Educação Física (Licenciatura)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 796 de 26/07/2017 publicada em 28/07/2017
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 382 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Reconhecimento Portaria n. 2.449 de 14/11/2001 publicada em 16/11/2001
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
GOIÂNIA Reconhecimento Portaria n. 2.206 de 11/10/2001 publicada em 15/10/2001
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Educação Física (Licenciatura) 2014 5
Araraquara Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Bauru Educação Física (Licenciatura) 2007 SC
Brasília Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Campinas Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Goiânia Educação Física (Licenciatura) 2011 SC
Limeira Educação Física (Licenciatura) 2011 SC
Manaus Educação Física (Licenciatura) 2014 3
Ribeirão Preto Educação Física (Licenciatura) 2014 3
Santos Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Pardo Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José do Rio Preto Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São José dos Campos Educação Física (Licenciatura) 2014 4
São Paulo Educação Física (Licenciatura) 2014 4
Sorocaba Educação Física (Licenciatura) 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Educação Física na modalidade Licenciatura é concebido como espaço de formação do educador que atenda as demandas postas atualmente pela sociedade brasileira à educação e, por meio de uma postura crítica, reflexiva e investigativa que possa interferir na construção de uma educação escolar de maior qualidade. Favorecer a formação de um profissional crítico e reflexivo, que possua um conhecimento amplo da área da Educação Física, da Educação e da Saúde, associada ao contexto sócio-histórico-cultural e educacional do país. Um profissional que se caracteriza pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referente ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem a prática da atividade física regular da população, com vistas á melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem estar. Uma formação que possa oportunizar a realização de momentos de aproximação, constatação, co-atuação, atuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação contínua.

2. Atividades Principais

O curso de Licenciatura em Educação Física deverá qualificar o futuro profissional para a docência desse componente curricular da Educação Básica – área do Ensino – por meio da apreensão e apropriação do que se constitui expressão e conhecimento da cultura corporal de movimento na escola a fim de contribuir nesse espaço para o alcance de finalidades educacionais de necessidades de capacitação e formação humana, bem como na perspectiva de saúde, de alcance do bem estar e qualidade de vida.

3. Mercado de Trabalho

Intervenção profissional: Promover o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Educação Física na Educação Básica (nos níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Planejar e replanejar, programar, organizar, coordenar, supervisionar, desenvolver, refletir e avaliar o processo, ministrando aulas tendo como conteúdo a cultura corporal de movimento na perspectiva sócio-educacional e de qualidade de vida/bem estar.

4. Práticas

  • Laboratório de Educação Física
  • Laboratório de Medidas e avaliação
  • Laboratório de Biomecânica
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Musculação
  • Quadras Poliesportivas
  • Convênio com Clubes
  • Semana de Educação Física
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como componente curricular
  • Atividade-acadêmico-Citentífico-Culturais

5. Duração

3 anos

6. Coordenador

Bérgson de almeida Peres

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomia 60
Anatomia dos Sistemas 60
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 560
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 90
Avaliação Diagnóstica 30
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Biologia (Citologia) 60
Biomecânica 60
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão  30
Corporeidade e Motricidade Humana 30
Crescimento e Desenvolvimento Humano 60
Didática Específica - Educação Física 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental (Optativa) 20
Educação Física Adaptada 60
Educação Física Infantil  30
Educação Física Interdisciplinar 30
Educação Física no Ensino Fundamental  30
Educação Física no Ensino Médio  90
Estágio Curricular 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 140
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física 60
Fisiologia Aplicada à Atividade Motora 60
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Ginástica Geral 60
Ginástica Artística 60
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos  30
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Medidas e Avaliações 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia do Treinamento Físico 30
Métodos de Pesquisa  30
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Planejamento e Políticas Públicas de Educação 30
Politicas Públicas e Inclusão Social 30
Pratica de Ensino: Introdução à Docência 30
Pratica de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Pratica de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Primeiros Socorros 30
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 30
Recreação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Ritmo e Dança 30
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60

Carga Horária Total: 3.410 horas-aula (2.842 horas)

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