Manual do Candidato - São Paulo - Interior e Litoral
Universidade Paulista - UNIP

Veja a versão completa

Condições e Procedimentos

NORMAS PARA A INSCRIÇÃO E PARA A PROVA

O ato de inscrição implica, por parte do candidato, o reconhecimento e a aceitação de todas as condições previstas neste Manual, nos Editais do Processo Seletivo 2023 - 2.º Semestre e nos Regulamentos da UNIP, tanto para efeitos contratuais quanto para efeitos legais. As inscrições devem atender às instruções contidas neste Manual do Candidato.

Questionário: todo candidato deverá responder a um questionário que será apresentado por ocasião da inscrição.

Taxa de inscrição: a taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais).

Isenção da taxa de inscrição: o candidato poderá isentar-se dessa taxa fazendo a inscrição pela internet ou solicitando a isenção quando a fizer pessoalmente.

Casos especiais: candidato portador de necessidades especiais (visuais, auditivas ou motoras) deverá inscrever-se presencialmente até uma semana antes do encerramento das inscrições para a prova de que vai participar, informando, no posto de inscrição, em formulário específico, do que necessita para realizar a prova.

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

O Vestibular On-Line será constituído de uma redação em Língua Portuguesa totalizando 140 (cento e quarenta) pontos. Tanto a Prova Tradicional como a Prova por Agendamento serão constituídas de uma redação em Língua Portuguesa e de 25 (vinte e cinco) questões multidisciplinares, versando sobre os programas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, do Ensino Médio. Nessas provas, cada questão possui peso 4 (quatro); portanto, as questões todas possuem valor 100 (cem) e a redação, valor 40 (quarenta), totalizando 140 (cento e quarenta) pontos.

Obs.: Durante o período de realização do Processo Seletivo, independentemente da fase realizada, a duração e/ou a composição das provas poderão ser alteradas, ao critério da Comissão Organizadora do Processo Seletivo/Vestibular.

CLASSIFICAÇÃO/DESCLASSIFICAÇÃO

Classificação: A classificação dos candidatos dar-se-á respeitando-se a 1.ª opção e, depois, a opção seguinte, pela ordem decrescente da média ponderada obtida nas provas, até o limite das vagas oferecidas para o curso, cidade (campus ou polo), modalidade e turno. Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver maior nota na redação. Persistindo o empate, será classificado o candidato mais velho. Todas as convocações de aprovados levarão em conta o número de vagas remanescentes para o curso, cidade (campus ou polo), modalidade e turno.

Desclassificação: a redação é obrigatória e consta do Vestibular On-Line, da Prova Tradicional e da Prova por Agendamento. Será desclassificado o candidato que obtiver nota de redação menor que 3 (três), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), independentemente de sua média. Também será desclassificado aquele que usar de meios fraudulentos ou cometer atos de indisciplina durante a realização da prova. Não serão concedidas vistas ou revisões das provas em hipótese alguma.

RESULTADO

A lista oficial dos classificados será publicada na internet (www.unip.br), por meio de Edital de Convocação. A UNIP não se responsabilizará pela publicação da lista de aprovados nos órgãos de comunicação. A UNIP poderá comunicar a classificação do candidato por meio de telegrama, ou aerograma, ou e-mail, ou mensagem via celular. Na hipótese de as vagas não serem preenchidas em primeira chamada, serão efetuadas novas convocações, observando-se a opção e a ordem de classificação dos candidatos. O candidato poderá ser convocado para o curso de 2.ª opção. Nesse caso, ele deverá fazer sua matrícula, pois continuará concorrendo para a 1.ª opção nas convocações seguintes. Se, em nova convocação, for classificado para outro curso, o candidato poderá fazer a troca de curso. Nesse caso, serão feitos os ajustes correspondentes à diferença de mensalidades.

5