Ciências Biológicas (Bacharelado)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MANAUS Autorização Resolução CONSUNI n. 180329/3 de 29/03/2018 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 765 de 21/07/2017 publicada em 24/07/2017
SANTANA DE PARNAÍBA Reconhecimento Portaria n. 745 de 14/07/2017 publicada em 17/07/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 763 de 21/07/2017 publicada em 24/07/2017
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 857 de 04/08/2017 publicada em 07/08/2017
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 445 de 19/05/2017 publicada em 22/05/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 686 de 31/10/2016 publicada em 01/11/2016
ASSIS Reconhecimento Portaria n. 47 de 22/05/2012 publicada em 24/05/2012
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
RIBEIRÃO PRETO Reconhecimento Portaria n. 275 de 20/07/2011 publicada em 21/07/2011
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.099 de 24/12/2015 publicada em 30/12/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Araçatuba Ciências Biológicas (Bacharelado) 2011 SC
Assis Ciências Biológicas (Bacharelado) 2011 SC
Bauru Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 5
Brasília Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014
Campinas Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 4
Ribeirão Preto Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014
São José do Rio Preto Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 SC
São José dos Campos Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 5
São Paulo Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 4
Sorocaba Ciências Biológicas (Bacharelado) 2014 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Universidade Paulista oferece aos alunos a integração entre os conteúdos teóricos e práticos envolvendo a relação do homem com o meio ambiente.  O Biólogo compreende ao longo do curso que o conhecimento da biodiversidade, o respeito pelo meio ambiente e sua preservação são vitais para promover o desenvolvimento sustentável do planeta. O Biólogo deve ainda conhecer inovações biotecnológicas e compreendê-las como benefício para a agricultura bem como para obtenção de inovações na área da saúde, como terapia gênica e celular. Este profissional tornar-se-á então um agente transformador da realidade, levando a conscientização para as suas ações buscando desenvolvimento humano sem prejuízo do meio no qual se insere, conciliando a prosperidade material e melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos.

2. Atividades Principais

A atuação do profissional em Ciências Biológicas é bastante generalista, permitindo que atue como profissional nas atividades de elaboração de estudos específicos, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente e educação ambiental. O profissional em Ciências Biológicas também é capaz de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas de biotecnologia e biossegurança, realizar perícias com emissão de laudos e pareceres técnicos, atuar em fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou públicas. Em todas as suas funções, o Biólogo identifica dados relevantes sobre os seres vivos e meio ambiente; pesquisa a origem e evolução, as estruturas morfoanatômicas, a distribuição ecológica, a filogenia e outros aspectos das diferentes formas de vida, para conservação e manejo da biodiversidade; investiga assuntos relacionados à Biologia Sanitária, Saúde Pública, Epidemiologia, Controle de Vetores e Técnicas de Saneamento Básico, além de atuar junto a análises laboratoriais nas áreas de análises clínicas e meio ambiente, ou ainda para o desenvolvimento de novas tecnologias.

3. Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é amplo para o Biólogo, permitindo sua atuação em Institutos de Pesquisa; Órgãos Governamentais, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, de Agricultura, de Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente ou similares; Fundações, Autarquias, Ibama, Cetesb, Sabesp, Empresas Públicas e Privadas; Indústrias ligadas à Biotecnologia, Biologia Molecular, Produtos Farmacêuticos, de Alimentos, de Bebidas, de Fertilizantes, de Biocidas, de Laticínios etc.; Hospitais; Laboratórios Clínicos, Anatomopatológicos, Biotecnológicos, de Fertilização Humana, etc.; Museus e similares; Jardins Zoológicos e Botânicos, Institutos Biológicos e Florestais, Parques e Reservas Naturais; Estações Bioecológicas e Áreas de Proteção Ambiental; Empresas de Turismo Ecológico; Imprensa (Assessoria Técnica para Matérias Científicas e de Ambiente); Herbários; Biotérios; Criadouros de Animais Silvestres, Minhocários, Sericicultura, etc.; Estações de Cultivo (Piscicultura, Carcinocultura, Mitilicultura, Ostreicultura etc.); Vigilância Sanitária; Implantação de ISO 14.000 (análises de impacto ambiental), Autônomos, Consultorias, Perícias Forense e Ambiental, Assessorias, etc., entre outros.

4. Práticas

As práticas ofertadas nas diferentes disciplinas permitem integrar os diversos saberes em Ciências Biológicas:

  • Zoologia de Vertebrados e Invertebrados
  • Química
  • Citologia
  • Histologia
  • Embriologia
  • Botânica – Criptógamas e Fanerógamas
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal
  • Botânica Econômica
  • Microbiologia
  • Microbiologia Ambiental
  • Parasitologia
  • Imunologia 
  • Fisiologia
  • Fisiologia Animal Comparada
  • Ecologia
  • Ecologia de Populações e Comunidades
  • Ecossistemas Terrestres e Aquáticos
  • Genética e Citogenética
  • Geologia e Paleontologia
  • Biologia Molecular
  • Biotecnologia e Bioinformática
  • Toxicologia
  • Princípios de Sistemática e Biogeografia
  • Descarte de Resíduo, Impacto e Saneamento Ambiental
  • Reprodução Assistida
  • Estágio de Bacharelado
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Trabalho de Conclusão de Curso

5. Duração

4 anos (8 semestres)

6. Coordenadora

Dra. Cristiane Jaciara Furlaneto

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomofisiologia 60
Atividades Complementares 200
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Bioestatística 30
Bioética em Saúde 30
Biologia Molecular 60
Bioquímica 60
Bioquímica Metabólica 60
Biossegurança 30
Biotecnologia e Bioinformática 60
Botânica (Criptógamas) 60
Botânica (Fanerógamas)  60
Botânica Econômica 60
Ciências Biológicas Integrada 30
Ciências Biológicas Interdisciplinar  30
Ciências Sociais 30
Citologia  60
Comunicação e Expressão  30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Descarte de Resíduos, Impactos e Saneamento Ambiental  60
Ecologia 60
Ecologia das Populações e Comunidades 30
Ecossistemas Aquáticos  60
Ecossistemas Terrestres 60
Educação Ambiental 30
Embriologia 30
Estágio Curricular 400
Estudos Disciplinares 180
Evolução 60
Física e Biofísica 60
Fisiologia Animal Comparada 30
Fisiologia Vegetal 30
Genética e Citogenética 60
Geologia e Paleontologia 60
Histologia 60
Homem e Sociedade 30
Imunologia e Parasitologia 60
Interpretação e Produção de Textos  30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Microbiologia 30
Microbiologia Ambiental 30
Morfologia Vegetal 30
Políticas, Legislação e Gestão Ambiental 60
Princípios de Sistemática e Biogeografia 60
Princípios de Zoologia de Vertebrados 60
Produção Técnico-Científica Interdisciplinar 30
Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar 30
Química Geral 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Reprodução Assistida 30
Supervisão de Estágio Bacharelado 30
Supervisão de Estágio Obrigatório 30
Tópicos de Atuação Profissional - Ciências Biológicas 30
Tópicos em Invertebrados 60
Toxicologia 60
Zoologia de Invertebrados 60
Zoologia de Vertebrados 60

Carga Horária Total: 3.840 Horas-Aula (3.200 horas)

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