa será entendida em razão da literatura brasileira. Com ela, formará um organismo só. Dar-se-á preferência aos autores e obras que colaboraram, juntamente com a literatura brasileira, para que o candidato ampliasse a consciência da realidade sociocultural e histórica que o circunda.

Língua Estrangeira – Inglês

I – Compreensão de textos. Será avaliada a capacidade de entendimento e/ou de tradução de textos compatíveis com o programa do Ensino Médio. Verificar-se-á o nível vocabular do candidato, a compreensão das ideias expostas e a noção das correspondências de sentido com o Português.

II – Gramática aplicada. Será verificado o conhecimento gramatical do candidato, assim como o seu domínio das estruturas básicas do Inglês e do vocabulário essencial.

Substantivos e artigos: gênero, número, formas, usos.

O possessivo: uso.

Adjetivos: a comparação do adjetivo e o uso do substantivo em forma adjetiva.

Pronomes: o emprego dos diversos tipos pronominais.

Preposições e advérbios: posição, comparação e usos.

Conjugações: o uso das mais frequentes.

Verbos auxiliares e modais (anomalous finites).

Verbos: a formação regular e irregular; presente, presente contínuo, passado simples e passado com auxiliares; infinitivo, subjuntivo e particípio presente; imperativo e condicional; usos.

Voz passiva.

Concordância dos tempos verbais.

A interrogação direta e indireta, discurso direto e indireto (diálogo real e reproduzido); a afirmação e a negação.

17