Sistemas de Informação

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 382 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Portaria n. 36 de 27/01/2017 publicada em 30/01/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 916 de 14/08/2017 publicada em 15/08/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Sistemas de Informação 2014 3
Brasília Sistemas de Informação 2008 2
Campinas Sistemas de Informação 2014 3
Manaus Sistemas de Informação 2008 SC
São Paulo Sistemas de Informação 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Sistemas de Informação tem sua formação focada, principalmente, para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação voltados à administração dos dados organizacionais, capturando, armazenando e tratando-os segundo os critérios estabelecidos pelos processos vigentes na organização, como ferramenta de apoio às áreas operacional, tática e estratégica.

Para isso, deve estar familiarizado com metodologias adequadas para o desenvolvimento de sistemas e para a gestão de projetos, de acordo com as necessidades organizacionais e os recursos tecnológicos disponíveis, visando a melhoria do desempenho da eficiência, da racionalização e da redução de custos dos serviços administrativos.

Para atingir esse objetivo, o curso é dividido em três partes:

  • Ciclo Básico;
  • Ciclo Programação/Sistemas;
  • Ciclo administração.

No Ciclo Básico, comum aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito.

No Ciclo Programação/Sistemas constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções.

No Ciclo administração, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes organizacionais de trabalho, de forma a poder propor soluções.

Do entrelaçamento dos Ciclos Programação/Sistemas e administração é esperada a sinergia necessária para tornar o aluno um profissional apto a atender aos objetivos do curso, isto é, propor, projetar e desenvolver sistemas e aplicativos, seja para pequena, média ou grande empresa, em microcomputadores ou em computadores de grande porte.

2. Atividades Principais

  • Desenvolver programas;
  • Projetar e desenvolver aplicativos para microcomputadores e computadores de grande porte;
  • Propor planos e sistemas de informatização na empresa;
  • Analisar custos, viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de processos de automação;
  • Controlar o fluxo de informações na empresa através da criação de aplicativos que facilitem este processo.

3. Mercado de Trabalho

Com a acentuada tendência à informatização generalizada nos diversos setores da empresa moderna, o campo de trabalho para o analista de sistemas encontra-se em franco desenvolvimento, tanto no setor público, quanto no privado. No primeiro caso, graças à obsolescência dos sistemas em uso e no segundo, pela constante necessidade de modernização e competitividade nos mercados externo e interno.

São, portanto, muitas as aplicações profissionais que o bacharel em Sistemas de Informação encontra para seus conhecimentos, permitindo-lhe contribuir para o desenvolvimento tecnológico da nação e, consequentemente, da sociedade como um todo. Sua atuação é requisitada em desenvolvimento industrial, em empresas que desenvolvem interfaces, simulações, aplicativos, softwares e afins, em empresas que realizam manutenção, alterações, suporte, perícias e auditorias e também na área acadêmica, como professor ou pesquisador.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
  • Estágio Supervisionado
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Visitas Técnicas
  • Semana de Palestras e Atividades Específica

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Arthur Fernando Arnold Battaglia

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Convênios

IBM academic Initiative Microsoft IT academy Program MSDN academic alliance

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Administração 30
Análise Essencial de Sistemas 30
Análise Estruturada de Sistemas 30
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90
Aplicações Modelagem Sistemas Orientados Objetos 60
Arquitetura de Computadores 30
Atividades Complementares 180
Atividades Práticas Supervisionadas 600
Auditoria e Avaliação de Sistemas 30
Banco de Dados 90
Ciências Sociais 30
Circuitos Digitais 60
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos 60
Desenvolvimento em Ambiente Web  60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Economia 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Eletricidade e Óptica 60
Engenharia de Software 60
Estágio 420
Estatística e Probabilidade 30
Estruturas de Dados 60
Estudos Disciplinares 100
Geometria Analítica 30
Gestão de Projetos 30
Governança de Tecnologia da Informação 30
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Linguagem de Programação de Banco de Dados 60
Linguagem de Programação Estruturada 90
Linguagem de Programação Orientada a Objetos 90
Lógica de Programação e Algoritmos 90
Lógica Matemática 30
Matemática Discreta 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos 60
Noções de Direito 30
Orientação - Estágio 30
Paradigmas de Linguagens 30
Projeto Lógico de Computadores 30
Qualidade de Software 60
Redes de Computadores 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Segurança da Informação 30
Sistemas de Informação Aplicados 30
Sistemas de Informação Integrada 30
Sistemas de Informação Interdisciplinar 30
Sistemas Distribuídos 60
Sistemas Operacionais 60
Sistemas Operacionais Abertos 90
Teoria dos Grafos 30
Tópicos de Ambiente Web 60
Tópicos de atuação Profissional - Sistemas de Informação  30
Tópicos de Matemática Aplicada 30
Trabalho de Curso I 30
Trabalho de Curso II 30

Carga Horária Total: 3.600 horas-aula (3.000 horas)

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