Você está em: Universidade Paulista / Dados Institucionais

Português | English

Dados Institucionais

Missão da Universidade Paulista - UNIP

A Universidade Paulista - UNIP - tem como missão constituir-se num centro de geração e difusão do saber, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento sócio-econômico da sua região de influência.

De acordo com o artigo 3º do seu Estatuto e com o artigo 2º do seu Regimento Geral, a Universidade Paulista – UNIP, para a concretização de seus objetivos, tem por finalidade:

  1. promover o Ensino, a pesquisa e a Extensão pelo cultivo do saber, nos domínios da Filosofia, das Ciências, das Letras, das Artes e das Técnicas, e a sua aplicação a serviço do progresso da comunidade e da pessoa humana;
  2. contribuir para a formação geral e técnica da comunidade, mediante o preparo de profissionais liberais e especialistas qualificados nos diferentes campos do conhecimento, bem como para a formação de técnicos de nível superior;
  3. atuar no processo de desenvolvimento da comunidade que vive em sua área de abrangência e influência;
  4. contribuir para o fortalecimento da solidariedade entre os homens;
  5. colaborar no esforço de desenvolvimento do País, articulando-se com os poderes públicos e com a iniciativa privada, para o estudo de problemas em nível regional e nacional;
  6. participar, mediante a promoção de iniciativas culturais e a prestação de serviços de assistência técnica, na solução de problemas da comunidade.

Conforme artigo 3º do seu Regimento Geral, para alcançar os objetivos propostos, a Universidade Paulista - UNIP - obedece aos princípios de respeito à dignidade da pessoa e aos direitos fundamentais, proscrevendo qualquer forma de discriminação.

Dados Institucionais

  • Mais de 200 mil alunos matriculados em 2009.
  • 27 Campi que englobam 65 unidades, pois alguns Campi possuem mais de uma unidade.
  • Utiliza modernas instalações com o total de 741 mil metros quadrados de área construída.
  • 339 Laboratórios da área da saúde.
  • 90 Clínicas (Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Veterinária).
  • 171 Laboratórios da área de humanas (Fotografia, Rádio e TV, Hotelaria).
  • 34 Escritórios de Assistência Judiciária.
  • 174 Laboratórios na área de exatas (Engenharia e Arquitetura).
  • 252 Laboratórios de informática.
  • Mais de 547 mil atendimentos à comunidade em 2011.
  • A UNIP gerencia uma rede educacional de 9.249 computadores com 254 pontos fixos de conexão.
  • A rede satelital da UNIP utiliza o satélite Pansat 9 e possui 112 antenas instaladas e 80 já contratadas, o que permite a transmissão de aulas ao vivo e teleconferências utilizando a tecnologia de TV sobre IP, formando paralelamente uma intranet de dados, vídeo por demanda e um sistema interno de comunicação utilizando a tecnologia de voz sobre IP- (VOIP).
  • A UNIP possui antena de transmissão de dados, imagens e sons, de grande porte, localizada num ponto central da Capital permitindo a comunicação via ondas de rádio entre todos os Campi da Grande São Paulo.
  • Nossa internet, no mês de novembro, atingirá os três milhões de usuários por mês. No período de processo seletivo, atendemos em média duzentos candidatos por dia por meio de provas agendadas, e, semestralmente, todos os nossos alunos realizam provas de todas as disciplinas em que estão matriculados a partir de um banco de mais de cento e noventa mil exercícios e questões gerenciadas na internet. Esse acervo é atualizado periodicamente e parte dele é disponibilizado para os alunos como exercícios on-line.
  • Para a constante atualização deste parque tecnológico, a UNIP mantém com as mais significativas empresas de software mundiais acordos acadêmicos e licenças corporativas. Grande parte destes acordos são extensivos a alunos e professores. Eis a relação dos acordos:

Adobe Macromedia

Adobe Academic CLP (Programa de Licenciamento por Contrato)
Este programa de licenciamento permite que a Instituição faça uma previsão do uso de softwares Adobe para os próximos dois anos.
Com o contrato CLP, nossa instituição também pode proteger o seu investimento, tendo o direito de atualização dos programas dentro do prazo de dois anos.
Produtos que fazem parte do nosso programa acadêmico:
Adobe Acrobat Professional
Adobe PhotoShop
Adobe Illustrator
Adobe GoLive
Adobe PageMaker
Adobe InDesign
Adobe After Effects
Adobe Premiere
Adobe Audition
Adobe Encore DVD
Adobe LiveMotion
Adobe Type Manager

Macromedia License Agreement Education
O contrato por volume da Macromedia centraliza as licenças em um único local, oferecendo um licenciamento ilimitado das últimas versões dos seus produtos para todos os nossos campi. Fazem parte do contrato acadêmico os seguintes produtos:
Macromedia Dreamweaver
Macromedia Flash Professional
Macromedia Fireworks
Macromedia FreeHand
Macromedia Director
Servidor Macromedia Flex
Servidor Macromedia Breeze

BlackBoard
Ferramenta de distribuição de conteúdo educacional (e-learning) para uso em atividades de suporte ao ensino e ensino a distância.

Corel License for Learning (CLL)
Corel License for Learning é um acordo/contrato de três anos que nos oferece condições de instalar um número ilimitado de cópias em nossa Instituição. Dentro desse período são disponibilizadas todas as últimas versões que forem lançadas.
Fazem parte do contrato acadêmico os seguintes produtos: Corel Graphics Suite; Corel Painter; WordPerfect Office; KnockOut.

IBM Academic Initiative
O IBM Academic Initiative oferece conteúdo, tecnologia e informações de pesquisas gratuitamente para professores e pesquisadores ligados às instituições de ensino de nível médio e superior de todo o País. O programa fornece acesso a downloads de mais de 1.200 softwares IBM, material didático oficial para cursos, tutoriais e e-learning, participação em fóruns e newsletters, suporte técnico via e-mail e descontos em certificações.
Por meio do IBM Scholars Program, os alunos têm acesso a software e tecnologia high-end, tais como: Websphere, Visual Age, Websphere MQ Series, XML, Rational Rose, DB2 Database e Warehouse etc.

Linux
Nossa instituição também oferece aos nossos alunos e professores uma grande variedade de sistema operacional livre; nesse caso, o Sistema Operacional Linux Debian, que contém vários utilitários e programas. A vantagem de utilização desse Sistema é a praticidade que fornece: instalação simplificada; eficaz sistema de pacotes; milhares de aplicativos; roda em dezenas de plataformas; e tem suporte para várias linguagens

Microsoft
Microsoft MSDN Academic
O MSDN Academic Alliance (Aliança Acadêmica) é um programa de parcerias da Microsoft destinado a instituições educacionais que ensinam conceitos e tecnologias Microsoft em seus cursos. Mediante o programa MSDN AA, é permitido o compartilhamento de softwares Microsoft dentro das Instituições de ensino, visando à educação e pesquisa. A assinatura do MSDN AA fornece ao departamento associado acesso a uma ampla variedade de softwares de última geração, que podem ser instalados em toda a sua infra-estrutura de uso acadêmico, assim como nos computadores pessoais dos professores e alunos. Dessa forma, o MSDN AA beneficia tanto o departamento afiliado como seu corpo docente e discente.

Microsoft IT Academy
O Microsoft IT Academy é um programa que oferece pacotes de cursos com os conteúdos e materiais do Microsoft Official Learning, garantindo um nível de qualidade atestado pela Microsoft.
Este programa torna a instituição referência na formação de desenvolvedores e tecnólogos, permitindo que os alunos expandam suas oportunidades de carreira e atinjam seu potencial pleno ao ingressarem no mercado de trabalho.
O Programa Microsoft IT Academy disponibiliza formação qualificada e tecnologia de ponta para os alunos e educadores por meio do MCP – Microsoft Certified Professional e do MOS - Microsoft Office Specialist, proporcionando um desenvolvimento de carreira nos programas oficiais de treinamento para obter as certificações Microsoft, que são reconhecidas pelas principais empresas de tecnologia do mercado e acesso ao melhor da tecnologia Microsoft para que educadores e estudantes alcancem seu potencial pleno.

Microsoft SELECT
Microsoft Select License é um programa de licenciamento de software por volume desenvolvido para clientes corporativos, governamentais e acadêmicos com 250 ou mais computadores e com exigências mistas de produto e compra. Os clientes Select License recebem um nível de preço por volume para cada pool de produtos selecionados (aplicativos, sistemas ou servidores) com base em uma previsão de software de três anos.
Seu programa de licenciamento é feito por pontuação: quanto maior a pontuação, maior será a condição de utilizações de todos os produtos Microsoft. Nossa entidade já possui uma pontuação muito significativa, dando-nos condições de sempre estarmos atualizados com todos os produtos da Microsoft.

MasterEye
Software de Gerenciamento de Salas de Aula que permite um método mais interativo de estudos para as salas de aula e laboratórios acadêmicos: o professor poderá controlar as atividades no computador do aluno a partir do seu próprio computador, e que também permite compartilhar imagem e áudio de um computador simultaneamente para todo o laboratório, auxiliando a tirar dúvidas dos alunos a partir do computador do professor.

MATLAB
MATLAB com um grande conjunto de Tool Box para atendimento das diversas áreas da Universidade e com mais de 50 licenças de uso simultâneo para atender a pós-graduação.
MATLAB é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar, em que problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

Oracle Initiative
A aliança com a Oracle, principal fornecedora de software para gerenciamento de informações e a segunda maior empresa de software do mundo, permite a capacitação de professores, monitores e alunos nas áreas de banco de dados, ferramentas de desenvolvimento e tecnologia web.
Licenciamentos ilimitados com direito à atualização dos seus produtos.
Fazem parte do contrato acadêmico os seguintes produtos:
Oracle Database
Oracle Developer Suite
Oracle Application Server

SAI - Sun Academic Initiative
A Sun Academic Initiative oferece para os nossos alunos e professores currículos e formações com acessos baseados na Web, incluindo cursos nas mais recentes tecnologias JAVA e Solaris.
A iniciativa oferece aos estudantes de todo o mundo uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. São oferecidos para todos os participantes:
- Livre acesso a uma extensa lista de cursos baseados na web através do SAI Learning Connection
- Simulados e exercícios práticos.
- Descontos nas certificações.

Check-In NetHotel
Este convênio oferece aos alunos uma aprendizagem prática do mundo da hotelaria.

E-Contab Sistemas Contábil
A Empresa E-Contab com parceria a UNIP visam oferecer aos alunos o que é de mais moderno em sistema contábil. Além dos recursos necessários ao bom desempenho das operações contábeis nas mais diversas áreas: fiscal, contabilidade, folha, etc; a operacionalidade do software ajuda aos nossos alunos e professores a entender melhor suas atividades exercidas nas simulações práticas.
Faz parte do Sistema E-Contab:
- Folha de Pagamento
- Livros Fiscais
- Contabilidade
- Administração de Escritório
- Controle Patrimonial
- Perfil Profissiográfico Previdenciário

PERGAMUM – Sistema de Gerenciamento de Centro de Informações
Software de gerenciamento de Centros de Informação, provendo inovação, qualidade e excelência na prestação de serviços de nossas bibliotecas para os nossos alunos e professores.

IWSPA – IWS Parceria Acadêmica
A IWS visa promover o uso efetivo das tecnologias dos produtos distribuídos pela empresa, por meio de ferramentas tecnológicas e capacitação para o domínio e sua aplicação no dia-a-dia no período acadêmico e futuramente no ambiente educacional.

O compromisso da IWS está em levar para área de educação as mais recentes tecnologias e tendências no setor de Automação Industrial para que os educadores e estudantes possam alcançar seu pleno potencial.

ProgeSoft – progeCAD IntelliCAD
Com o grande crescimento de profissionais na área de projetos em CAD, nossos alunos e professores poderão usufruir de uma ótima ferramenta conhecido como progeCAD.
O software progeCAD, foi desenvolvido para uso genérico em projetos por computador, tornando-se hoje a ferramenta CAD, analisando-se o seu potencial de performance.
Sendo um software Técnico CAD, de maior compatibilidade com arquivos DWG nativo, o progeCAD, tem uma posição privilegiada no mercado de hoje, devido sua enorme semelhança com o AutoCAD da AutoDesk. 

ArchiCAD
ArchiCAD é um software mundialmente reconhecido por sua capacidade de suportar o trabalho criativo livre do arquiteto, projetando modelos tridimensional integrado que contém todas as informações necessárias para visualizar, construir e identificar o projeto arquitetônico.
Nossos alunos e professores possuem uma das melhores opções para quem precisa trabalhar com desenhos técnicos voltados para arquitetura. Além de terem acessos ao software em nossas bibliotecas.

ARTECH - GeneXus
A parceria de capacitação com a Empresa ARTECH tem por finalidade proporcionar oportunidades de capacitação e desenvolvimento de projetos conjuntos utilizando a ferramenta de desenvolvimento acelerado (RAD) da GeneXus.

AutoDesk
A AutoDesk vem oferecendo a alunos e professores da UNIP a possibilidade de capacitação profissional com os seus produtos. De uma forma mais acessível com o seu programa acadêmico, alunos e professores poderão ter acesso gratuito a qualquer produtos AutoDesk.

No que concerne às atividades de extensão devem ser destacados os seguintes programas e eventos:

  • Em 2005, na área de saúde, foram atendidas mais de 300 mil pessoas da comunidade, em clínicas e atividades nas áreas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Veterinária;
  • Os Escritórios de Assistência Judiciária atenderam a 19 mil pessoas durante o ano de 2005;
  • Em 2005, 9 mil pessoas da comunidade finalizaram  cursos presenciais de extensão;
  • A UNIP oferece também atividades de extensão por meio da TV UNIP, nos programas Estação Saúde apresentado pelo Dr. Drauzio Varella, e Opinião Livre no Canal Universitário;
  • Como resultado do trabalho de extensão desenvolvido pelo Dr. Drauzio Varella na Penitenciária do Estado de São Paulo, foi publicado o livro "Carandiru" que vendeu 500.000 volumes e, também com o apoio da UNIP, foi produzido o filme sobre o mesmo tema, visto por 4.500.000 pessoas, apenas nos cinemas;
  • A difusão do conhecimento para o público é feita, também, através  do nosso site: www.unip.br. Para se ter uma idéia de sua dimensão, o programa, somente teve neste mês de novembro 2.931.977 acessos;
  • Anualmente, é realizado o "Congresso Brasileiro de Atualização Profissional" transmitido pelo Sistema Multi-ensino que disponibiliza satélite e internet para que o público possa interagir on-line com cada palestrante. São convidados conceituados juristas, cientistas e destacados profissionais que participam de conferências e debates sobre questões presentes e futuras, relativas a vida profissional.
    Entre os convidados, destacamos:
    Advogado - Prof. Luiz Flávio Borges D'Urso
    Arquiteto Decio Tozzi
    Arquiteto Gian Carlo Gasperini
    Arquiteto Paulo Sophia
    Arquiteto Ruy Ohtake
    Deputado Federal Aldo Rebelo
    Doutor Drauzio Varella
    Doutor Gabriel Chalita
    Doutor Renaldo Calderini
    Escritor e Jornalista Zuenir Ventura
    Escritora Danuza Leão
    Jornalista Cristiana Lôbo
    Jornalista Augusto Nunes
    Jornalista Carlos Tramontina
    Jornalista Gilberto Dimenstein
    Jornalista Gloria Kalil
    Jornalista William Waack
    Ministro Carlos Velloso
    Ministro Edson Vidigal
    Ministro Gilmar Mendes
    Ministro Nelson Jobim
    Prof. Antonio Delfim Netto
    Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro
    Prof. Paulo Mendes da Rocha
    Prof. Roger Abdelmassih
    Profa. Dra. Erika Landau
    Psicanalista - Contardo Calligaris
  • Foram realizadas mais de 1.500 atividades e palestras de atualização profissional, somente em 2005. 
  • A UNIP oferece assistência pedagógica administrativa a 60 institutos de ensino superior, distribuídos na quase totalidade dos estados brasileiros.
  • No que diz respeito à pesquisa, destacamos:
    • A UNIP tem, atualmente, 49 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, cobrindo as áreas de Ciências Exatas, da Saúde, Humanas, Sociais e Jurídicas;
    • De 2005 a 2011, a UNIP apresentou 51.981 produtos científicos;
    • A UNIP apoia programas de incentivo à pesquisa docente e discente, participação em reuniões científicas nacionais e internacionais e incentivos à publicação;
    • Pesquisas da UNIP recebem apoio de agências de fomento - FAPESP, CAPES, CNPq - e desenvolvem-se em colaboração com cientistas da América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão. Entre estas, salientam-se as pesquisas desenvolvidas sobre plantas medicinais do Amazonas, conduzidas pelo Dr. Drauzio Varella e colaboradores, as pesquisas sobre Superdotados lideradas pela Dra. Christina Cupertino, que representa o Brasil em associações internacionais sobre o tema, assim como pesquisas em Engenharia da Produção que geraram patentes e equipamento para uso de pessoas deficientes;
    • Encontram-se em desenvolvimento na UNIP, atualmente, 494 pesquisas;
  • A Universidade Paulista - UNIP - além dos cinco mestrados acadêmicos, com 8 áreas de concentração e 13 linhas de pesquisa, teve também reconhecido pela CAPES o Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, o Programa de Doutorado em Imunopatologia e o Programa de Doutorado em Comunicação.
  • Somente em 2005, foram 17.193 alunos que concluíram todas as disciplinas de formação geral e bem como as de formação especifica e, quando foi o caso, os correspondentes estágios profissionalizantes, tornando-se desta forma aptos para o mercado de trabalho.
  • the largest company found was Objetivo/UNIP, based in São Paulo, Brazil. Typical of the way many of the large companies started, it began as a coaching class for pre-university courses in 1962 with 20 students, to  become by 1996 the largest education company any where in the  world with over 500 000 students in almost 500 campuses around Brazil“.

© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.