Biomedicina

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 133 de 01/03/2018 publicada em 02/03/2018
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 99 de 09/02/2018 publicada em 16/02/2018
SANTANA DE PARNAÍBA Reconhecimento Portaria n. 382 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Reconhecimento Portaria n. 383 de 27/04/2017 publicada em 02/05/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 659 de 28/09/2018 publicada em 01/10/2018

 

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Biomedicina 2016 4
Anchieta Biomedicina 2016 5
Araçatuba Biomedicina 2016 4
Araraquara Biomedicina 2016 4
Assis Biomedicina 2016 3
Bauru Biomedicina 2016 5
Brasília Biomedicina 2016 3
Campinas Biomedicina 2016 3
Chácara Santo Antônio Biomedicina 2016 4
Cidade Universitária Biomedicina 2016 5
Goiânia Biomedicina 2016 3
Jundiaí Biomedicina 2016 4
Limeira Biomedicina 2016 4
Manaus Biomedicina 2016 3
Marquês Biomedicina 2016 3
Paraíso / Vergueiro Biomedicina 2016 4
Ribeirão Preto Biomedicina 2016 3
Santos Biomedicina 2016 4
São José do Rio Pardo Biomedicina 2016 3
São José do Rio Preto Biomedicina 2016 4
São José dos Campos Biomedicina 2016 4
Sorocaba Biomedicina 2016 4
Tatuapé Biomedicina 2016 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, obter conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. Durante o curso o aluno é preparado para ser um profissional biomédico dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e  à educação permanente.

2. Atividades Principais

O curso de Biomedicina forma profissionais habilitados a atuar em vários campos da área da saúde. O curso visa a formação de profissionais com competências e habilidades para acompanhar a profunda revolução biológica dos últimos decênios e, para tanto, dispõe de modernos laboratórios, onde o aluno, sob a supervisão de profissionais especializados, exercita o aprendizado na execução de exames diversos, interpretando e emitindo laudos de exames clínico-laboratoriais, além de realizar procedimentos relacionados à coleta de material destinado às análises, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.

O perfil adquirido pelo aluno é o de um profissional da área da saúde com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Terá a competência para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, na indústria, em laboratórios ou em programas de saúde pública. No trabalho de equipes multiprofissionais, estará apto a assumir posição de liderança visando ao bem-estar da comunidade. Será capacitado a atuar em análises clínicas, citologia oncótica, hematologia, análises moleculares, análises ambientais, imagenologia, radiologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, bioquímica, biofísica, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, histologia, patologia, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, farmacologia, psicobiologia, biologia molecular, informática de saúde, anatomia patológica, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea, de acordo com princípios éticos inerentes à profissão que o curso lhe propicia.

3. Mercado de Trabalho

A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 33 áreas de atuação autorizadas, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de análises Clínicas – que concentram cerca de 63% dos profissionais formados. Outras áreas de atuação são: banco de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; imagenologia, onde o profissional atua na área de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; DNa, na qual realiza exames laboratoriais, assumindo responsabilidade técnica.

O mercado de trabalho para o Biomédico pode se dar nos setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.

4. Práticas

  • Laboratório de Anatomia
  • Laboratório Multidisciplinar
  • Coleta de Material Biológico
  • Laboratório de Microscopia
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Imagenologia
  • Estágios Supervisionados

5. Duração

4 anos

6. Coordenadora

Sandra Heloísa Nunes Whitaker Penteado

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise Físico-Química Aplicada à Saúde 60
Anatomia Humana 60
Atividades Complementares 100
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Bioengenharia e Biotecnologia Aplicada à Biomedicina  30
Bioestatística Aplicada à Biomedicina 30
Bioética em Saúde 30
Biofísica  60
Biologia Molecular Aplicada à Biomedicina  60
Biomedicina Interdisciplinar 30
Biomedicina Integrada 30
Bioquímica Clínica 60
Bioquímica Estrutural 60
Bioquímica Metabólica 60
Biossegurança  30
Bromatologia e Análise de Alimentos 60
Ciências Sociais 30
Citologia 60
Citopatologia e Citologia Clínica 60
Coleta de Material Biológico 30
Comunicação e Expressão 30
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Embriologia e Reprodução Humana 30
Epidemiologia e Saúde Pública 60
Estágio Obrigatório 780
Estudos Disciplinares 80
Farmacologia Aplicada à Biomedicina 60
Fisiologia Aplicada e Psicobiologia 30
Fisiologia Geral  60
Fisiopatologia e anatomia Patológica  60
Genética e Citogenética Humana 30
Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade 30
Hematologia Clínica 60
Hemoterapia e Banco de Sangue 30
Histologia 60
Homem e Sociedade 30
Imagenologia 60
Imunologia Básica  30
Imunologia Clínica 60
Interpretação Clínico Laboratorial 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Métodos e Técnicas em Análises Clínicas 30
Microbiologia e Micologia Básica 30
Microbiologia e Micologia Clínica  60
Parasitologia  30
Parasitologia Clínica 30
Pesquisa Clínica 30
Produção Técnico-Científica Interdisciplinar 30
Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar 30
Química Geral 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Saneamento e Análise Ambiental  60
Tópicos de atuação Profissional - Biomedicina  30
Tópicos de Imagenologia - Anatomia Topológica e Física Radiológica 30
Toxicologia e Análises Toxicológicas 60
Uroanálise e Fluídos Corporais 30

Carga Horária Total: 3.840 horas-aula (3.200 horas)

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